Por que sentimos nosso celular vibrar mesmo quando nada acontece?

Você já teve a impressão de que seu celular estava vibrando em seu bolso quando, na verdade, nada estava ocorrendo com ele? Pois saiba que você definitivamente não é o único: segundo um estudo publicado na revista Men’s Health, 89% dos usuários de smartphone passam por essa sensação.

Antes que você comece a criar teorias malucas sobre as causas disso, pode ficar calmo. Isso é o simples resultado de nosso costume com esses aparelhos; ou melhor, de nosso costume a ficar atentos a qualquer aviso ou notificação vindos de nossos dispositivos.

“Nós estamos sintonizados a procurar sinais, como uma vibração, que nos alerta de um texto ou uma ligação de telefone”, explicou Michelle Drouin, autora do estudo. “Se você associar uma mensagem de texto com algo potencialmente significativo, como muitas pessoas fazem, você vai passar a esperar esses sinais”, continuou.

Não menos interessante é o fato de que, embora as pessoas sintam isso em torno de uma vez a cada duas semanas, esses eventos falsos tendem a ocorrer com frequência muito maior – e até mesmo com sons – caso você esteja esperando uma mensagem importante ou se sinta especialmente estressado.

Um problema com cura
Felizmente, há uma solução para que esse problema reduza ou pare por completo, mas você não vai ficar nada feliz em saber qual é ela. Basicamente, o segredo é deixar seu smartphone fora de seu alcance e desligado (ou no modo silencioso) algumas horas por dia, repetindo o processo por pelo menos uma semana. Pois é, eu avisei que você não ia gostar da resposta, mas ao menos é uma cura.

Fonte: Tecmundo

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis