Gripe forte pode afetar o coração, alerta especialistas

Várias cidades do Brasil estão antecipando a campanha de vacinação contra a gripe. O vírus H1N1 faz a cada dia mais mortes, mas não é só ele. Uma menina de oito anos morreu e a suspeita é que a causa fosse o vírus B da gripe.

A cardiologista Ludhmila Hajjar explica que os vírus são a principal causa de miocardite (vírus da gripe, do resfriado, dengue, hepatite, HIV). O vírus vai para o coração e provoca inflamação do músculo cardíaco. O coração não bombeia direito e a pessoa pode ter morte súbita, porque o corpo não recebe oxigênio.

Para se proteger da gripe, a indicação é a prevenção. Tomar a vacina, lavar sempre as mãos com água e sabão e andar com álcool gel. Também é importante deixar os ambientes ventilados.

Diferenças entre vírus A e vírus B
Existem algumas diferenças entre os vírus da gripe A e B. O vírus A causa epidemias e está em humanos e em outros animais. Ele também sofre muitas mutações, é instável e a cada sete anos as alterações podem gerar grandes epidemias. O vírus A também atinge todas as faixas etárias. Já o vírus B causa surtos localizados, está apenas em humanos e afeta mais crianças.

Fonte: Bem Estar/G1

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis