Juazeiro do Norte (CE): Resolução cria APP para proteger o riacho das Timbaúbas

Uma Resolução do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (CONDEMA) criou e já foi publicado no Diário Oficial do Município a Àrea de Proteção Permanente do Riacho das Timbaúbas, cujo leito é de 24 hectares ou 3.300 Km. Ela foi dividida em três trechos e prevê o monitoramento permanente para a adoção de medidas preventivas, corretivas e punitivas com garantias de reparos a possíveis danos ambientais causados ao Riacho das Timbaúbas.

A resolução inclui o monitoramento aos empreendimentos dentro da área de preservação permanente, bem como apoio legal e material do programa de renaturalização da área. A iniciativa terá total apoio da Autarquia do Meio Ambiente de Juazeiro (AMAJU) e Instituto de Ecocidadania Juriti.

Além dessas entidades, a Universidade Regional do Cariri (URCA), CAGECE, Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh), Geopark Araripe e IFCE, apoiam a APP. Como tarefas futuras estão um diagnóstico amplo da micro-bacia do Riacho das Timbaúbas, cobertura vegetal e recuperação da mata ciliar por meio de um viveiro comunitário, limpeza do leito do rio, análise das águas do manancial e águas servidas jogadas no riacho, instalação de trilha, mirantes e uma TV WEB até a criação do Parque Municipal Riacho das Timbaúbas.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis