Enem 2016 tem 8,647 milhões de inscrições confirmadas, diz MEC

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 teve 8,647 milhões de inscrições confirmadas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). "Muito provavelmente, chegaremos a 8,8 milhões de inscrições confirmadas", diz a presidente do Inep. Segundo ela, houve um atraso nos repasses do Banco do Brasil em função do feriado de Corpus Christi.

Em razão do atraso nas informações bancárias, parte dos alunos ainda deve encontrar a mensagem de “confirmação pendente” na página de acompanhamento do Enem, no site do Inep. Neste ano, o cartão de inscrição não será enviado para as casas, mas estará disponível no site do Inep e por e-mail. A data para processar todas as inscrições não foi informada.

A atual edição do exame teve 9.276.328 participantes inscritos. Só foram consideradas confirmadas as inscrições que tiveram o pagamento da taxa. Na história do exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número alcançado neste ano é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram.

Em 2015 foram 8,4 milhões de inscritos, dos quais 7,7 milhões confirmaram as inscrições (com o pagamento do boleto ou obtenção da isenção da taxa). Ao fim daquele ano, 5,7 milhões fizeram as provas do exame.

Datas da prova 
No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

“O Enem é um programa que tem uma história de sucesso consolidada e já tinha um calendário posto, que os estudantes devem seguir. A mensagem nossa foi sempre de tranquilização, para que os jovens possam ter a informação de que nada será alterado no calendário oficial, e que nós vamos enfatizar a transparência, a segurança”, diz o ministro Mendonça Filho.

Segurança e tecnologia 
O intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas, para dificultar vazamentos de questões, será mantido.

Em 2015, o MEC diz ter identificado 1.570 ocorrências de maior ou menor porte, incluindo "algumas tentativas de fraude bem sofisticadas". Entre os casos, também havia pessoas se passando pelos estudantes inscritos para fazer a prova em nome de outra pessoa. Com o registro biométrico, o MEC espera evitar esse tipo de infração.

O MEC também criou um aplicativo "Enem 2016" para que o participante acompanhe o cronograma e os avisos feitos pelo ministério. O app é gratuito e estará disponível para iOS, Android. Os dados de inscrição e senha poderão ser armazenados no próprio aplicativo, para evitar perda. O sistema vai estar disponível para download a partir do dia 1º de junho.

Balanço do Sisu 
Foi divulgado nesta segunda o primeiro balanço das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre, voltado para as instituições que oferecem vestibular no meio do ano.

Até as 18h, o sistema contabilizava 259.743 inscrições para as 56.422 vagas, a serem preenchidas em 56 faculdades e universidades públicas. O número de inscrições atingiu 500.451 – cada estudante pode fazer até duas opções de curso

A inscrição é gratuita e segue até as 23h59 de quinta (2) pelo site http://sisu.mec.gov.br. A previsão do MEC é de que a nota de corte parcial seja divulgada a partir da 1h desta terça-feira (31), e a final, no dia 6 de junho. Só pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tirou nota acima de zero na prova de redação.

O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e, no ato, deve incluí-las em ordem de preferência. O resultado da única chamada será divulgado no dia 6 de junho de 2016 na página do Sisu e nas instituições de ensino superior.

O aprovado deverá realizar sua matrícula na instituição selecionado na chamada regular nos dias 10, 13 e 14 de junho de 2016. Há ainda a possibilidade de os participantes que não foram convocados para sua primeira opção participarem da lista de espera.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis