Ministro do STF critica Moro: "Uma medida de coerção deve ser o último recurso para ouvir alguém"

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a autorização dada pelo juiz federal Sérgio Moro para que a Polícia Federal realizasse a condução coercitiva - quando a pessoa é obrigada a depor - do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marco Aurélio afirmou que esse recurso só deve ser usado quando houver a recusa do intimado em comparecer, o que, segundo ele, parece não ter sido o caso.

— Eu só concebo condução coercitiva se houver recusa do intimado para comparecer. É o figurino legal. Basta ler o que está no código de processo — disse Marco Aurélio, acrescentando:

— Uma medida de coerção que deve ser o último recurso para ouvir alguém. Você hoje, por exemplo, é um cidadão e pedem que você seja intimado para prestar um depoimento. Em vez de expedirem o mandado de intimação, podem conduzir coercitivamente, como se dizia antigamente, debaixo de vara?

O ministro lembrou que não há informação de que Lula tenha se recusado a prestar depoimento, o que justificaria uma condução coercitiva.

— Não me consta que o ex-presidente da República - e poderia ser um cidadão comum, não importa - tenha se recusado a comparecer. Ou seja, não me consta aqui que o mandado de condução coercitiva tenha sido antecedido por um mandado de intimação para comparecer espontaneamente perante a autoridade — disse Marco Aurélio.

O ministro destacou que, em direito, os fins não podem justificar os meios. Caso isso ocorra, as consequências serão negativas.

— Quando se potencializa o objetivo a ser alcançado em detrimento de lei, se parte para o justiçamento, e isso não se coaduna com os ares democráticos da Carta de 88 (Constituição) — afirmou Marco Aurélio.

No despacho da 24ª fase da Operação Lava-Jato, o juiz Sergio Moro argumentou que a “condução coercitiva do ex-presidente é necessária pois, em depoimentos anteriormente designados para sua oitiva, teria havido tumulto provocado por militantes políticos, como o ocorrido no dia 17/02/2016, no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. No confronto entre polícia e manifestantes contrários ou favoráreis ao ex-Presidente, "pessoas ficaram feridas".

E acrescenta que ele “receia que tumultos equivalentes se repitam, com o que a oitiva deles, na mesma data das buscas e apreensões, reduziriam, pela surpresa, as chances de ocorrência de eventos equivalentes.”

No documento, Moro também determina que não deve ser utilizada algema e, em hipótese alguma, ser filmado ou, tanto quanto possível, permitida a filmagem do deslocamento do ex-presidente para a colheita do depoimento”, além de indeferir o pedido de condução coercitiva de Marisa Letícia Lula da Silva, mulher de Lula.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook



Suco de beterraba aumenta a força muscular e combate a hipertensão

A beterraba possui inúmeros benefícios para a nossa saúde, ela surpreendeu o mundo ao descobrir que uma de suas proteínas, a hemoglobina vegetal, poderia substituir o sangue humano. Essa pesquisa sueca trouxe grande esperança para que, em um futuro próximo, possamos usar o “sangue vegetal“ em transfusões sanguíneas.

O Óxido Nítrico (ON) é uma importante molécula presente nas células do nosso corpo. Ele é produzido pelo próprio organismo a partir da oxidação do aminoácido L-arginina. De fato, o organismo é capaz de sintetizar sozinho o ON quando não existem deficiência nutricional de aminoácidos.

Além da produção endógena é possível também aumentar os níveis de ON através do consumo do suco de beterraba ou suplementação com o nitrato. Quando bebemos o suco de beterraba, por exemplo, absorvemos inicialmente o nitrato pela mucosa da boca e pelo estômago. Ele então é carregado até os músculos onde é estocado na forma inativa de nitrito.

Mas o que é e para que serve o Nitrato? 
O Nitrato é um ânion inorgânico que pode ser obtido na dieta através do consumo de vegetais como o espinafre, o alface, a rúcula e, principalmente, a beterraba. Uma das funções fundamentais do Nitrato presente na beterraba é aumentar os níveis de ON nas células do organismo. O ON por sua vez é o responsável pela vaso-dilatação dos vasos sanguíneos o que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e diminui a pressão arterial sistêmica o que facilita o trabalho do nosso coração. Mas o Nitrato tem se mostrado ser muito mais do que isso, estudo recente publicado no Journal do American College of Sports Medicine mostra que, além de aumentar o fluxo de sangue nos músculos, o consumo do suco de beterraba pode aumentar isoladamente o poder de contração dos músculos.

Como o consumo do suco de beterraba pode aumentar a força dos músculos?
Durante o exercício físico ocorre um aumento de fluxo sanguíneo pelos músculos, isso acontece para que os nutrientes (oxigênio e glicose) cheguem rapidamente aos miócitos (células musculares). Além disso, a formação de energia (ATP) pelos miócitos faz com que a produção de gás carbônico (CO2) aumente consideravelmente nos músculos levando a consequente diminuição do PH, ou seja, as células musculares ficam mais ácidas. Essa acidez estimula a conversão Nitrito -> Nitrato -> ON que atua diretamente nos capilares sanguíneos musculares fazendo vaso-dilatação, o que aumenta o aporte de oxigênio e de glicose para os miócitos. Além desse efeito o ON comprovadamente atua diretamente nos miócitos aumentando o influxo de cálcio e a ação mitocondrial, ou seja, ocorre maior produção da ATP e a eficiência muscular é maior.

Beber suco de beterraba então aumenta a performance esportiva?
A maioria dos suplementos alimentares para o pré-treino são feitos a base de vaso-dilatadores arteriais sendo o mesmo ou similar mecanismo pelo qual atua o nitrato do suco de beterraba. Será então que tomar suco de beterraba ajuda no treino? Sim, o estudo de Bailey et al (2009) mostra uma melhora significativa no VO2 máximo (consumo máximo de oxigênio) de ciclistas amadores em até 10%. No entanto, esse benefício não foi observado em ciclistas profissionais como mostra os estudo de Bescos et al (2011). Mas, um estudo grande recente de Wylie et al (2013) mostrou que com a suplementação de nitrato houve um aumento da tolerância ao esforço de até 25% em ciclistas e maratonistas, amadores e profissionais, além de um aumento no VO2 de pelo menos 3%.

Por que o suco de beterraba é bom para o coração e como ele combate a hipertensão?
A hipertensão arterial é uma das doenças mais prevalentes do mundo e extremamente silenciosa. Seu tratamento se baseia em uma série de medicações e, principalmente, na mudança dos hábitos de vida com exercícios físicos e uma dieta equilibrada. De fato, mudar o estilo de vida pode diminuir a necessidade de medicamentos e até fazer com que a doença regrida. Um estudo muito recente de Kapil et al (2015) mostrou o incrível resultado de que o consumo de apenas um copo de 250ml de suco ou uma sopa de beterraba por dia diminui muito a pressão sistólica e diastólica de pacientes hipertensos devido a vaso-dilatação periférica. Um dos grandes problemas a hipertensão arterial é a sobrecarga cardíaca, nos pacientes não tratados as conseqüências podem ser terríveis cursando com quadros de insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio. Não há dúvidas de que o consumo do suco de beterraba diminui a pressão arterial o que facilita o trabalho do coração seja em hipertensos ou pessoas saudáveis.

Então afinal quanto eu devo tomar o suco de beterraba para ter esses benefícios?
O recomendado pelo American Heart Association para hipertensos é o consumo de 250ml de suco ou sopa de beterraba por dia. Para atletas a ingestão de 250ml do suco no pré-treino, 30 minutos antes, é capaz de aumentar a força de contração muscular e o consumo de oxigênio como mostram os estudos. O importante é ter equilíbrio na alimentação, não apenas o suco de beterraba mas outros vegetais podem gerar os mesmos benefícios como o espinafre, o alface e a rúcula. Agora a escolha é com você!

Por: Guilherme Renke. Médico pela Universidade Estácio de Sá, com pós-graduação em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia INCL RJ e Endocrinologia pela IPEMED. Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Membro do American College of Sports Medicine, Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Membro do Departamento de Ergometria e Reabilitação da SBC.

Fonte: Eu Atleta/G1

Curta nossa página no Facebook



"Não devo e não temo", diz Lula em coletiva a militantes do PT; assista


O ex-presidente Luiz Luiz Inácio da Lula disse nesta sexta-feira (4) que não teme a investigação da Polícia Federal. "Eu já prestei vários depoimentos. Eu suspendi minhas férias para ir a Brasília prestar depoimento. Porque não devo e não temo. O que vale mais é um show midiático do que uma apuração séria", disse o ex- presidente a militantes, na sede do PT em São Paulo, em vídeo divulgado na internet. A Polícia Federal deflagrou hoje a 24ª fase da Lava Jato. O ex-presidente faz um pronunciamento neste momento na sede do PT.

Lula depôs por cerca de três horas no escritório da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, zona sul paulistana. Depois do depoimento, o ex-presidente foi para a sede nacional do PT.

Lula foi levado de sua casa, em São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC, sob um mandado de condução coercitiva, para o aeroporto. De acordo com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), foram abordados diversos assuntos durante o depoimento, como as palestras que o ex-presidente concedeu após deixar o Palácio do Planalto e a ligação com um sítio em Atibaia, no interior paulista.

Além da condução coercitiva, foram expedidos mandados de busca em diversos endereços do ex-presidente, como parte da 24ª fase da Operação Lava Jato. Segundo o procurador da República, Carlos Fernando Lima, há indícios de que Lula recebeu pagamentos, seja em dinheiro, presentes ou benfeitorias em imóveis das maiores empreiteiras investigadas na operação policial. De acordo com o procurador, foram cerca de R$ 20 milhões em doações para o Instituto Lula e cerca de R$ 10 milhões em palestras de empresas que também financiaram benfeitorias do sítio em Atibaia e de um apartamento tríplex no Guarujá.

Em frente ao local onde Lula prestava depoimento, houve confusão após a chegada de um grupo de militantes do PT e da Central de Movimentos Populares que trocaram agressões e ofensas com manifestantes que criticavam o ex-presidente. Também houve tumulto no saguão do aeroporto. Além de xingamentos e agressões verbais, houve empurrões e bandeiradas. Ninguém ficou ferido.


Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Prefeito Ronaldo visita obra de acesso ao Mini Distrito Industrial do Muriti




7 coisas que aconteceriam com seu corpo se você não dormisse por 1 semana

1. Você pode assumir uma culpa que não existe
Ao menos é isso que diz um relatório do senado norte-americano, que concluiu que presidiários forçados a permanecer acordados acabaram muitas vezes confessando algo que eles não fizeram.

2. Aumento de sensações semelhantes à esquizofrenia
Sensibilidade à luz, ao brilho e às cores, senso distorcido de tempo e percepção corporal alterada são sintomas típicos de quem sofre de esquizofrenia e que podem aparecer com apenas 24 horas de privação de sono.

3. Distorção no pensamento de ordem superior
Esse é o tipo de pensamento é mais estruturado, extremamente rico e organizado, além de altamente investigativo. Quando ele fica distorcido, a sua própria forma de raciocinar muda.

4. Irregularidade emocional
Controlar as emoções também fica mais complicado quando você se priva do sono. Você pode ter variações de humor muito rápidas, além de pular do soluço para o choro em um piscar de olhos.

5. Problemas físicos
Expor o corpo a longos períodos de privação de sono amplia consideravelmente o risco de doenças como hipertensão, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e diabetes.

6. Fraqueza imunológica
O corpo precisa que você durma, pois é nesse período que o nosso sistema imunológico fica mais ativo para combater qualquer problema. Ficar sem dormir pode fazer você acumular toxinas no cérebro e no sangue que trazem muitos riscos à sua saúde.

7. Desordem hormonal
As noites de sonos também são fundamentais para o controle hormonal do seu corpo. Se você deixa de dormir por um período longo de tempo, muito de seus hormônios ficaram se sentindo “perdidos”.

Fonte: Mega Curioso 

Curta nossa página no Facebook



Agentes visitam mais de 1,9 milhão de casas no CE no combate ao Aedes

Mais de 1,9 milhão de imóveis foram visitados por agentes de endemias no Ceará no combate ao Aedes aegypti desde janeiro, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, em 158 mil locais os agentes foram barrados ou encontraram o local fechado, impedindo o trabalho de eliminação de criadouros do mosquito.

No Ceará, uma lei sancionada pelo governador Camilo Santana vai permitir o uso de força policial para entrar nas residências cujos moradores recusaram o recebimento dos agentes.

A lei estabelece que o proprietário seja notificado para permitir o ingresso do agente responsável no local no prazo máximo de 72 horas após a recusa da visita. Caso os prazos das notificações expirem, agentes sanitários poderão contar com o auxílio de força policial para promover a entrada forçada no imóvel. O proprietário pode receber multa de R$ 200 a R$ 1,2 mil.

A providência será adotada quando não houver pessoa no imóvel para autorizar a entrada do agente ou na hipótese de recusa injustificada. "Essa medida objetiva garantir a todos os cearenses o direito constitucional à vida e à saúde pública, que não podem ser deixados de lado em nome do direito à reserva do domicílio", defende a mensagem.

Se o órgão de fiscalização não conseguir o contato para o envio da notificação, será deixado pelo agente comunicado no imóvel, "em local visível ou mediante aviso afixado na fachada", com o dia e horário para o novo comparecimento. Se o agente verificar que o imóvel continua fechado, ou, mesmo que habilitado, não for possível o contato com o morador, nova notificação deverá ser deixada no imóvel.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



Aspirina reduz o risco de câncer, principalmente de estômago e intestino

Tomar aspirina regularmente ajuda a reduzir o risco de câncer. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico cientifico JAMA Oncology, a ingestão regular de pequenas doses do medicamento pode diminuir a probabilidade de desenvolvimento de tumores em geral, sobretudo os cânceres de estômago e de intestino.

Para chegar a tais resultados, pesquisadores americanos acompanharam dados de saúde de 136.000 pacientes, ao longo de 36 anos. Os resultados mostraram que os voluntários que tomavam aspirina regularmente - duas vezes por semana ou mais - por, no mínimo, seis anos, tinham um risco 3% menor de desenvolver qualquer tipo de câncer. No que diz respeito a tumores de estômago e intestino, essa redução foi ainda maior: 15% e 19% respectivamente.

"Ainda não estamos no ponto em que podemos recomendar a aspirina para a prevenção do câncer. Mas as pessoas devem, sim, discutir o assunto com seus médicos, particularmente aquelas com fatores de risco, como histórico familiar para o câncer gastrointestinal", disse Andrew Chan, um dos autores do estudo.

Embora ainda não se saiba como a aspirina protege contra tumores, acredita-se que o efeito benéfico seja decorrente de sua ação na espessura do sangue. Muitas vezes o corpo tem dificuldade para eliminar células cancerosas porque as plaquetas do sangue podem se prender a elas e as esconder do sistema imunológico. Dessa forma, os autores suspeitam que o medicamento aja na luta contra a produção precoce de tumores.

Apesar dos resultados animadores, é preciso lembrar que muitas vezes o uso da aspirina pode trazer efeitos colaterais como sangramentos e úlceras estomacais.

Fonte: Veja

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Prefeito Ronaldo assina acordo que garante o uso da Praça do Seminário

Retirada dos tapumes da Praça em frente ao Seminário
São José (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal/Ed. Alencar)
Foi reaberta na tarde dessa quinta-feira (3) a Praça da Encosta do Seminário em Crato. O equipamento já havia sido entregue a população, mas os tapumes foram recolocados na última quinta-feira (25) por conta de um desentendimento entre o município e o Governo do Estado. Com a passagem do tradicional festejo de São José a situação gerou polêmica.

A praça faz parte da segunda etapa do projeto Encosta do Seminário e fica em frente ao Seminário de São José. Com isso, a preocupação era que a população e visitantes não pudessem usufruir do equipamento durante a festa que ocorre até o dia 19 de março.

O senhor João Feitosa, engenheiro ligado à empresa Coral, que executou o projeto, disse que a recolocação dos tapumes ocorreu porque o governo do estado ainda não havia recebido a obra. Com isso, a empresa informou que a responsabilidade por eventuais danos ficasse a cargo do município que deveria promover a segurança no evento. Como não houve até ali acordo, a Coral impediu o uso do equipamento enquanto estivesse sob sua responsabilidade.

A boa noticia é que depois da polêmica houve um acordo entre o Governo do Estado, Secretária das Cidades e governo municipal do Crato. O prefeito Ronaldo Gomes de Mattos (PSC) assinou a documentação se responsabilizando pela preservação do patrimônio e liberou o uso do espaço para a festa de São José 2016.

Adriano Duarte (Colaborou Ed Alencar)

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Violência contra Lula afronta o país e o estado de direito

A violência praticada hoje (4/3) contra o ex-presidente Lula e sua  família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros  cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao estado de direito  que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal.

1) Nada justifica um mandado de condução coercitiva contra um ex-presidente que colabora com a Justiça, espontaneamente ou sempre que convidado. Nos últimos meses, Lula prestou informações e depoimentos em quatro inquéritos, inclusive no âmbito da Operação Lava Jato. Dezenas de testemunhas foram ouvidas sobre estes fatos alegados pela Força tarefa, em depoimentos previamente marcados. Por que o ex-presidente Lula foi submetido ao constrangimento da condução coercitiva?

2) Nada justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do Instituto Lula e da empresa LILS Palestras. A Lava Jato já recebeu da Receita Federal, oficialmente, todas as informações referentes a estas contas, que foram objeto de minuciosa autuação fiscal no ano passado.

3) Nada justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Lula, pois este sigilo já foi quebrado, compartilhado com o Ministério Público Federal e vazado ilegalmente para a imprensa, este sim um crime que não mereceu a  devida atenção do Ministério Público.

4) Nada justifica a invasão do Instituto Lula e da empresa LILS, a pretexto de obter informações sobre palestras do ex-presidente Lula, contratadas por 40 empresas do  Brasil e de outros países, entre as quais a INFOGLOBO, que edita as publicações da Família Marinho. Todas as informações referentes a estas palestras foram prestadas à Procuradoria da República do Distrito Federal e compartilhadas com a Lava Jato. Também neste caso, o Ministério Público nada fez em relação  ao vazamento ilegal de informações sigilosas para a imprensa.

5) Nada justifica levar o ex-presidente Lula a depor sobre um apartamento no Guarujá que não é nunca foi dele e sobre um sítio de amigos em Atibaia, onde ele passa seus dias de descanso. Além de esclarecer a situação do apartamento em nota pública – na qual chegou a expor sua declaração de bens – e em informações prestadas por escrito ao Ministério Público de São Paulo, o ex-presidente prestou esclarecimentos sobre o sítio de Atibaia em ação perante o Supremo Tribunal Federal, que também é de conhecimento público.

6) A defesa do ex-presidente  Lula peticionou ao STF para que decida o conflito de atribuições entre o Ministério Público de São Paulo e o Ministério Público Federal (Força Tarefa), para apontar a quem cabe investigar os fatos, que são os mesmos. Solicitou também medida liminar suspendendo os procedimentos paralelos até que se decida a competência conforme a lei. Ao precipitar-se em ações invasivas e coercitivas nesta manhã, antes de uma decisão sobre estes pedidos, a chamada Força Tarefa cometeu grave afronta à mais alta Corte do País, afronta que se estende a todas as  instituições republicanas.

7) O único resultado da violência desencadeada hoje pela Força Tarefa é submeter o ex-presidente a um constrangimento público. Não é a credibilidade de Lula, mas da Operação Lava Jato que fica comprometida, quando seus dirigentes voltam-se para  um alvo político sob os mais frágeis pretextos.

O Instituto Lula reafirma que Lula jamais ocultou patrimônio ou recebeu vantagem indevida, antes, durante ou depois de governar o País. Jamais se envolveu direta ou indiretamente em qualquer ilegalidade, sejam as investigadas no âmbito da Lava Jato, sejam quaisquer outras.

A violência praticada nesta manhã – injusta, injustificável, arbitrária e ilegal – será repudiada por todos os democratas, por todos os que têm fé  nas instituições e do estado de direito, no Brasil e ao redor do mundo, pois Lula é uma personalidade internacional que dignifica o País, símbolo da paz, do combate à fome e da inclusão social.

É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro, que reconhece em Lula o líder que uniu o Brasil e promoveu a maior ascensão social de  nossa história.

Deputado Federal José Guimarães (PT-CE)

Curta nossa página no Facebook



Cientistas testam vacina capaz de tratar câncer terminal

Cientistas do Surrey Cancer Research Institute (SCRI), da Universidade de Surrey, em Londres, vão testar a eficácia e segurança de uma vacina que tem o objetivo de destruir tumores, caso o tratamento convencional não funcione. Portanto, é uma vacina usada no tratamento, e não na prevenção como as outras.

A droga funcionaria assemelhando-se às respostas imunológicas naturais geradas pelo organismo diante de infecções bacterianas e virais. Acredita-se que qualquer paciente com um tumor sólido possa se beneficiar da técnica.

O objetivo do estudo é identificar os benefícios do programa de vacinação e os efeitos secundários do tratamento sobre a qualidade de vida do paciente. Os cientistas esperam que os resultados possam ajudá-los a avançarem no desenvolvimento de uma terapia eficaz no tratamento do câncer.

De acordo com os pesquisadores, as vacinas contém substâncias capazes de estimular o organismo a produzir anticorpos para atacar às células cancerígenas. "Sabemos que o sistema imunológico em pacientes com câncer avançado é suprimido, por isso é incapaz de reconhecer e matar as chamadas cancerígenas. Neste ensaio estamos a investigar uma forma de imunoterapia concebida para ativar o sistema imunitário do corpo por administração de uma vacina com base em fragmentos de uma proteína chave câncer", explica o Hardev Pandha, cientista e professor da Universidade de Surrey.

Até o momento o medicamento foi testado em dois pacientes e estima-se que cerca de 30 pacientes estejam esperando para fazer parte do estudo nos próximos dois anos. Para um primeiro momento, a vacina foi aplicada em combinação com pequenas doses de quimioterapia, a fim de estimular o sistema imunológico.

Fonte: Minha Vida

Curta nossa página no Facebook



Confira 7 passos para conseguir um novo emprego

Período marcado por instabilidade financeira, o Brasil está com uma alta no desemprego. A perspectiva é que não aconteça uma melhora em um curto prazo.

Os profissionais também se mostram insatisfeitos por vários motivos, criando uma crescente busca por um reposicionamento no mercado no trabalho. Mas os consultores e especialistas em mercado avaliam que cuidados devem ser tomados antes de qualquer ação de procura de emprego ou mesmo de mudança.

É importante ter claro que, em momentos de incertezas na economia e nos resultados das empresas, o surgimento de novas oportunidades fica comprometido. Com isso, buscar uma recolocação no mercado de trabalho tende a ser mais dificultoso. Mesmo assim, isso não se torna impossível.

Confira sete passos para se reposicionar no mercado de trabalho:

1. Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento. Ou seja, trabalhe o seu network, lembrando que esse não deve ser utilizado somente nas necessidades. Assim, esteja pronto também para ajudar e nunca deixar de ser lembrado;

2. Defina a estratégia para que possa desenvolver sua autoapresentação, de forma transparente, segura e que demonstre preparo;

3. Crie interesse por parte do entrevistador, através de um Curriculum Vitae bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal, apresentando quais seus objetivos e seu potencial;

4. Cuidar da imagem pessoal é tão importante quanto os demais itens, demonstram autoestima e amor próprio, pois primeiro temos que gostar de nós mesmos para depois gostar do que fazemos;

5. Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças de mercado;

6. Conheça as empresas que têm interesse em buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado;

7. Tenha transparência e autenticidade, esses pontos que atraem as empresas, portanto não queira construir um personagem, seja você mesmo, demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.

Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Antonina do Norte (CE): Dupla de professores revoluciona ensino

A julgar pela alegria e atenção dos alunos da rede pública estadual e municipal de ensino, nesta cidade, no Sul do Ceará, dois professores, de Química e Física, obtêm êxito com um projeto inovador, que quebra a rotina dos ensinamentos exclusivamente teóricos em sala de aula.

O esforço é para prender a atenção dos alunos, despertar o gosto pelo estudo das disciplinas de Química e de Física. O projeto tem nome regionalizado, "Ciência sem pareia". Começou em 2011, em uma iniciativa inédita dos professores Nivanildo de Souza Mangueira e João Ítalo dos Reis Souza. No início, denominava-se "Isto é Física: do sério ao engraçado". O objetivo sempre foi o mesmo: demonstrar experimentos científicos de forma simples e lúdica.

Os docentes revolucionam a forma de ensinar as disciplinas em Antonina do Norte e Assaré. "Percebemos um melhor entendimento dos alunos, que estão motivados. As experiências já foram levadas para outros municípios e para as escolas da rede municipal", disse Oscar Braga, diretor geral da Escola de Ensino Fundamental e Médio Antonio Mota, onde o projeto começou.

Canal no Youtube
Além das escolas, o projeto ganhou a rede mundial de computadores, a Internet, por meio de vídeos postados no Youtube, com o título "Ciência sem pareia". No início, as filmagens eram amadoras, feitas com uma câmera digital bem simples, em locais inusitados: barraca de palha de coqueiro, no meio da roça, em estrada de terra, na escola, em casa e em calçadas.

Neste ano, com a adesão de três voluntários - Márcio Souza, Marcos Rayan e Wellington Freitas - a qualidade das filmagens melhorou e o canal já conta com quatro postagens e milhares de acessos. "Encontramos um meio de divulgar as nossas experiências, que antes ficavam restritas à sala de aula ou à escola. Agora milhares podem assistir", explica o professor João Ítalo.

Os idealizadores do projeto são professores temporários contratados pelo Estado. São apaixonados por Educação. "Buscamos levar o conhecimento de forma divertida e curiosa. Há uma relação entre o conteúdo ensinado e a experiência aplicada", diz Nivanildo Mangueira. Os docentes são alegres, mas cobram com rigor as etapas do experimento e o conteúdo por meio de provas.

Foco no Enem
Há um foco sobre os conteúdos mais cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Resolvemos questões e apoiamos os nossos alunos", disse Nivanildo. Neste ano, o professor foi aprovado em seleção para a Escola Profissional Antônia Nedina Onofre de Paiva, em Assaré. "Levei o projeto para lá e mantenho pela manhã em Antonina".

"A maneira de ensinar é divertida", diz o fotógrafo, Wellington Freitas, ex-aluno que faz filmagens e edição dos vídeos. Na manhã de ontem, na Escola 8 de Maio, os professores fizeram três experiências de química que prenderam a atenção de dezenas de alunos do Ensino Fundamental, que ainda não viram conteúdos da disciplina.

A diretora Elenilza Lima diz que a escola sempre está com as portas abertas para inovações pedagógicas e lembrou a conquista do Prêmio Escola Nota 10. "Os professores animam, despertam o gosto pelo estudo", frisa. A aluna Tainá Antunes, do 7º ano, não despregou os olhos das experiências, sentada na primeira fila. "É muito interessante saber como as coisas acontecem. A gente fica com medo, do fogo, de ter uma explosão, mas tudo é divertido", afirma.

"É preciso trazer vivências, experiências práticas para a sala de aula. A ciência pode ser entendida com materiais encontrados em casa, na rua. Instigamos a curiosidade científica, a pesquisa", diz João Ítalo.

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Por 10 votos a 0, STF decide aceitar denúncia e Eduardo Cunha vira réu

Por 10 votos a 0, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu nesta quinta-feira (3) denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ele é acusado de exigir e receber ao menos US$ 5 milhões em propina de um contrato do estaleiro Samsung Heavy Industries com a Petrobras. Com a decisão, Cunha passa a ser réu na primeira ação penal no Supremo originada das investigações da Operação Lava Jato.

Os ministros não decidiram se Cunha deve se afastar do comando da Câmara. Um pedido de Janot para que ele seja afastado da presidência e do mandato de deputado será julgado pelo Supremo em data ainda indefinida.

Antes mesmo de o Supremo concluir o julgamento, Cunha afirmou a jornalistas na Câmara que, ainda que virasse réu, ele pretendia permanecer na presidência da Casa.

“Efetivamente, eu tenho o exercício da função e continuarei exercendo”, enfatizou Cunha a repórteres ao deixar o plenário da Câmara no início da tarde desta quinta.

O presidente da Câmara argumentou ainda que não há provas contra ele e que está “absolutamente tranquilo” em relação ao caso. O peemedebista tem repetido que a aceitação da denúncia contra ele não significa condenação.

Votos
Votaram a favor de aceitar a denúncia contra Cunha o relator do caso, Teori Zavascki, e os ministros Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Luiz Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Luiz Fux está fora do país e não partipou da análise.

O julgamento teve início nesta quarta-feira (3), quando Teori Zavascki votou pela abertura do processo e foi acompanhado por cinco ministros. Nesta quinta, outros quatro ministros acompanharam o relator.

Ao aceitar a denúncia, Zavascki afirmou ver indícios "robustos" de que Cunha aderiu à "engrenagem espúria" do esquema de pagamento de propina na Petrobras.

Com um voto duro e enfático nesta quinta, Celso de Mello afirmou ainda que "falta de decoro parlamentar é falta de decência, capaz de desmerecer a Casa [Legislativa] e seus representantes".

"Qualquer ato de ofensa, como aceitação de suborno, culmina por atingir injustamente a própria respeitabilidade institucional do Poder Legislativo, residindo neste ponto a legitimidade do procedimento constitucional da cassação do mandato parlamentar de quem se haja demonstrado indigno de representar o povo brasileiro", disse.

Cunha também é alvo de processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara sob a acusação de ter mentido aos seus pares ao dizer, em depoimento à CPI da Petrobras, que não possui contas bancárias no exterior.

Posteriormente, o Supremo abriu novo inquérito para investigar contas na Suíça das quais o peemedebista é beneficiário.

"A dúvida neste momento beneficia a acusação, na medida em que não estamos a condenar. Os elementos são suficientes para o trânsito. Embora se estivesse a julgar uma ação penal não entenderia que os elementos são suficientes para a condenação. Vamos ver o que teremos de elementos probatórios ao longo do processo penal", disse o ministro.

A abertura da ação penal dá início a um processo de instrução, no qual a PGR e a defesa poderão coletar novas provas e ouvir testemunhas. Só ao final, o STF poderá condenar o peemedebista e estipular uma pena; ou absolvê-lo e arquivar definitivamente o caso.

Julgamento
A acusação da Procuradoria Geral da República (PGR) aponta que Cunha recebeu, entre 2006 e 2012, "ao menos" US$ 5 milhões para "facilitar e viabilizar" a contratação de dois navios-sonda pela Petrobras, construídos pelo estaleiro sul-coreano Samsung Heavy Industries para operar no Golfo do México e na África.

Os ministros do Supremo acolheram parcialmente a denúncia, na parte em que a PGR acusa Cunha de pressionar, a partir de 2010, o ex-consultor da Samsung Júlio Camargo a retomar os pagamentos de propina que haviam sido interrompidos. A Corte rejeitou parte da denúncia que acusava Cunha de influenciar na contratação dos navios-sonda, entre 2006 e 2007.

A parte da acusação aceita pelo Supremo narra que Eduardo Cunha, por intermédio da ex-deputada Solange Almeida, atual prefeita de Rio Bonito (RJ), apresentou requerimentos na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa exigindo explicações do Ministério de Minas e Energia sobre contratos da Petrobras com fornecedores de navios-sonda.

A maioria dos ministros também decidiu abrir ação contra Solange Almeida. Os únicos a discordar foram Dias Toffoli e Gilmar Mendes, que defenderam o arquivamento da denúncia contra a ex-deputada por achar que não há elementos para que ela seja investigada.

Comparação com mensalão
Na sessão, Gilmar Mendes afirmou que o esquema de corrupção na Petrobras é um "filhote maior" do mensalão, esquema de compra de apoio político de parlamentares no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ministro com mais tempo no Supremo, Celso de Mello afirmou que o esquema de corrupção tem diversos núcleos, como financeiro e político, com métodos “homogêneos” de atuação, de modo semelhante ao mensalão. Para Celso de Mello, os crimes investigados pela Lava Jato mostram uma organização criminosa de "projeção nacional".

"As investigações [...] têm por objeto uma vasta organização criminosa de projeção tentacular e de projeção nacional ordenada em níveis hierárquicos próprios, que observa métodos homogêneos de atuação, integra múltiplos atores e protagonistas, com clara divisão de tarefas. Há núcleo político, financeiro, operacional e técnico, que buscam obter direta ou indiretamente vantagem de qualquer natureza, notadamente no âmbito do Estado", disse.

Defesa
A defesa de Cunha sustentou que os depoimentos do principal delator, Júlio Camargo foram tomados sob pressão da PGR e que ele mentiu.

Além disso, afirmou que o lobista Fernando Baiano, que representaria interesses do PMDB na Petrobras, pedia propina "por sua própria iniciativa" e que usava o nome de Cunha para dar força à cobrança.

Os advogados negam participação de Cunha na formulação dos requerimentos e e que em depoimento, Júlio Camargo negou ter se sentido pressionado por eles.

Noutra parte, aceita pela Corte, a defesa alegou que Cunha não tinha influência sobre a Diretoria Internacional da Petrobras para facilitar a contratação dos navios-sonda, entre 2006 e 2007, além de não conhecer, nesta época, outros envolvidos nas negociações.

Na sessão desta quarta, no tempo destinado à defesa de Cunha, o advogado Antônio Fernando de Souza afirmou que a PGR omitiu dados das investigações favoráveis ao deputado.

Como exemplo, mencionou uma declaração do lobista Fernando Baiano, suposto representante de interesses do PMDB junto à Petrobras, em que ele nega participação do de Cunha na contratação.

Acusação
Também nesta quarta, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que a denúncia contra o deputado está baseada em “farta prova”. "Quero reafirmar que denúncia não se assenta exclusivamente nos depoimentos das colaborações premiadas realizadas, mas em farta prova que delas resultou", afirmou Janot no início de sua fala.

A denúncia da PGR contra Cunha aponta que os US$ 5 milhões recebidos pelo peemedebista fariam parte de uma propina de cerca de US$ 40 milhões acertada com Júlio Camargo, representante da Samsung Heavy Industries; Fernando Baiano, lobista que intermediava o negócio em nome de Cunha; e Nestor Cerveró, e-diretor internacional da Petrobras que aprovou a compra.

As embarcações, especializadas na perfuração de águas profundas, foram adquiridas entre 2006 e 2007, pelo preço de US$ 1,2 bilhão, pagos ao estaleiro num contrato sem licitação.

Para ocultar a origem, a PGR diz que Cunha recebeu os valores em várias parcelas no exterior, por meio de contas "offshore" (abertas em países pouco fiscalizados) e empresas de fachada (com contratos simulados) e até direcionando doações para uma igreja.

A acusação também diz que, para pressionar Camargo a retomar o pagamento das propinas, Cunha teria articulado, na Câmara, pedidos de informações para fiscalizar a Samsung junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério de Minas e Energia.

Também narra em detalhes uma "reunião pessoal" entre Baiano, Camargo e Cunha para acertar a divisão dos valores, repassados em parte em espécie no escritório do deputado no Rio de Janeiro.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook



Excesso de açúcar provoca o envelhecimento da pele

Rugas, pele fina, manchas... O envelhecimento da pele acontece por fatores internos, como o envelhecimento, e externos, relacionados ao estilo de vida.

O açúcar é o maior envelhecedor do corpo. Além de trazer problemas para os rins, pâncreas, o excesso de açúcar na circulação é péssimo para a pele. Outro fator que prejudica a pele é a ação dos hormônios, para ambos os sexos. O tempo também enfraquece os músculos. Rugas ao redor dos olhos, por exemplo, aparecem pela fraqueza e perda muscular.

Para cuidar da saúde e da pele, os especialistas dão dicas: faça musculação para evitar perda de massa magra, mantenha a pele hidratada e lubrificada, não use bucha no banho, evite carrega a bolsa nos braços, coma menos açúcar e use protetor solar – inclusive nas mãos.

Fonte: Bem Estar/G1

Curta nossa página no Facebook



Vírus zika é encontrado em pernilongo comum, diz estudo

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco encontraram o zika vírus ativo na glândula salivar e no intestino do mosquito Culex (pernilongo comum). A revelação sugere que o pernilongo poderia ser um novo vetor de transmissão da doença, além do Aedes aegypti.

"Para concluir isso (em definitivo), só falta identificar em campo a espécie de mosquito infectada com o vírus da zika. Nas casas e onde acontecem registros do vírus estão sendo coletados mosquitos das duas espécies. Trazemos esse material para o laboratório e fazemos os testes moleculares para detectar o vírus nesses mosquitos. Após analisar uma grande quantidade de amostras, poderemos ter uma ideia se o Aedes é o vetor exclusivo, se existem outros vetores e qual a importância de cada um na transmissão", afirma Constância Ayres, autora da pesquisa.

A conclusão se deu após a cientista realizar, em laboratório, três infecções em cerca de 200 mosquitos Culex criados em laboratório. No experimento, a pesquisadora alimentou os pernilongos por sete dias com sangue infectado pelo zika. Análises posteriores mostraram que o vírus se manteve ativo nos insetos. "Isso significa que o atual vírus conseguiu escapar de algumas barreiras no mosquito e chegou à glândula salivar", explicou a pesquisadora durante o workshop A, B, C, D, E do vírus zika.

A presença do Culex em zonas urbanas do país supera em 20 vezes a incidência do Aedes, conforme os especialistas da Fiocruz. Ele também constituiria uma ameaça maior, por estar disseminado quase em todo o mundo, e por ter facilidade de reprodução em água suja - ao contrário do vetor comum de dengue, zika e chikungunya.

Cautela
Apesar do achado, especialistas dizem que o fato de o Culex ser "infectável" não indica obrigatoriamente que ele possa transmitir zika. "O experimento ainda é muito preliminar", disse Margareth Capurro, bióloga do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Balanço
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), há 134 mil casos suspeitos de zika no continente e 2.765 confirmados. A organização destaca que, pelo fato de 80% das vítimas serem assintomáticas e ainda existir dificuldade de diagnóstico, esses números não representam o surto.

Fonte: Estadão Conteúdo

Curta nossa página no Facebook



"Corrupção não começou no meu governo", diz Dilma

No mesmo dia em que a revista "Isto É" divulgou o conteúdo da delação premiado do senador Delcídio Amaral (PT-MS), a presidente Dilma Rousseff criticou o que classificou de "vazamentos ilegais e seletivos".

Nesta quinta-feira (3), a publicação afirmou que Delcídio acusou Dilma de atuar três vezes para interferir na Operação Lava Jato, que investiga a cobrança de propina na Petrobras, por meio do Judiciário.

"Continuaremos defendendo que a presunção de inocência não pode ser substituída pelo pressuposto da culpa. Nem tampouco dar lugar à execração pública sem acusação formal e à condenação sem processo por meio de vazamento ilegais e seletivos", afirmou Dilma em discurso durante a posse de novos ministros.

De acordo com a reportagem da "Isto É", uma das investidas da presidente Dilma, segundo Delcídio, passava pela nomeação do desembargador Marcelo Navarro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). "Tal nomeação seria relevante para o governo", pois o nomeado cuidaria dos habeas corpus e recursos da Lava Jato no STJ", afirma a reportagem. Delcídio contou aos procuradores que a estratégia foi discutida com Dilma no Palácio da Alvorada.

A presidente deu posse na manhã de hoje aos ministros da Justiça, Wellington César Lima e Silva; da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo; e da Controladoria da Geral da União (CGU), Luiz Navarro de Brito. Cardozo, que foi ministro da Justiça por cinco anos, deixou o posto após sofrer pressão.

"As mudanças de ministros não afetam o papel que o Ministério da Justiça, a AGU e a CGU vem exercendo no meu governo", declarou Dilma. "O combate à corrupção continua sendo a prioridade do meu governo. Nenhum governo realizou enfrentamento tão duro e eficiente à corrupção como o meu e continuará sendo assim."

"Não estamos investigando a corrupção porque ela começou agora em meu governo. A corrupção está sendo investigada livremente e sem pressões porque nós não impusemos barreiras nem engavetamos as investigações", afirmou.

A presidente destacou ainda que todas as investigações devem ser realizadas dentro dos limites legais e constitucionais. "É absolutamente necessário conciliar os devidos respeitos aos direitos individuais", disse.

Dilma afirmou ainda que seu governo não se afastará "um milímetro sequer" da atitude republicana de respeito aos demais Poderes "e ao pleno funcionamento das instituições subordinadas ao meu governo, desde que atuem dentro dos limites estabelecidos pela lei".

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): Via Metro vai operacionalizar o sistema de transporte coletivo no município

Já está nas mãos do Procurador Geral do Município, João Vitor Grangeiro, o processo relacionado com a licitação do sistema de transporte coletivo de Juazeiro do Norte, a fim de receber o segundo parecer verificando a legalidade dos atos da Comissão Permanente de Licitação e a documentação apresentada pela empresa Via Metro. Ele disse que pretende entregar o seu parecer ainda nesta quinta-feira para que possa voltar à Comissão de Licitação a qual cuidará da homologação do resultado e assinatura do contrato.

A situação no transporte coletivo urbano em Juazeiro não é nada boa e se agravou consideravelmente nos últimos meses fazendo aumentar o volume de queixas populares contra os serviços prestados pelas empresas. Com isso, tornou-se comum ver nas ruas da cidade ônibus superlotados, sucateados, descumprindo horários e, muitas vezes, diante de panes mecânicas. Para João Vítor, esse dia estava sendo aguardado com ansiedade pela população usuária do transporte coletivo.

De acordo com o edital, após a emissão da ordem de serviço a empresa terá 60 dias para começar suas atividades, mas, segundo o procurador, pelo caráter de urgência e absoluta necessidade da população esse prazo deve ser abreviado. Como explicou, depois dos atos administrativos, a empresa será convocada para uma reunião quando o prefeito Raimundo Macedo vai pedir que inicie logo os serviços podendo até ser na segunda quinzena deste mês de março.

O procurador João Vitor acrescentou ainda que, a princípio, as linhas serão as já existentes conforme o que foi discutido nas audiências públicas. Entretanto, novas rotas poderão ser implementadas de acordo com as necessidades e a viabilidade econômica dependendo apenas da autorização do Demutran. Ele aproveitou para agradecer ao Secretário de Segurança, Coronel Herdez Miranda, e ao próprio pessoal do Departamento Municipal de Trânsito pelo apoio técnico visando a montagem do edital.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Deputados pedem que MPF investigue relação entre Rede Globo e FHC

Os deputados petistas Paulo Pimenta (RS) e Wadih Damous (RJ) protocolaram nesta quarta-feira (2) no Ministério Público Federal (MPF) um pedido para que sejam abertas 14 investigações sobre as conexões entre a Rede Globo, a FIFA, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e offshores do Panamá.

Segundo os parlamentares, “há fortes indícios da prática de crimes como organização criminosa, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, sonegação fiscal, além de outras ações criminosas contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional e contra a ordem tributária”.

Na representação encaminhada ao MPF, os deputados pedem para que sejam investigadas “a existência de eventuais bens da família Marinho em situação ilícita de ocultação patrimonial; as atividades das offshores vinculadas ao grupo Globo; e as relações entre a Globo, suas respectivas empresas e offshores e a FIFA”.

Os parlamentares cobram esclarecimentos também quanto ao uso de uma empresa, a Brasif, para enviar dinheiro ao exterior. De acordo com a jornalista Miriam Dutra, com quem FHC teve um caso extraconjugal, US$ 3 mil eram enviados mensalmente a ela para custear despesas com o filho Tomás, com quem o ex-presidente tem relação paternal. A jornalista afirma que mantinha um contrato fictício com a Brasif para receber o dinheiro.

FHC nega
FHC nega as denúncias e afirma que “nunca utilizou qualquer empresa, exceto bancos, para a remessa de recursos a pessoas no exterior”. O ex-presidente acusou os petistas de estarem fazendo “uso político de uma questão pessoal”.

Em nota divulgada em 19 de fevereiro, a Brasif confirmou que tinha um contrato com a jornalista em 2002, mas negou a participação do ex-presidente na contratação ou no financiamento do salário de Mirian. “A Eurotrade Ltd., plataforma logística internacional das operações da Brasif Duty Free Shop Ltda., contratou, em dezembro de 2002, a jornalista Miriam Dutra para realizar pesquisas sobre os preços em lojas e free shops na Europa. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não teve qualquer participação nessa contratação, tampouco fez qualquer depósito na Eurotrade ou em outra empresa da Brasif”, diz a nota.

A nota da Brasif adverte ainda que a contratação de Mirian foi uma indicação do jornalista Fernando Lemos, cunhado de Mirian ao diretor da empresa, Jonas Barcelos Corrêa. Segundo a empresa, a Brasil Duty Free Shop e a Eurotrade Ltd foram vendidas em 2006.

Jurídico
De acordo com especialistas, Fernando Henrique não pode ser condenado por ter enviado dinheiro ao exterior através de empresas particulares. Entre eles há o consenso de que se trata de uma prática imoral, mas não ilegal. Por outro lado, caso ainda mantivesse algum cargo público, o ex-presidente poderia vir a ser processado por tráfico de influência.

Fonte: Congresso em Foco

Curta nossa página no Facebook



WhatsApp agora permite o envio de documentos

Em sua última atualização, o WhatsApp liberou, enfim, o envio de documentos em formato PDF. Arquivos originários do pacote Office (Word, Excel, e Power Point) ainda não são suportados pelo aplicativo.

A novidade é um avanço para o serviço de mensagens comprado pelo Facebook tanto para sanar as constantes reclamações dos usuários quanto para afogar o seu maior concorrente, o Telegram - que permite o compartilhamento de arquivos de todos os tipos de até 1 GB.

Para enviar um arquivo, o usuário deve clicar no ícone de anexos e acessar a opção "Documento", que aparece junto com as outras antigas abas como câmera, galeria de fotos e áudio, e a partir disso escolher o arquivo salvo no celular. Os documentos só poderão ser enviados caso o destinatário tenha a última versão do WhatsApp instalada (2.12.453).

Fonte: Veja

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Município participa do II Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura

Dane de Jade, Secretária de Cultura do Crato
O Município do Crato participou na quarta-feira, 2 de março, do II Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura, realizado em Brasília. Entre os convidados do evento, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira. O encontro foi organizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM).

Entre os municípios do Ceará, a cidade do Crato foi a única a participar do encontro, representada pela secretária Municipal de Cultura, Dane de Jade. O encontro teve como objetivo oferecer suporte para as prefeituras nessa área e aprofundar o diálogo com o Ministério da Cultura, e também discutir os avanços e desafios enfrentados para a implantação dos sistemas municipais de cultura.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): Ninguém respeita a faixa de pedestres

É Lei. Mas, para muitos condutores, é como se não fosse. Nas ruas da maioria das cidades, nem sempre se respeitam algumas convenções de trânsito que valem para o mundo inteiro. Atravessar na faixa de pedestre, por exemplo, pode ser sinônimo de perigo. "Eu só atravesso quando não vem nenhum carro", confessa Jéssica Duarte Cipriano.

O temor da jovem, de 23 anos e gestante, é compartilhado por muitos. "Às vezes fico esperando em cima da faixa por um, dois minutos, até que o fluxo de veículos diminua e eu, enfim, consiga passar de um lado para outro. É arriscado. Os condutores não respeitam", avalia o crediarista Heitor Oliveira.

Fiscalização
Para tentar mudar essa cultura, o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro, coronel Herdez Antônio de Miranda, garante que intensificará a fiscalização nas ruas, além de realizar mais campanhas educativas.

"Reconheço que o condutor de Juazeiro é imprudente e, por vezes, mal educado, assim como ocorre na maioria das cidades. Para conscientizar os motoristas, criamos um setor, no Demutran, para tratar especificamente da Educação no trânsito. Realizamos blitz educativas rotineiras com faixas e folders", explica Herdez. No entanto, para além das campanhas educativas, o titular da pasta observa que punir os infratores "é necessário e eficiente".

"Vamos fiscalizar e multar. Iremos destinar um agente de trânsito para os locais com maior fluxo de veículos e onde os pedestre não têm seus direitos respeitados", acrescenta. Na maior cidade do Cariri e terceira mais populosa do Estado, existem 65 faixas de pedestre nas vias urbanas, mas a maioria é desrespeitada, segundo analisa o secretário. "A faixa em frente ao Shopping é uma das únicas que o condutor obedece à lei. Temos que mudar essa realidade e fazer com que a Lei seja cumprida em todas", pontua.

Ainda conforme o titular da pasta, os tipos de infrações mais comuns na cidade são: avanço de sinal vermelho e trafegar acima da velocidade permitida. "Isso mostra que o trabalho de educação no trânsito deve ser feito em todos os sentidos", ressaltou.

Código prevê punições severas para infratores
A lei já vigora no País desde 1998. O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) prevê várias punições ao motorista que não respeitar a faixa de pedestre. Parar em cima da faixa é uma infração média, com quatro pontos na carteira e multa no valor de R$ 85. Não dar seta é infração grave, o que rende cinco pontos e multa de R$ 127. Engatar e sair quando o pedestre ainda está atravessando é falta gravíssima. Vale sete pontos na carteira e multa de R$ 191.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Balança comercial tem maior superávit para fevereiro desde 1989

As exportações brasileiras superaram as compras do exterior, resultando em superávit da balança comercial de US$ 3,04 bilhões em fevereiro deste ano, informou nesta terça-feira (1º) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Foi o primeiro saldo positivo para meses de fevereiro desde 2012 (+US$ 1,7 bilhão) e o melhor resultado para o mês desde 1989.

Até então, o maior resultado positivo para meses de fevereiro havia sido registrado em 2007, quando foi contabilizado um superávit de US$ 2,9 bilhões. Em feverreiro do ano passado, houve déficit (importações maiores do que vendas externas) de US$ 2,84 bilhões.

Exportações e importações
O saldo positivo da balança comercial em fevereiro se deve não só ao aumento das exportações, mas também à forte queda nas importações, influenciada pela alta do dólar e pelo menor nível de atividade econômica, segundo números oficiais.

Segundo o governo, as vendas ao exterior somaram US$ 13,34 bilhões em fevereiro e, com isso, tiveram um aumento de 4,8% sobre fevereiro de 2015. A média diária de exportações somou US$ 702 milhões, a maior para meses de fevereiro desde 2014 (US$ 796 milhões). Duas das três categorias de produtos, semimanufaturados e manufaturados, registraram alta nas exportações, enquanto os básicos tiveram retração de vendas no mês passado.

Os dados do governo mostram que as importações continuaram recuando fortemente em fevereiro deste ano. No mês passado, caíram 34,6%, na comparação com fevereiro de 2015, para US$ 10,30 bilhões. A média diária de importações, que é a principal forma histórica de comparação, somou US$ 542 milhões em fevereiro, o valor mais baixo para este mês desde 2009 (US$ 434 milhões).

Primeiro bimestre
Já no acumulado do primeiro bimestre deste ano, informou o governo, a balança comercial registrou um superávit de US$ 3,96 bilhões. Foi o primeiro saldo positivo para este período desde 2012 e o melhor resultado desde 2007 (+US$ 5,42 bilhões), ou seja, em nove anos.

O resultado também é melhor que o verificado no mesmo período do ano passado: déficit de US$ 6 bilhões.

Na parcial de 2016, as exportações somaram US$ 24,59 bilhões, com média diária de US$ 630 milhões (queda de 4,7% sobre o mesmo período do ano passado). As importações, por sua vez, somaram US$ 20,62 bilhões, ou US$ 528 milhões por dia útil, uma queda de 35,1% em relação ao mesmo período de 2015.

Resultado de 2015
No ano passado, ainda de acordo com informações do governo, o saldo positivo (superávit) das transações comerciais do Brasil com o resto do mundo somou US$ 19,69 bilhões. Foi o maior valor para um ano fechado desde 2011, quando o superávit comercial somou US$ 29,79 bilhões.

O resultado foi influenciado pelo baixo nível de atividade. Com a economia brasileira em recessão e o dólar alto, as importações desabaram 24,3% em 2015. Dólar alto torna as vendas externas mais baratas e as importações mais caras.

Ainda segundo números oficiais, a melhora da balança comercial em 2015 também foi influenciada pela queda do preço do petróleo. Como o Brasil mais importa do que vende petróleo ao exterior, o recuo do preço favoreceu a melhora do saldo comercial do país.

Estimativas do mercado e do BC para 2016
A expectativa do mercado financeiro para este ano é de melhora do saldo comercial, segundo pesquisa realizada pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras na semana passada. O próprio BC também prevê melhora no saldo comercial.

A previsão dos analistas dos bancos é de um superávit de US$ 40 bilhões nas transações comerciais do país com o exterior para 2016. Até o momento, o Ministério do Desenvolvimento estima um superávit de cerca de US$ 35 bilhões neste ano.

Já o Banco Central prevê um superávit da balança comercial de US$ 30 bilhões para este ano, com exportações em US$ 190 bilhões e compras do exterior no valor de US$ 160 bilhões.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Profissionais do Ministério da Saúde farão para visita técnica hoje (3)

Margareth Novaes, Coordenadora de Saúde
Mental do Crato
A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação de Saúde Mental recebe hoje duas técnicas do Ministério da Saúde. As profissionais estarão no município para fazer um acompanhamento dos serviços no âmbito psicossocial no que diz respeito aos trabalhos desenvolvidos, infraestrutura e adequação. Pela manhã será realizada uma reunião na 20ª. Regional de Saúde onde estarão representantes do poder público e  de uma instituição de saúde.

Segundo a Coordenadora de Saúde Mental do município, Margareth Novaes essa visita tem o intuito primordial de viabilizar melhorias na Rede de Atenção Psicossocial RAPS.  “As técnicas Marina Amorim e Carolina Conceição virão ao município para averiguar a situação da saúde mental e dar um suporte nas diretrizes já administradas pelo município” explica.

Na ocasião as técnicas farão visitas na Unidade do Centro de Apoio Psicosocial- CAPS III unidade de acolhimento no bairro Pimenta onde estão sendo construídos leitos para os usuários, visitarão a construção do CAPS AD para atender dependentes de álcool e drogas e no final da tarde participarão de um momento com os usuários do CAPS Crato que farão uma apresentação artística.

A Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, é uma rede de saúde mental integrada e articulada nos diferentes pontos de atenção para atender as pessoas em sofrimento e com demandas decorrentes de transtornos mentais e ainda do consumo de álcool, crack e outras drogas.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



AddThis