III Mostra UFCA apresenta a produção da universidade na pesquisa, extensão, cultura e ensino

A terceira edição da Mostra UFCA, que será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, apresenta à comunidade acadêmica e ao público externo a produção da Universidade Federal do Cariri (UFCA) na pesquisa, extensão, cultura e ensino. Durante os três dias do evento, no campus Juazeiro do Norte, haverá apresentação de 190 relatos de experiência, 62 oficinas e 12 apresentações artísticos-culturais e esportivas. Também contará com debates, mesas redondas, rodas de conversas e programação das Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. 

A Mostra inicia com apresentação do Quinteto de Metais da UFCA e do Laboratório de Cordas Graves, na manhã do dia 19. Logo após, ocorrem as primeiras apresentações dos relatos de experiência. Veja a lista de todos os trabalhos. Cada apresentação oral contará com 10 minutos de exposição e cinco para discussão. Também haverá apresentação de relatos na noite do dia 20 e na tarde do dia 21. Ainda no dia 19, à tarde, os participantes poderão contar com as primeiras oficinas. No dia 20, haverá oficinas também pela manhã. Confira a lista e as salas onde serão ministradas. 

O primeiro dia da Mostra contará também com apresentação da Orquestra da UFCA e lançamento de livros, às 18h. Às 19h, haverá uma edição especial dos Diálogos Transversais. O tema será “A Pesquisa nas Ciências Humanas: Compreensões (In)exatas” e contará com a participação dos professores Ricardo Rigaud Salmito (Jornalismo-UFCA) e Valdetonio Pereira de Alencar (Filosofia-UFCA). 

No dia 20, haverá a mesa redonda Metodologia no Ensino Superior, às 14h; roda de conversa, com o tema  "O que a comunidade tem a dizer?", às 15h; e o debate Descaminhos da Reforma da Educação, também às 15h. À noite, às 19h, o campus receberá a Moenda - Mostra de Filmes Amadores e Independentes da UFCA -, com apresentação do curta do projeto Cinema da Tora e exibição do curta-metragem Eus. 

No último dia, sexta, 21, às 9h, haverá a mesa redonda “Avaliação em Extensão Universitária”. No mesmo horário, Arte e Política, com o programa Artes Híbridas da Pró-reitoria de Cultura. Às 19h, terá a mesa de encerramento. Durante toda a sexta, serão realizadas diversas apresentações artístico-culturais no campus.

Para a pró-reitora de Extensão e presidente da Comissão Organizadora da III Mostra, professora Cláudia Marco, por meio do evento, a universidade assume a responsabilidade e o compromisso com a comunidade acadêmica e a sociedade caririense de promover um espaço de integração dos saberes voltados para ensino, pesquisa, extensão e cultura e o compartilhamento interdisciplinar através de oficinas, painéis e apresentações artístico-culturais. 

“Essas ações percebidas e trabalhadas em conjunto com toda a comunidade reforçam o papel da Universidade de formar não apenas profissionais, mas cidadãos que desenvolvem suas potencialidades engajados na busca de alternativas para o desenvolvimento do território a que estão inseridos”, afirma. 

Inscrições
Os interessados em participar das atividades da III Mostra UFCA podem se  inscrever até 16 de outubro. Os formulários de inscrição estão disponíveis na Plataforma Forms. Quem quiser se credenciar para assistir aos relatos de experiência ou atividades artístico-culturais ou esportivas deve se inscrever no formulário Credenciamento de participantes da III Mostra UFCA. Já os interessados em participar das oficinas devem fazer uma segunda inscrição no formulário Oficinas da III Mostra UFCA - inscrições, já que as vagas são limitadas. 

Para saber mais detalhes, confira a programação completa aqui

Transporte
Para os estudantes que precisam se deslocar ao campus de Juazeiro do Norte, a UFCA vai disponibilizar transporte saindo de Crato, Juazeiro e Barbalha. Haverá também transporte para os estudantes de Brejo Santo (saída às 14h, dia 18) e de Icó (saída ao meio-dia, dia 18). Os discentes desses dois campi ficarão hospedados nas dependências do campus Crato. 

Aulas
Para garantir a participação de todos, não haverá aula em nenhum dos campi da UFCA. O evento contará como dia letivo. 

Assessoria de Imprensa/UFCA

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis