Não esqueça de fazer isto ao abrir uma lata

Você sabe: a Internet é um território no qual circulam, diariamente, todo tipo de boato e notícia falsa. Uma história que volta e meia ressurge e na qual muita gente acredita é a da família que morreu de leptospirose ao beber refrigerante direto da latinha. Sendo assim, explicamos neste artigo quais são os verdadeiros riscos que este hábito acarreta. Leia antes de se desesperar com as lendas urbanas.

Tomar refrigerante ou cerveja diretamente da lata é uma prática muito comum, sobretudo quando estamos fora de casa. Os mais precavidos costumam limpar as latinhas com um guardanapo antes de abri-las, mas será que isso é suficiente? Vejamos:

As latas saem das fábricas em pacotes protegidos por plástico, protegendo-as contra a sujeira. É assim que elas chegam aos supermercados.

Quando passam vários dias nas gôndolas e prateleiras, as latas acabam acumulando poeira, então não há nada de mal em limpá-las. No entanto, é praticamente impossível que elas estejam contaminadas a ponto de necessitar uma lavagem com detergente.

Em qualquer caso, antes de abrir uma lata, leve em conta as seguintes dicas:
  • Limpe-a. Afinal, você não tem como saber se ela foi armazenada corretamente;
  • Passar um pano pode tirar a poeira, mas não desinfeta;
  • Verifique se a lata está em boas condições: não deve estar enferrujada, inchada nem com marcas de batidas;
  • Se a lata estiver inchada, pode indicar contaminação por microorganismos, esterilização incorreta ou presença de fungos;
  • Se estiver amassada ou com marcas de batidas, há o risco de que a camada protetora interna esteja comprometida. Essa proteção tem a missão de impedir o contato direto do líquido com o metal. Quando há contato, o metal pode oxidar, passando o ferrugem para a bebida. Por esta razão, é melhor evitar latas amassadas.

Conclusão: não acredite em todas as histórias que correm na web, e não esqueça que não há nada de mal em limpar a lata antes do consumo. O mesmo deve ser feito com qualquer lata, garrafa ou outra embalagem que vai ser levada à boca e que você não saiba por onde ela passou antes de chegar às suas mãos.

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis