P3 Midia

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Está difícil dormir por causa do calor? Veja dicas de como amenizar

O calor não dá trégua. Em São Paulo, faz 28ºC às 09h da noite, em Teresina, 34ºC. Em Cuiabá, a noite está um forno e no Rio de Janeiro, que tal uma praia às 10h noite com 30ºC? 

E quem é que consegue dormir desse jeito? Já tem gente trocando o colchão macio pelo chão gelado, mas será que faz mal? Será que pode dormir com o ventilador direto no corpo? 

Sono
Dra. Ana Escobar explica que quando estamos pegando no sono, a temperatura corporal precisa estar cerca de 0,5 grau mais baixa que o habitual, por volta de 36,5°C, para a indução do sono. Com a temperatura ambiente mais alta, essa troca de calor é afetada e, consequentemente, o sono. A temperatura mais baixa ajuda a lentificar o metabolismo, aumenta o calibre dos vasos, diminui os batimentos cardíacos, a respiração, a pressão arterial e relaxa os músculos. Tudo isso faz parte da indução do sono. Se não baixamos a temperatura, ficamos mais agitados e com maior dificuldade de pegar no sono.

Um outro fator que influencia é a liberação tardia da melatonina com o horário de verão. Como a claridade tem ido embora mais tarde, a melatonina demora mais para ser liberada. O calor associado a este fato dificulta mais ainda a indução do sono.

Dra. Ana indica um kit refrescante para se livrar do calor e dormir melhor. Deixe uma toalha molhada no criado mudo para passar na testa, na nuca, nas axilas e na virilha, regiões onde mais trocamos calor. Um copo com água e gelo refrescam também. Prefira um lençol de algodão e um pijama bem fresco. Ventilador ou umidificador são indispensáveis.

Febre amarela
Quinze cidades do leste e nordeste de Minas Gerais estão em alerta por causa da febre amarela silvestre. Quatorze pessoas morreram com os sintomas da doença, mas ainda não há confirmação da causa das mortes.

O Ministério da Saúde preparou uma lista que indica os municípios com recomendação para vacinação contra a febre amarela. CLIQUE AQUI para acessar.

E para mais informações sobre a febre amarela e o esquema de vacinação, CLIQUE AQUI.

Fonte: Bem Estar/G1

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