Pessoas inteligentes costumam dormir e acordar tarde, diz pesquisa

Você é daquelas pessoas que dorme e acorda tarde? Um estudo sobre personalidades e diferenças individuais afirma que indivíduos mais inteligentes são propensos a serem pessoas com hábitos noturnos. Isso porque, basicamente, eles têm mais facilidade em lidar e compreender as mudanças evolutivas do que as pessoas menos inteligentes. Pesquisas etnográficas de sociedades tradicionais mostram que a atividade noturna era algo raro e portanto, o que temos hoje é um avanço.

A tese explica que praticamente todas as espécies na natureza, incluindo os seres humanos, exibem um ciclo diário. Conhecido como ritmo circadiano, é uma espécie de "relógio biológico" que permite ao organismo se antecipar e preparar para as mudanças físicas associadas ao dia e a noite, garantindo que o organismo "faça direito a coisa certa na hora certa do dia"

Para a maioria dos animais, o tempo de sono e vigília está em sincronia com o controle circadiano. Humanos, contudo, têm a capacidade única de ignorar cognitivamente seu relógio biológico e suas saídas rítmicas. A ideia da pesquisa era testar se os mais espertos eram realmente mais propensos a adquirir e defender valores evolutivamente novos do que indivíduos menos inteligentes. Para isso, eles usaram como parâmetro os ritmos circadianos.

Embora existam algumas diferenças individuais, com alguns indivíduos sendo mais noturnos do que outros, os seres humanos são basicamente uma espécie diurna. Ao contrário de seus ancestrais –que acordavam e dormiam cedo, atualmente nos adaptamos ao estilo de vida moderno, que dispensa essa sincronia com a luz do sol, o que por si só é um sinal de inteligência.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis