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Coisas que você nunca deve dizer a um garçom

No setor de serviços existe a ’norma’ de que o cliente sempre tem razão. Não obstante, imagine que seu dia tenha começado mal, você está morrendo de fome e, aparentemente, parece que o garçom não tem nenhuma pressa em te atender. Talvez você fique com vontade de falar poucas e boas para ser atendido rapidamente, mas é nessa hora que você precisa decidir entre ter razão ou comer bem.

Pensando nisso, trazemos hoje uma lista de situações que é melhor você evitar para poder desfrutar de um bom serviço e de uma boa refeição.

"Tenho alergia" (Quando você não tem)
Ao dizer que você é alérgico ao glúten, por exemplo, um bom garçom fará o possível para que não apareça uma molécula de glúten no seu prato. Muitos restaurantes têm regras muito rígidas na hora de preparar comida para pessoas com algum tipo de alergia. Acredite, eles farão o possível para evitar que você tenha um episódio alérgico. Portanto, se você não tem alergia e deseja apenas ser servido de maneira eficiente, não mencione uma alergia. Você pode esquecer e experimentar o tiramissú do seu amigo na frente do garçom, fazendo com que todos no restaurante sintam que perderam seu tempo ao tentar te servir bem.

"Tem menu infantil?" (Quando não há nenhuma criança com você)
Sim, o menu infantil é mais barato que o de adulto e as porções são menores. Mas não peça um menu infantil se você não pensa dar à luz nos próximos 20 minutos. Isso fará com que o restaurante olhe para você como uma pessoa ’mão de vaca’, que não deixa gorjeta. E isso é algo que os garçons identificam na hora,

"Garçom!"
É melhor não chamar o garçom com frases como “Hey, garçom!“ ou ”Garoto!". Além disso, assobiar ou dar batidinhas na mesa para avisar que você precisa de alguma coisa tampouco são boas ideias. Se fizer isso, é provável que a sua água chegue apenas 10 minutos depois.

"O chef tá aí? Sou amigo dele"
É muito comum pessoas reservarem boas mesas porque são ’amigas’ do chef. "Se são amigos, por que você não ligou para ele primeiro?". É nisso que os funcionários do restaurante vão pensar. Todas as tentativas deste tipo costumam acabar em fracassos.

"Qual é o seu prato favorito?"
Claro, existem garçons que vão contar as suas preferências com muita seriedade, e aconselhar e comentar detalhes de cada prato, mas muitas vezes o restaurante recebe, por exemplo, muito peixe e, se tudo não for consumido, irá estragar. Portanto, a recomendação, neste caso, é responder sempre: peixe!

"Minha sopa está fria!"
Se um cliente que antes reclamava de um mau serviço, um trabalho lento ou de qualquer outra coisa decidiu expressar o seu descontentamento porque a sopa estava fria, alguns garçons irão até a cozinha e esquentarão a colher do cliente em água fervendo. Portanto, ao experimentar a sopa ’quente’, a sensação não será das melhores.

"Traga água para todos!" (Quando, na mesa, há 6 ou mais pessoas)
Imagine que o garçom chegue a uma mesa com seis ou sete pessoas e alguém decida que todos querem água. Ao final, ele traz todas e quatro ou cinco pessoas decidem que não querem, nem mesmo tocam no copo. O garçom terá razão de ficar ’sensível’, não?

"Além de garçom, o que mais você faz?"
Mesmo se você trabalha com recursos humanos, ou é um produtor musical e está atrás de novos talentos e na sua frente está um possível novo talento da música internacional, é sempre melhor não perguntar coisas muito pessoais para um garçom. Talvez ele não queira estar lá e não tenha o menor interesse em falar sobre isso com um desconhecido. Portanto, faça o seu pedido com simpatia e pronto.

"Vou ter que esperar mais muito tempo?"
Está cansado de esperar, já chamou o garçom quatro vezes e quer chamar uma quinta? Talvez você tenha razão em fazê-lo, mas é melhor esperar. Talvez ele tenha se esquecido de você, principalmente se é novo. Mas, em geral, eles não falham. Se ele ficar irritado, pode querer se vingar no seu prato.

"Parece que esta torta caseira foi comprada na padaria da esquina"
O mito da cozinha caseira é realmente um mito, pelo menos na maioria dos casos. A história de que a torta é feita pela décima geração e é passada em segredo costuma ser conversa para boi dormir. O mais provável é que a trota realmente tenha sido comprada na padaria da esquina, ou pelo menos uma parte dela.

"Sou um cliente frequente" (Um mal-agradecido que quase nunca deixa gorjeta)
Pense em um cliente que gostou do ambiente acolhedor, mas todos os dias ofende o garçom porque os pratos não são bem montados, critica a qualidade da comida e, para piorar, não deixa nada de gorjeta. Muito provavelmente este cliente será colocado em uma mesa afastada, onde será mal atendido, e os pratos virão com pouca comida.

"Tem café?"
Sempre tem um cliente espertinho que entra em uma cafeteria e pergunta se tem café, ou em uma pizzaria e pergunta se tem pizza. Funcionários de bares e restaurantes estão acostumados com este tipo de pessoa e, não, não aguentam mais a piadinha. Isso só fará com que o serviço seja pior, com razão por parte do garçom.

"Primeiro vamos pedir as bebidas, depois decidimos" (Quando você já sabe que não vai pedir mais nada)
Se você dá a entender que vai pedir mais alguma coisa, o garçom vai ficar próximo da sua mesa, ou em alerta para manter um bom serviço. Portanto, se você sabe que não vai pedir nada e pretende voltar a este restaurante, fale a verdade.

Como ganhar a simpatia de um garçom:
  • Ganhar a simpatia de um garçom é muito fácil: basta ser educado e justo quando ocorrer algum mal-entendido. Além disso, agradecer quando for bem tratado. Se quiser ir além, veja estes truques:
  • Chame-o pelo nome. Quando o garçom se apresentar dizendo: “Olá, meu nome é Carlos“, ele vai gostar de ouvir ”Olá, Carlos, muito prazer“.
  • Ao voltar a um restaurante, peça que o mesmo garçom te sirva. Talvez ele não se lembre de você, mas vai te atender muito bem.
  • Confie no seu garçom. Se você disser: “É a primeira vez que comemos aqui, queremos algo especial e temos isso para gastar”. Ele vai ser respeitoso e talvez dê um prato de cortesia.
  • Seja generoso na hora de deixar gorjeta. Se você acha que vai voltar ao restaurante, ou talvez faça dele o seu lugar preferido, dê uma boa gorjeta. Mas também não precisa exagerar.

Fonte: Incrível

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