Barbalha (CE): Programação da Festa de Santo Antônio inicia neste sábado (28)

Estará sendo concluída hoje em Barbalha a ornamentação da cidade para o início da Festa de Santo Antônio, que acontece no próximo domingo, com abertura oficial e cortejo do Pau da Bandeira e segue até 13 de junho. A expectativa de público para o evento é de mais de 300 mil pessoas, em virtude de, neste ano, a festa ser realizada com o reconhecimento de Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, ocorrido após a votação do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em setembro do ano passado.

Neste sábado, às 20h30, acontece a solenidade pública sobre o reconhecimento, além do lançamento da Escola de Artes e Saberes Contemporâneos de Barbalha. Na ocasião, será assinado o termo de comodato, por 10 anos, do Palácio 3 de Outubro, prédio tomado pelo Patrimônio Histórico do Estado do Ceará, onde estará funcionando a escola, que irá fortalecer ainda mais a cultura e a tradição local. A solenidade contará com a presença do governador do Estado, Camilo Santana, o prefeito local, José Leite, o secretário de Cultura, Antônio Luna, e representantes da Superintendência Estadual do Iphan.

Ainda no sábado, que acontece a Noite das Solteironas, com um casamento coletivo após a missa na Matriz de Santo Antônio, às 20 horas. Todo um esquema de segurança vem sendo fortalecido para a festa, com mais 200 homens da Polícia Militar e equipe contratada.

O Cortejo do Pau da Bandeira acontece no domingo, a partir do meio-dia, percorrendo 6km até a cidade. Este ano, haverá um cordão de isolamento, para proporcionar mais segurança aos carregadores e o público que acompanha o grupo. A previsão de chegada do Pau da Bandeira, uma rama branca de 25 metros e cerca de duas toneladas, será no final da tarde, quando será erguido o mastro da bandeira do Santo, que sinaliza o começo da festa, que acontece até o dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio.

Cortejo dos Grupos de Tradição
O som dos pífanos e tambores começam logo cedo no domingo. Os grupos de tradição de reúnem em volta da igreja a partir das 6 horas para louvar o santo padroeiro, Antônio de Pádua. São mais de 60, que após a missa de abertura da festa, que acontece às 9 horas, saem em cotejo pelas ruas do Centro até o Largo do Rosário.  Além dos grupos tradicionais, seguem os parafolclóricos, com a participação de centena de brincantes.

Programação:

Sábado (28 /05)

20h00 - Missa na Matriz de Santo Antônio;

20h30 – Casamento coletivo na Matriz de Santo Antônio;

20h30 - Solenidade Pública do Reconhecimento pelo Iphan da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha;

20h30 – Solenidade de lançamento da Escola de Artes e Saberes Contemporâneos de Barbalha, com Assinatura do Termo de Comodato;

10h00 - Noite das Solteironas – Shows dos cantores Leonardo de Luna e Ítalo Queiroz;

Domingo (29/05)

9h00– Missa de abertura da Festa de Santo Antônio, com a presença dos carregadores do Pau de Bandeira e grupos de tradição.

11h00 – Cortejo com os brincantes da Matriz ao Largo do Rosário;

12h00 – Saída do Pau da Bandeira do Sítio São Joaquim em direção à Matriz, num percurso de 6km.

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis