Defesa Civil reconhece situação de emergência de 61 municípios cearenses atingidos pela seca

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu a situação de emergência em 61 municípios cearenses, nesta quinta-feira (4). 

Com a medida, publicada no Diário Oficial da União, as prefeituras poderão solicitar apoio federal para ações de socorro e assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais. Entre as cidades que entraram para a lista estão Aiuaba, Caucaia, Iguatu, Morada Nova e Orós. A lista completa pode ser observada no DOU.

Pedidos vigentes
No Ceará, os pedidos de ajuda se dão devido ao extenso período de seca, que foi levemente atenuada com as chuvas deste ano. Até esta quarta-feira (3), o Estado já contava com 33 reconhecimentos vigentes até junho e julho deste ano. A lista pode ser conferida aqui.

A portaria tem vigência por 180 dias e segue critérios fixados pela Instrução Normativa nº 2, que define procedimentos da Defesa Civil nacional para o reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública decretada por municípios, estados e Distrito Federal.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis