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10 alimentos que ajudam a melhorar sua inteligência

Uma dieta saudável não só tem efeito positivo sobre a aparência, mas também melhora as capacidades cognitivas. Compartilhamos neste post os melhores alimentos para fortalecer o cérebro e evitar as consequências do envelhecimento, capazes de manter seus neurônios fortes e jovens por mais tempo!

1. Iogurte
O iogurte não só ajuda a regenerar a flora intestinal, mas alguns estudos sugerem que também é capaz de melhorar o humor, uma vez que as bactérias intestinais estão envolvidas na saúde mental e no desenvolvimento do cérebro. Os especialistas recomendam ingerir um iogurte desnatado por dia.

2. Mirtilos
Um estudo afirma que os mirtilos fortalecem a memória a longo prazo. Eles são uma importante fonte de antioxidantes, que combatem o estresse oxidativo e também possuem potássio, necessário para a geração de impulsos nervosos. Se você não conseguir esse alimento fresco, procure nas lojas por essas frutas desidratadas.

3. Nozes e amêndoas
São os frutos secos mais eficazes para o desempenho intelectual por seu alto teor de fósforo. Além disso, estudos afirmam que melhoram a memória.

Coma três nozes ou oito amêndoas por dia e, se você consumir ainda o chá verde, alimentará seu cérebro duas vezes.

4. Couve-flor e brócolis
Estes vegetais fornecem um potente antioxidante e anticancerígeno e são conhecidos por suas propriedades neuroprotetoras. A rúcula, o nabo e a couve de Bruxelas também possuem essas propriedades.

Saiba que o antioxidante que esses alimentos contem se forma quando são cozidos, por isso é importante o cozimento adequado desses vegetais.

5. Ovos
O ovo melhora a capacidade de atenção e a memória a longo prazo, graças às suas vitaminas e a seus aminoácidos, cuja função é proteger o sistema nervoso. Se você não tem problemas de colesterol, pode consumir até quatro ovos por semana.

6. Peixes marinhos
Os ácidos graxos do atum, do salmão ou da cavala protegem das doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Estudos também mostram que têm componentes capazes de retardar a deterioração cognitiva.

7. Café
Uma chícara de café é muito mais do que um estimulante. É um neuroprotetor, que estimula a memória a longo prazo. O café possui agentes antioxidantes e aumenta os níveis de atenção e concentração durante meia hora após a sua ingestão. Por isso é bom tomar café meia hora antes de fazer algo importante, evitando excessos.

8. Soja
O consumo regular ajuda a prevenir a arterosclerose, prejudicial tanto para a saúde do coração quanto do cérebro. Além disso, retarda o declínio cognitivo associado à idade. Aprecie a soja em todas as suas variedades: leite, tofu, brotos e grãos.

9. Chocolate amargo
O cacau é outro antioxidante que melhora a memória, porque faz aumentar o fluxo sanguíneo do cérebro.

Um fato importante é que ele perde essa propriedade ao ser combinado com leite. Então, ao comer este alimento, escolha o que tenha no mínimo 70% de cacau.

10. Chá verde
O chá verde é mais recomendável do que o café para o cuidado cerebral. Especialistas dizem que, ao contrário do café, os antioxidantes do chá permanecem ativos no corpo por até três dias. Tome três xícaras de chá durante o dia, se possível fora das refeições.

Fonte: Incrível

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