Juazeiro do Norte (CE): Romeiros chegam para a festa da Mãe das Dores

Com expectativa de receber pelo menos 400 mil fiéis, começa a se intensificar a chegada de romeiros em Juazeiro do Norte, a partir desta semana, para participar da festa da 'Mãe das Dores', padroeira da cidade. Este ano, a festividade marca a preparação para o centenário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Basílica Santuário. A festa foi aberta no último dia 28 de agosto, com a procissão das bandeiras, e será encerrada com um grande cortejo no dia 15, saindo da Basílica pelas ruas principais do Centro.

A festa é uma das mais comemoradas em Juazeiro e a segunda romaria do ano, em quantidade de romeiros. Este ano, o tema é "No Caminho do Romeiro, Juazeiro é a Porta da Misericórdia". A Secretaria de Turismo e Romarias está atuando com um esquema de organização semelhante às festas anteriores, com assistência aos romeiros em diversas áreas como saúde, assistência social, além da segurança, integrando secretarias, Igreja e Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Guarda Municipal.

Segundo a secretária Marli Bezerra, três reuniões já foram realizadas e distribuídas tarefas para cada equipe. A novidade ficará por conta dos envolvimentos do Sebrae e Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/Senat). O serviço social constará de médicos exclusivos para os motoristas de ônibus e caminhões que trazem romeiros ao Juazeiro.

Além de consultas e verificação do quadro clínico, os profissionais de saúde darão orientações sobre primeiros socorros. Nesta terça-feira, será realizado um seminário com os vendedores ambulantes e barraqueiros, no auditório São José, ao lado da Basílica, às 8 horas. Eles receberão orientações de como deverão proceder com serviços e terão palestras de psicólogos e assistentes sociais, além de integrantes do Ministério Público, que há alguns anos vêm trabalhando alternativas de disciplinamento do comércio informal na cidade, em períodos de maior movimentação.

Disciplinamento
Marli Bezerra destacou um acordo com os vendedores em nome de um disciplinamento maior no comércio ambulante e, quanto aos caminhões paus-de-arara, salientou que a questão está sendo cuidada de perto pela pastoral das romarias, para a liberação. O estacionamento onde ficarão os veículos de grande porte funcionará mais uma vez no espaço onde se encontra o monumento do Luzeiro do Sertão, que recebeu iluminação permanente.

De acordo com a secretária, a segurança da cidade terá um reforço de mais 80 policiais militares, sendo intensificada a partir do dia 9, com a chegada de maior número de romeiros, além do apoio do Demutran e Guarda Municipal. Marli estima que serão mais de 200 homens garantindo a segurança. Normalmente, a romaria recebe em torno de 350 mil pessoas, mas em função de ser um ano político, a expectativa aumenta.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis