Saiba como parar de fumar e evitar o ganho de peso

Não acontece com todas as pessoas, mas pesquisas comprovam que abandonar o vício do tabagismo pode provocar o ganho de peso. Isso acontece porque a ausência da nicotina acaba causando nervosismo e ansiedade, que geralmente são aliviados com o consumo excessivo de alimentos. Então como parar de fumar sem engordar?

O resultado é possível com algumas mudanças nos hábitos do dia a dia, adotando uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos, além de buscar outras atividades que proporcionem sensação de bem-estar.

Parar de fumar está relacionado ao ganho de peso?
Um estudo feito pela BMJ, publicação periódica do Reino Unido com grande influência sobre medicina, apontou que parar de fumar leva a um ganho de peso médio de quatro a cinco quilos no primeiro ano. Pesquisas publicadas anteriormente já haviam mostrado que a nicotina inibe o apetite e pode acelerar o metabolismo.

Os resultados do estudo mostraram que os ex-fumantes que não usaram uma terapia de substituição da nicotina tiveram ganho médio de peso de 1,1kg em um mês, 2,3kg em dois, 2,9kg em três, 4,2kg em seis e 4,7kg depois de um ano.

Porém, os pesquisadores ressaltaram que os benefícios que parar de fumar traz para a saúde superam os riscos de engordar, pois um ganho de peso modesto é menos perigoso que o tabagismo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco é a principal causa de mortes prematuras no mundo, sendo responsável por 5,1 milhões de óbitos anualmente. A obesidade, juntamente com o sobrepeso, causam 2,8 milhões de mortes.

Como parar de fumar deixa a pessoa nervosa e inquieta, o ganho de peso acaba sendo consequência. Sem a nicotina do cigarro, que permite que o cérebro libere serotonina e proporcione uma sensação de prazer, o ex-fumante fica mais ansioso e, na maioria das vezes, recorre à compulsão alimentar para substituir a substância.

Como parar de fumar e controlar a compulsão
Para quem se pergunta como parar e fumar e evitar o ganho de peso, é importante saber que a tarefa não é fácil, mas adotando outras medidas que controlem a ansiedade, substituindo o efeito de prazer e bem-estar que a nicotina proporciona, é possível abandonar o vício e melhorar a saúde sem engordar.

O ex-fumante deve buscar outras formas de liberar a serotonina, como é o caso da prática de esportes. Além disso, é fundamental evitar doces, chocolates e pacotes de salgadinho. A dica e apostar em biscoitos com fibras, frutas secas e outros petiscos saudáveis.

Para saber como parar de fumar e evitar o ganho de peso, o ideal é associar uma dieta saudável a um programa de atividade física regular, com exercícios aeróbicos como caminhar, correr, pedalar ou nadar. Além de queimar calorias, também acelera o metabolismo e ajuda a aliviar o estresse, proporcionando relaxamento e bem-estar.

Fonte: Doutíssima

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis