Crato (CE): Vila da Música traz, em maio, uma vasta programação

A Vila da Música, novo equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), na região do Cariri, traz em maio os cursos regulares, com aulas de musicalização infantil e de diversos instrumentos, os concertos clássicos e didáticos, o Cine-Vila, os Diálogos Musicais, espetáculos teatrais e de música, e as comemorações dos 50 anos da Escola Artística Heitor Villa-Lobos. Localizada na Av. José Horácio Pequeno, 1366, Belmonte, no Crato, a Escola oferece aulas em três turnos: das 7h30 às 11h30, das 13h30 às 17h, das 18h30 às 21h45, que atendem 350 estudantes de todas as idades, dando-lhes acesso a estudo de excelência, sem nenhuma taxa ou mensalidade, em cursos que têm duração de seis semestres.

Com apresentações nos dias 9 e 23/5, terça-feira, às 19h30, no Auditório da Escola Vila da Música - SOLIBEL, os Concertos Didáticos abrem a programação de maio. As atividades têm como objetivo aproximar, cada vez mais, os estudantes e a comunidade local do universo sonoro musical, por meio da fruição de vários estilos, e da apresentação dos instrumentos diversos, contando com apresentações de músicos e grupos residentes, assim como de convidados.

Também no dia 9/5, a Vila da Música recebe o pianista nascido na cidade do Crato (CE), Willamis Nunes, que iniciou seus estudos de teclado popular e erudito aos 13 anos de idade, em uma das escolas de música da cidade, com o professor Antônio Galdino do Nascimento. Um ano e meio após sua matrícula, foi convidado a dar aulas e começou a se dedicar ao estudo do piano, instrumento de sua grande paixão. As apresentações são gratuitas e podem ser conferidas a partir das 19h30.

Cinema na Vila
Outra atividade que entra na programação, no dia 11 deste mês, às 19h, é o Cine-Vila trazendo a exibição ao ar livre de filmes de curta, média e longa-metragem, todos com fins educativos. A ação tem por objetivo facilitar o acesso dos alunos da Escola Vila da Música - SOLIBEL e da comunidade do entorno às produções cinematográficas, de modo que contribuam para a formação crítico-reflexiva de jovens e adultos, a ampliação dos seus repertórios culturais, o desenvolvimento das suas competências leitoras e o diálogo com questões socioculturais mais amplas. O Cine-Vila ocorre nos dias 11 e 25/5, quinta-feira, às 19h, no Terraço de entrada da Vila da Música - SOLIBEL.

Comemoração de 50 anos da Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos
O Auditório da Escola Vila da Música - Solibel sedia também, no 16/5, terça-feira, a partir das 19h, a abertura das comemorações de 50 anos de fundação da Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos, mantida pela Sociedade Lírica do Belmonte – Solibel. Integram  a programação uma palestra com o primeiro aluno da escola, José Nilton Figueiredo, sobre a importância da instituição na sua vida, seguida da exibição de vídeo-depoimentos também de ex-alunos da Escola. Na ocasião, ocorrerão ainda as apresentações musicais do Sexteto composto pelos primeiros alunos da Escola e a Exposição de Fotos e Artigos de Jornais que evidenciam a criação da escola de educação artística Heitor Villa-Lobos e a criação da Sociedade Lírica do Belmonte – Solibel. Os interessados podem conferir a exposição na sala de Luthieria da Escola Vila da Música - Solibel.

Sexta Criativa e outras atividades
A programação de maio inclui a Sexta Criativa, nos dias 12 e 26/5, às 19h, trazendo atividades artísticas diversas, em linguagens múltiplas e transversais (teatro, música, dança, literatura, artes visuais, artesanato, gastronomia etc.), com o objetivo de oportunizar à comunidade a fruição das artes, o fortalecimento dos laços sociais, e ampliar espaço para a produção artística local de forma a viabilizar o fortalecimento da teia produtiva, inserindo-a no contexto da economia criativa para o desenvolvimento sustentável. Para acompanhar as ações, basta seguir o roteiro que começa às 16h, com a apresentação teatral “Uma toada para João e Maria, o amor segundo Chico Buarque” – Cia do Tijolo – SP. A ação será realizada no Auditório da Escola Vila da Música - Solibel, sendo seguida pelas Feiras de Artesanato e Gastronômica, às 19h, no Terraço de Entrada da Escola Vila da Música – Solibel. A Sexta Criativa finaliza com o show “Ephonia”, do músico Fabrício da Rocha – CE, às 20h, no Auditório da Escola Vila da Música – Solibel.

Já no finalzinho do mês, quem integra a programação, no dia 23/5, é o Concerto com a Orquestra de Violão da Escola Estadual de Ensino Profissional Governador Virgílio Távora, formada por estudantes de música do Curso de Regência, realizado pela escola em parceria com o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Cariri – UFCA. A Orquestra de Violão desenvolve ações de formação musical, tendo como público-alvo jovens que encontram na música um meio de integração e de desenvolvimento de suas habilidades artísticas, por meio da prática coletiva de Violão. Sob a direção artística do professor Harley Oliveira, licenciado em música pela Universidade Federal do Cariri – UFCA, a apresentação desta noite trará um repertório que vai desde o cancioneiro erudito, até os clássicos do rock nacional e internacional, trazendo também temas conhecidos do cinema.

Finalizando a programação da Vila da Música, no dia 26/5, às 19h30, ocorrem ainda os Diálogos Musicais, no Auditório da Escola, trazendo uma “Roda de Conversas” com convidados diversos a cada edição, que debaterão sobre temas relacionados às artes, às culturas, pensamento, tradição e contemporaneidade, tendo a música como vetor e eixo integrador.

Para inscrições nos cursos e mais informações:
VILA DA MÚSICA – SOLIBEL
Av. José Horácio Pequeno, nº 1366, Belmonte, Crato - Ceará
Tel. (88) 3521.0550
Acesse nosso Facebook

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis