Saúde bucal em cinco dicas essenciais

A gente sabe o básico sobre higiene bucal, mas se tudo pudesse ser condensado em cinco dicas para colar na necessaire ou no espelho do banheiro, certamente ficaria mais fácil cuidar da saúde bucal.

Mais diretos ou mais bem humorados, alguns pontos são consenso entre os odontologistas ouvidos pela reportagem: escovar os dentes após as principais refeições, a importância do fio dental e das visitas regulares ao consultório.

Greve de fome para as bactérias
O odontologista Wagner Nascimento (CRO-SP: 73.039), da Quallis Odontologia, selecionou com muito bom humor cinco dicas para a sua boca ganhar a guerra diária contra as bactérias causadoras das cáries e demais doenças bucais:

1 - Escolha bem seus parceiros: cabo reto, cabeça pequena e cerdas macias. Esses são requisitos básicos para uma boa escova de dentes. A pasta de dentes deve ser pouco abrasiva afinal o que se deseja é limpar os dentes e não lixá-los.

2 - Escove os dentes pelo menos quatro vezes ao dia: bactérias são rápidas. Multiplicam-se em grande velocidade. E se alimentam de tudo que nos alimentamos. Então precisamos remover essas pragas da boca o maior número de vezes possível.

3 – Nunca durma antes de passar fio dental e escovar os dentes: durante o período de sono, ficamos em media 8 horas sem escovar os dentes e, com a redução do fluxo salivar, a boca vira o local propício para uma festa de bactérias. Por isso é tão normal acordar com aquele bafo, que, aliás, todo mundo tem. Por isso é essencial limpar bem a boca antes de dormir, para que a festa das bactérias não acabe atrapalhando toda a vizinhança.

4 - Diminua a frequência de ingestão de alimentos, principalmente a sacarose (açúcar refinado): que tal promover uma greve de fome para as bactérias? Assim como nós, se não comerem, elas não conseguem se multiplicar e, depois de algum tempo, acabam morrendo.

5 - Visite seu dentista a cada 06 meses: além do conhecimento técnico e científico para detectar e, posteriormente, tratar problemas bucais, ninguém consegue examinar a própria boca. Nem os dentistas! Eles também vão ao dentista!

O básico nunca sai da moda
Viviane Fellows (CRO-RJ: 42816), CEO do Atelier Odonto Rio, fez uma seleção curtinha, perfeita pra colar na agenda, ou no computador para nunca mais falhar com a higiene bucal:

1 - Realizar uma correta escovação. A higiene deve ser feita por no mínimo 3 vezes ao dia.

2 - Use o fio dental diariamente

3 - Evitar alimentos ricos em açúcar, pois facilita o surgimento da cárie.

4 - Realizar limpeza dentaria com o auxilio do cirurgião dentista, a cada seis meses.

5  - Frequente o dentista regularmente.

Fonte: iG

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis