Agora é definitivo! Hospital Santa Tereza, em Crato, encerra atividades

O Hospital Santa Tereza, referência em atendimento psiquiátrico no Ceará, vai fechar as portas por falta de repasse de verbas do Ministério da Saúde. A unidade presta serviços há 45 anos e atende a pacientes de todo o Ceará e também de estados vizinhos.

Dos 200 pacientes que estavam no local há um mês, 11 seguem no hospital. Os últimos pacientes que estão na unidade estão sendo mandados para casa ou abrigo para idosos, mesmo precisando continuar o tratamento.

"Vai ficar vazio, exposto à venda ou aluguel. Os funcionário já todos estão de aviso", diz a diretora do hospital Santa Tereza, Luciana Abath. Todos os pacientes eram atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), embora a unidade seja particular. Segundo a diretora, o valor repassado pelo Ministério da Saúde é atualmente insuficiente para manter os serviços.

Os funcionários que já receberam demissão lamentam a decisão por fechar a unidade. "Além do paciente, o fechamento do hospital gera problemas para a família do paciente, que é quem mais vai sofrer com essa ação", avalia José Aílton da Silva, ex-funcionário do Santa Tereza.

Sem a unidade, cabe ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) atender os pacientes. No Crato, são construídos leitos nas unidades para eventuais emergências. A coordenadora de saúde mental do município acredita que o fechamento do Santa Tereza vai dar oportunidade à socialização. "Nós temos que mudar as nossas práticas com relação ao paciente crônico, paciente em crise, que é somente o hospital. Não, ocorre em hospital também", diz a coordenadora Margaret Novaes.



Reportagem exibida no CETV (TV Verdes Mares Cariri) 

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis