Moro define data do interrogatório de Cláudia Cruz, mulher de Cunha

A mulher do deputado cassado Eduardo Cunha, Cláudia Cruz, será ouvida pela primeira vez pelo juiz Sérgio Moro no dia 16 de novembro, às 14h. A data foi marcada nesta terça-feira pelo juiz, um dia antes do último depoimento das testemunhas de defesa. No mesmo dia, o empresário Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira também fará seu interrogatório.

Os outros dois acusados, o ex-diretor da diretoria da área internacional da Petrobras, Jorge Zelada, e o lobista José Augusto Rezende Henriques, serão ouvidos uma semana antes. Cláudia Cruz é acusada de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

No interrogatório, Cláudia Cruz responderá perguntas do Ministério Público Federal, de seus advogados e de outros acusados, e do próprio juiz Sérgio Moro. A acusada tem, no entanto, a possibilidade de permanecer em silêncio.

O processo investiga a compra, pela Petrobras, de uma plataforma de petróleo em Benin, na África. O então deputado federal Eduardo Cunha teria atuado para que a estatal adquirisse a plataforma e recebido uma propina em contas na Suíça. O valor, em francos suíços, seria o equivalente a R$ 5 milhões. Parte dos valores teria sido destinado a outra conta, em nome de Cláudia Cruz, que realizou compras de artigos de luxo no exterior.

No trâmite da ação, ainda restam os depoimentos das testemunhas apontas pela defesa de Cláudia Cruz. O último a ser ouvido será o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que foi aliado de Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados e relator do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff na comissão especial da Câmara.

Além deles, os advogados de Cláudia Cruz ainda arrolaram testemunhas no exterior, que exigem um pedido de cooperação jurídica internacional. Moro afirmou que, embora tenha se comprometido a aguardar o prazo fixado para o cumprimento dos pedidos antes do julgamento, é o caso de prosseguir com os interrogatórios, uma vez que um dos acusados, João Augusto Rezende Henriques, está preso.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis