Quixadá (CE): Camilo tentar reverter fechamento da usina de biodiesel

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), se reuniu nesta terça-feira (1º) com diretores da Petrobras e pediu que estatal reveja a decisão de encerrar as operações da Usina de Biodiesel de Quixadá, no interior do estado. A usina do município produz biodiesel a partir da mamona.

A Petrobras Biocombustível, subsidiária da Petrobras, anunciou em 7 de outubro que o empreendimento seria fechado em novembro, "em linha com a estratégia da empresa de deixar integralmente a produção de biocombustíveis".

"Vamos fazer todos os esforços para que a usina não seja fechada, uma vez que ela emprega centenas de pessoas do Sertão Central", defende Camilo Santana.

De acordo com o governador, o diretor-executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras, Jorge Celestino Ramos, e o presidente da Petrobras Biocombustíveis, Luiz Fernando Marinho, se comprometeram a levar a proposta à presidência da Petrobras.

"Propusemos aos diretores que a decisão possa ser revista até que seja encontrada uma alternativa para manter a usina aberta, seja via Petrobras Biocombustíveis ou por meio de algum outro investidor", disse o governador.

Redução nos investimentos
No novo plano, a companhia estatal reduziu em 25% os investimentos e prevê focar suas atividades na produção de petróleo, saindo de diversos setores, como de biocombustíveis.

"Considerando que de acordo com as projeções, não haveria uma solução para a usina em curto prazo e sem novos investimentos, o Conselho de Administração da Petrobras Biocombustível optou por encerrar a produção de biodiesel no Ceará e assim focar recursos em projetos com maior rentabilidade", afirmou a Petrobras em nota.

A desmobilização levará em torno de seis meses e será realizada por uma equipe multidisciplinar, explicou a empresa.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis