Lula viaja ao Nordeste em busca de apoio popular contra impeachment

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta segunda-feira para a região Nordeste em busca de apoio popular contra o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. As cidades escolhidas são as que Lula tem bastante popularidade: Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, Carpina e Caruaru, em Pernambuco. O retorno a São Paulo está agendado para quarta-feira a noite.

Na segunda-feira, segundo nota divulgada pelo Instituto Lula, o ex-presidente estará em Juazeiro para o evento Bahia mais forte: Ações do governo da Bahia para o desenvolvimento rural, que começa às 14h30. Em seguida, ele viaja para Petrolina, onde participará do Ato da Frente Brasil Popular “Semiárido contra o golpe — Nenhum direito a menos”.

No dia seguinte, terça-feira, Lula vai a Carpina na Plenária do 2° Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Pernambuco (FETAPE). Segundo Instituto Lula, o “evento contará com mais de 600 lideranças dos movimento sindical e de movimentos políticos”.

Já para quarta-feira está prevista a presença de Lula no Ato da Frente Brasil Popular em Caruaru, na Praça Marco Zero. Na sequência ele visita o Assentamento Normandia, do MST. Ainda no início da noite de quarta-feira Lula vai para o Ato da Frente Brasil Popular no Recife, na Praça de São Pedro.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Pró-reitor da URCA fala sobre polêmica no concurso para professor

A Universidade Regional do Cariri descartou a possibilidade de anular o concurso que está sendo realizado desde o último dia 28 junho. A informação é do pró-reitor de graduação e presidente da Comissão do Concurso, professor Egberto Melo. Ele contestou as informações dos candidatos que reclamam do certame e disse que não teme a justiça.

A situação ganhou notoriedade a partir de uma série de reclamações dos participantes do processo seletivo da universidade, que disputaram 42 vagas para professores efetivos na instituição. Conforme relatos dos candidatos, foram detectadas diversas irregularidades em vários pontos do processo, desde a identificação dos candidatos até os prazos para jugar recursos.

O candidato, Euvaldo Marciano, conta que em alguns casos não foi exigido documento de identificação para fazer a prova. Ainda segundo contou, o sorteio dos pontos foram feitos sem a presença dos membros da comissão e que houve conflito de interesse entre membros de bancas e candidatos ao concurso. Outro ponto destacado por ele é que não houve um prazo para a análise de recursos, o que inviabilizaria a participação da segunda fase do certame, caso alguns desses recursos fossem deferidos.

O candidato revela que foram diversos problemas registrados e que por isso, grupos de participantes do concurso ingressaram com ações na justiça pedindo a anulação do processo. Eles também criaram uma pagina no Facebook para relatar suas experiência, que alguns classificaram como traumática.

O professor Egberto, que preside a comissão organizadora do concurso, admitiu que houve um caso especifico de conflito na banca, mas que a situação foi sanada. Explicou ainda que as regras colocadas no edital já previam a questão dos prazos e como o processo seletivo iria transcorrer. Ele negou que não tenha havido identificação dos candidatos, mas que essas ocorreram em sala.

Sobre as ações judiciais, o pró-reitor disse ver como algo natural que as pessoas não aprovadas contestem e acione a justiça. Ele garante que está tranquilo quanto à lisura do certame e que duvidar disso é por em xeque os vários profissionais que participaram do processo e a própria instituição. Ele disse ainda que as pessoas tem o direito de se manifestar nas redes sociais, mas têm que calcular o que dizem.  Para ele a preocupação agora é com a conclusão do certame.

Adriano Duarte

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



As 10 histórias mais polêmicas da Bíblia

10. TROCA DE ESPOSAS

LIVRO - Gênesis, capítulo 21, versículos 1-14

QUESTÃO - Ciúme e vingança

O patriarca Abraão, sua mulher, Sara, e a escrava Agar viveram um triângulo amoroso complicado. Sara era estéril e, ao passar dos 70 anos, sugeriu ao marido que tomasse uma nova esposa. Agar foi a escolhida e deu à luz Ismael, mas Sara se arrependeu. Engravidou 14 anos depois, teve Isaac e, enciumada, exigiu a expulsão da rival e do filho dela. Supostamente, a briga rende até hoje: Ismael teria dado origem ao povo árabe, e Isaac, ao povo judeu.

9. PERDEU A CABEÇA

LIVRO - Mateus, capítulo 14, versículos 1-11

QUESTÃO - Adultério, vingança e assassinato

A história de João Batista, primo de Jesus, vale como alerta: cuidado onde você mete seu bedelho. João reprovava o caso entre Herodes Antipas, rei da Galileia, e a cunhada dele, Herodias. No aniversário do monarca, sua enteada Salomé o presenteou com uma dança sensual. Em troca, Herodes prometeu a ela o que quisesse. Ela não hesitou: exigiu a cabeça de João numa bandeja.

8. FAÇAM SUAS APOSTAS

LIVRO - Jó, capítulo 1, 2 e 42

QUESTÃO - Sofrimento desnecessário

Às vezes, para ensinar uma lição, Deus pode propor testes de fé bem árduos. Foi o que rolou com Jó, um homem justo e íntegro. Satanás apostou com Deus que, se Jó perdesse suas riquezas, voltaria-se contra o Criador. Deus topou. Autorizou que seu adversário lançasse várias pragas contra Jó: ele perdeu os filhos, teve os bens roubados e ficou coberto de úlceras. Mas nunca blasfemou contra os céus. Sensibilizado, Deus restituiu, em dobro, tudo o que possuía.

7. GUERRA SANTA

LIVRO - Segundo Livro das Crônicas, capítulo 14, versículos 8-14

QUESTÃO - Genocídio

Guerras com motivações religiosas sempre causaram polêmica. Mas não na Bíblia. A mais sangrenta, do bisneto do rei Salomão, Asa, contra o monarca etíope Zara, matou mais de 1 milhão de pessoas! E com a bênção divina: "É em teu nome que marchamos contra essa multidão!", clamou Asa antes de atacar com apenas metade de seu exército.

6. BANCO DE RESERVAS

LIVRO - Gênesis, capítulo 38, versículos 8-10

QUESTÃO - Sexo e assassinato

Nos tempos bíblicos, era comum a prática do levirato: quando um homem morria sem herdeiros, seu irmão casava-se com a viúva e seus filhos eram considerados descendentes do morto. Mas nem todos aprovavam a ideia. Onã se rebelou e, em vez de engravidar a cunhada Tamar, praticava o coito interrompido, ou seja, "derramava seu sêmen por terra". Deus não gostou e tirou sua vida. Foi daí que surgiu o termo "onanismo", sinônimo de masturbação.

5. OLHA ESSA MÃO BOBA!

LIVRO - Gênesis, capítulo 24, versículos 1-9

QUESTÃO - Sexo

Abraão pediu a um servo para achar uma mulher para seu filho Isaac, como era costume. O curioso é que o acordo foi selado conforme a tradição: o servo colocou "a mão sob a coxa" de Abraão - ou, dizem os estudiosos, segurou seus testículos. Isso porque a circuncisão (remoção da pele sobre o pênis) era sinal da aliança divina ("testículo" vem do latim testis, que também originou "testemunha").

4. HAJA FÔLEGO

LIVRO - Primeiro Livro dos Reis, capítulo 11, versículos 1-3

QUESTÃO - Poligamia

Salomão entrou para a história como um homem inteligente e justo. Mas ele tinha outros atributos. Segundo a Bíblia, o filho de Davi teria tido 700 esposas. E, por fora, ainda pegava mais 300 concubinas. Segundo historiadores, o harém devia-se, em parte, aos casamentos com estrangeiras por motivos diplomáticos. Entre as esposas, havia gente de todos os lugares: hititas, moabitas, edomitas...

3. IRMÃO METRALHA

LIVRO - Juízes, capítulo 9, versículo 1-6

QUESTÃO - Fratricídio

Irmãos nunca se deram muito bem na Bíblia - vide casos como Caim e Abel, Isaac e Ismael e Esaú e Jacó. Mas o maior fratricida das escrituras é Abimelec. Para assumir o trono, o filho de Gedeão matou ou mandou matar 69 de seus 70 irmãos. Só o caçula, Joatão, escapou - e isso porque fugiu. Mas o reinado de Abimelec não durou. Três anos depois, morreu ao levar uma pedrada na cabeça.

2. PELO BEM DA HUMANIDADE

LIVRO - Gênesis, capítulo 19, versículos 30-38

QUESTÃO - Incesto

Revoltado com as bizarrices sexuais que rolavam em Sodoma e Gomorra, Deus destruiu ambas as cidades. Ló, sobrinho de Abraão que morava em Sodoma, conseguiu escapar com suas duas filhas e se escondeu em uma caverna. Certas de que eram as últimas mulheres da Terra, as jovens tomaram uma atitude chocante: encheram a cara do pai de vinho e mantiveram relações sexuais com ele por duas noites seguidas. Do incesto, nasceram Moab e Ben-Ami.

1. TAÍ, SOGRÃO!

LIVRO - Primeiro Livro de Samuel, capítulo 18, versículos 17-27

QUESTÃO - Crueldade

Você acha que seu sogro é barra pesada? É porque não conheceu o patriarca Saul. Sua filha caçula, Mical, estava apaixonada por Davi. Só que Saul considerava o futuro genro um rival na luta pelo poder central entre Judá e as tribos do norte. Para impedir o matrimônio, o velho teve uma ideia: pedir um dote de casamento que Davi não conseguiria pagar. Exigiu então 100 prepúcios (aquela pele que cobre a extremidade do pênis) de soldados filisteus. O rapaz deve ter estranhado, mas, em vez de 100, trouxe logo 200. Sem alternativa, Saul teve de entregar a mão da filha.

FONTES: Livros The Illustrated Encyclopedia of the Bible, de John Drane, The Complete Who’s Who in the Bible, de Marshall Pickering, The Illustrated Guide to the Bible, de J.R. Porter, e A Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Fonte: Superinteressante

Curta nossa página no Facebook



Mulheres precisam dormir mais que os homens para manter o bom humor, diz estudo

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, concluiu que, para manter o bom humor, as mulheres precisam dormir mais do que os homens.

A pesquisa mostrou que mulheres que não dormem o suficiente amanhecem mais irritadas do que os homens que tiveram a mesma quatidade de sono.

Edward Suarez, um dos autores da pesquisa, estudou 210 homens e mulheres de meia-idade que não possuíam distúrbios do sonos. O trabalho, que foi feito em conjunto com outros pesquisadores, revelou que 40% dos participantes dormiam menos do que o necessário, adquirindo problemas como dificuldade para adormecer ou acordar durante a noite.

"O estudo sugere que o sono de má qualidade – medido pela quantidade total de sono, o grau de despertar durante a noite e quanto tempo leva para pegar no sono – pode ter consequências mais graves de saúde para as mulheres que para os homens", disse Edward.

Os pesquisadores explicam que as mulheres que dormem pouco sofrem mais com aflições físicas e psicológicas, além de ter dificuldade para balancear os hormônios, ficando mais propensas a desenvolver problemas no coração, diabetes tipo 2 e depressão.

Fonte: Rede TV!

Curta nossa página no Facebook



Coldplay - Up&Up (Official video)




Aprenda o jeito certo de usar faróis baixos em rodovia

Começou a valer desde o dia 8/7, a obrigatoriedade de acender o farol baixo de dia, ao circular em rodovias. O descumprimento é considerado infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13, que passará para R$ 130,16 em novembro próximo.

O farol baixo é o que as pessoas chamam de farol, até então exigido para todos os veículos somente durante a noite e dentro de túneis. Apenas para as motos o uso das luzes já era obrigatório usar o farol durante o dia e a noite, em todos os lugares.

Veja abaixo perguntas e respostas sobre a nova lei do farol baixo.

1) Tem que ligar o farol de dia na estrada e na cidade?
A lei só fala em rodovias. Fora das estradas, o farol baixo é exigido para todos os veículos somente à noite e em túneis com iluminação pública -nos que não têm iluminação deve-se usar luz alta. A exceção são as motos, que precisam circular com a luz acesa o tempo todo e em todos os lugares.

2) Qual a diferença entre farol baixo e lanterna?
O farol baixo é o que as pessoas normalmente chamam de farol, até então, usado à noite.

Mais fraca, a lanterna ou luz de posição deve ser acionada em duas situações, segundo o Detran-SP:

1) à noite, somente quando o carro estiver parado para embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias;
2) de dia, sob chuva forte, neblina ou cerração (nessas condições também pode ser usado o farol baixo).

Há ainda o farol alto, que só deve ser usado em locais onde não há nenhuma iluminação e, ainda assim, precisa ser desativado quando outro veículo vier no sentido contrário.

3) Vale farol de neblina/milha?
O farol de neblina não é aceito como farol baixo. Ele só deve ser usado quando há neblina, chuva forte ou nuvens de poeira, diz o Código de Trânsito Brasileiro.

A lei que exige o farol baixo de dia nas estradas só abriu exceção para a luz diurna de LED , aquela faixa de lâmpadas que alguns carros mais novos têm. Ela poderá ser usada nas estradas, de dia, em vez do farol baixo. À noite, não.

4) Qual a utilidade de usar farol baixo durante o dia?
Segundo o Contran, "o sistema de iluminação é elemento integrante da segurança ativa dos veículos; as cores e as formas dos veículos modernos contribuem para mascará-los no meio ambiente, dificultando a sua visualização a uma distância efetivamente segura para qualquer ação preventiva, mesmo em condições de boa luminosidade".

Ou seja, a obrigatoriedade do farol baixo em estradas, mesmo que durante o dia, ajuda os motoristas a identificar outros veículos na via.

5) Em rodovia que corta cidades também precisa ligar o farol?
Sim. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) diz que a medida será válida para qualquer tipo de rodovia, incluindo as que passam por trechos urbanos.

Fonte: Auto Esporte/G1

Curta nossa página no Facebook



IFCE Crato oferta 35 vagas para o curso técnico subsequente em Agropecuária

O campus do Crato oferta 35 vagas para o curso técnico subsequente em Agropecuária, com início em 2016.2. As inscrições estão abertas de 11 a 22 de julho e podem ser feitas pelo site http://qselecao.ifce.edu.br. Os inscritos têm até o dia 27 de julho para entregar toda a documentação necessária no setor de protocolo do campus.

Apenas estudantes que já concluíram o Ensino Médio podem se inscrever para participar da seleção, que é feita por meio de análise do histórico escolar do aluno. O edital está disponível no link.

Iguatu e Tauá
A seleção está aberta também para o curso técnico concomitante em Agronegócio no campus de Tauá, com 35 vagas, e para o subsequente em Iguatu, nos cursos de Agropecuária, Agroindústria, Comércio, Informática, Nutrição e Dietética e Zootecnia, num total de 230 vagas.​

Assessoria de Comunicação/IFCE Crato

Curta nossa página no Facebook



Número de doutores cresce quase 500% em 18 anos no Brasil

O número de títulos de mestrado e doutorado cresceu 379% e 486%, respectivamente, entre 1996 e 2014, no Brasil, revela estudo divulgado pelo CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) na 68ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Porto Seguro, na Bahia.

Apresentado nesta terça-feira (5), o estudo revela ainda que os  títulos de pós-graduação triplicaram no mesmo período com a criação de novos cursos.

Segundo o diretor do CGEE, Antônio Galvão, a pulverização dos programas de mestrado e doutorado criou as condições necessárias para o desenvolvimento de outras regiões do país. Quanto maior o conhecimento, maior o potencial de geração de riquezas para o país, afirmou Galvão, ao detalhar o estudo.

"Quando se muda isso, muda-se a qualidade dos empregos das pessoas, porque eles [pós-graduados, mestres e doutores] vão fazer tarefas mais complexas, ter atividades e empreendimentos de maior densidade técnico-científica, que remuneram melhor, que pagam melhores salários. Todo o processo de desenvolvimento real é baseado em conhecimento. Este é o grande segredo, e é o que a pesquisa está mostrando", afirmou.

O estudo mostra o mercado de trabalho de mestres e doutores em um período de seis anos. De acordo com os dados da pesquisa, de 2009 a 2014, o total de mestres empregados foi 66% e o de doutores, 75%, bem acima da taxa de ocupação da população, que está em 53%, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Mesmo com o avanço, o Brasil aparece como antepenúltimo em um ranking de 37 países. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, no Brasil são apenas 7,6 doutores para cada grupo de 100 mil habitantes. Apenas o México (4,2) e o Chile (3,4) tiveram desempenho inferior ao do Brasil nesta lista.

Fonte: UOL (Com Agência Brasil)

Curta nossa página no Facebook



Eduardo Cunha renuncia à presidência da Câmara

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) anunciou nesta quinta-feira (7) a decisão de renunciar à presidência da Câmara, cargo do qual ele estava afastado desde maio, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que o suspendeu do exercício do mandato. Ele não renunciou ao mandato.

Cunha leu, com a voz embargada e lágrimas nos olhos, uma carta de renúncia no Salão Nobre da Câmara. Ele estava acompanhado dos deputados Carlos Marun (PMDB-MS) e João Carlos Bacelar (PR-BA).

"Resolvi ceder aos apelos generalizados dos meus apoiadores. É público e notório que a Casa [Câmara] está acéfala, fruto de uma interinidade bizarra que não condiz com o que país espera de um novo tempo após o afastamento da presidente da República. Somente minha renúncia poderá pôr fim a esta instabilidade sem prazo. A Câmara não suportará esperar indefinidamente", disse o deputado.

O deputado já havia negado a renúncia em diversas ocasiões.

O deputado demonstrou emoção ao falar das acusações contra sua mulher e filha, também investigadas pelo uso de contas na Suíça suspeitas de terem recebido propina do esquema de corrupção na Petrobras.

Segundo Cunha, seus opositores utilizaram as suspeitas contra sua família "de forma cruel e desumana, visando me atingir", disse. A mulher dele, Cláudia Cruz, se tornou ré num processo criminal sobre as contas suíças aberto pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba.

O deputado voltou a afirmar inocência nas acusações contra ele. "Quero reiterar que comprovarei minha inocência nesses inquéritos. Reafirmo que não recebi qualquer vantagem indevida de quem quer que seja", disse.

No pronunciamento, Cunha fez uma breve retrospectiva de seu mandato na Presidência da Câmara e ressaltou sua decisão de ter aberto o processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff.

"Tenho a consciência tranquila, não só da minha inocência, mas de ter contribuído para que meu país se tornasse livre do governo criminoso do PT", afirmou. Importantes líderes do PMDB, além do próprio Cunha, também são investigados pela Lava Jato.

Dizendo-se "perseguido", Cunha afirmou que sua decisão de abrir o processo de impeachment foi um dos motivos que levou a Procuradoria-Geral da República e o STF a determinarem seu afastamento.

A leitura da carta de renúncia durou menos de dez minutos. Ele encerrou dizendo "que Deus abençoe essa nação".

Com a renúncia à presidência, a Câmara tem até cinco sessões para eleger o sucessor de Cunha, que terá uma "gestão tampão" até 1º de fevereiro de 2017. Atualmente, a Câmara é presidida interinamente por Waldir Maranhão (PP-MA), criticado por frequentemente recuar em suas decisões.

Apesar de não ter renunciado ao mandato, Cunha continua afastado de suas atividades como deputado por decisão do STF.

A renúncia ocorre dias antes de a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) votar recurso do peemedebista contra pedido de cassação de seu mandato aprovado pelo Conselho de Ética.

Ao deixar o cargo, deputados avaliam que Cunha espera conseguir conquistar apoio na CCJ e no plenário para salvar seu mandato

O processo no Conselho de Ética também acusa o deputado de ter mentido à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras, em março de 2015, quando disse não possuir contas no exterior. Posteriormente, a Procuradoria-Geral da República confirmou a existência de contas na Suíça ligadas a Cunha e seus familiares. O deputado diz não possuir contas bancárias, mas trusts, um tipo de investimento para o qual não seria exigida à declaração à Receita Federal.

O processo chega à sua reta final como o mais longo que já tramitou no Conselho de Ética da Câmara. A representação foi entregue em outubro de 2015, mas seu andamento tem sofrido atrasos devido a expedientes de aliados, acusados, por deputados que querem a cassação do peemedebista, de promoverem "manobras" para beneficiar Cunha e adiar o desfecho do caso.

O deputado e seu advogado de defesa no conselho, Marcelo Nobre, têm negado veementemente a realização de "manobras" e dizem se valer apenas do direito de defesa do deputado.

O advogado de Cunha no processo, Marcelo Nobre, afirmou que o parecer de Rogério não apresentou provas da existência de contas na Suíça em nome do peemedebista. A defesa alega que trusts não são contas bancárias, mas um tipo de investimento em que os bens são administrados por terceiros e para o qual não é exigido sua declaração à Receita Federal.

"Sabe porque o parecer tem 90 páginas? Porque não tem prova. Porque a prova caberia em uma linha. Cadê o número da conta do banco? Não existe. Eu não preciso de 90 páginas, eu preciso de uma linha com o número da conta, o nome do banco e o nome de meu cliente", disse Nobre. "Condenar sem provas é linchamento. Espero que todos nós aqui nunca passemos por uma acusação sem prova, e muito pior, uma condenação sem prova", afirmou o advogado.

Molon (Rede-RJ) ironizou a afirmação do advogado de Cunha. "Parece que só o advogado do representado não viu a conta. Se não há conta, será que Banco Central multou o deputado Eduardo Conta por que ele não tem conta?", disse Molon.

Nesta terça-feira, o Conselho de Ética recebeu documentação do Banco Central sobre a multa de R$ 1 milhão aplicada contra Cunha por manter recursos não declarados no exterior.

Outras denúncias contra Cunha
Além das acusações que enfrenta no Conselho de Ética, Cunha se tornou réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no STF e é alvo de pelo menos outras duas denúncias e de um inquérito no STF. Segundo o "Estadão Conteúdo", o número de denúncias contra Cunha no STF, em maio, era de oito.

Em uma das ações, a Procuradoria-Geral da República acusa Cunha de ter abastecido contas secretas na Suíça com dinheiro de propina do esquema da Petrobras. Ele se tornou réu pela segunda vez com a denúncia.

A terceira denúncia da Procuradoria acusa o peemedebista de ter solicitado e recebido propina do consórcio formado por Odebrecht, OAS e Carioca Christiani Nielsen Engenharia –que atuava na obra do Porto Maravilha– no montante de cerca de R$ 52 milhões.

A mulher do deputado, Cláudia Cruz, se tornou ré pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, após o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, aceitar denúncia do Ministério Público Federal que também trata do uso das contas suíças pela mulher do deputado.

Há ainda um inquérito contra Cunha no STF em que ele é acusado de recebimento de propina de Furnas.

Cunha nega irregularidades em todos os casos e só é réu no primeiro deles. Nos outros, o STF ainda precisa julgar se aceita o pedido da PGR.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Adolescentes se alimentam mal e risco à saúde cresce

Adolescentes brasileiros seguem uma dieta de alto risco para problemas cardiovasculares, doenças renais e obesidade. De acordo com dados do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) divulgados na última quinta-feira pelo Ministério da Saúde, o consumo de refrigerante e balas por jovens entre 12 e 17 anos supera o de frutas, verduras, hortaliças e suco natural.

Endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Tarissa Petry diz que, por praticidade, brasileiros estão deixando de consumir alimentos naturais, mas que isso pode trazer sérias consequências para a saúde. “Estamos diagnosticando a obesidade cada vez mais cedo. Esses jovens vão ter diabete, hipertensão, enfarte e AVC mais cedo também.”

Felizmente, o arroz e o feijão, alimentos considerados saudáveis, estão no topo da lista dos 20 alimentos mais consumidos pelos adolescentes. Depois aparecem pães, sucos e carnes. Mas, logo em seguida, a qualidade cai e o ranking é dominado pelos produtos industrializados. Na sexta posição estão os refrigerantes, seguidos por doces e sobremesas, café, frango, hortaliças, massas, biscoitos doces, óleos e gorduras, tubérculos, salgados frios e assados, carnes processadas, bebidas lácteas, queijos e outros derivados do leite, biscoitos salgados, bolos e tortas.

Segundo especialistas, esse conjunto de hábitos é preocupante e reflete diretamente os índice de obesidade e sobrepeso, que atingem, respectivamente, 17,1% e 8,4% dos adolescentes. Também preocupam o consumo excessivo de sódio e o déficit de vitamina E e cálcio. De acordo com o levantamento, 80% dos adolescentes consomem sódio acima do recomendado e pouco mais da metade (51,8%) bebe menos de cinco copos d’água por dia – quando o recomendado é de oito copos.

“Vivemos em uma transição do padrão africano, onde a fome era prevalente, para o padrão americano, onde a obesidade predomina. Nossa tarefa é tentar reverter esse padrão, sobretudo com população mais jovem”, afirmou a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção à Saúde, Fátima Marinho. A epidemiologista considera que o fenômeno identificado agora entre adolescentes já ocorre há alguns anos na população adulta.

Mais da metade tem o hábito de comer em frente à TV, seja uma refeição completa ou um lanche. Dos entrevistados, 40% disseram que petiscam enquanto estão com o aparelho ligado e 73,5% passam duas horas ou mais vendo TV ou no computador. Além disso, menos da metade (48,5%) toma sempre ou quase sempre café da manhã, e 21,9% nunca tomam.

A pesquisa, feita em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  ouviu cerca de 75 .000 estudantes com idade entre 12 e 17 anos, de 1.247 escolas em 124 municípios.

Vigitel
O padrão entre adultos é ainda mais desanimador. Dados do Vigitel 2015 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), mostram que 19% do brasileiros têm o hábito de consumir refrigerantes e sucos artificiais e 20% consomem doces 5 vezes por semana ou mais. O hábito reflete diretamente na obesidade: 18,6% são obesos – em 2010, eram 15%.

O estudo, feito por telefone com moradores com mais de 18 anos das capitais do país, revelou também que menos da metade dos brasileiros tem o hábito de comer frutas e hortaliças regularmente. O consumo de doces e refrigerantes também é considerado excessivo.

Propaganda
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou que a propaganda de alimentos ricos em sal, açúcar e gordura e com excesso de álcool poderia ser “aprimorada”, sem dizer, no entanto, o que poderia ser feito. Ele também assinou uma portaria que proíbe a venda, promoção, publicidade ou propaganda de alimentos industrializados, processados, com excesso de açúcar, gordura e sódio dentro das unidades do ministério. O mesmo vale para eventos patrocinados.

Fonte: Veja.com

Curta nossa página no Facebook



IFCE Crato marca presença na Expocrato

A participação na Expocrato já virou tradição para o campus do IFCE na cidade. Em 2016, o IFCE campus Crato leva para o Parque de Exposições um stand com programação especial. São workshops, palestras, apresentações de pesquisas e minicursos em um espaço que funcionará de 11 a 15 de julho (segunda à sexta-feira), de 9h às 20h. A programação é aberta para estudantes, produtores e demais interessados, e as inscrições são feitas na hora.

A área reservada para o campus tem 600m², um espaço que contará com exposição de animais, dois miniauditórios, mesa de reuniões e palco para apresentações culturais. Bovinos, suínos, aves, equinos, ovinos e caprinos, além de peixes ornamentais, serão expostos pelo campus.

Para o diretor-administrativo do campus, professor Joaquim Rufino Neto, a presença no evento faz parte da função do Instituto de incentivar o desenvolvimento da área na região. “O IFCE é um agente fomentador de tecnologias do segmento agropecuário e não pode deixar de participar do evento, que é um momento para difundir pesquisas, trabalhos e potencialidades. A escola está sempre presente, mas esse ano a participação é mais forte”.

As palestras têm temáticas diversas: da apicultura, com a importância das abelhas para o meio ambiente, até a bovinocultura, com a suplementação de bovinos leiteiros. Há também palestras sobre tráfico de animais silvestres e sobre inovação e sustentabilidade na floresta, entre outras. Os visitantes poderão ainda participar de oficinas de compostagem e minhocário, assim como minicursos sobre produção de queijos e processamento de frutas, por exemplo.

A programação de quarta-feira (13) traz um dia de campo, que ocorre no próprio IFCE e é organizado em parceria com a Embrapa. Os desafios e estratégias para a produção agropecuária durante o período chuvoso para uso durante o período de seca serão a temática principal da manhã.

Participação dos estudantes
Os estudantes são peça-chave da participação do Instituto na Expocrato. Cerca de 60 alunos do curso de Zootecnia estão envolvidos em atividades diversas no evento. Além de ajudar no funcionamento do stand, eles apresentarão palestras e ministrarão oficinas. Há ainda um momento de apresentação de algumas das pesquisas desenvolvidas por eles, sob a orientação dos professores do curso: os estudantes estão investigando maneiras de melhorar a nutrição animal, como a inclusão da polpa de macaúba, típica da região, na dieta de aves de corte.

Para o professor Marcus Góes, coordenador de Extensão do campus e um dos responsáveis pela presença no evento, a participação é fundamental para a formação dos futuros zootecnistas. “Na exposição, eles entram em contato com produtores da área, além de participarem da maior exposição agropecuária do Ceará”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Segunda-feira

9h às 10h – Escolha de reprodutores e matrizes de ovinos e caprinos (IFCE Crato)
10h às 11h – Produção de leite bovino a pasto no Cariri – relato de caso da Fazenda Mata dos Araças em Barbalha-CE (IFCE Crato)
11h às 12h – Alimentação de cavalos atletas (IFCE Crato)
14h às 15h – Preparo e utilização de extratos naturais como alternativa de controle da Spodoptera frugiperda na cultura do milho (IFPI)
15h às 16h – Superação de dormência em sementes de Tamarindus indica (IFPI)
16h – Workshop Minhocário
16h – Workshop Compostagem
16h às 17h – Aspectos Gerais da cultura do maracujazeiro no Vale de Canindé no Piauí
17h às 18h – Grupo de Estudos Zooequinos (IFCE)
18h às 19h – Efeito de doses de Fósforo no desenvolvimento da cultura da melancia na Região do Vale do Canindé – PI (IFPI)
19h às 20h – Produção de mudas de hortaliça utilizando substratos e recipientes alternativos para atender o pequeno produtor da Região do Vale do Canindé – PI (IFPI)

Terça-feira
9h às 10h – Alternativas alimentares para o rebanho (Embrapa)
10h às 11h – Captação e uso de água da chuva para consumo e produção de alimentos (Embrapa)
11h às 12h – Considerações sobre o potencial frutífero das espécies da Caatinga (Embrapa)
14h às 15h – Inclusão da polpa de macaúba em dietas para aves de corte (IFCE Crato)
15h às 17h – Composto orgânico produzido a partir de resíduos da produção e abate de pequenos ruminante (Embrapa)
16h – Workshop Minhocário
16h – Workshop Compostagem
17h às 18h – Óleos vegetais em ração de vacas leiteiras (IFCE Crato)
18h às 19h – Avanços na reprodução assistida de bovinos (ABS Pecplan)
19h às 20h – Quintais produtivos – uso racional da água (Embrapa)

Quarta-feira
8h às 12h – Dia de Campo (Embrapa): Programação no campus do IFCE. Desafios e estratégias para a produção de volumoso em condições de sequeiro.
14h às 15h – Tráfico de animais silvestres (IFCE Crato)
15H às 17h – Controle integrado da verminose em caprinos e ovinos (Embrapa)
16h – Workshop Minhocário
16h – Workshop Compostagem
17h às 18h – Grupo de Estudos Zooequinos (IFCE)
18h às 19h – Inovação tecnológica no processamento industrial de frutas nativas
19h às 20h – Boas práticas de fabricação de queijo coalho artesanal (Embrapa)

Quinta-feira
9h às 10h – Escrituração zootecnia em ovinos e caprinos (IFCE)
10h às 11h – Produção e qualidade de silagem (IFCE)
11h às 12h – Qualidade de pastagens cultivadas (IFCE)
14h às 15h – Manejos reprodutivos em ovinos e caprinos (IFCE)
15h às 16h – A importância das abelhas no meio ambiente (UFRPE)
16h às 17h – Exigências nutricionais de ruminantes
16h – Workshop Minhocário
16h – Workshop Compostagem
17h às 18h – Grupo de Estudos Zooequinos (IFCE)
18h às 19h – Manejo sanitário em rebanhos de ovinos e caprinos (IFCE)
19h às 20h – Inovação e sustentabilidade na floresta (Embrapa)

Sexta-feira
9h às 10h – Doenças não parasitárias em caprinos e ovinos (IFCE)
10h às 11h – Cadastro Ambiental Rural (IFCE)
14h às 15h – Estudos preliminares para caracterizar a contribuição da faveleira como possível fator de indicação de ovinos criados no Sertão dos Inhamuns (IFCE Crateús)
15h às 16h – Ecologia da Polinização (UFRPE)
16h – Workshop Minhocário
16h – Workshop Compostagem
16h às 17h – Controle de verminoses em caprinos e ovinos (IFCE Crato)
17h às 18h – Uso do óleo de algodão em ração para ovinos em confinamento (IFCE Crato)
18h às 19h – Zooequinos (IFCE Crato)

MINICURSOS – NO CAMPUS DO IFCE

Terça-feira (12/07)

8h às 16h – Curso de processamento Agroindustrial de amendoim/gergelim (Embrapa)

Quarta e Quinta-feira (13 e 14/07)
8h às 16h – Curso de Boas praticas de fabricação e produção de queijo coalho artesanal (Embrapa)
8h às 16h – Curso de Processamento Agroindustrial de Frutas e Hortaliças (Embrapa)

Assessoria de Comunicação/IFCE Crato

Curta nossa página no Facebook



Aumento de golpes deixa WhatsApp em alerta; veja como se proteger

Com o aumento no número de golpes e mensagens falsas que circulam pelo aplicativo de mensagens, o WhatsApp disse em um comunicado enviado à imprensa que não usa o próprio app para se comunicar com os usuários. A empresa garante ainda "trabalhar cuidadosamente para reduzir as mensagens indesejadas que chegam pelo sistema."

Nos últimos meses, empresas de segurança digital descobriram uma série de golpes aplicados pelo WhatsApp como o de falsos descontos ou ainda promessas ilusórias relacionadas ao próprio aplicativo --como campanhas que prometem liberar novos emojis, recurso de videochamada ou dedurar todos os usuários que visitaram o seu perfil.

"Mensagens indesejadas podem chegar ao usuário de várias formas como spam, fraudes e vírus", alerta o WhatsApp. A equipe do app diz que todas essas mensagens tentam enganar os usuários.

Estranhe recompensas ou punições
A empresa, portanto, pede atenção dos usuários principalmente em mensagens cujo remetente afirma ser filiado do WhatsApp, com instruções para encaminhar o conteúdo, com ameaças de possíveis punições ou com promessas de recompensa ou presente.

Tenha um antivírus no celular
Para se precaver de páginas maliciosas, a sugestão é já conhecida: evite clicar em links desconhecidos. Baixar um antivírus também pode ajudar (conheça algumas boas opções aqui).  É importante mantê-los atualizados para que possam desempenhar melhor suas funções.

Nunca repasse a mensagem
O recomendado, segundo o WhatsApp, é bloquear o remetente, desconsiderar a mensagem e apagá-la. "Para evitar expor os seus contatos a potenciais danos, nunca encaminhe essas mensagens a eles", acrescenta a empresa.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



4 mitos sobre o cérebro humano

O cérebro, além de comandar tudo o que acontece no nosso organismo, é, sem sombra de dúvidas, um dos órgãos mais fascinantes do corpo humano. Contando com aproximadamente 100 bilhões de neurônios, ele é tão incrivelmente complexo que existem várias áreas da ciência — como a neurologia, a psicologia e a psiquiatria, por exemplo — dedicadas em estudá-lo.

E graças aos avanços da ciência, vários mitos relacionados ao cérebro humano acabaram sendo derrubados — ou compreendidos — nas últimas décadas, e o pessoal do site how stuff works criou uma interessante lista sobre vários fatos relacionados ao nosso órgão-mestre que foram desmistificados. Confira:

1 – O cérebro é descolorido
Talvez você já tenha visto cérebros preservados em algum laboratório ou nas aulas de ciência, e apesar de terem um aspecto esbranquiçado e até amarelado dentro dos vidros, a verdade é que é possível identificar várias cores nesses órgãos. Para começar, grande parte dele é cinza, portanto, não é a toa que muitas vezes as pessoas se referem a ele como “massa cinzenta”.

Essa massa é composta por diferentes tipos de células — entre elas os neurônios — e pode ser observada em diversas porções do cérebro e da medula. Existe também a substância branca, composta por fibras nervosas que conectam a massa cinzenta. Outra estrutura “colorida” é a substância nigra, que apresenta essa coloração devido à neurommelanina, sem contar os vasos sanguíneos que completam a paleta de cores presentes no cérebro com o vermelho.

2 – O cérebro ganha ruguinhas quando aprendemos algo novo
Você já percebeu todas aquelas voltinhas e rugas que existem no cérebro? Elas são o resultado de milênios de evolução, já que os humanos foram desenvolvendo cérebros maiores para desempenhar todas as funções que nos diferenciam de outras espécies. Contudo, esses órgãos ficam acomodados em um espaço bem limitado e, por isso, eles foram se dobrando sobre si mesmos para caber na caixa craniana.

Tanto que, se fosse possível esticar todas as dobrinhas, o cérebro de um adulto ficaria do tamanho de um travesseiro! Contudo, ao aprender algo novo, não ganhamos mais rugas. Logo no início do nosso desenvolvimento, o cérebro apresenta um aspecto liso e uniforme, contudo, já com 40 semanas de gestação, os fetos contam com todas as voltas e dobras que terão por toda a vida.

3 – Decapitados pensantes
Você já ouviu falar que os cérebros continuam ativos durante algum tempo mesmo depois de alguém sofrer uma decapitação? Esse mito surgiu na época em que guilhotina era utilizada como ferramenta das execuções, e os boatos sobre cabeças piscando sozinhas circulavam entre a multidão. Inclusive existem testemunhos de médicos da época sobre respostas bem específicas dos executados, que apresentariam movimentos de pálpebras, lábios e pupilas.

Contudo, hoje em dia a maioria dos especialistas afirma que esses movimentos são meramente reflexos, em vez de respostas conscientes dos recém-decapitados. Ao cortar o fluxo sanguíneo — e consequentemente de oxigênio —, o cérebro entra imediatamente em coma e começa a morrer, e a perda de consciência ocorre em 2 ou 3 segundos. Assim, embora seja possível que o cérebro fique ativo, na verdade, é muito pouco provável que isso ocorra.

4 – Os humanos contam com o maior cérebro do reino animal
Embora os humanos sejam as criaturas mais inteligentes da Terra, isso não significa que os seus cérebros também sejam os maiores. Aliás, muitos animais são capazes de usar seus “tutanos” para desempenhar algumas das funções que nós também desempenhamos, como desenvolver ferramentas, mostrar empatia com relação a outros bichinhos e solucionar problemas, por exemplo.

Para que você tenha uma ideia, o cérebro humano pesa mais ou menos o mesmo que o cérebro de um golfinho, ou seja, 1,4 quilo, enquanto que o de uma baleia cachalote — que, por sinal, é menos inteligente que um golfinho — pesa cerca de 7,8 quilos. Já o cérebro de um Beagle pesa aproximadamente 72 gramas, enquanto que o de um orangotango pesa 360, e os dois animais são inteligentes.

Entretanto, embora mais inteligência não signifique necessariamente mais volume, existe sim uma relação entre a massa do cérebro e a massa corporal de determinada espécie. A proporção de peso do cérebro com relação ao peso corporal nos humanos é maior do que em outros animais, ou seja, os nossos cérebros proporcionalmente pesam mais.

Além disso, também contamos com algumas estruturas mais desenvolvidas, como o córtex cerebral, por exemplo, que é — proporcionalmente — o maior de todos os mamíferos e o responsável por funções como a memória, a comunicação e o raciocínio.

Mais mitos sobre o cérebro:
  • Ouvir música clássica — mais precisamente às obras de Mozart — não deixam as pessoas mais inteligentes;
  • Quando tomamos porres homéricos, não dizimamos milhares de neurônios;
  • Os seres humanos não utilizam apenas 10% de sua capacidade mental;
  • O uso de drogas não cria buracos no cérebro, mas é capaz de fazê-lo envelhecer extremamente depressa.
Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): Audiência pública debaterá situação do Aeroporto Regional do Cariri

A titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Juazeiro do Norte, Alessandra Magda Ribeiro, e o procurador da República do município, Celso Costa Lima, convocaram uma audiência pública para discutir problemas e soluções para o Aeroporto Regional do Cariri. O evento será aberto ao público e acontecerá na próxima sexta-feira (08/06), às 9h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Juazeiro do Norte.

O encontro foi motivado por problemas existentes na infraestrutura do aeroporto que poderá resultar na impossibilidade de utilização dos novos modelos de aeronaves. Além disso, serão discutidos os planos básicos de proteção e ruídos e a reforma da pista. “Existe a perspectiva de fechamento do aeroporto de Juazeiro por conta de problemas na pista. As companhias aéreas trocam a frota por aeronaves maiores e a pista atual não é adequada. Esperamos que a Infraero e as autoridades da região tomem providências para que essa situação seja resolvida. O aeroporto de Juazeiro tem um fluxo que supera até algumas capitais brasileiras, atendendo não somente à região do Cariri, mas também aos estados do Pernambuco, Paraíba e Piauí”, argumenta a promotora.

Serão convidados a participar representantes do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), da Secretaria de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil, Governo do Estado do Ceará, Superintendência local da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura e Câmara Municipais de Juazeiro do Norte, Defensoria Pública e companhias aéreas.

Serviço:
O que: Audiência pública sobre Aeroporto Regional do Cariri
Quando: Sexta-feira, dia 8 de junho, às 9h
Endereço: IFCE – Campus Juazeiro do Norte (Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646, Planalto)

Assessoria de Comunicação/MPCE

Curta nossa página no Facebook



Temer estuda elevar impostos para reduzir deficit de 2017

Para evitar um deficit de R$ 194 bilhões em 2017, considerado preocupante pelo governo, a equipe econômica avalia a elevação de impostos como a Cide e o PIS/Cofins, a venda de dívidas ativas da União no mercado e um programa de privatizações e concessões para tentar reduzir o rombo para algo entre R$ 150 bilhões e R$ 160 bilhões.

Em reunião na noite desta quarta-feira, o governo não fechou a nova previsão da meta fiscal de 2017, mas reforçou a decisão de que ela terá de ser menor do que a deste ano, um deficit primário de R$ 170,5 bilhões. A decisão será tomada nesta quinta.

Na reunião do presidente interino, Michel Temer, e sua equipe com líderes do Congresso, a área econômica informou que, pelos cálculos oficiais, o Orçamento de 2017 poderia registrar um deficit de R$ 194 bilhões, já prevendo a aplicação do teto dos gastos públicos —que limita o crescimento das despesas à inflação do ano anterior.

Para reduzir este rombo, que o governo considera inaceitável, a equipe econômica decidiu apresentar a proposta de aumentar tributos. Segundo assessores, ainda não foi batido o martelo, porque alguns ministros são contra a ideia num momento de recessão econômica.

A equipe do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, gostaria de fixar um rombo de até R$ 150 bilhões, mas não sabe se será possível. A ala política prefere um número na casa de R$ 160 bilhões.

No caso da Cide, sobre combustíveis, o aumento poderia gerar entre R$ 3 bilhões e R$ 5 bilhões. Em relação ao PIS/Cofins, assessores destacaram que a medida teria de ser aprovada pelo Congresso, o que não é visto como fácil neste momento de crise.

Na reunião, a equipe da Fazenda apresentou a previsão de arrecadar até R$ 25 bilhões com o programa de concessões e privatizações. O número final não foi definido porque ainda é necessário avaliar quais ativos de fato têm condições de serem vendidos.

Em relação à venda de dívidas ativas da União, a chamada securitização, alguns cenários apontam a possibilidade de o governo obter entre R$ 5 bilhões e R$ 15 bilhões com a medida.

Foi discutida também, durante o encontro no Planalto, a prorrogação do prazo da repatriação de recursos do exterior, que se encerra atualmente em outubro deste ano. A mudança no prazo poderia gerar mais R$ 10 bilhões.

Segundo o senador Wellington Fagundes (PR-MT), que participou do encontro, até o momento, a lei da repatriação gerou uma arrecadação de R$ 8 bilhões.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Secretaria da Cidade confirma data de entrega do primeiro conjunto MCMV

O secretário da cidade do município do Crato, José Muniz, comunica que será entregue na próxima terça feira (12), o primeiro conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida. A cerimonia acontecerá no período da tarde e contará com a presença do Ministro das Cidades, Bruno Araújo.

As 596 unidades habitacionais do Residencial Monsenhor Montenegro é uma parceria do Governo Federal, Governo Estadual e Prefeitura do Crato.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Brasileiros acham justo que mais ricos paguem mais imposto, indica pesquisa

Uma pesquisa do instituto Ipsos para a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) mostra que três em cada quatro brasileiros (77%) consideram justo cobrança maior de impostos para quem tem salários maiores e menos tributos para quem tem salários menores.

Quanto menor a renda do entrevistado, mais difundida é essa percepção. Nas classes AB, 68% consideram essa lógica justa. Esse número cresce para 80% quando o entrevistado pertence à classe C e para 82% entre as pessoas da classe DE.

O Brasil tem de certa forma imposto maior para os mais ricos, via tabela progressiva do Imposto de Renda. Mas o país também cobra imposto no consumo, que pesa proporcionalmente mais na renda dos mais pobres.

Apesar de defenderem mais impostos aos mais ricos, 88% acham que se cobra muitos impostos no Brasil e que o dinheiro acaba não sendo investido em melhoria de escolas, hospitais e estradas. Essa insatisfação é maior na região Norte (95%) e Sul (93%).

Os dados fazem parte da pesquisa Pulso Brasil, do instituto Ipsos, que entrevistou 1.200 pessoas em 72 cidades nas cinco regiões brasileiras. Em maio, esse monitoramento investigou a opinião dos brasileiros sobre os impostos.

"Abordamos o tema nesta pesquisa por causa do atual debate sobre aumento de impostos. E o que constatamos é que os brasileiros não percebem retorno nos impostos que pagam", diz Danilo Cersosimo, responsável pela pesquisa no Ipsos.

Carga tributária
Nesta terça-feira (5), quando questionado sobre um possível aumento de impostos, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o governo "está considerando" a questão. Ele disse que o governo divulgaria as "conclusões" sobre isso ainda nesta semana.

Um das principais queixas de 85% dos entrevistados é que, mesmo já pagando os impostos, é preciso ainda pagar plano de saúde privado, escola particular, segurança do condomínio, entre outros gastos. Isso porque a qualidade do serviço público é ruim.

Segundo Marcel Solimeo, diretor do Instituto de Economia da ACSP, essa sensação de que o dinheiro arrecadado não é bem aplicado pelos governo é um dos fatores que dificulta o aumentos dos impostos no país.

"Isso mostra que os brasileiros estão mais conscientes de que o contribuinte. Essa má utilização dos recursos faz pressupor que mais impostos não resolveria. Isso dificulta a ideia de se criar mais impostos", afirma.

Entre as perguntas feitas em todas as regiões do país estava a possibilidade de volta da CPMF para aumentar a arrecadação do governo. Dos pesquisados, 74% já ouviram falar do tributo, 25% desconhecem e apenas 1% não sabe ou não respondeu.

Do total dos entrevistados, 79% foram contra a volta da cobrança do imposto. Somente 9% se mostraram favoráveis. Os demais não souberam responder.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Mais de 90% dos standes já estão comercializados para a Expocrato 2016

A retração na economia brasileira e o quinto ano seguido de estiagem no Estado parece não ter afetado de forma acentuada a maior feira agropecuária do Estado, a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato). A 4 dias de começar a 72ª edição do evento, mais de 90% dos standes já estão comercializados. De acordo com o presidente da Comissão Gestora da Expocrato, Luiz Gonzaga de Melo, a edição deste ano deve movimentar, só no agronegócio, R$ 10 milhões.

Movimentação
Estima-se que 400 mil pessoas passem pelo Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante durante os oito dias de evento. “A comissão organizadora trabalha com um número estimado de 50 mil pessoas por dia”, afirmou Gonzaga. Os organizadores esperam ainda que cerca de 10 mil animais sejam expostos, dentre os quais, cinco mil serão caprinos, ovinos e equinos.

Para este ano, quatro leilões de equinos e bovinos de raça e exposição pan-americana de cães já estão confirmados, superando o número do ano passado. “Geralmente são 3 leilões, este ano teremos um a mais”, acrescentou Luiz Gonzaga. O número de baias também sofreu alteração. “Serão 30 novas baias fixas de equinos e 70 novas baias fixas para ovinos e caprinos”, completou o presidente Comissão Gestora. Ao todo, serão 240 baias fixas.

Shows
Na parte cultural, a feira reunirá 25 atrações nacionais, entre elas Marília Mendonça, Wesley Safadão, Aviões do Forró, Biquini Cavadão, Bruno e Marrone e outras. O evento acontece entre os dias 10 a 17 de julho, sendo a abertura oficial no domingo, 10.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Gordura saturada faz mal à saúde, confirma estudo

Comer alimentos ricos em gordura saturada, como manteiga, queijo, banha de porco, carne vermelha, biscoitos, bolos e tortas, aumenta o risco de morte prematura. A conclusão é de um estudo publicado recentemente no periódico científico JAMA Internal Medicine.

Felizmente, substituí-las por gorduras insaturadas ou poli-insaturadas, presentes em óleos de origem vegetal, alguns peixes, nozes e sementes, reduz a probabilidade de morte por doenças cardíacas, respiratórias, câncer, Parkinson e Alzheimer. Para chegar a estas conclusões, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, acompanharam a dieta, a saúde e o estilo de vida de mais de 120.000 pessoas, ao longo de três décadas, por meio de questionários respondidos a cada dois ou quatro anos.

Os resultados mostraram que as pessoas que comeram mais gorduras saturadas e trans tiveram taxas de mortalidade mais elevadas do que aquelas que consumiram o mesmo número de calorias em carboidratos. A pesquisa apontou também que a substituição das gorduras saturadas pelas insaturadas presentes em alimentos vegetais – como azeite extra virgem, óleo de canola ou de soja – pode trazer “benefícios substanciais para a saúde e deve continuar sendo uma mensagem essencial nas recomendações nutricionais”.

“Houve confusão generalizada na comunidade biomédica e no público em geral nos últimos anos sobre os efeitos de tipos específicos de gorduras na saúde. Esse estudo documenta benefícios importantes das gorduras insaturadas, especialmente quando elas substituem gorduras saturadas e trans.”, disse Dong Wang, principal autor do estudo.

As gorduras trans, incluindo as parcialmente hidrogenadas como a da margarina, tiveram os piores impactos na saúde: cada aumento de 2% na ingestão dessas gorduras estava associado com um aumento de 16% no risco de morrer mais cedo. No caso da gordura saturada, cada aumento de 5% no consumo esteve ligado a uma probabilidade 8% maior do risco de morrer.

Estudos anteriores mostraram que a ingestão destas gorduras está associada ao aumento do colesterol no sangue, o que leva ao depósito de placas nas artérias que, por sua vez, pode causar infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Por outro lado, a ingestão de grandes quantidades de gorduras insaturadas ou poli-insaturadas, como ômega-3 e ômega-6, encontrados em óleos de peixe, de soja e de canola, foi associada à redução de 11% a 19% no risco de morte, em comparação com o consumo do mesmo número de calorias provenientes de carboidratos.

Mesmo o consumo de pequenas quantidades de gordura poli-insaturada no lugar da saturada já traz grandes benefícios para a saúde. Segundo o estudo, substituir 5% das calorias ingeridas provenientes de gorduras saturadas (cerca de 15 g) por poli-insaturadas, reduz a chance de morte prematura em 27%.

Enquanto alguns especialistas ressaltaram que o estudo foi observacional baseado em questionários, o que, portanto, não confirma uma relação de causa e consequência, o resultado geral está em consonância com muitos outros grandes estudos sobre alimentação e saúde.

Fonte: Veja.com

Curta nossa página no Facebook



Caririaçu está entre as cidades do CE com maiores níveis de infestação do mosquito Aedes

A Secretária de Saúde (Sesa) do Estado divulgou, no início deste mês, o boletim atualizado com os números confirmados de dengue em todo o Estado. Apesar de a capital cearense liderar com 17.587, várias cidades interioranas apresentaram índices alarmantes.

De acordo com o Levantamento Rápido de Índice de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, realizado pela Sesa , 26 municípios (33,77%) apresentam alto risco de transmissão de dengue, zika e febre chikungunya, 33 (42,86%) em situação de média infestação e 23 (29,87%) com baixo índice de infestação predial (IPP), segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Canindé, no Sertão Central, com o Índice de Infestação Predial (IPP) de 16 pontos, lidera entre as cidades do interior. No Cariri, apenas um município aparece entre os 26. Caririaçu está na 5ª posição, com o IPP 12,6. Das cidades com média infestação de mosquitos, Mauriti, com IPP 2,1, aparece na 17ª posição. Já Grangeiro, há poucos quilômetros de Caririaçu, ainda não teve nenhuma notificação de dengue este ano.

O levantamento aponta também que os principais criadouros identificados encontram-se entre os depósitos ao nível do solo para o armazenamento doméstico de água para consumo humano, que incluem tonel, tambor, barril, tina, depósitos de barro (filtros, moringas, potes), cisternas, caixa-d’água e captação de água em poço/cacimba/cisterna.

Já as cidades de Brejo Santo e Penaforte apresentam a maior quantidade de casos suspeitos e confirmados do Cariri. Enquanto o primeiro município tem 167 casos prováveis e 69 confirmados, Penaforte lidera com 89 casos confirmados de 132 prováveis.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



URCA explica porque dará Título Doutor Honoris Causa a Lula

A Universidade Regional do Cariri (URCA) irá conceder o Título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República, Luiz Inácio “Lula” da Silva, no próximo dia 12 de julho, às 10 horas. Trata-se de um título já aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da Instituição, no ano de 2002, e proposto antes mesmo de Lula se tornar presidente da República. O título foi solicitado pela ex-Reitora da URCA, Professora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, já falecida. A universidade naquele ano, era até então a primeira a propor essa titulação ao ex-presidente.

A solenidade acontece no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, e todo um trabalho vem sendo articulado pela Administração Superior da URCA para a solenidade com o ex-presidente. Para isso, foi formada uma comissão organizadora para atuar na cerimônia de concessão do título, que tem caráter apartidário.

Reconhecimento acadêmico e apartidário
O Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, afirma que mesmo diante da realidade vivenciada atualmente no Brasil, no panorama político, esse reconhecimento da Universidade é algo que envolve questões apartidárias, já que a universidade é pública e está reconhecendo uma personalidade também pública, que prestou diversos serviços a sociedade brasileira e à educação superior. Diante da agenda do agraciado, a oportunidade de entrega do título veio somente 14 anos depois, em assembleia extraordinária, aprovada em 31 de outubro de 2002 pelo CONSUNI.

No documento, considera-se a possibilidade de integração das Instituições de Ensino Superior aos movimentos sociais, ressaltando a necessidade de vinculação do ensino e da educação superior ao mundo do trabalho, à prática social e à valorização da experiência extra-escolar. Ainda ressalta a representatividade de Lula no processo formativo e inovador da luta sindical, nos movimentos sociais e no mundo do trabalho.

Em sua justificativa, a ex-Reitora, destacou a universidade, ao conceder o título a um doutor em humanidade, laureado nos movimentos sociais, e nas organizações da sociedade civil. Um doutor em conhecimento dos problemas do mundo presente, auferido nas discussões permanentes, com interlocutores díspares e divergentes, dos Phd’s da vida aos sábios que traduzem a voz do vento, dos profetas que não se rendem e dos comunicadores que interpretam a voz rouca da rua. “A Universidade Regional do Cariri quer sinalizar a urgência de interação das instituições de ensino superior aos movimentos sociais e ao resgate da energia adormecida do povo”, disse.

Títulos nacionais e internacionais
O evento é acadêmico, de reconhecimento, para o ex-presidente que tem obtido títulos desse nível de reconhecimento de grandes universidades nacionais e internacionais, a exemplo da Universidade de Salamanca, na Espanha, e em Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Viçosa, pela Universidade de Coimbra (Portugal), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pela Universidade de Pernambuco, pela Universidade Federal Fluminense(UFF), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pela Politécnica de Lausanne (Suíça), pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), pelo Sciences-Po (Institut d’Etudes Politiques de Paris), pela Universidade Federal do ABC, pela Universidad Nacional de La Matanza e Universidad Metropolitana de la Educación y el Trabajo (Argentina).

O ex-presidente já obteve quase 30 títulos de Doutor Honoris Causa, mas só chegou a aceitar a honraria, após deixar o cargo de Presidente da República. Todo um trabalho vem sendo desenvolvido no sentido de recepcionar o político, reconhecido mundialmente por trabalhos inclusivos no Brasil, principalmente na área social e sua política educacional, com o avanço na criação de universidades no Brasil e fortalecimento do ensino superior e de inserção.

Fonte: Cariri em Revista

Curta nossa página no Facebook



AddThis