10 lições que você aprendeu sobre sexo, mas deveria esquecer

Por mais que o comportamento humano mude e evolua, alguns mitos são perpetuados através das gerações. Quando o assunto é sexo, então, não é nada difícil que um conceito da época da sua avó volta e meia seja citado por alguém como verdade incontestável. Falta de informação, preconceito e dificuldade para abordar o tema são alguns dos fatores que ainda mantêm vivas algumas crenças equivocadas. Veja, a seguir, alguns exemplos.

1) MULHER PRECISA DE PRELIMINARES SEMPRE? Não é bem assim, segundo a ginecologista Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite do Ambulatório de Sexualidade Feminina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Se ela já estiver excitada, por exemplo, após ver um filme erótico, com muita saudade do namorado ou com alguma fantasia de transar em um local diferente, uma rapidinha pode cair muito bem", diz a especialista

2) TODA MULHER SENTE DOR E TEM SANGRAMENTO NA PRIMEIRA VEZ? Não. "Se a mulher está realmente querendo transar e excitada, pode não sentir dor", conta a ginecologista Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite do Ambulatório de Sexualidade Feminina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O sangramento também não é obrigatório. Isso varia de mulher para mulher. "O sangramento se dá devido à ruptura de uma membrana, o hímen, que, na maioria dos casos, é bastante frágil. Sangrar mais ou menos varia de acordo com a mulher e está relacionado à tranquilidade com que essa primeira relação ocorre", afirma a terapeuta sexual Isabel Delgado

3) HOMEM SÓ TEM ORGASMO QUANDO EJACULA? Não. Normalmente, o orgasmo e a ejaculação são dois processos que acontecem ao mesmo tempo, mas não é uma regra. "Em algumas ocasiões pode haver o prazer sem sair liquido algum. Isso ocorre, por exemplo, após uma cirurgia da próstata ou quando o líquido que contém os espermatozoides escorre em direção à bexiga [ejaculação retrógrada]", diz o urologista Ricardo Felts de la Roca. Também é comum em certas situações de estresse o homem interromper o gozo e sentir prazer sem a saída do liquido seminal. Se ocorre com frequência, é preciso consultar um médico

4) HOMEM EXAGERA QUANDO DIZ QUE SENTE DOR SE NÃO TRANSAR COM REGULARIDADE? Nem sempre. Pode haver incômodo, sim. O acúmulo dos espermatozoides nos testículos leva a um aumento na sensibilidade testicular, devido a um aumento na pressão dentro de delicados túbulos. Pode ocorrer, ainda, uma sensação de peso dentro da uretra e uma certa dificuldade na micção, pelo aumento do volume da próstata

5) PARTO NORMAL ALTERA A ELASTICIDADE DA VAGINA? Não. O que pode acontecer, dependendo de como o parto normal é feito, é a ruptura dos ligamentos que existem ao redor da vagina, o que pode causar flacidez, segundo o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, médico do Hospital Sírio-Libanês. "A vagina é um órgão elástico, e tem que ser assim para permitir a passagem da cabeça do bebê. Essa elasticidade é natural e pode ser rompida em algumas situações, como, por exemplo, em um parto vaginal prolongado, quando a cabeça do bebê fica presa por muito tempo, ou quando a criança é muito grande, a ponto de ultrapassar a capacidade de dilatação. Na menopausa, porém, por questões hormonais, essa elasticidade vai diminuindo", explica o médico

6) SE O HOMEM TEM PRAZER NA REGIÃO ANAL ELE TEM TENDÊNCIAS HOMOSSEXUAIS? Não. Segundo a terapeuta sexual Arlete Girello Gavranic, coordenadora do curso de pós-graduação em Educação e Terapia Sexual do Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática (Isexp), a região é rica em terminações nervosas. "Ao introduzir dedos ou brinquedos eróticos no parceiro, a mulher consegue estimular sua próstata, o que proporciona um prazer intenso ao homem. É uma experiência que pode ser interessante para o casal e que não tem nada ver com homossexualidade", afirma

7) O CORPO DA MULHER MUDA APÓS A PRIMEIRA RELAÇÃO SEXUAL? Isso não passa de um mito. "As pessoas associam a mudança com a primeira vez porque, geralmente, as meninas perdem a virgindade durante a adolescência, época em que o corpo está passando por mudanças", afirma a ginecologista Rosane Rodrigues

8) PÍLULA DO DIA SEGUINTE É 100% EFICAZ? A pílula do dia seguinte é capaz de impedir a gravidez na maioria dos casos, mas não é totalmente garantida. A sua eficácia é maior quanto mais precocemente for tomada a primeira dose (95% nas primeiras 24 horas; 85% entre 25 e 48 horas e 58% entre 49 e 72 horas). "Um outro fator que diminui a chance da pílula do dia seguinte dar certo é usá-la mais de uma vez em um mesmo ciclo. Por esse motivo, ela não deve substituir os métodos anticoncepcionais de uso regular", explica a ginecologista Rosane Rodrigues

9) SEXO DURANTE A MENSTRUAÇÃO NÃO ENGRAVIDA? Não necessariamente. "O risco de engravidar no período menstrual existe, sim, caso o casal não faça uso de nenhum método preventivo", conta a ginecologista e obstetra Barbara Murayama. Algumas mulheres com o ciclo desregulado podem alcançar o pico do período fértil justamente durante a menstruação. É raro, mas não é impossível

10) A MULHER QUE TEM ATIVIDADE SEXUAL FREQUENTE PERDE ELASTICIDADE? De jeito nenhum, pois a vagina é formada por uma musculatura flexível. No entanto, com a idade, por conta da menopausa, a diminuição da produção de hormônios no organismo a torna um pouco menos elástica", de acordo com a ginecologista Rosane Rodrigues

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



De olho na saúde, veja quais exames valem a pena fazer

O número de exames médicos a que uma pessoa pode se submeter parece ter se multiplicado nos últimos anos. Os preços destes exames, para quem faz pela rede privada de saúde, são altos, e no caso de quem usa a rede pública, a espera pode ser longa.

Com isso, surge a pergunta: quais exames realmente valem a pena fazer? O médico e apresentador da BBC, Michael Mosley avaliou este questionamento se submetendo a uma série destes exames.

Comecei com exames para detectar problemas cardíacos, pois é a principal causa de morte prematura na Grã-Bretanha. Os exames básicos são grátis no NHS (serviço público de saúde britânico) e relativamente simples.

Primeiro, fiz um exame de sangue para medir coisas como colesterol. Então fui à minha médica clínica geral, Sally Jenkins, que mediu minha altura, peso e pressão arterial.

Ela colocou todos estes dados em um calculador online, e a resposta que obteve foi de que tenho 10% de risco de ter um ataque cardíaco ou derrame nos próximos dez anos.

Isto não me pareceu ótimo, mas é um pouco melhor do que a média para alguém da minha idade. De qualquer forma, segundo Sally, os regulamentos para procedimentos neste caso sugerem que eu deveria fazer um tratamento com estatinas.

Tenho uma atitude ambivalente em relação às estatinas. Por um lado elas podem reduzir o risco de morte se você tem doença cardíaca, mas os benefícios para os que aparentemente são saudáveis, são menos claros.

As estatinas também têm efeitos colaterais, como o aumento do risco de diabetes tipo 2.

Pagando pelo exame
Sem ter certeza do que fazer, me submeti a outro exame - uma tomografia computadorizada cardíaca. Em uma clínica particular da Grã-Bretanha, ela pode custar entre 600 e mil libras (cerca de R$ 3,2 mil e R$ 5,4 mil), e envolve também uma pequena dose de radiação.

No exame, o paciente se deita em uma máquina e recebe uma injeção de contraste e, em seguida, uma série de raios-X de dose mais baixa. A máquina mostra suas artérias coronárias detalhadamente, e o médico pode ver se há algum bloqueio parcial.

Após passar por esta máquina, o cardiologista Duncan Dymon analisou meus exames. Ele começou falando sobre uma sombra agourenta em uma das minhas principais artérias coronárias, a descendente esquerda.

"A razão de estar escura é devido a um depósito de placa macia, rica em colesterol na parede da artéria", disse o médico.

"É grave?", perguntei ansioso. "Sim. Não quero parecer muito dramático, mas estas são as perigosas devido à propensão e imprevisibilidade para causar ataques cardíacos em alguém que está totalmente bem, não tem sintomas, vive uma vida normal. Você sai de manhã para trabalhar e não volta para casa", afirmou. Por esta razão, elas são conhecidas entre os médicos como "fazedoras de viúvas".

O especialista não conseguiu me dizer quais eram as chances deste episódio acontecer, "se fizéssemos isto, seria medicina (ao estilo da série de ficção científica)", mas ele me aconselhou a tomar a estatina "pois as placas moles (tratadas) com estatinas, metaforicamente falando, têm o colesterol chupado para fora delas".

Entrei no consultório bem alegre e saí de lá com a expressão "fazedora de viúva" no meu cérebro.

E este é o problema com alguns destes exames particulares - eles podem não dar mais detalhes sobre o risco de problema cardíaco que um simples exame da rede pública, e podem te deixar muito mais preocupado.

Câncer
O câncer é a doença que apresenta o segundo maior risco de morte para as pessoas, mas os exames para detectar a doença geram polêmica. Muitos críticos afirmam que estes exames podem prejudicar mais do que ajudar.

Um exemplo é o exame para detectar câncer de mama , que está disponível na rede pública de saúde da Grã-Bretanha para todas as mulheres entre 50 e 70 anos de idade - e este limite de idade deve aumentar para 73 em 2016.

Um relatório feito no país, chamado de Marmot Report, analisou as provas de eficácia deste programa e concluiu que o exame salvou 1,4 mil vidas por ano.

O Nordic Cochrane Centre, em Copenhague, na Dinamarca, é um centro respeitado de colaboração internacional entre cientistas e instituições. E discorda do relatório.

Segundo o centro dinamarquês, pelo fato de termos melhores tratamentos para câncer de mama, a defesa da mamografia ficou prejudicada e, estudos recentes "mostram pouca ou nenhuma redução da incidência de cânceres avançados com o exame".

Iona Heath, ex-presidente do Royal College de Clínicos Gerais, já critica o exame há muito tempo e diz que não escolheria fazê-lo. "Minha decisão pessoal é esperar até detectar um caroço no seio e então conseguir o melhor tratamento que tiver", afirmou.

Robin Wilson, presidente da Diretoria de Aconselhamento sobre Exames de Mamas da Grã-Bretanha, acredita que o exame salva vidas, mas reconhece que há riscos. "As mulheres precisam saber o que são estes riscos e como eles se equilibram com os benefícios para fazer uma escolha bem informada - o que nós na profissão de médicos precisamos fazer é melhorar na descoberta de qual (caso de) câncer não precisamos tratar", disse.

Próstata
O câncer de próstata mata 10 mil homens a cada ano na Grã-Bretanha, mas seu exame é ainda mais polêmico que a mamografia. E isto se deve à já conhecida falta de precisão do PSA (o exame antígeno prostático específico). Assim como no caso do câncer de mama, o problema é que você não sabe qual tumor detectado vai crescer de forma agressiva e qual não vai.

Se um tumor é detectado, existem várias opções, desde cirurgia até radioterapia (os efeitos colaterais incluem incontinência e impotência). Ou simplesmente esperar, observando de forma mais atenta a saúde do paciente.

O médico aguarda para saber se o tumor é agressivo e cresce rapidamente ou se é relativamente benigno.

"Houve um estudo que envolveu homens com todos os tipos de câncer de próstata e, de forma aleatória, escolheu uns para passar por uma cirurgia radical enquanto outros não fizeram nada e, depois de dez anos, não havia nenhuma diferença real na sobrevivência geral", disse Vincent Gnanapragasam, que dirige um programa de monitoramento no hospital Addenbrokes, em Cambridge.

"Mais importante, os homens com baixo risco de câncer não apresentaram nenhuma prova de benefício depois do tratamento radical".

Em uma coisa todos os especialistas que consultei concordaram: vale a pena fazer um exame para detectar câncer no intestino. E os médicos disseram que até eles passariam por este exame.

Não é o exame mais glamouroso, mas este pode salvar sua vida.

Fonte: BBC Brasil

Curta nossa página no Facebook



Nadine Loren - Wouldn t it Be Good





Sua saúde: Os 10 piores alimentos para as crianças

Assim que a criança entra na fase de alimentação sólida, a atenção dos pais deve se voltar à qualidade da comida que ela irá ingerir. Refeições nutritivas e saborosas são prioridade no prato dos filhos, e o que não trouxer benefícios à saúde deverá ser descartado da dieta diária. “Em alimentação e nutrição deve-se pensar em saúde e bem-estar e sempre agir de maneira preventiva. A preocupação não deve surgir apenas depois de problemas instalados”, afirma Ana Carolina Terrazzan, nutricionista materno-infantil da Nutrissoma Clínica de Nutrição.

Mas, com a correria do dia a dia, alimentos considerados ruins aparecem no cardápio caseiro quando a pressa fala mais alto do que a qualidade de vida. A nutricionista Karoline Basquerote, especializada em educação alimentar para crianças, explica que “a facilidade do acesso a alimentos prontos para o consumo acaba levando a refeições mais gordurosas e açucaradas e ao consumo de refrigerantes e guloseimas, o que contribui para problemas relacionados à obesidade infantil, por exemplo”.

Os vilões
Sucesso entre a criançada, a dupla refrigerante e salgadinho (de saquinho) é a maior vilã da alimentação infantil. Juntos ou isoladamente, a bebida e o petisco têm valor nutricional praticamente nulo e trazem muitos males, entre eles o risco de doenças e de enfraquecimento dos ossos, por causa da alta concentração de elementos como o sódio e da presença de ácidos nas fórmulas.

Sucos industrializados (em pó ou líquidos) e bolachas recheadas, também muito queridos pelos pequenos, são igualmente ruins para a dieta infantil. O motivo: altíssima concentração de açúcar em cada porção dos alimentos.

Algumas “soluções rápidas” para almoço ou jantar figuram entre os piores alimentos para as crianças. São os nuggets, os hambúrgueres e as salsichas, que muitas vezes entram como substitutos de um bife ou filé. Quase sempre feitos com carne processada, eles não têm as proteínas que muitos pais creem fornecer aos filhos quando os colocam no prato. Para piorar, a maioria dos hambúrgueres é rica em gordura trans. O melhor é se manter fiel à carne tradicional.

Sempre pense em alternativas
Para manter a saúde e o ritmo das atividades cotidianas, é preciso saber que alimentos priorizar. O caso do macarrão instantâneo é um dos mais fáceis. Considerado maléfico por ter muito sódio, muitos conservantes e poucas vitaminas, ele pode dar lugar ao macarrão regular. “O tempo médio de preparo de um macarrão instantâneo é de três minutos, o de um não instantâneo é de oito minutos. São cinco minutos a mais para oferecer um prato saudável ao filho. Vale a pena! E no tempo de cozimento da massa é possível fazer um molho bem gostoso”, sugere Ana Carolina Terrazzan.

O suco em pó ou de caixinha deve ser substituído pelo suco natural da fruta. E se a criança apenas estiver com sede ao longo do dia, precisa beber água. Refrigerantes podem ficar reservados a apenas um dia do fim de semana; se der para evitá-los até neste dia, melhor.

O resultado desse esforço poderá ser visto em todos os aspectos da vida dos filhos. “Mantendo uma boa rotina alimentar, rica em nutrientes, a criança terá mais facilidade no aprendizado, um melhor desenvolvimento do corpo e do sistema imunológico. Os bons hábitos evitam problemas graves de saúde no presente e no futuro”, diz a nutricionista Mariana Fróes.

Confira os dez piores alimentos para as crianças: 

1 - HAMBÚRGUER CONGELADO: duas porções da carne vendida congelada levam ao organismo da criança o máximo de gordura trans permitida por dia para um adulto. A gordura trans contida nos hambúrgueres aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL) no sangue.

2 - SALSICHA: não tem valor nutricional e quase sempre é feita com carne processada. Além disso, pode possuir nitrito, uma substância altamente cancerígena.

3 - EMPANADO DE FRANGO: quase sempre é preparado com carne processada e não dá à criança as proteínas de que ela precisa e que bifes ou filés proporcionam. Outro problema dos empanados de frango é eles serem fritos: o consumo de óleo em excesso pode levar à obesidade e a problemas de pressão.

4 - REFRIGERANTE: contém alta concentração de açúcar e sódio, que podem levar à obesidade e a problemas cardíacos. Os sabores à base de cola, em sua maioria, trazem também ácido fosfórico, que reduz a absorção de cálcio pelo organismo, o que pode enfraquecer os ossos. Versões diet, light e zero de refrigerantes são especialmente prejudiciais para as crianças devido à presença de adoçantes como aspartame e ciclamato de sódio. 

5 - SALGADINHO: fonte de calorias vazias e sem valor nutricional algum, deve ser proibido até os três anos de idade por causa do alto teor de sódio e gordura. A criança come salgadinhos e não se sente alimentada, engorda sem se nutrir, e acaba procurando outra refeição para saciar a fome. 

6 - MAIONESE: é fonte quase exclusiva de gordura. Leva muitas calorias e baixíssimo valor nutricional ao corpo da criança. 

7 - CEREAL: com a concentração de açúcar elevada, quase todos os cereais de caixa mais engordam do que nutrem. Não são recomendados para a dieta diária da criança.

8 - MACARRÃO INSTANTÂNEO: juntando massa e tempero, cada embalagem contém alto teor de sódio e de conservantes e nenhuma vitamina. O macarrão de preparo instantâneo não contribui para as necessidades diárias de consumo de quaisquer nutrientes pelas crianças.

9 - BOLACHA RECHEADA: não agrega valor nutricional significativo à alimentação da criança, além de carregar gordura saturada e muito açúcar. 

10 - SUCO INDUSTRIALIZADO: em pó ou líquidos, tem mais açúcar e corantes do que suco das frutas que mostram nas embalagens. Ao contrário do que muitos pais pensam, os sucos industrializados não têm as vitaminas e os sais minerais de que as crianças precisam.

Consultoria: Ana Carolina Terrazzan (nutricionista materno-infantil da Nutrissoma Clínica de Nutrição e mestre em saúde da criança e do adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), Karoline Basquerote (nutricionista clínica especializada em educação alimentar para crianças) e Mariana Fróes (nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional Patricia Davidson Haiat). 

Fonte: iG

Curta nossa página no Facebook



10 alimentos ótimos para a memória

Uma tarefa, um nome, um rosto, uma data importante. Essas e muitas outras pequenas (e grandes) coisas da vida podem ser muito prejudicadas por uma memória ruim. Além do avanço da idade, do cansaço e do estresse, uma alimentação deficiente pode influenciar nos esquecimentos do dia a dia.

Um dos nutrientes necessários para um cérebro mais ativo e que se lembra melhor das coisas é o ômega 3. “Ele é o maior responsável pela saúde mental”, afirma a nutricionista Sonja Salles. A seguir, você confere algumas fontes dessa substância e outras importantes para ter uma memória cada vez melhor.

1- Quinoa
Cultivada em países andinos, a quinoa (ou quinua) é um superalimento, de acordo com Sonja. Entre seus nutrientes estão a proteína, o ferro, o cálcio, as vitaminas do complexo B e o ácido graxo ômega 3, que compõe a membrana externa das células cerebrais, sendo essencial para uma troca rápida de mensagens no cérebro.

“Com uma alimentação pobre em ômega 3, a pessoa fica esquecida, sem concentração. Ele tem também efeito anti-inflamatório e melhora a pressão arterial. A gente consome muitos alimentos com ômega 6, que é muito inflamatório, mas precisamos comer mais itens com ômega 3”, afirma a nutricionista. Além de contribuir para a memória, a quinoa fortalece cabelos, unhas, pele e no controle de saciedade. Ela pode ser consumida germinada ou cozida, substituindo a carne das refeições.

2- Linhaça
Dourada ou marrom, a linhaça costuma ser apontada como forte aliada do emagrecimento, pelo seu poder de saciar quem a consome. No entanto, por ser rica em ômega 3, ela também é muito boa para aqueles que desejam dar um “up” na memória. Para extrair o nutriente de sua estrutura, é importante comê-la na forma triturada ou germinada (depois de ficar de molho na água). A conservação do alimento deve ser em vidros escuros e local fresco, para manter por mais tempo suas propriedades.

3- Chia
A chia, semente típica do México, tem o dobro de ômega 3 contido na linhaça. Por também ser rica em fibras, cálcio e ferro, ela é uma grande aliada na dieta, no processo anti-inflamatório do corpo e de melhora da concentração e memória. Essa semente é contraindicada apenas a idosos e pessoas com diverticulose (doença que causa problemas na parede intestinal), devido às fibras. Para outros, duas colheres de sopa são suficientes, que podem ser consumidas inteiras, emulsionadas em água ou trituradas.

4- Salmão
Entre as carnes, o salmão é uma ótima fonte de ômega 3 e, por isso, tem um grande potencial para melhorar o desempenho cognitivo e o funcionamento do cérebro, para gravar informações. Outros benefícios do alimento são a redução dos níveis de colesterol, melhoria no funcionamento do coração e aumento na eficiência dos receptores de serotonina no cérebro, proporcionando um humor bem melhor. Outros peixes de água fria, como atum e sardinha também possuem esse nutriente.

5- Morango
Não é apenas o ômega 3 que ajuda na memória. A fisetina, encontrada no morango, por exemplo, é outro nutriente que desempenha um papel importante nas lembranças. Segundo pesquisas recentes, essa substância induz a diferenciação das células nervosas, o que tem influência direta para uma boa função cognitiva e na redução do esquecimento.

6- Tomate
Assim como o morango, o tomate é rico em fisetina, o que contribui para uma melhora significativa da memória. Além desse nutriente, ele ainda possui licopeno, antioxidante que reduz os danos causados às células pelos radicais livres e previne doenças como o câncer. Outros benefícios do fruto são a melhora da qualidade do sono e o combate ao envelhecimento precoce.

7- Uva
Para os esquecidos, as uvas são frutas bastante benéficas, pois, além de terem fisetina, como o tomate, as vermelhas e roxas são ricas em flavonoides. Ambas as substâncias são importantes porque protegem o sistema nervoso, influenciam na regulação da morte de neurônios e na regeneração dessas células. Os flavonoides, também presentes no suco de uva, vinho tinto, cacau e amoras, ainda são muito úteis para quem busca lutar contra inflamações, hemorragias, alergias e prevenir o câncer.

8- Chás verde, branco e vermelho
Outras opções de fontes de flavonoides, que ajudam no desenvolvimento e recuperação da memória, são os chás verde, branco e vermelho, que possuem efeitos similares aos da uva e demais opções. O chá verde tem ainda mais uma boa vantagem, para quem quer perder peso. Por ser uma substância termogênica, ele acelera o metabolismo, facilita a queima de calorias e, consequentemente, o emagrecimento.

9- Carne de fígado
A vitamina B12 é um dos compostos indispensáveis para a formação do sangue, o bom desenvolvimento do sistema nervoso e na prevenção de doenças do coração e do cérebro, como o derrame. Tudo isso influencia para uma memória saudável, sem lapsos. Uma das principais fontes dessa vitamina é a carne de fígado, mas ela também pode ser encontrada em carne de porco, ovos, ostras e leite.

10- Ovo
Saúde mental, melhor aprendizado e memória boa são alguns dos efeitos positivos da colina, substância presente na gema do ovo, segundo estudos. Essa ajuda é vista principalmente no envelhecimento, já que ela protege as células do cérebro enquanto o corpo sofre com o passar do tempo. Além desse benefício, a colina ainda é positiva para a saúde dos olhos e, junto com ela, o ovo traz boa quantidade de ácido fólico, que atua no combate à anemia e na prevenção de doenças cardiovasculares e do mal de Alzheimer.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



PF conclui que Lula não é dono de tríplex no Guarujá e indicia verdadeira dona

A Polícia Federal concluiu o relatório a respeito da Operação Triplo X, fase da Lava Jato, e indiciou Nelci Warken, dona de um tríplex no condomínio Solaris em Guarujá, supostamente ligado ao ex-presidente Lula.

Também foram indiciados funcionários da Mossack Fonseca no Brasil. No total, foram indiciadas sete pessoas.

Além de Nelci, estão na lista Maria Mercedes Quijano (chefe do escritório da Mossack no país), os funcionários do escritório de advocacia panamenho Luís Fernando Hernandez Rivero, Ricardo Honorio Neto, Renata Pereira Britto e Rodrigo Hernandez. O empresário Ademir Auada também aparece.

O relatório foi tornado público pelo juiz federal Sergio Moro, da Lava Jato, nesta quinta-feira (18). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus familiares não foram indiciados.

A Operação Triplo X foi deflagrada em janeiro para investigar a relação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com um apartamento tríplex na praia de Astúrias, em Guarujá (SP), cuja opção de compra pertencia à mulher dele, Marisa Letícia.

O imóvel ainda é objeto de outra frente de apuração específica sobre a suposta concessão de vantagens indevidas por empreiteiras envolvidas na Lava Jato ao ex-presidente. A suspeita é a de que a empreiteira OAS tenha reformado o triplex reservado a Marisa Letícia para beneficiar a família de Lula.

O ex-presidente nega que tenha sido favorecido ilicitamente por empreiteiras.

Fonte: Folha.com


Curta nossa página no Facebook


iPhone 7 não terá câmera dupla; lente com OIS praticamente confirmada

Já sabemos que o design dos próximos iPhones não deve fugir do utilizado nos modelos 6 e 6s. Então, os vazamentos que estão enchendo a internet tocam nas cores utilizadas e na capacidade das câmeras — sobre a cor, parece que veremos a "Space Black" como novidade no iPhone 7.

É esperado que o iPhone 7 chegue ao mercado na versão comum e na Plus. Ambos devem apresentar câmeras melhoradas, contudo apenas o smartphone grandalhão vai oferecer câmeras com lentes duplas como novidade.

Novas imagens ainda mostram que a câmera do iPhone 7, a "com lente única", vai ser maior do que as presentes nos iPhone 6 e 6s. As bordas saltadas continuam presentes no novo modelo, mas os sensores estão maiores, e os vazamentos também indicam a capacidade de estabilização de imagem (OIS) para fotos e vídeos.

Sobre melhorias de software, nada foi falado. Porém, como a Apple sempre foca em oferecer ótimas câmeras em iPhones, muitas novidades devem surgir até o lançamento do iPhone 7, praticamente confirmado para o final de setembro.

Fonte: Tecmundo

Curta nossa página no Facebook


Como recuperar os arquivos que você apagou sem querer do computador

Você selecionou o arquivo, clicou com o botão direito do mouse e lançou a ordem: deletar. Mas não era esse o arquivo que queria apagar.

Logo entra em desespero, pensando ter perdido para sempre aquela lista enorme de contatos, a tese que apresentará em uma semana ou as fotos dos primeiros passos do seu filho.

Não se deixe levar pelo pânico. Isso tem solução. Há duas opções para recuperar esses arquivos como se nada tivesse acontecido. Mas é preciso escolher uma delas o quanto antes, e também que seu disco rígido esteja em bom estado.

1. Buscar na Lixeira
Se você teve reflexo para não apertar novamente o botão direito do mouse e escolher a opção "esvaziar lixeira", o arquivo deve estar lá. A Lixeira é uma espécie de pasta que armazena conteúdos, embora com algumas características especiais.

A principal é que ela possui uma capacidade (em megabytes) definida pelo Windows ou iOS que corresponde a uma porcentagem do tamanho do disco rígido. Quando fica cheia, a Lixeira começa a eliminar arquivos de forma automática, começando pelos mais antigos.

Deste modo, se você teve sorte e ainda tinha espaço na Lixeira, provavelmente encontrará seu precioso arquivo lá. Para recuperá-lo, apenas clique sobre o arquivo e selecione a opção "restaurar".

Também é possível resgatar todos os arquivos desta pasta, na opção "restaurar todos os elementos". Os arquivos voltarão às pastas que estavam quando apagados.

2. Baixar um recuperador
Esse é o caminho a adotar caso os arquivos não estejam mais na Lixeira. A boa notícia é que os computadores nunca eliminam de fato o que foi apagado. Isso significa que, caso tenha esvaziado a Lixeira por engano, os dados - os "uns" e "zeros" que compõem os documentos perdidos - continuam gravados em disco.

Portanto, tudo o que você precisa para resolver o desastre é um software de recuperação de dados. Existem várias opções no mercado, muitas delas gratuitas. Aqui apresentamos as mais populares:

Recuva
É o software gratuito mais conhecido para esse tipo de trabalho. Quem o desenvolveu foi a Piriform, o time responsável pelo CCleaner, um aplicativo que elimina arquivos desnecessários do Windows e melhora a performance do computador.

Recuva é compatível com os sistemas Microsoft e Apple, e pode ser baixado na página do programa na internet.

O programa permite escolher o tipo de arquivo a ser recuperado: documentos, música, vídeos e imagens. E também a unidade de armazenamento para ser escaneada.

Trata-se de uma opção mais eficiente para arquivos recém-eliminados. Para dados apagados há mais de seis meses, o mais provável é que não possa recuperá-los.

Data Recovery
Como o Recuva, esse software é compatível com Microsoft e Apple e tem uma interface intuitiva que ajuda a executar as tarefas passo a passo.

Para utilizar esse programa do desenvolvedor EaseUS, você primeiro deverá definir o tipo de arquivo que quer restaurar (documentos, música, vídeos, elementos gráficos, e-mails), mas também há opção de selecionar todos os arquivos.

Depois é preciso indicar onde os arquivos foram perdidos - Lixeira, Área de Trabalho, Meus Documentos, pastas ou algum dispositivo externo -, já que o programa fará buscas em todos os aparelhos conectados ao computador. Caso não se lembre onde o arquivo foi apagado, existe a opção "não me lembro".

Se você escolheu a opção "Todos os arquivos" no passo anterior, após a busca o programa exibirá uma prévia dos elementos localizados. Caso o arquivo buscado não apareça, é possível pedir uma busca mais profunda ao programa.

DiskDigger
Esse aplicativo gratuito da Defiant Technologies serve para desenterrar aquele arquivo que você apagou ou perdeu na bagunça de seu computador. O software não é compatível com iOS, mas roda em Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP e Linux.

Além das unidades de disco rígido, o DiskDigger também é eficaz na recuperação de documentos ou arquivos em unidades USB, cartões de memória (SD, CompactFlash ou Memory Stick) ou smartphones com sistema Android.

Todo o programa é um único arquivo executável e pode ser rodado sem necessidade de instalação. Assim, não ocupa espaço nem deixa rastros ao ser usado.

Fonte: BBC Brasil

Curta nossa página no Facebook



Richard Marx - Hazard




Temer transfere uso de verbas contra a seca dos governadores para o PMDB

Na mesma semana em que começou a campanha eleitoral nos municípios brasileiros, o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) retirou dos governadores do Nordeste a execução de obras destinadas ao combate à seca para transferi-la ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão controlado predominantemente por peemedebistas.

O Palácio do Planalto também decidiu aumentar o valor repassado a Estados governados pelo PMDB, como Sergipe e Alagoas. A decisão ocorreu após uma reunião no Palácio do Jaburu, no domingo, entre Temer e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, presidente em exercício do PMDB do Pará e filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA).

A decisão reverte um acordo feito pela presidente afastada Dilma Rousseff de que caberia aos governadores a gestão desses recursos. A gerência das verbas para obras contra seca costuma ser disputada por nomes de todos os partidos pelo fato de servir como arma eleitoral por políticos da região.

A liberação dos recursos foi autorizada por Temer com a edição da uma medida provisória no fim de julho que abriu crédito extraordinário de R$ 789,9 milhões para ações emergenciais no Nordeste, que enfrenta o quinto ano consecutivo de seca, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). Parte do valor será destinada para obras emergenciais, como a construção de adutoras e perfuração e instalação de poços.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, a decisão de transferir a gestão dos recursos se deu porque, na avaliação do governo, o Dnocs é o órgão que tem "anos de experiência em obras contra a seca". "A expertise do Dnocs está acima de qualquer questionamento. É o órgão que tem mais know-how e especialização em obras emergenciais de seca", disse o ministro, por meio de sua assessoria.

Dos nove Estados do Nordeste, só o Maranhão não faz parte do plano, pois não enfrenta seca como os outros. Na região, segundo pesquisas, Temer tem o maior índice de rejeição.

Indicações
A decisão de Temer favorece o PMDB na medida em que o Dnocs é controlado na maior parte dos Estados pelo partido. No Ceará, por exemplo, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, é o responsável pela indicação tanto do coordenador regional quanto do diretor-geral nacional do órgão. O senador é adversário político do governador cearense, Camilo Santana (PT).

No Rio Grande do Norte, a indicação do coordenador do órgão partiu do senador Garibaldi Alves (PMDB) e do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB). Ambos são adversários do governador Robinson Faria (PSD). Na Paraíba, o favorecido será o senador José Maranhão (PMDB-PB), padrinho do coordenador regional do Dnocs. Ele é adversário do governador Ricardo Coutinho (PSB), que se posicionou contra o impeachment de Dilma.

Em Estados administrados pelo PMDB, as obras também serão tocadas pelo Dnocs, mas a Integração Nacional ampliou os recursos que serão enviados, por ordem de Temer.

Para Alagoas, governado por Renan Filho (PMDB), o presidente em exercício mandou aumentar o repasse de R$ 2 milhões para R$ 10 milhões, segundo a pasta. O governador é filho do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que vem se aproximando de Temer nas últimas semanas. O mesmo aconteceu em Sergipe, administrado por Jackson Barreto (PMDB), onde saltará de R$ 3 milhões para R$ 10 milhões.

Nos Estados controlados pela oposição, a decisão favoreceu aliados de Temer, como no Piauí, administrado pelo petista Wellington Dias, onde o Dnocs é comandado por aliados do senador Ciro Nogueira (PP).

'Politização'
Governadores criticaram a decisão de Temer. "Não quero acreditar que isso foi feito por questões políticas", disse o governador do Ceará. Robinson Faria disse ter recebido "com surpresa" a decisão.

Já o candidato a vice-prefeito de João Pessoa (PMDB-PB), deputado Manoel Júnior, avalia que os governos estaduais "politizam" a execução dos recursos. "Quando o governo manda dinheiro, eles só gastam nos municípios que eles têm interesse." Eunício reconhece o sucateamento do Dnocs, mas diz que a mudança vai contribuir para revalorizá-lo.

Fonte: Estadão Conteúdo

Curta nossa página no Facebook



Nem 8 nem 80: a real sobre os sargentos medalhistas

Um terço da delegação brasileira nos jogos é composta por sargentos. Entre eles, estão os três medalhistas de ouro: Rafaela Silva, sargento da marinha, Thiago Braz, da aeronáutica e Robson Conceição, também da marinha. Nove dos onze medalhistas, na verdade, são terceiros-sargentos das forças armadas.

Quem tem fetiche político por farda tece loas à disciplina militar pelo feito.

Quem não tem, tende a achar que é tudo farsa, já que ninguém ali é sargento de porcaria nenhuma. Eles são filhotes do “Programa Atletas de Alto Rendimento”: as Forças Armadas pegam o atleta pronto, dão automaticamente uma patente de terceiro-sargento e um salário de R$ 3.200. Em troca, esperam que eles batam continência num eventual pódio. Ninguém ali presta serviço militar. Eles só treinam. E se quiserem, podem usar as instalações dos quartéis para praticar seus esportes – coisa que muitos deles não fazem, já que treinam em clubes.

Ok. A questão aqui é a seguinte: esses dois pontos de vista estão certos. Consequentemente, estão errados também.

Porque esse caso, como todos os casos em que resolvem politizar qualquer coisa, não é 8 nem 80. Primeiro, o programa não é iniciativa de um Bolsonaro da vida, mas do governo Lula, numa parceria que o Ministério do Esporte e o da Defesa firmaram em 2008.

A ideia ali é aproveitar a capilaridade das Forças Armadas. Tem quartel em todo canto. Logo, atletas do Brasil todo passam a ter instalações para treinar – coisa que boa parte deles não tinha. Os salários equivalem a uma carta de alforria para a maior parte deles, já que sem esses R$ 3.200 os atletas sem patrocínio teriam de trabalhar – aí tchau olimpíada. Esses salários custam R$ 18 milhões por ano ao governo. Merreca. Isso é o que a Petrobras gasta em 20 dias com o aluguel de uma única sonda de petróleo. E a empresa opera 45 sondas. O ganho em “Felicidade Interna Bruta” para o país a cada medalha supera fácil um gasto desses.

É isso. Eles não são militares de verdade. Mas nem por isso o apoio das Forças Armadas é puramente midiático – ele faz diferença para os atletas, e proporciona um belo entretenimento para o resto dos brasileiros, a custo baixíssimo, aproveitando a estrutura que Exército, Marinha e Aeronáutica já têm. Aí tem é que bater continência mesmo, mas sem confundir as bolas.

Fonte: Superinteressante

Curta nossa página no Facebook



Eleições 2016: Candidato a prefeito do Crato, Samuel Araripe pode ter registro de candidatura anulada pela Justiça Eleitoral

A coligação “Por um tempo novo com a força do povo” protocolou ontem, 18,  na 27ª Zona eleitoral uma ação de impugnação de registro de candidatura contra  Samuel Araripe, candidato a prefeito do Crato pelo PSDB.

A coligação composta por partidos da base aliada do governador  Camilo Santana quer que o registro de candidatura de Samuel seja anulado por  duas questões simples.

A primeira diz respeito o fato de que Samuel Araripe não reside em Crato. É que esse fato tem um registro jurídico. No ano de 2014 o vereador Thiago Esmeraldo interpelou Samuel Araripe na Justiça, após o tucano ir às emissoras de rádio dizer que estava sendo extorquido por vereadores para que suas contas fossem aprovadas na Câmara Municipal. Thiago foi o único que o interpelou por se sentir agredido. O resto ficou calado.

Pois bem, ao tentar notificar Samuel Araripe na suposta residência do ex-prefeito em Crato, o oficial de Justiça foi comunicado que Samuel não morava mais em Crato por um empregado de Araripe.

Assim, a Justiça do Crato enviou à Fortaleza  um procedimento para que um oficial de Justiça da capital localizasse Samuel Araripe.

Isso foi conseguido em dezembro de 2015, quando um oficial de justiça de Fortaleza notificou  Samuel Araripe na Rua Major Facundo, no centro da cidade, concretizando o processo de que ele (Samuel ) tinha sido notificado  sobre o processo movido contra ele por Thiago Esmeraldo e confirmando a residência de Samuel Araripe na cidade de Fortaleza.

Essa confirmação complica a vida do tucano Samuel Araripe que ao apontar em um procedimento jurídico que não residia mais em Crato em dezembro de 2015, termina por infringir  a Lei Eleitoral que estabelece que para ser candidato em uma cidade deve residir nesse cidade até um ano antes, no caso 2 de outubro de 2015. Era dezembro de 2015.

Outro fato que pode complicar Samuel Araripe é que ele não se desincompatibilizou da função de tabelião do Cartório de sua propriedade, o Ossian Araripe. Outro procedimento que infringe a lei que diz que um servidor público ou  serventuário de cartório deve de desincompatibilizar  do cargo no prazo de três meses antes do pleito. A coligação “Por um tempo novo com a força do povo”  afirma que nesse caso, Samuel Araripe também descumpriu a lei.

Tarso Araújo

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): "Galego das Vacas" foi morto oito meses após o assassinato do seu filho


Mais um homicídio foi registrado no Pio XII se constituindo no quarto somente neste mês de agosto naquele bairro de Juazeiro do Norte. Por volta das 17h30min desta terça-feira Francisco de Lima Pereira, de 41 anos, o "Galego das Vacas"  foi alvejado a tiros na Rua Antonio Dias Sobreira morrendo momentos depois no Hospital Regional do Cariri para onde foi socorrido.

Ele morava na Rua Domingos Sávio, 796 (Timbaúbas) e seu filho, Francisco William Gomes Pereira, de 20 anos, o "Dudu do Alto", foi assassinado a tiros no dia 6 de dezembro no interior da oficina de motos de Gecilanio na Rua São Benedito perto do cruzamento com a Avenida Carlos Cruz (Franciscanos) por um homem que chegou num carro. Ontem, os algozes de Francisco fugiram num veículo Fox de cor cinza e placas MON-4177, inscrição da Paraíba.

A polícia foi avisada e a Equipe RAIO 09 interceptou o veículo na Avenida Padre Cícero prendendo cinco pessoas e apreendendo dois revólveres calibre 38 e uma máscara de palhaço. Foram presos Jailson Bezerra de Sousa, de 21, residente no bairro Pedrinhas em Juazeiro; Raimundo Pereira de Sousa Neto, de 23, que mora no bairro Pinto Madeira em Crato; Lázaro Bezerra, de 20, morador do Frei Damião em Juazeiro; Samoel Alves de Oliveira, de 21, residente no Alto da Penha em Crato; e Carlos Gledson Lima dos Santos, de 24 anos, que mora no Aeroporto em Juazeiro. Francisco era suspeito de envolvimento num homicídio e, no dia 27 de maio de 2014, ele avisou à polícia sobre seis tiros de pistola .40 disparados contra o portão de sua casa.

Foi o sétimo homicídio do mês de agosto em Juazeiro e o 83º do ano no município. O último assassinato por aqui tinha ocorrido no dia 10 tendo como vítima Antonio Marcos da Silva, de 37 anos, que residia na Rua Beato José Lourenço, 637 (Tiradentes), onde funciona o Centro de Reabilitação Química Casa de Jacó. Ele se desentendeu com outro monitor do estabelecimento que o assassinou à facadas, sendo que Ângelo Ricardo Lobo Ferreira, de 47 anos, residente no bairro São José, foi preso em flagrante.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Mads Langer - You´re Not Alone




Ele voltou! Novo Atari chega com versão portátil e mais de 100 jogos clássicos; saiba tudo

O clássico Atari vai receber duas novas versões em novembro, uma reedição do console com dois controles e 101 jogos na memória, e outra portátil, inédita, com 60 jogos internos, além de entrada para cartão SD – para uma possível expansão de games. O lançamento será mundial, por US$ 65, mas ainda não há preço para o Brasil.

A edição de console virá ainda com cabo de energia e cabo do tipo "Áudio e Vídeo" para televisões modernas. O visual será inspirado no Atari 2600, que fez sucesso entre o público brasileiro. Já o Atari portátil lembra bastante o Mega Drive Pocket, vendido há até pouco tempo no país pela Tec Toy.

Alguns dos clássicos disponíveis nas duas versões são Asteroids, Missile Command, Centipede, Pong, Adventure, Fatal Run, Video Chess, Wizard, Frogger, Dark Cavern, Breakout, e muitos outros.

Os relançamentos acompanham a onda nostálgica do mercado de consoles, após a Nintendo anunciar a chegada do "Nintendinho" NES 8-Bits em novo formato, além do relançamento do Mega Drive, também confirmado.

Fonte: Techtudo

Curta nossa página no Facebook



Inscrições para professor efetivo na área de Música da UFCA são reabertas até dia 19

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, reabriu inscrições, até 19 de agosto, para uma vaga de professor efetivo no setor de estudo Prática Instrumental e Educação Musical, no campi Juazeiro do Norte.

Podem se inscrever mestres formados em Música, por meio da Plataforma Forms, no link EDITAL 43/2016 – Reabertura do Requerimento de Inscrição (Setor de Estudo: Prática Instrumental e Educação Musical). O valor da inscrição é R$ 160,00, e a remuneração total do candidato aprovado para regime de 40h/semanais é de R$ 6.403,98.

O processo seletivo contará com prova escrita subjetiva (eliminatória e classificatória); prova didática (eliminatória e classificatória); prova prática (eliminatória e classificatória); e avaliação de títulos (classificatória).

As informações referentes ao concurso, incluindo as datas das provas e do resultado final, que serão divulgadas posteriormente, podem ser acessadas no Portal da UFCA, na aba Concursos e Seleções >> Professor efetivo >> Edital 43/2016. Dúvidas também podem ser enviadas para concursos.progep@ufca.edu.br (assunto: CONCURSO – Setor de Estudo).

Assessoria de Imprensa/UFCA

Curta nossa página no Facebook



Lula discursa em SP e projeta eleições em 2018: "Vamos voltar a governar este país”

O ex-presidente Lula participou de um evento nesta segunda-feira (15) em Santo André (SP) para tratar dos avanços da Lei Maria da Penha, que completou 10 anos em 2016. Ele estava acompanhado de sua esposa, Marisa Letícia.

Durante o discurso, Lula ressaltou a importância que a iniciativa representa para a luta de mulheres que são agredidas e sofrem abusos. “A Lei Maria da Penha é um marco de como as mulheres têm que ser tratadas aqui e em qualquer lugar do mundo”, disse.

Ele apontou também a relevância de Dilma Rousseff ao ocupar a posição de presidenta da República. “Tenho orgulho de ter tido como sucessora a primeira mulher a presidir o Brasil. Dilma foi barbaramente torturada e chegou à presidência sem ódio”, enfatizou.

Em sua fala, Lula destacou que ele e Dilma sofrem perseguições no curso da Operação Lava Jato e afirmou que os eventos recentes sugerem que há uma tentativa de impedi-lo de concorrer às eleições em 2018. “Mas eles façam o que quiserem, porque em 2018 nós vamos voltar a governar esse país através do voto democrático”, concluiu.

Fonte: Revista Fórum

Curta nossa página no Facebook



Fruto da parceria Prefeitura e Governo do Estado, Crato ganhará novo camelódromo

Foto meramente ilustrativa
O Governo do Estado do Ceará publicou no último dia 12 de agosto aviso de licitação para a construção do camelódromo do Crato. A abertura das propostas está prevista para ocorrer no dia 16 de setembro, às 9h30, na Central de Licitações do Estado, na Procuradoria Geral do Estado. Até esta data, os interessados devem encaminhar suas propostas contendo os documentos solicitados conforme edital publicado no site da Seplag (www.seplag.ce.gov.br).

O camelódromo é uma antiga demanda da população do município, que atualmente não possui espaço adequado para o comércio ambulante. Com a construção do novo equipamento, o Governo do Estado pretende oferecer mais conforto e infraestrutura para os vendedores ambulantes e seus clientes.

A obra será executada pela Secretaria das Cidades com previsão de conclusão após seis meses do início da construção, o valor inicial da licitação é de R$ 2.245.997,11. O novo camelódromo irá contemplar espaços e serviços que irão garantir mais conforto e segurança para quem vende e quem compra, como acessibilidade na edificação, instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e pluviais, e sistema de som e controle.

Assessoria de Comunicação/Secretaria das Cidades

Curta nossa página no Facebook



E-mails indicam repasse de R$ 100 mil a senador Magno Malta

O presidente da Itatiaia, Victor Penna Costa, e o senador
Magno Malta (PR-ES) em evento da empresa
Trocas de e-mail entre dirigentes de uma das maiores fabricantes de móveis de cozinha do país trazem indícios de repasse não declarado de R$ 100 mil para o senador Magno Malta (PR-ES). Os e-mails, obtidos pela Folha, são de 8 de setembro de 2014.

Outras mensagens entre funcionários e a direção da Cozinhas Itatiaia indicam que Malta viajou no avião particular da empresa em 2012 e 2013.

Malta, da bancada evangélica no Senado, nega ter recebido dinheiro da Itatiaia e afirma que voou no avião da firma para fazer palestras.

Os e-mails são conversas das quais participam o presidente da Itatiaia, Victor Penna Costa, o filho dele, Daniel Costa –que era gerente financeiro à época– e o então assessor da firma Hugo Gabrich.

Em um deles, o presidente da empresa diz que precisa pagar R$ 400 mil para "consultoria" de Gabrich. O assessor responde: "Estou entregando a NF [nota fiscal] que cobre o montante de R$ 500 mil conforme orientação do dr. Victor. Impostos serão incluídos na NF, totalizando R$ 575 mil."

Na nota emitida pela Vix Consulting, de Gabrich, a contratante é a Itatiaia. O acerto mostra que a contratante pagou os R$ 75 mil de impostos para a Vix –o que sugere que a nota foi encomendada.

Na sequência dos e-mails, Costa manda o filho depositar para a Vix Consulting somente R$ 475 mil. "Os outros 100.000 são para compensar a retirada em dinheiro de R$ 100.000 do Malta. Não sei como foi contabilizado [a saída desse valor da empresa]", escreve o presidente da firma.

O filho dele, então, pergunta: "Quem realizou o pagamento do Malta? Existe NF, foi declarado a doação?".

Victor encerra: "Não existe NF, não declaramos. Está em aberto, talvez como adiantamento para mim. Veja com Lailton [tesoureiro da empresa]. Favor apagar todos os e-mails sobre este assunto".

Procurado, Gabrich afirmou que sua empresa fez nota fria para justificar pagamentos não declarados da Itatiaia.

O destino do restante do valor da nota (R$ 400 mil) não aparece na troca de e-mails.

A pedido da reportagem, as origens das mensagens foram analisadas pelo perito em ciências forenses Reginaldo Tirotti. O especialista atestou a autenticidade delas, identificando a sequência de códigos gerados pelos remetentes das mensagens.

A Itatiaia foi fundada em 1964 e tem duas fábricas, em Ubá (MG) e em Sooretama (ES).

Em outro e-mail, de 8 de julho de 2014, um ano após a Itatiaia inaugurar a unidade capixaba, que recebeu incentivos fiscais, Gabrich descreve a Victor Costa o cenário político no Espírito Santo.

Menciona candidatos "viáveis" ao governo, fala de Malta, que "fechou aliança com o governador Casagrande", da mulher dele, Lauriete, que "não disputará a reeleição para deputada federal", e do "nosso deputado estadual, o Marcelo Santos - PMDB".

"Não tenho dinheiro para todos", responde o presidente da Itatiaia. "Não posso dar mais para deputado estadual que para senador."

Gabrich diz: "O Magno não é candidato agora a nada."

A Folha obteve também uma troca de mensagens entre Gabrich e Malta, que usa seu e-mail pessoal. Gabrich fala dos R$ 100 mil da Itatiaia e o senador responde: "Amigo não tenho conhecimento de nada dessas coisas.. Mas dia 16 estarei de volta a Brasília [sic]".

O ex-assessor da Itatiaia envia, então, cópia de conversas da direção da empresa que citam o político, que rebate: "Somos amigo Hugo.. Sempre fomos. Dia 16 te espero para o almoço no gabinete kkkk a rabada lembra?? [sic]".

Jatinho
Outros e-mails mostram que o senador usou avião particular da Itatiaia ao menos duas vezes: em 20 de julho de 2012, de Vitória a Aracaju (SE), e em 28 de fevereiro de 2013, no trajeto Brasília-São Paulo.

Em 22 de fevereiro daquele ano, uma secretária da Itatiaia agenda um voo para Costa, Gabrich e o senador. Em 28 de fevereiro, Malta vai com Gabrich ao BNDES –a reunião não constou da agenda oficial, informou o banco.

Sobre a viagem a Aracaju, há um e-mail enviado ao presidente da Itatiaia pelo então diretor Beto Rigoni, que relata problemas no trajeto.

"Eram 7 pessoas quando só cabem 4 no avião. O Yunes [piloto] tinha duas opções: dar duas viagens ou colocava todos dentro na aeronave. Como o senador pressionou ele bastante, ele [...] seguiu para Aracaju em 8 pessoas dentro do avião (além da insegurança, fizeram uma 'festa no ar')."

"Nós precisamos começar a cortá-lo. Os acionistas também não querem tanta proximidade", responde Costa.

Outro lado
Em nota, o senador Magno Malta negou ter recebido dinheiro da Cozinhas Itatiaia.

"O senador, que vive grande exposição em virtude do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff, responde com transparência e com a consciência de não ter cometido nenhum crime."

Os voos no jatinho, "que não são nenhuma ilegalidade", foram para palestras sobre "o combate à pedofilia, a redução da maioridade penal e a luta contra a legalização do uso da maconha".

A reunião no BNDES com funcionário da Itatiaia e o ex-diretor do banco Guilherme de Lacerda foi para atrair empregos para seu Estado, afirmou o senador.

Victor Costa, presidente da Itatiaia, disse que Malta não foi beneficiado. "O senador não recebeu esse dinheiro. Esse dinheiro está parado comigo, declarado", afirmou, em nota à Folha.

Sobre os voos, Costa disse que emprestava o avião da empresa para o senador "poder fazer alguns trabalhos para a igreja". "Época em que eu me tornei crente", afirmou.

Mensagens sugerem fraude em leilão trabalhista
Mensagens de dirigentes da Itatiaia dão indícios de que o presidente da empresa, Victor Penna Costa, fraudou a arrematação de um terreno em Belo Horizonte lesando trabalhadores que cobravam dívidas trabalhistas de uma outra empresa.

Costa, por meio de seu ex-assessor, Hugo Gabrich, arrematou a área de 12.369 metros quadrados, em 2010, pelo valor mínimo estipulado pela Justiça, R$ 1,56 milhão.

O terreno pertencia à SIT Engenharia S.A., uma das empresas que construíram Brasília, e foi a leilão por causa de ação trabalhista. Seu valor de mercado era R$ 25 milhões.

Em e-mail de 2013, quase três anos após o leilão, o dono da SIT, Luiz Lima Lobato, escreve ao presidente da Itatiaia cobrando quantia que ambos teriam acertado por fora do leilão. Com isso, Lobato embolsaria os valores, em vez de pagar trabalhadores.

Lobato anexa ao e-mail cópia de um acordo de gaveta que previa que Costa lhe pagaria por fora quase R$ 3,9 milhões. Também se queixa que Costa arrematou o imóvel por preço abaixo do que tinham combinado –deveria ter sido R$ 2,6 milhões, diz. Ex-trabalhadores da SIT estão sem receber até hoje.

A Folha teve acesso a supostos pagamentos desse acordo: um e-mail, de 2012, em que Costa autoriza transferência de R$ 300 mil a uma conta de Lobato; e a cópia de um cheque da Itatiaia, de R$ 300 mil, em nome de Lobato.

Costa ganhou o leilão com o lance mínimo porque não houve outros interessados. A área estava hipotecada, o que pode tê-los afastado. Após o leilão, cancelou-se a hipoteca.

A arrematação é questionada na Justiça do Trabalho. A causa que o levou a leilão é fruto de ação trabalhista contra a SIT, mas outro credor mais antigo diz que tinha preferência na arrematação.

O caso está no Tribunal Superior do Trabalho, que marcou julgamento para quarta (17). Gabrich, hoje ex-assessor de Costa, peticionou ao ministro do TST Caputo Bastos avisando sobre a fraude.

Em 7 de março deste ano, Costa escreveu a seu ex-assessor: "Ganhei no TST rsrsrs já acostumei com a situação". O despacho favorável ao qual ele se referia, porém, só foi publicado três dias depois, em 10 de março.

Outro lado
Questionado sobre o e-mail ao presidente da Itatiaia, o empresário Luiz Lobato reconheceu o texto. Mas disse que não se lembra de ter recebido por fora porque o caso já tem seis anos.

Victor Costa negou que tenha havido fraude. Afirmou que seu ex-assessor, Hugo Gabrich, tentou fazer um acordo com Lobato, na realidade, para extorqui-lo. "Esse dinheiro [parcelas extraoficiais] não chegaria ao Luiz [Lobato]", disse. "O 'acordo' não passa de um papel mal escrito e sem reconhecimento de firmas visando criar situações para me extorquir."

O cheque de R$ 300 mil destinado a Lobato, segundo Costa, foi para a "compra dos entulhos, sucatas que estavam no lote".

Acionado na sexta (12), o TST informou que analisará o processo para se manifestar.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Idosos casados há 63 anos morrem juntos em asilo, de mãos dadas

A morte de um casal de idosos, que estavam juntos há mais de meio século, comoveu pessoas do mundo inteiro. Os dois viviam em um asilo em Platte, em Dakota do Sul, nos EUA, e morreram de mãos dadas, com uma diferença de menos de meia hora entre um óbito e outro.

Henry e Jeanette De Lange passaram 63 anos casados e criaram cinco filhos juntos. Jeanette era portadora da Doença de Alzheimer há mais de cinco anos e, desde então, o casal tinha se mudado para uma casa de repouso. Ela, que tinha 87 anos, foi quem morreu primeiro.

O marido, que tinha 86 anos, era um veterano de guerra e lutava contra um câncer de próstata – sua única exigência era ficar perto da esposa, e assim foi feito, até o final: 20 minutos após a morte de sua amada, Henry morreu também, sem largar a mão da esposa. A última coisa que fez antes de morrer foi olhar para Jeanette mais uma vez.

Amor até o fim
Para Lee De Lange, um dos filhos do casal, a morte dos dois foi uma providência divina de amor e misericórdia. “Você não reza por isso porque parece maldade, mas não se poderia pedir por nada mais bonito”, falou ele, em declaração publicada no The Independent.

Lee disse que o pai ia visitar a mãe em seu quarto várias vezes ao dia e que achava isso uma atitude muito doce da parte dele. No momento em que Jeanette morreu, Keith, outro filho do casal, disse ao pai: “A mamãe foi para o céu. Você não precisa lutar mais, você pode ir se quiser”.

Depois de ouvir isso, Henry abriu os olhos, olhou intensamente para a esposa, fechou os olhos novamente, deitou e morreu poucos minutos depois.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Jovem é preso em flagrante por estupro e reconhecido por uma segunda vítima

Um jovem foi preso em flagrante por volta das 20 horas deste sábado (13) pela polícia de Crato sob a acusação de estupro e, na delegacia, já apareceu uma segunda vítima que o reconheceu como tal. Roberto Nilo Barros, de 26 anos, foi preso no Sítio Monte Alegre no momento em que estava violentando uma mulher em meio a um matagal nas margens da CE-386 quando foi surpreendido pela viatura da Força Tática de Apoio (FTA).

A CIOPS de Crato já tinha sido informada sobre o cometimento do crime e, imediatamente, a patrulha seguiu até local na direção do Distrito de Ponta da Serra. O acusado mora na Rua São Francisco, 11 (Bairro Pinto Madeira) em Crato e foi localizado nas imediações da Cerâmica Batateira, onde um popular tinha ouvido uma mulher gritando e pedindo socorro.

Os PMs adentraram o mato quando encontraram Roberto estuprando a jovem de 23 anos. Ao ver os policiais, ela correu na direção da patrulha mesmo completamente despida quando narrou os fatos dizendo que o acusado a obrigou a subir em sua moto Honda Fan de cor vermelha e placa NVD-7940 enquanto a ameaçava de morte e a obrigou adentrar o matagal apertando o seu pescoço e agredindo a jovem a socos no rosto. Usando da mesma brutalidade, forçou a vítima a se despir e em seguida praticou sexo com a mesma.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



AddThis