Palito limpa? Grávidas não podem ir ao dentista? 8 mitos sobre cuidados com os dentes

Cuidar dos dentes é questão de saúde e de estética. No entanto, muitas informações erradas circulam por aí e pode ser que você esteja fazendo algo errado na sua rotina de higiene bucal. A cirurgiã dentista Teresa Barbosa esclareceu 10 mitos mais populares sobre o tema. Será que você está fazendo certo?

1. Quanto mais escovar os dentes, melhor
Na verdade, o que vale é a qualidade e não a quantidade. "Não adianta nada escovar muito, se escovar mal", diz a dentista. O número ideal de escovadas é de três vezes ao dia, após as refeições.

2. É preciso tirar o dente de siso
Nem sempre. Cada caso é um caso e é preciso avaliar. Por isso o dentista vai fazer uma radiografia, para ver se o siso vai prejudicar os outros dentes ou não, antes de decidir extrair.

3. Chiclete sem açúcar vale por uma escovada
De jeito nenhum! Pode até dar uma engana e melhorar o hálito, mas não limpa. "Claro que é melhor chiclete sem açúcar, pois faz menos mal. Mas goma de mascar não substitui a escova de dentes nunca", explica Teresa.

4. Não precisa tratar dente de leite
Muita gente acha que, já que o dente da criança vai cair, não precisa cuidar. Mas além de causar dor, uma cárie do dente de leite pode infeccionar e até causar dano no permanente que vai vir em seu lugar.

5. É preciso escovar os dentes com força
Colocar muita força na escova pode machucar a gengiva e também remover o esmalte do dente, que é sua proteção natural. Além de não fazer força, é bom sempre optar por escovas macias ao invés das mais durinhas.

6. Grávidas não podem ir ao dentista
Não só podem, como devem. Fazer o acompanhamento no dentista evita complicações de cáries que seriam tranquilas de se tratar no começo. Se for preciso fazer algum tratamento, o segundo trimestre é o ideal pois os três primeiros são importantes para o desenvolvimento da criança e no final da gestação o estresse associado com a visita ao dentista pode fazer mal.

7. Clareamento enfraquece seus dentes
Não. Clareamentos feitos em consultório, com a orientação do dentista não faz mal aos dentes. O que pode fazer mal são clareamentos alternativos, feitos em casa e com substâncias inadequadas para isso, como o limão.

8. Depois da refeição, palito de dente
Só se for para tirar restos de comida. Mas para limpar e prevenir cáries, o palito não tem nenhuma eficácia. "E ainda há risco de machucar a gengiva. O certo é escovar e passar o fio dental", explica a dentista.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis