8 erros na hora de escovar os dentes

Muitas pessoas acreditam que não é preciso de tanto conhecimento para fazer a higiene bucal adequada. Basta escovar os dentes todos os dias e pronto! Na verdade, apenas uma em cada 10 pessoas consegue cuidar de sua saúde bucal corretamente.

Preparamos para você um post com as regras básicas de higiene bucal que o ajudarão a evitar os erros mais comuns.

Mas, para que seu sorriso seja sempre belo e brilhante e para manter a saúde bucal em dia, lembre-se de que é importante ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano.

Escova de dentes
O erro mais comum que as pessoas comentem ao comprar uma escova de dente é escolher cerdas muito macias ou duras. Além disso, por vezes compramos escovas muito grandes ou desconfortáveis, o que se reflete na qualidade da limpeza.

Como escolher corretamente uma escova de dente:
  • Se as suas gengivas estiverem em boas condições, é recomendável usar uma escova de dureza média.
  • Escolha escovas com alça longa e com elementos de borracha, dessa forma sua mão não vai escorregar e conseguirá ajustar a pressão ao escovar.
  • As pessoas que tenham problemas na gengiva ou no esmalte dos dentes, bem como as crianças menores de 12 anos devem usar escovas de cerdas macias.
  • O melhor comprimento da cabeça da escova é de 2 a 3 cm; a altura, de até 2 cm; e largura, de 1,5 cm.
  • Opte por uma escova de cerdas múltiplas e de diferentes texturas.

Importante: é inaceitável usar a mesma escova por um longo tempo. Ela deve ser trocada regularmente. Uma escova com cerdas duras deve ser trocada uma vez a cada três meses; já uma escova macia, uma vez a cada dois meses.

Pasta dental
Muitas vezes, esprememos muito creme dental na escova. Para uma melhor escovação, basta uma bolinha do tamanho de uma ervilha grande, caso contrário, a escova vai deslizar e nunca alcançará a placa dental. Outro erro comum é usar a pasta dental inadequada.

Como escolher corretamente a pasta dental:
  • Se você tiver cáries, escolha um creme dental com flúor. Para as pessoas que vivem em áreas com água rica em flúor (mais de 1,2 mg / litro), o creme dental com flúor não é recomendado.
  • No caso de dentes hipersensíveis, são recomendadas pastas contendo cloreto de potássio, citrato de potássio, arginina, cloreto de estrôncio e hidroxiapatita — é bom saber os nomes dos ingredientes, mas, em geral, a embalagem da pasta já indica que o produto é recomendado para pessoas com dentes sensíveis.
  • Se houver sangramento de gengiva, escolha pastas que contenham substâncias antibacterianas (clorhexidina ou triclosan) e extratos de plantas (equinácea, calêndula). Não é bom para usar este tipo de pasta por mais de três semanas, porque altera a composição da microflora saudável da boca.

O uso de qualquer uma destas pastas não acaba com a necessidade de um tratamento adequado, que somente um dentista pode lhe indicar.

Escovação dos dentes
O principal erro é realizar movimentos lineares para direita / esquerda, que apenas colocam pasta dental nos buracos dos dentes. Os dentes da frente devem ser escovados de cima para baixo, seguindo certas regras. Outro erro é escovar os dentes logo depois de comer, já que nesse tempo o esmalte se torna vulnerável, portanto, você deve escovar os dentes 30 minutos depois de consumir algum alimento.

As regras da escovação:
  • Deve durar pelo menos três minutos.
  • Você deve manter a escova em um ângulo de 45 graus em relação aos dentes e à gengiva.
  • Comece com os dentes da frente, movendo gradualmente para os molares.
  • Escove os dentes de baixo, de baixo para cima; já os de cima, de cima para baixo.
  • Escove os molares fazendo movimentos circulares.

Depois de enxaguar a boca, limpe a língua com a escova (com as cerdas).

Fio dental
Muitas pessoas não dão muita importância ao seu uso, mas deveriam. Limpar os espaços entre os dentes não só impede a formação de placa dentária, mas também fortalece as gengivas. Para um uso correto e confortável, você deve cortar um pedaço de pelo menos 18 cm de fio dental; sem seguida, enrole suas extremidades nos dedos indicador e médio. Primeiro use o fio dental e, na sequência, escove os dentes, não o contrário. Veja como usar o fio dental aqui.

Pra quem usa aparelho
A maioria das pessoas que usa aparelho dental fixo muitas vezes ignora como manter os dentes limpos. Nestes casos, recomenda-se a escovação após cada refeição com um creme dental contendo flúor, bem como o uso do fio dental regularmente.

Se você usar aparelho fixo, deve cortar os alimentos bem finos, principalmente as maçãs e outros alimentos duros. Ao mesmo tempo, é melhor não consumir balas macias, pipoca e outras guloseimas que grudam nos dentes.

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis