P3 Midia

P3 Midia

Enem 2016: Redações de alunos do Interior do CE se destacam

José Maykel Rodrigues Félix, que pretende ingressar na vida
 acadêmica em Arquitetura ou Direito, além do destaque em
Redação, obteve notas acima de 600 em outras disciplinas,
  como Matemática (869) (Foto: Marcelino Júnior) 
Foi com alegria que o aluno da Escola Estadual de Educação Profissional Antônio Tarcísio Aragão, José Maykel Rodrigues Félix, 18, recebeu o resultado das provas do Enem, referentes a 2016. O estudante do 3° Ano do Curso Técnico em Hospedagem obteve 960 pontos, o que o colocou como a melhor pontuação do Município, localizado na região Norte do Estado. Maykel, que é um estudante aplicado e leitor assíduo dos livros da biblioteca da sua escola, se deu bem, ao discorrer sobre o tema "Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil".

Preparação
Além do destaque em Redação, o jovem, que pretende ingressar na vida acadêmica em Arquitetura ou Direito, obteve notas acima de 600 em outras disciplinas, como Matemática (869). "O preparo na escola é bem intenso, e eu já vinha estudando para outros concursos que pretendo tentar neste ano. No início, eu não acreditei no resultado, mas na medida em que os amigos e o pessoal da escola chegavam para me parabenizar, comecei a ver que era verdade", disse Maykel, com o brilho no olhar daquelas pessoas que sabem a importância de um feito como esse, diante da acirrada disputa que a prova do Enem País afora.

Para atingir esse desempenho, Maykel diz que não há fórmula a ser seguida, a não ser disciplina e dedicação. Acompanhamento de um professor interessado e muita orientação também contam na busca por atingir metas. Segundo o aluno, o apoio da professora foi fundamental durante as aulas.

"Nós temos a meta de alcançar os mil pontos na Redação do Exame e esse resultado do Maykel reflete um pouco do meu trabalho, pois obtivemos, em 2013, 960 pontos com a aluna Alana Dias; em 2015, outros 960 pontos, com o aluno Pedro Henrique Xerez; e agora o Maykel, com esse excelente resultado, voltando a colocar a escola em destaque", comemora Ingridh Dájara dos Santos, professora de Língua Portuguesa.

O resultado obtido por Maykel, se reflete em todas as turmas da Escola Profissionalizante, instalada há 6 anos no Município do Norte do Estado, que oferece sete cursos para 465 alunos, sendo 80% deles vindos da rede Pública Municipal de Ensino. O ritmo puxado das atividades, que vão das 7h às 17h, com nove aulas de 50 minutos cada, além do currículo diversificado, tem garantido outros destaques estaduais e nacionais.

"Esse resultado vem de todo um conjunto que busca reforçar cada vez mais o desempenho dos nossos alunos. A família também tem contribuído para essa melhoria. Os pais têm sido bem participativos no crescimento dos nossos alunos", afirmou o diretor da escola, João Marconi Paz Filho.

Outro destaque cearense na Redação da Edição de 2016 do Enem é de Pedra Branca, município do Sertão Central do Ceará. O aluno Helário Azevedo e Silva Neto, também da Rede Pública, obteve nota mil. Helário foi um dos 77 alunos que tiraram a nota máxima na prova.

O feito foi compartilhado pelo governador Camilo Santana em seu perfil nas redes sociais. O jovem já ganhou destaque em outras ocasiões, uma delas como tricampeão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Resultado em Redação
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza estudo, pesquisa e avaliações sobre o Sistema Educacional no Brasil, na prova de Redação, a maioria dos participantes, 1.987.251, obteve nota entre 501 e 600. Apenas 77 conseguiram nota 1.000 e 291.806 zeraram a prova ou tiveram a redação anulada. Das redações que tiraram zero, um dos principais motivos foi a fuga do tema proposto (46.874).

Segundo a Secretaria de Educação do Estado, com relação às notas de Redação do Enem, ainda não houve divulgação por Estado. Dessa forma, só os estudantes podem acessar suas notas.

MARCELINO JÚNIOR
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis