Mujica chama Brasil e Argentina de ‘repúblicas das bananas’

O ex-presidente do Uruguai, José (Pepe) Mujica, voltou a criticar o governo do presidente argentino, Mauricio Macri, e o novo governo do presidente brasileiro, Michel Temer. Ele chamou os dois países de “repúblicas das bananas”, em reprovação às estratégias comerciais dos dois grandes sócios do Mercosul.

— Que desastre! Parecem duas repúblicas das bananas. Não sei como vão sair das suas respectivas crises, sobretudo o Brasil, que está mais complicado. Parece uma novela — disse o atual senador uruguaio, em entrevista ao jornal espanhol “El Mundo”.

As declarações de Mujica contrariam o posicionamento do seu sucessor, Tabaré Vázquez. O atual presidente uruguaio reagiu com entusiamo à estratégia de política comercial de Brasil e Argentina, e prometeu firmar acordos com Chile, Peru e Colômbia, em uma tentativa de abertura comercial ao mundo.

Mujica é a principal figura política de um movimento interno no partido oficialista Frente Ampla, que tem ampla maioria e se põe contra a abertura comercial impulsionada por Vázquez. O atual presidente não consultou Mujica sobre a estratégia — e anunciou que enviará os acordos comerciais ao Parlamento para que o órgão se pronuncie, mas sem consultar a sua legenda.

O ex-presidente também falou sobre o impasse político provocado pela falta de acordo para formar um governo na Espanha. Ele afirmou que apoia o partido de esquerda “Podemos”. E também comentou, em uma declaração potencialmente controversa, a atuação do rei espanhol.

— Tenho simpatia pelo velho rei, que é uma caveira, um velho bandido, mas cumpriu um papel importante em um momento crucial da Espanha.

Mujica é frequentemente elogiado por seu perfil austero e pelas conquistas sociais de vanguarda durante seu governo — como as leis de legalização da maconha, aborto e casamento gay. O agricultor é conhecido por manter um estilo de vida simples, embora tenha ocupado a Presidência do Uruguai.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis