P3 Midia

P3 Midia

Cariri terá I Jornada Acadêmica de Neurocirurgia

O Cariri será sede da I Jornada Acadêmica de Neurocirurgia, que acontece de 24 a 27 de agosto, no auditório da Faculdade de Medicina Estácio, em Juazeiro do Norte. O evento deverá reunir mais de 150 participantes, entre profissionais e estudantes da região.  Com o objetivo de proporcionar e atualizar conhecimentos técnicos e práticos voltados à neurocirurgia e neurologia, a jornada busca abordar de forma didática e em um contexto humanizado, o cuidado integral do paciente, desde o pré-operatório, passando pelo ato cirúrgico em si, até a reabilitação pós-operatória desses pacientes.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas por meio do contato no Instagram (@lancirfmj) ou no Facebook (Lancir Neuro), no valor de R$ 50,00 para estudantes e profissionais de saúde. O pagamento deverá ser realizado de forma presencial ou por transferência bancária, a ser combinada com os componentes. As vagas são limitadas e os minicursos serão disponibilizados apenas para os primeiros inscritos.

Segundo um dos organizadores do evento, Pablo Ítalo Santos, serão realizadas, além das palestras, mesas redondas acerca dos principais temas neurocirúrgicos-neurológicos, como traumatismo craniano, AVC, aneurismas cerebrais, tumores, entre outros. Também serão ministrados minicursos disponibilizados aos primeiros inscritos, que abordarão aspectos práticos da rotina neurocirúrgica-neurológica. Serão trabalhadas temáticas como a abordagem pré-hospitalar ao paciente neurológico, Neurosemiologia, Fundoscopia e Protocolo de morte encefálica.

Pablo explica que a neurocirurgia é definida como uma especialidade cirúrgica que executa tratamento cirúrgico e não cirúrgico e inclui prevenção, diagnóstico, avaliação, tratamento, cuidados intensivos e reabilitação das desordens ou doenças do sistema nervoso central, periférico e autonômico.

Ele destaca a importância da Jornada, por conta da alta demanda neurocirúrgica-neurológica do Cariri e a gama de cursos ofertados nas áreas de saúde. “É importante que os profissionais formados saibam o melhor e mais atualizado manejo possível para esses pacientes, além de ofertar dentro de sua área de atuação uma saúde de qualidade à população”, explica.

A jornada é uma iniciativa da Liga Acadêmica de Neurocirurgia. Entre os palestrantes, estarão o médico Neurocirurgião membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), Dr. Tiago Pimentel, Mestre pela Universidade Federal do Pernambucano (UFPE) e Preceptor da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ); Dr. João Ananias, médico com título de especialista em Neurocirurgia pela AMB-SBN, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, CE; Professor assistente de Neuroanatomia e Neurocirurgia da Universidade Federal do Ceará, além do Neurologista Henrique B. Alencar, graduado pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (2007), Neurologista graduado pelo serviço de Residência Médica em Neurologia do Hospital da Restauração - Recife/PE, entre outros profissionais.

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis