Beber água em jejum faz bem para o organismo

Fonte de vida também para quem está de barriga vazia: beber água em jejum é vital para manter o funcionamento adequado do corpo. Pelo menos é o que afirma o Instituto Europeu de Hidratação (EHI).

Segundo a instituição, que atua na área da hidratação humana e no seu impacto na saúde, bem‐estar e desempenho,  a água é o solvente que permite muitas das reações químicas fundamentais para o organismo, o que permite que as funções corporais sigam o seu ritmo ideal.

Conheça 5 benefícios de beber água em jejum

Cérebro, rins, intestino, pele, músculos e articulações são alguns dos principais beneficiados de se beber água em jejum. Confira abaixo uma lista de cinco ganhos que esse hábito pode oferecer ao organismo humano, segundo dados do EHI.

Cérebro mais ligado
Responsável por comandar todas as ações do corpo, o sistema nervoso central precisa de combustível – e ele é a água. Uma hidratação adequada é importante para o funcionamento correto do cérebro. Quando estão hidratadas adequadamente, as células do encéfalo recebem sangue oxigenado, deixando você mais alerta.

Rins filtrando bem
Outros órgãos que se beneficiam do consumo adequado de água são os rins. Responsáveis por filtrar o sangue, através da eliminação de resíduos e nutrientes desnecessários por meio da urina, eles têm o seu trabalho facilitado quando há um nível adequado de água para diluir as substâncias que serão descartadas.

Intestino regulado
A água também melhora o trato digestivo, já que é necessária na dissolução dos nutrientes, especialmente para que eles possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para as células. Só procure evitar ingerir o líquido durante as refeições. Ao invés de ajudar, o hábito pode prejudicar a digestão.

Pele jovem e bonita
Muita gente não sabe, mas além de perder líquido pelo suor e pela urina, a pele também elimina muita água. Por isso, é sempre importante ingerir diversos copos por dia e manter a hidratação. A água também ajuda a manter a elasticidade e a tonicidade da tez.

Músculos e articulações lubrificados
Sabe quando as peças do seu carro precisam daquele óleo para dar uma lubrificada? Com o corpo humano acontece o mesmo. Ao invés de óleo, porém, usa-se água e, no lugar dos componentes do veículos, os principais beneficiados com a lubrificação são os músculos e as articulações.

Água é bom, mas não em excesso
Em condições normais, o consumo total diário de água recomendado pela EHI – proveniente de todas as fontes, incluindo alimentos e bebidas –, é algo em torno de 2,5 litros para homens adultos e dois litros para mulheres adultas. Contudo, essas medidas podem variar de uma pessoa para outra.

Mas vale lembrar que exagerar e ingerir água demais também pode ser prejudicial. Por exemplo, beber mais de três litros por dia pode fazer com que se perca na urina não apenas líquidos e resíduos descartáveis, como também sais minerais. Além disso, seus rins vão trabalhar mais do que o necessário.

Fonte: Doutíssima

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis