Assaré (CE): Tradicional banda de música pode acabar

A mais tradicional e antiga banda de música deste Município, berço do poeta Patativa do Assaré, corre o risco de acabar, conforme afirmam os integrantes do grupo. Fundada há 15 anos, a banda Manoel de Benta, composta por 27 músicos e um maestro, deverá sofrer reformulação nos próximos dias. Segundo um integrante da banda que pede para não ter sua identidade revelada, “por medo de represália”, o prefeito Evanderto Almeida “ordenou que só poderá fazer parte da banda pessoas entre 16 e 20 anos”.

Para o músico, caso a medida seja realmente posta em prática, o “risco de a banda acabar é grande”. “Dos 27 músicos, poucos estão dentro dessa faixa etária, e estes são jovens, ainda em processo de aprendizado”, acrescenta. Conforme avalia outro integrante, que também optou pela não divulgação de seu nome, “para que uma pessoa integre a banda, há todo um processo, que passa por aulas práticas e teóricas, não é da noite para o dia que a cidade vai conseguir quase 20 pessoas, dentro dessa faixa de idade, para dar continuidade à banda”.

“A banda Manoel de Benta foi fundada em 2001 pelo Padre Joaquim Ivo e, de lá para cá, ganhou destaque na cultura popular de Assaré. Além das várias apresentações realizadas anualmente, o grupo também atua no lado social e educativo, pois ensinamos aos jovens a tocar diversos instrumentos, por exemplo. Será um prejuízo cultural muito significativo”, pondera o integrante.

Para o vereador Cícero Alencar (PP), a descontinuidade da banda vai além do “prejuízo cultural”. “Cada integrante recebe uma bolsa mensal de R$ 300, com exceção do Maestro que recebe um valor maior. E muito desses músicos, têm, na banda, sua maior fonte de renda, embora seja muito pequena. São pessoas que tocam por amor, mas também tocam para tirar o sustento de casa. Caso a banda seja extinta, ou eles sejam expulsos, essas pessoas vão perder a maior fonte de receita mensal que elas dispõem atualmente”, disse o parlamentar.

O comunicado, segundo os integrantes, foi dito pelo próprio gestor municipal, em reunião realizada na semana passada na Câmara de Vereadores do Município. “Ele primeiro solicitou a devolução de todos os instrumentos e móveis da nossa sede, justificando que seria para tombamento de patrimônio. Até ai, tudo certo. Depois, ele reuniu todos nós e disse que só iria aceitar integrantes com idade entre 16 e 20 anos. Ele olhou para nós e disse que não queria os músicos caindo em cima dos instrumentos, como se fossemos descartáveis. Foi uma fala forte, além de desrespeitosa para conosco que há mais de uma década nos dedicamos na banda”, critica o instrumentalista.

Cícero Alencar disse que está tentando, junto aos demais 10 vereadores, a implantação de um projeto que proíba a limitação de idade na banda. “Sabemos que é difícil. Grande maioria dos vereadores são da situação, então nossa luta fica dificultada. Tanto que nenhum dos integrantes tem coragem de expor suas identidades, eles tem medo de alguma perseguição, já que alguns deles, 4 ou 5, possuem algum vínculo empregatício com a prefeitura”, finaliza.

A reportagem do Diário do Nordeste tentou contato, por telefone, com Evanderto Almeida, no entanto, não obteve êxito. “O prefeito está em viagem e não sabemos a data de retorno. Só quem pode se manisfestar é ele. O secretário de cultura não está autorizado a falar sobre o assunto”, informou a comunicação da prefeitura de Assaré.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis