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Dez dicas ajudam você a aproveitar melhor o tempo

Tempo ganhou status de riqueza. Mas, assim como para ganhar dinheiro, quem quer ver o dia render precisa se planejar. "A gestão do tempo é a gestão da vida, os dois conceitos são indissociáveis", explica a filósofa Dulce Magalhães, autora do livro "Superdicas para Administrar o Tempo e Aproveitar Melhor a Vida" (Editora Saraiva). Na prática, o que acontece é que a maioria das pessoas perde horas preciosas do dia com obrigações e tarefas que consideram chatas e, no fim das contas, ficam sem tempo para realizar o que realmente almejam. Mas a boa notícia é que esse cenário pode ser modificado. Basta colocar mais organização na sua rotina. Confira as dicas dos especialistas.

FAÇA TUDO O QUE PRECISA PERTO DE CASA OU DO TRABALHO: tem um mercado que você adora e que fica a 10 km da sua casa? Mas será que vale mesmo a pena encarar esse deslocamento com frequência? Hoje em dia, o trânsito rouba muito o tempo das pessoas, além de deixar até o mais calmo dos mortais completamente estressado em poucos minutos. "Se, depois de fazer uma reflexão, você ainda achar que aquele mercado oferece vantagens, pelo menos planeje-se para fazer outras atividades nas proximidades, para compensar a longa viagem", diz Fernando Henrique da Silveira Neto, engenheiro, especialista em desenvolvimento gerencial e professor na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e autor do livro "Ganhe Tempo Planejando" (Editora Gente).

ESCOLHA HORÁRIOS ALTERNATIVOS: as obrigações estão aí para serem cumpridas, mas é possível se programar para fazer algumas delas em horários alternativos. Deixar para ir ao banco bem na hora em que a maioria das pessoas sai para almoçar, entre 12h e 13h, por exemplo, é pedir para pegar fila. E, em decorrência desse tipo de descuido, seu dia acaba rendendo menos.

NUNCA DEIXE O PIOR PARA O FINAL: adiar ao máximo as tarefas chatas pode parecer reconfortante num primeiro momento, mas a verdade é que, segundo os especialistas, não há nada pior do que terminar o seu dia fazendo o que menos gosta. "Ao livrar-se logo cedo de uma tarefa chata, você passa o resto do dia satisfeito. Se deixar para o final, corre o risco de concluir que teve um dia ruim, pois as atividades gostosas passarão despercebidas", diz Fernando Henrique da Silveira Neto, especialista em desenvolvimento gerencial.

QUESTIONE OS SEUS MÉTODOS: sempre que tiver alguma tarefa desagradável para fazer, pergunte a si mesmo se ela não poderia ser executada de outra maneira. "Às vezes, fazemos algo por hábito, porque não pensamos diferente. Mas muitas tarefas poderiam ser terceirizadas ou simplesmente resolvidas de um jeito mais prático. Basta refletir", explica a filósofa Dulce Magalhães.

DILUA AS TAREFAS QUE NÃO GOSTA NA SEMANA: experimente espalhar todas as obrigações que considera desagradáveis pelos cinco dias úteis, em vez de concentrá-las numa só data. "Ao fazer isso, você preenche o restante das horas daquele dia com outras atividades mais agradáveis. Esse simples cuidado vai tornar o seu dia mais produtivo", diz Fernando Henrique da Silveira Neto, autor do livro "Ganhe Tempo Planejando" (Editora Gente).

DIVIDA AS TAREFAS DE CASA: se você mora com outras pessoas, nada mais justo do que envolvê-las nas atividades domésticas. Assim, sobra mais tempo para a família curtir junta. Já para quem mora sozinho, a solução é tentar deixar a casa o mais organizada possível, ou seja, se tirar algo do lugar, guardar imediatamente. Da mesma forma, se sujar, a dica é limpar na hora. Caso contrário, você terá que reservar um dia inteiro apenas para colocar ordem na bagunça.

TENHA UMA AGENDA: a desorganização faz com que você gaste o dobro do esforço para alcançar os mesmos resultados, há desperdício de tempo com retrabalho e você chega ao final do dia sem ânimo para fazer aquilo de que gosta. E o primeiro passo para se planejar melhor é usar uma agenda, onde possa anotar todos os compromissos, profissionais e pessoais. "É claro que os acontecimentos do dia a dia poderão obrigá-lo a mudar a programação de vez em quando. De qualquer forma, tendo objetivos traçados para aquela data, você poderá escolher melhor o que pode ser adiado, sem grandes prejuízos", diz Fernando Henrique da Silveira Neto, especialista em desenvolvimento gerencial.

ESTABELEÇA UM HORÁRIO DE TRABALHO: concentrando-se nas tarefas e sendo organizado, é possível ser produtivo e eficaz sem precisar estourar a carga horária diária de trabalho e sem fazer horas extras. Afinal, se dedicar tempo demais à vida profissional, provavelmente terá problemas nas outras áreas. "Também é preciso aprender a dizer não e deixar de assumir mais tarefas do que se é capaz de realizar", declara a filósofa Dulce Magalhães, autora do livro "Superdicas para Administrar o Tempo e Aproveitar Melhor a Vida" (Editora Saraiva).

ANTECIPE OS COMPROMISSOS: aproveite o início do ano e planeje eventos com antecedência. Por exemplo: férias, cursos de aperfeiçoamento, renovação de documentos, consultas e exames médicos. Se deixar para agendar essas atividades em cima da hora, você provavelmente não terá tantas opções de horários e dias para escolher e acabará sacrificando ainda mais o seu tempo livre.

LIMITE O SEU ACESSO ÀS REDES SOCIAIS: por mais que essa seja uma atividade prazerosa para muitos, quando feita sem muito critério, ela pode levar à perda de tempo. Por isso, o melhor é limitar o acesso às redes aos momentos em que estiver livre. Para fugir da tentação de espiar os posts durante o expediente, cancele os e-mails de notificação, que avisam sempre que alguma atualização é feita. Aproveite os momentos de espera para se atualizar: na fila do supermercado, na recepção da clínica onde será atendido, no trânsito e no aeroporto. Clicando no "MAIS", você faz um teste para avaliar se é uma pessoa viciada em internet.

Fonte: UOL

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