P3 Midia

P3 Midia

Temperaturas despencam em cidades do Cariri

Esta terça-feira (17) tem sido um dia atípico para o Cariri, em especial ao eixo Crajubar. A intensa chuva que caí na região desde as primeiras horas da manhã mudou completamente a paisagem e a rotina de várias cidades. Em Juazeiro, além dos alagamentos, a chuva reduziu as temperaturas que por dias sucessivos ultrapassavam a casa dos 35ºC, com sensação térmica beirando os 40ºC.

Ao meio dia, alguns termômetros da cidade marcaram 20ºC. Durante este horário, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, a temperatura média da cidade gira em torno dos 33ºC. Os 20ºC desta terça em Juazeiro do Norte se aproximam das mais baixas temperaturas registradas durante todo o ano passado. Em agosto de 2016, o órgão registrou em 17.6ºC em Barbalha, com sensação térmica de 15ºC e 18.7ºC Campos Sales, com sensação abaixo de 17ºC.

A diferença, no entanto, se dá pela época em que as temperaturas foram registras. Em Campos Sales e Barbalha, aconteceu durante “uma época do ano que é comum haver redução de temperatura devido ao período de inverno no hemisfério sul, região do planeta onde o Ceará está situado, iniciado em junho”, explicou Raul Fritz, meteorologista da Funceme.

A explicação para a redução na temperatura em Juazeiro, portanto, está associação a intensidade dos ventos somadas ao volume pluviométrico verificado durante o final da madrugada e início de toda a manhã.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis