Diocese do Crato reúne 22 prefeitos eleitos em debate sobre gestão

A Diocese deste município promoveu, hoje de manhã, encontro com os prefeitos eleitos nas cidades que compõe o episcopado. Dos 32 convidados, 22 estiveram presentes. O debate foi mediado pelo bispo coadjutor, Dom Gilberto Pastana, e teve como principal assunto discutido as propostas de trabalho da gestão de cada prefeito para o quadriênio 2017 – 2020. “Vamos trabalhar pela organização e participação popular, dos sindicatos, associações e cooperativas”, pediu o bispo durante a abertura do encontro.

Entre as sugestões de atuação dos gestores, Dom Gilberto apresentou um balanço do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, que leva em conta a expectativa de vida, a educação e a renda. De acordo com o relatório entregue, em 2010, as cidades avançaram de forma significativa se comparada aos anos 2000, mas estão longe de apresentarem dados satisfatórios, o que demonstra ainda dificuldades no acesso a serviços de saúde, à escola e à renda para consumo.

O debate foi divido em quatro blocos. O primeiro deles a acolhida e, em seguida, houve a apresentação dos planos de governo dos prefeitos. O terceiro momento foi composto com perguntas direcionadas aos gestores e o último bloco, teve a participação dos participantes.

“Esta foi uma grande oportunidade para favorecer e despertar não só a sensibilidade dos gestores, mas levá-los a refletir e agir com objetivos claros e definidos, discutindo e propondo caminhos alternativos para bem servir a comunidade, com especial atenção aos clamores dos pobres e dos marginalizados”.

Outro ponto ressaltado durante o encontro foi as parcerias já existentes, tais como os projetos de Cisternas desenvolvidos pela Cáritas Diocesana para o enfrentamento da escassez em alguns municípios, e a Fazenda da Esperança no acompanhamento de dependentes químicos, em Mauriti.

Avaliação
Para Dom Gilberto, o encontro com os prefeitos foi “bastante positivo”, sobretudo, pela exposição das propostas de cada um. A partir delas, disse o bispo, a comunidade pode acompanhar e fiscalizar a execução dos planos de governo. Ele acrescentou ainda que é desejo da Diocese realizar outros encontros, desta vez, a nível de forania, isto é, com os prefeitos das cidades próximas territorialmente, de modo “a fomentar uma consciência cidadã na Igreja e também na sociedade”.

O encontro com os políticos eleitos também contou com a participação de padres, religiosas e agentes de pastorais que, na ocasião, tiveram espaço para apresentar suas reivindicações, entre elas o enfrentamento às drogas e à AIDS, o combate à violência contra a mulher, o saneamento ambiental, à coleta seletiva, dentre outros temas.

Cidades participantes
Abaiara, Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis