Várzea Alegre (CE): Fiéis conduzem Pau da Bandeira de São Raimundo Nonato

Cerca de 5.000 devotos participaram, no fim da tarde de ontem, da condução do Pau da Bandeira de São Raimundo Nonato, padroeiro desta cidade, na Região do Cariri. Fé, devoção e religiosidade popular movimentam os católicos há 161 anos. A caminhada com um tronco de aroeira de 20 metros abriu os festejos religiosos. A multidão percorreu cerca de 10 km do Sítio Boa Vista até a Igreja Matriz dedicada ao santo, no centro urbano.

O clima foi de euforia. Depois de fincado o pau, com ajuda de cordas para hasteamento da Bandeira de São Raimundo, bem em frente à igreja, houve celebração de missa. O novenário começa nesta segunda-feira e prossegue até o próximo dia 31, quando haverá tradicional procissão com o andor da imagem do santo padroeiro pelas ruas da cidade.

A Paróquia de São Raimundo Nonato foi instalada há 153 anos, mas a festa religiosa em honra a São Raimundo Nonato começou oito anos mais cedo. Até hoje, segue uma tradição deixada pelos fundadores da cidade. A devoção é intensa e os festejos atraem milhares de moradores e de visitantes.

Há barracas com venda de bebidas, comidas típicas e foi instalado um parque de diversão. Um barracão cultural é instalado a cada ano, com exposições, venda e apresentações.

A aposentada Francisca Bezerra contou que desde criança participa dos festejos. "Vinha com meus pais. É uma festa muito bonita e participativa em que a gente se enche de fé". Lá, os devotos rezam, agradecem e renovam pedidos.

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis