Juazeiro do Norte (CE): Dois Ecopontos funcionam na cidade

Dois Ecopontos de Coleta Seletiva prometidos pela Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU) no início do ano estão em funcionamento diário. Pneus inutilizáveis e itens eletroeletrônico, como peças de computador, televisores quebrados, aparelhos eletrodomésticos e etc. ganharam centros especializados de coleta e destinação. Agora, por Lei, pequenos empreendedores e grandes comerciantes deste município deverão entregar os resíduos nos locais determinados.

Já licenciados, os centros de Coleta de Pneus Inservíveis (CCPI) e de Coleta de Eletroeletrônico (CCEE) estão sediados no prédio da antiga Usina Zé Bezerra, na Rua do Seminário, centro da cidade, e recebem material de pessoas físicas, empresas ou microempreendedores de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em quatro meses de funcionamento, mais de 120 toneladas de pneus inutilizáveis foram recolhidas pelo CCPI e encaminhados para uma empresa privada de reciclagem baiana licenciada pela prefeitura de Juazeiro do Norte. Já os eletroeletrônicos estão sendo recebidos e gerenciados pela ONG Juazeiro Ambiental, composta por catadores de materiais recicláveis.

Mais centros para coleta de papel, papelão, plástico, vidro, metal e lixo orgânico estão na espera de financiamento e aval do Governo do Estado.

“Agora temos local e destinação ambientalmente legalizada para parte de seus resíduos sólidos”, comentou Eraldo Oliveira, superintendente da AMAJU. “Nosso convite é para que a população e os comerciantes do município cumpram seu dever para com o meio ambiente e deposite corretamente seus descartes”, aconselhou.

Eraldo lembra que a partir deste de julho grandes e pequenos comerciantes produtores dos resíduos têm a responsabilidade de entregar os resíduos diretamente no referido Ecoponto. “Queremos evitar o acúmulo de lixo e materiais em esquinas, canteiros centrais e mesmo no Lixão”, explicou o superintendente.

Os Ecopontos fazem parte do quadro maior que é o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, desenvolvido pela AMAJU em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e com apoio do Governo do Estado do Ceará, da Cáritas Diocesana e do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.

Serviço:
Autarquia de Meio Ambiente
Rua Francisca Paula Bezerra, nº 1109, Bairro Limoeiro

Ecoponto 1 e 2 
Rua do Seminário, s/n, Bairro Franciscanos (na Antiga Usina Zé Bezerra)

Por: Alana Maria

Fonte: Cariri Revista

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis