Herbalife é multada em 200 milhões de dólares por prática enganosa

A empresa Herbalife foi multada em 200 milhões de dólares e obrigada a reestruturar suas operações para encerrar processo nos Estados Unidos aberto em 2014. As punições fazem parte de um acordo para impedir que a companhia fosse acusada de praticar o esquema de pirâmide financeira pela Comissão Federal do Comércio, agência do governo americano que defende os direitos do consumidor no país

O órgão acusa a companhia de iludir quem se propõe a vender seus produtos. Por ser uma empresa de venda direta, a Herbalife não lida diretamente com o consumidor final e depende de colaboradores para comercializar seus produtos, além das vendas online. Segundo a acusação, essas pessoas são incentivadas a comprar kits com valores muito mais altos do que os praticados no site e têm que angariar outras para revendê-los. A decisão diz que a Herbalife, dessa forma, força uma demanda de mercado que não existe, lesando os consumidores.

Segundo a presidente da Comissão Federal do Comércio nos Estados Unidos, Edith Ramirez, a empresa faz propaganda enganosa ao exigir que seus colaboradores abandonem seus empregos para "ficarem ricos" com o esquema. "A Herbalife terá que se reestruturar para pagar seus colaboradores pelo que vendem e não pelas pessoas que recrutam", disse.

A Herbalife terá que contratar um auditor independente por sete anos para verificar se as adequações exigidas pela agência do governo serão realmente feitas.

Procurada, a Herbalife no Brasil não se pronunciou sobre as acusações.

Fonte: Veja SP

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis