Sete produtos de limpeza que não devem ser misturados

É muito comum as pessoas pensarem que, quanto mais produtos de limpeza usamos, melhor. Acontece que esta teoria pode ser muito perigosa, já que algumas combinações podem causar reações químicas muito prejudiciais à saúde. Trazemos hoje uma lista de produtos que não devem ser misturados para evitar riscos para você e sua família.

1. Água sanitária e álcool em gel
A combinação entre os dois produtos químicos produz clorofórmio e ácido muriático. Estes compostos podem prejudicar o sistema nervoso, pulmões, rins, fígado, olhos e pele. Além disso, altos níveis de clorofórmio podem causar enjoos, perda de consciência e até mesmo a morte.

2. Água sanitária e amoníaco
Esta mistura é muito perigosa porque produz vapores que podem causar sérios problemas ao sistema respiratório. O pior é que as altas concentrações de amoníaco produzem uma substância altamente tóxica e potencialmente explosiva.

3. Água sanitária e vinagre
Ao acrescentar uma substância ácida à água sanitária, vapores tóxicos são produzidos. Eles podem causar sérias queimaduras nos olhos e graves problemas nos pulmões.

4. Água sanitária e outros produtos de limpeza
Produtos como limpa vidros, detergentes e outros não devem ser misturados com a água sanitária, já que a mistura provoca a produção de gases tóxicos. A menor exposição a eles pode causar problemas respiratórios e na vista, entre outros.

5. Bicarbonato de sódio e vinagre
O vinagre é ácido, o bicarbonato, alcalino. E você deve lembrar das aulas de química: juntos, um ácido e uma base se ’anulam’, tornando a mistura sem utilidade. Não obstante, o mais perigoso é que esta mistura pode causar uma explosão — mas somente no caso de ser feita em um recipiente fechado.

6. Vinagre e água oxigenada
Ao misturar estes dois produtos, você irá obter o ácido paracético que, em altas concentrações, pode irritar e até mesmo machucar a pele, olhos, garganta, nariz e pulmões.

7. Produtos de limpeza de diferentes marcas
Não se sabe se a mistura de produtos de diferentes marcas traz melhores resultados. Cada fórmula é feita para ser usada de maneira independente e a mistura pode gerar resultados perigosos.

Por segurança, não se esqueça de:
  • Manter os produtos de limpeza em seus recipientes originais com rótulo
  • Eliminar ou limitar o uso de água sanitária e amoníaco em casa
  • Usar muita água após usar água sanitária
  • Que você não deve misturar água sanitária com outros produtos de limpeza
  • Seguir as normas de segurança que aparecem nos rótulos dos produtos
  • Manter os produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais domésticos

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis