Crato (CE): Polícia prende dupla dentro do mato com banca sortida de drogas

Mais uma operação exitosa de investigadores da Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato resultou na prisão de dois jovens com drogas por volta das 17 horas desta sexta-feira (14) na Travessa Potengi (Bairro Seminário) naquele município. João Natanael Marinho da Silva, de 21 anos, reside perto do Bar do Flamengo naquele bairro Seminário e Caio de Sousa Oliveira, de 19 anos, mora na própria Travessa Potengi.

Com eles os policiais encontraram 10 papelotes de cocaína, 15 pedras de crack e mais R$ 171,00 em dinheiro, além de sacos plásticos usados para embalar drogas. Os investigadores disseram que já tinham recebido várias denúncias sobre uma casa abandonada naquele local a qual vinha sendo utilizada como ponto de uso e venda de substâncias entorpecentes.

Eles passaram a monitorar os passos de acusados do tráfico de drogas e notavam que estes sempre fugiam pelos fundos ante algum barulho estranho e sem prévio comunicado. Isso aconteceu novamente na tarde de ontem só que o cerco tinha sido feito a partir do quintal e os dois terminaram presos dentro do mato. “Natan” e “Caio” foram levados para a autuação em flagrante na Delegacia, a fim de responder por crime de tráfico de drogas.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Digitar e dirigir é mais perigoso que guiar bêbado, mostra teste



George Harrison - Got My Mind Set On You




Crato (CE): Lançada campanha “Fora da escola não pode”


O Selo Unicef Crato, Edição 2013-2016 realizou nessa sexta-feira, 14, no auditório da Creche São Miguel, durante o  ciclo de oficinas com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA – Crato, o lançamento da campanha “Fora da escola não pode”

De acordo com a coordenadora do NUCA e mobilizadora da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Sâmia Alencar, a campanha partiu de uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas pela Infância e Adolescência– UNICEF e tem como objetivo o enfretamento a evasão escolar.

A iniciativa analisa a exclusão e os riscos de abandono escolar em 25 países. Na América Latina e Caribe, participam Brasil, Colômbia e Bolívia. No Brasil, vem sendo desenvolvida em parceria com a campanha nacional pelo direito à educação, rede da sociedade civil que atua pela efetivação do direito constitucional à educação no país.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Senai/CE oferta vagas em cursos profissionalizantes presenciais

O Senai/CE está ofertando 400 vagas em cursos profissionalizantes presenciais nesta segunda quinzena do mês de agosto. As qualificações são nas áreas de Alimentos e Bebidas; Automação Industrial; Construção Civil; Eletroeletrônica; Energia; Logística; Meio Ambiente; Metalmecânica; Refrigeração e Climatização; Segurança do Trabalho; Tecnologia da Informação; Telecomunicações; Têxtil e Vestuário; Transporte. Os cursos acontecem em oito unidades do órgão no Ceará, localizadas em Fortaleza, Horizonte, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, nos turnos manhã, tarde e noite.

Os interessados (pessoas físicas e jurídicas) já podem reservar suas vagas nos cursos pelo telefone (85) 4009.6300 ou pelo endereço eletrônico no link Cursos para Você. Os valores de um curso no Senai variam de acordo com a área escolhida e a carga horária.

Confira a lista semanal dos cursos no SENAI – Juazeiro do Norte:

Controladores Lógicos Programáveis – CLP
Início: 17/08/2015
Turno: Noite

Corte de Peças Íntimas e Moda Praia
Início: 17/08/2015
Turno: Noite

Negociação e Vendas
Início: 17/08/2015
Turno: Noite

Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Prefeito Ronaldo vai estar neste sábado (15) prestando contas e falando das ações de sua gestão

O prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Mattos vai estar neste sábado, na Rádio Educadora debatendo com as comunidades sobre suas reivindicações. A conversa se dará no programa “Falando com o prefeito” que vai ao ar todos os sábados a partir das 10 horas.

Para o prefeito o programa serve como um espaço para a prestação de contas de sua gestão, bem como, para que as pessoas da população possam tirar dúvidas, fazer sugestões e reivindicações.

O programa já tem mais de um ano começa às 10 horas e segue até 11 horas com muitas informações para a população.

Quem quiser participar com perguntas basta ligar par ao telefone (88) 35232705, passar um Whatsapp pelo número 992830280, ou pelo e-mail cratoimprensa@gmail.com e o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos responde.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Com mais 7 óbitos, dengue já matou 48 pessoas no Ceará

Sete novos óbitos por dengue foram confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) no boletim epidemiológio divulgado nesta sexta-feira (14) no site do órgão. Com isso, o Ceará passa a contabilizar 48 mortes causadas pela doença neste ano. Outros 31 óbitos ainda estão em investigação.

Segundo a Sesa, a média da idade das vítimas foi de 25 anos. O boletim destaca que os meses de abril e maio apresentaram o maior número de óbitos e casos graves confirmados, respectivamente.

O Estado já registra 41.885 casos da doença, espalhados por 161 municípios. Destes, 60 se destacam por apresentarem incidência de dengue acima de 300 casos por 100 mil habitantes, taxa considerada alta pelo Ministério da Saúde. Fortaleza, Barbalha, Canindé, Crateús, Hidrolândia, Ipu e Piquet Carneiro estão entre as cidades mais afetadas.

No total, foram confirmados 673 casos de maior seriedade, sendo 579 de Dengue com Sinais de Alarme (DCSA) e 94 de Dengue Grave (DG). A cidade de Fortaleza, isoladamente, concentra os maiores percentuais de DCSA (72% do total) e DG (51%) dentre todos os municípios. A Capital tem confirmados 21.239 casos da doença.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Projeto atende as prerrogativas da política nacional de resíduos sólidos

Com a meta de extinguir os lixões e atender a questão social do envolvimento dos agentes recicladores, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, direciona ações que devem ser praticadas pelo município do Crato. A implementação do projeto de Coleta Seletiva é uma delas e será o foco do segundo semestre da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos.

A proposta é atuar de maneira positiva em torno do aterro sanitário, pois com a separação do lixo, há o reconhecimento de matérias primas com valor de mercado. O que reduz a demanda de lixo e pode incrementar a renda de famílias de baixa renda no trabalho da reciclagem.

"A iniciativa ocorre de forma cúmplice entre a sociedade civil, fazendo a separação do lixo, os agentes reciclados organizados em associação, ampliando espaço de inclusão social do trabalhador e a Secretaria na montagem de uma infraestrutura necessária para que a coleta se dê de forma exitosa." relata Hildo Junior Secretário Adjunto do Meio Ambiente.

A Secretaria do Meio Ambiente continua realizando trabalhos e no processo de discussão sobre empreendimentos imobiliários na questão do condomínios horizontais. Também iniciando os processos em setembro, os projetos executivos para a apadrinhamento da Praça Cristo Reis (Juarez Távora) na proposta de implantar equipamentos feitos de matéria reciclada, como brinquedos para crianças e bancos. "Sem deixar o trabalho da vigilância na fiscalização ambiental, para coibir a poluição sonora na garantia do direito ao sossego" complementa Hildo.

A Secretaria continua com o seu papel na meta de proteger a Floresta do Araripe e de fortalecer o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente na consolidação de políticas ambientais para a população.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Novas descobertas sobre a verdade histórica de Jesus

Nutridas por boatos e muitos fãs, algumas figuras públicas continuam notórias com o passar dos anos. Mas existe um personagem que, mesmo após mais de dois milênios, continua encantando o público. Você já ouviu seu nome antes: de uma forma ou de outra, todos já foram apresentados a Jesus de Nazaré. Mas descrever seu passado em detalhes é um desafio que também resiste ao tempo.

Recém-lançado no Brasil, o livro Em busca de Jesus (Objetiva) reúne as mais recentes tentativas de reconstituir a vida do famoso filho de Deus e mostra que esse ainda é um tema bem popular. A partir de seis relíquias encontradas nos últimos anos, os autores David Gibson e Michael McKinley analisaram pesquisas e argumentos de profissionais envolvidos na busca pelo misterioso homem nascido em Nazaré e crucificado na província romana da Judeia, região da atual Cisjordânia.

A história de Jesus é formada por pouquíssimas informações comprovadas por cientistas ou especialistas, mas já existem algumas certezas. “Acredita-se que Jesus só sabia falar aramaico e muito provavelmente era analfabeto”, diz André Chevitarese, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor de Jesus histórico: uma brevíssima introdução. “Ele viveu e morreu como judeu de origem campesina; o cristianismo que conhecemos hoje é um movimento posterior àquela época.” Através da reconstrução facial de crânios encontrados perto de Jerusalém, especialistas estabeleceram como seria a verdadeira aparência física de um morador típico da região. Diferentemente do homem branco, alto e de olhos azuis idealizado pelos artistas, é mais provável que Jesus tenha sido moreno, de olhos castanhos, cabelo curto e estatura baixa: um judeu comum nascido no Oriente Médio. Sobre seu local de nascimento, os teólogos insistem em Belém, terra natal de Davi, um dos antigos reis de Israel. “Mas nada favorece essa versão, e do ponto de vista histórico não há dúvidas: Jesus é nazareno”, afirma Chevitarese.

Plot Twist Bíblico
Enquanto o mundo se concentrava nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial, em 1945, um camponês foi responsável pela descoberta de 13 manuscritos encontrados no Egito. Eles ficariam conhecidos mais tarde como Biblioteca de Nag Hammadi, nome da cidade onde foram localizados. Historiadores confirmaram que a data estimada dos textos corresponde ao século 4 e que são traduções de originais em grego. “São achados cruciais para a compreensão do cristianismo em seu período de formação e demonstram a existência dessa pluralidade de manifestações religiosas nos quatro primeiros séculos”, explica Vagner Porto, professor de arqueologia clássica da USP. Boa parte desses papiros, escritos em copta (mistura dos idiomas grego e egípcio), estava ligada ao movimento cristão conhecido por gnosticismo. “Os ensinamentos gnósticos diferem na crença de que cada um é responsável por seus atos e por sua própria salvação espiritual”, explica Karlos Bunn, presidente da Igreja Gnóstica do Brasil.

Judas Iscariotes e Maria Madalena exerceram papéis decisivos na trajetória de Jesus. Seus possíveis Evangelhos foram encontrados em péssimas condições, e hoje são considerados textos gnósticos. A primeira aparição do Evangelho de Maria foi registrada em 1896, mas uma sequência de atrasos — incluindo um cano de água estourado na casa de uma editora e a eclosão da Primeira Guerra Mundial — fez que ele só fosse publicado em 1955, com algumas páginas perdidas e bastante deteriorado. Assim como certos textos de Nag Hammadi, esses fragmentos apresentavam Maria como grande seguidora dos ensinamentos de Jesus. “O conceito de Maria Madalena como a discípula amada indica que um grupo de cristãos do primeiro século a considerava uma das líderes desse movimento”, disse Paulo Roberto Garcia, professor de teologia e ciências da religião na Universidade Metodista de São Paulo. Não existe, contudo, confirmação de que os manuscritos se refiram a Maria Madalena no lugar da própria mãe de Jesus.

Já o Evangelho de Judas, identificado nos anos 1970 por dois agricultores, foi recuperado após um roubo repentino e examinado pela primeira vez em 1983. Nos anos 2000, passou por um processo de restauração, e 85% do material foi preservado. De início, o documento foi divulgado como um plot twist, isto é, uma reviravolta na história. O texto conta a redenção de Judas, afirmando que teria sido o mais fiel dos seguidores e que cumprira ordens de Jesus para ajudá-lo a livrar-se de seu corpo após a morte. “O problema foi todo o sensacionalismo empregado na tradução, trabalhada com a expectativa de mudar o papel de Judas”, disse Garcia. “Um dos textos diz que ele subiria aos céus pelo que fez, sendo que dois dos tradutores concordaram que a versão correta teria sido ‘não subiria’, por exemplo.”

Para muitos dos arqueólogos e historiadores envolvidos na busca por evidências que remontem, de alguma forma, ao passado de Jesus, é pouco provável que objetos relacionados a sua história continuem a aparecer nos próximos anos. “Hoje as pesquisas não se concentram tanto em itens que pertenceram a Jesus”, diz Chevitarese. “O objetivo maior é conhecer o ambiente físico, geográfico e político dele, além de suas crenças, seus amigos, inimigos e, sobretudo, quem foi ele.”

App em nome de Jesus
A suposta urna funerária com os ossos de Tiago, um dos 12 apóstolos, desperta algumas dessas características. “Tiago, filho de José, irmão de Jesus”, diziam as inscrições do ossuário, em aramaico. Oded Golan, colecionador de antiguidades pouco familiarizado com religião, afirma ter comprado o objeto em Israel, nos anos 1970, no início sem assimilar seu verdadeiro significado. Uma análise de escrita feita em 2002 sugeriu que a segunda parte das inscrições teria sido gravada pelas mãos de outro escriba. “Supondo que Tiago tenha morrido na década de 40 do século 1, Jesus já teria de ser uma figura reconhecida em todo o ambiente da Judeia para que seu nome fosse agregado como forma de distinção, mas Jesus de Nazaré só se torna amplamente conhecido um século e meio depois”, disse Chevitarese. “A frase gravada refere-se a Jesus de Nazaré? Tiago foi seu irmão? Maria foi, como dizem, virgem a vida inteira, ou teve outros filhos?”, pergunta McKinley no livro. Sem a chance de confirmar se o artefato é genuíno, essas dúvidas devem continuar sem respostas.

Objetos que um dia estiveram em contato com Jesus até hoje provocam fascinação. Nos tempos da Idade Média, eles movimentaram um comércio bem incomum. Imitações de artefatos eram fabricadas com mais frequência do que os arqueólogos contemporâ­neos gostariam de admitir. “Para explorar a crença popular, encorajava-se a ideia de que possuir uma relíquia traria bênçãos e também serviria como amuleto”, diz Garcia.

Um deles é o Sudário de Turim, o manto que teria envolvido o corpo de Jesus. Atualmente, o objeto descansa numa capela no norte da Itália, equipada com controle de temperatura e vidro à prova de balas. A peça de linho retangular exibe manchas de sangue e vincos equivalentes a um rosto. É o artefato mais bem documentado de todos, mencionado nos quatro Evangelhos e nos Livros Apócrifos (relatos de Cristo não reconhecidos pela Igreja). A relíquia também repousa em milhões de celulares e tablets espalhados pelo planeta: embora o Vaticano não tenha se posicionado enfaticamente sobre o assunto, aproveitou para lançar, em 2013, o primeiro aplicativo dedicado ao Santo Sudário. O Shroud 2.0 permite ampliar a imagem para uma análise mais detalhada do pano — sem ter de viajar até a Itália.

Homem procurado
Várias análises do manto foram realizadas e comprovaram que o material realmente cobriu o corpo de um ser humano e que as manchas de sangue eram de fato compostas por hemoglobina. O estudo mais recente, publicado em 2014 na revista científica Injury, também aponta que os ferimentos sofridos por esse indivíduo correspondem aos de uma crucificação. Apesar dos resultados, a data do manto — muito distante dos anos vividos por Jesus Cristo — ainda é um contra-argumento forte. “O maior desafio é conseguir permissão para novos testes”, explica McKinley. “O Sudário provavelmente permanecerá atrás de um vidro blindado para sempre.” A aparição desses objetos, relacionados a períodos tão distantes, simboliza a caçada interminável a possíveis referências de Jesus como figura histórica. “Resultado de uma percepção sustentada exclusivamente pelo ponto de vista científico, com análises da história, arqueologia e sociologia”, explica Chevitarese.

Talvez o discernimento científico explique a desconfiança inicial de Karen King, professora da Universidade Harvard, quando um colecionador anônimo resolveu entrar em contato, convencido de que havia encontrado o papiro do Evangelho da Esposa de Jesus, como seria chamado mais tarde. Apesar do nome chamativo, o achado — um pequeno fragmento bastante deteriorado — não tem qualquer relação com o Evangelho de Maria, texto gnóstico encontrado décadas antes, e tampouco reforça hipóteses de que Jesus tivesse sido casado. Em 14 linhas, o manuscrito parece debater a real necessidade do celibato na religião cristã, reflexão inédita nos demais Evangelhos canônicos.

Resistentes ao tempo
“A questão principal do papiro é assegurar que mulheres casadas e com filhos também possam ser discípulas de Jesus — uma discussão frequente nos tempos do cristianismo primitivo, conforme a virgindade celibatária passava a ser mais valorizada”, disse Karen em relatório divulgado pela Harvard Divinity School.

Após a publicação de sua análise ter sido desconsiderada por uma porção de estudiosos, Karen reforçou a veracidade do documento com o resultado de exames feitos ao longo de dois anos, até a confirmação em abril de 2014: o material não era uma imitação moderna e foi escrito entre os séculos 6 e 9. Entretanto, não existe consenso sobre os significados desse pequeno pedaço de história, talvez pelo seu estado de conservação ou pelo conteúdo incompleto do texto. Mas to­das as características são compatíveis com a longa e constante busca por Jesus: fragmentadas, ambíguas e, ainda assim, resistentes ao tempo.

Fonte: Galileu

Curta nossa página no Facebook



Barbalha (CE): Corpo do Soldado morto em tiroteio com assaltantes será sepultado amanhã em Crato

O Soldado Cícero Soares da Silva, de 34 anos, da Companhia Militar de Barbalha, não resistiu à gravidade dos ferimentos causados por arma de fogo e morreu por volta das 10h30min desta sexta-feira na UTI do Hospital São Vicente de Paulo. Na manhã do último dia 4 de agosto, ele trocou tiros com uma dupla que tinha acabado de praticar um assalto no Opção Center na Avenida Coronel João Coelho no centro de Barbalha. O policial foi atingido por três tiros e socorrido ao hospital que fica ao lado do estabelecimento.

No final da manhã o corpo do Soldado Soares foi necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte e já devolvido à família para o sepultamento. O velório do PM acontece no Centro de Velório Anjo da Guarda de Barbalha e às 08h30min deste sábado será celebrada uma missa de corpo presente na Igreja Matriz de Santo Antonio daquele município. Logo depois o cortejo fúnebre segue para o Cemitério de Crato, onde o PM será sepultado com honras militares.

Após ser lesionado, o Soldado foi submetido a uma exitosa cirurgia no estômago e teve que passar por outros procedimentos os quais necessitavam de sangue. Semana passada o sentimento de solidariedade foi demonstrado com a formação de filas junto ao Hemonúcleo de Juazeiro em nome da doação de sangue para o militar. Nas últimas horas o quadro clínico do policial se agravou e, hoje pela manhã, ele sofreu uma parada cardíaca e faleceu momentos depois. A polícia ainda não tem informações concretas sobre a dupla acusada que, no dia do crime, fugiu em uma moto de cor roxa e com o garupeiro ferido.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Governo não deve pagar adiantamento de 13º a aposentados em agosto

O governo decidiu que não vai pagar em agosto o adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. Fonte do Ministério da Fazenda confirmou que a decisão foi tomada. 

O pagamento no mês de agosto de 50% do abono aos beneficiários da Previdência Social não é obrigatório, mas o governo vinha adotando essa prática de fazer o adiantamento desde 2006. No ano passado, um decreto assinado ainda no dia 4 de agosto pela presidente Dilma permitiu que os repasses fossem feitos entre 25 de agosto e 5 de setembro. O valor foi creditado junto com o pagamento do benefício mensal.

De acordo com um auxiliar do ministro Joaquim Levy, a pasta tenta encontrar uma solução para o problema até o fim do mês, mas ainda não há previsão de nova data para o pagamento. O Ministério da Previdência Social não confirma a informação e ressalta que o assunto está sendo tratado pelo Ministério da Fazenda. Oficialmente, a Fazenda ainda não anunciou a decisão.

Fonte: Estadão Conteúdo

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Reunião define plano operativo do programa Bolsa Família

Na última quarta feira, dia 12, foi realizada na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social – SMTDS, uma reunião para definir o Plano Operativo do segundo semestre de 2015 do Programa Bolsa Família.

Participaram do encontro os coordenadores do Programa Bolsa Família no município do Crato, representantes da Secretaria de Saúde, além de técnicos, coordenadores e gestores dos equipamentos da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Na ocasião foram firmados os eixos e ações a serem desenvolvidas nos próximos meses no município do Crato. No eixo 01, definido como “Ações de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação referentes ao CadUnico e PBF”, ficou constituída o estabelecimento de um cronograma bimestral de repasse de informações e avaliações dos serviços prestados referentes ao desenvolvimento de atividades da Assistência, Saúde, Educação e Instância de Controle social, com o objetivo de acompanhar o andamento das atividades no intuito de aprimorar a execução dos serviços.

Foi estabelecido no eixo 02 a validação, revisão e atualização cadastral em domicilio de no mínimo 40% da demanda. Os 60% restantes serão feitos na sede do Cadastro Único, associações, CRAS e escolas. A ideia é evitar omissão na prestação de informações por parte da família, tornando a base de dados do CadÚnico mais qualificada.

A realização de novos cadastros do Programa Bolsa Família é a meta do eixo 03, conhecendo a realidade socioeconômica das famílias e suas vulnerabilidades.

Foi pensando ainda durante o encontro a realização de eventos para a divulgação das informações direcionadas aos atores sociais municipais da Gestão do CADÙNICO e PBF das áreas de Assistência Social, Educação, Saúde e Instância de Controle Social do CadÚnico e PB, como encontros, seminários, oficinas e capacitações.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): Cidade ainda vive clima de instabilidade política

Após 45 dias afastado do cargo, o prefeito Raimundo Antônio de Macedo (PMDB) foi reconduzido ao posto depois que o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão, suspendeu a decisão, em primeira instância, que afastava o político por 180 dias. O resultado da liminar foi publicado no último dia 6, no Diário Oficial da Justiça.

Apesar de retornar ao cargo, Raimundão continua respondendo a processo na Justiça, o que tem gerado instabilidade naquele município. A pouco mais de um ano das próximas eleições e com problemas antigos sem solução, o atual cenário político de Juazeiro tem gerado intensas discussões e mexido com vários setores da sociedade.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Cledmilson Vieira Pinheiro, avalia o atual momento político da cidade como "horrível, não sendo bom para situação, tampouco para oposição". Ele considera que a crise foi agravada pelas constantes disputa de poder e afirma que a situação financeira, assim como os problemas na saúde pública, são os mais preocupantes.

Pinheiro ressalta que, se os políticos se unissem em prol de uma causa maior - a população -, os problemas poderiam ser solucionados com maior eficácia. Em sua visão, a volta do prefeito pode ser um marco na política de Juazeiro. "Ele tem nova chance de pôr em prática os projetos que não foram iniciados durante os três anos de mandato, além de dar continuidade ao que foi feito de positivo pelo vice Luiz Ivan".

Questionado se há resistência na volta de Raimundão ao cargo, Pinheiro foi enfático e negou qualquer manobra para retirar o peemedebista da Prefeitura. "Quem foi eleito pensando no bem de Juazeiro do Norte não pode pensar, jamais, em manobras políticas que venham a prejudicar a cidade. Não acredito naqueles que fazem oposição só por fazer. Acredito, sim, que se todos estiverem unidos, Juazeiro pode sair desse momento delicado. Contudo, algumas mudanças devem ser feitas, sobretudo no tocante à saúde", salienta.

A situação precária na qual o município se encontra fez com que o Ministério Público Federal (MPF) ajuizasse, no dia 30 de junho, ação contra Raimundão por desvio de recursos na saúde. Ele é acusado de desfalque de verba federal por intermediação fraudulenta de mão de obra. Somando-se todos os valores envolvidos no caso, o MPF identificou prejuízo aproximado de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos.

Irregularidades
De acordo com o procurador da República, Celso Leal, autor da ação, durante vistoria do MPF, em abril de 2014, no hospital municipal São Lucas, foram constatadas irregularidades nos valores referentes à prestação de serviços. Para o Ministério, a contratação da empresa Dinâmica Cooperativa de Profissionais de Saúde, que envolveu cerca de R$ 8,5 milhões para atuação no Hospital, se consisti em apenas um meio de burlar os direitos trabalhistas dos profissionais para apropriação de verbas públicas federais, repassadas pelo Ministério da Saúde, já que a cooperativa jamais prestou qualquer serviço efetivo ao município.

Um dia antes de deixar o cargo, o até então prefeito interino, Luiz Ivan, afastou outros 13 servidores nomeados por portaria e/ou cargos comissionados, totalizando 54 destituídos. Em 30 de julho, ao retirar 41 servidores com duplicidade de serviços nomeados ou por receberem sem trabalhar, Ivan anunciou que pretendia exonerar cerca de 200 servidores irregulares.

A medida seria para ajustar as contas da prefeitura, que gira em torno de R$ 17 milhões, possibilitando melhor equilíbrio financeiro para os próximos meses. Ao reassumir o cargo, Raimundão declarou que dará continuidade aos afastamentos, apesar de terem sido indicados por ele próprio. O prefeito reconhece que é preciso reduzir o número de cargos comissionados para que a máquina funcione melhor perante a crise.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Filme de terror provoca vômitos e desmaios no cinema

Se você está procurando um filme de terror que vai te dar calafrios, "Bite" pode ser uma boa pedida. Pelo menos as notícias envolvendo a estreia são bem assustadoras: as pessoas estão vomitando e desmaiando durante as sessões.

De acordo com a página oficial do longa no Facebook, a estreia do filme foi marcada por desastres. Durante a sessão, duas pessoas desmaiaram, uma vomitou e outra bateu a cabeça na escada da sala de cinema.

O que está provocando tanto rebuliço são as cenas fortes do filme. "Bite" conta a história de uma noiva que viaja antes do casamento e é picada por um inseto. A partir daí, ela começa a lentamente se transformar em um bicho bem nojento, com feridas cheias de pus cobrindo seu corpo.

Apesar de soar bem nojento, o filme tem recebido elogios dos fãs de terror e faturou prêmios em eventos do segmento. Segundo o site "The Nerdist", o longa é o melhor filme independente de terror em anos.

"Bite" chega aos cinemas dos Estados Unidos em 31 de agosto e ainda não tem previsão de estreia no Brasil (ainda bem).

Fonte: iG

Curta nossa página no Facebook



Presidente da CUT diz que defenderá Dilma ‘de armas na mão’

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (13) no Palácio do Planalto, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, deu “um recado aos golpistas” e disse que, se os adversários da presidenta Dilma Rousseff insistirem na tese do impeachment, um “exército” armado irá às ruas para defendê-la. A frase foi dita em discurso no evento “Diálogo com Movimentos Sociais”, parte da estratégia que o governo põe em curso para recuperar os índices mínimos de popularidade de Dilma e se contrapor às manifestações do próximo domingo (16).

“Recado para os golpistas: nós somos trabalhadores, trabalhamos pela democracia. O que se vende é a intolerância, o preconceito de classe contra nós. Somos defensores da unidade nacional. Isso implica ir para as ruas entrincheirados, de armas na mão, se deitar [na rua] e lutar, se tentarem tirar a presidente”, disse Vagner, diante de cerca de 1,2 mil pessoas de diversas entidades sindicais.

“Nós teremos o exército que vamos enfrentar essa burguesia”, acrescentou.

Nas manifestações de 15 de março, quando mais de um milhão de pessoas foram às ruas com demandas diversas – principalmente o “fora, Dilma” e o protesto contra o Congresso e a política atuais –, a CUT e outras entidades fizeram atos em defesa da Petrobras e da democracia em algumas localidades do país, mas com menos participação popular. A iniciativa foi vista por organizadores do movimento com uma provocação, e observadores da cena política avaliam que isso acabou provocando a adesão de ainda mais manifestantes contra Dilma.

Além da CUT, o evento no Planalto reuniu representantes de entidades como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), União Nacional dos Estudantes (UNE), e Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), entre outros. Paralelamente, outras 12 entidades sindicais divulgaram manifesto em defesa de Dilma, mas com o registro de demandas das categorias (veja abaixo).

Conjuntura
As próximas manifestações serão realizadas na esteira da mais recente pesquisa Datafolha, divulgado em 6 de agosto, mostrando que rejeição de Dilma (71%) é a maior desde a reabertura democrática, em 1985. Os números negativos superam até mesmo o do ex-presidente da República e atual senador Fernando Collor (PTB-AL), que foi cassado e, ainda assim, bateu Dilma em três pontos percentuais.

Para a oposição, que aderiu às manifestações, governo deve se preocupar, principalmente, com a sua situação na Justiça Eleitoral. Hoje (quinta, 13), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conhecido por suas divergências em relação ao governo petista, deu andamento à ação em que o PSDB pede a impugnação do mandato de Dilma e seu vice, Michel Temer. Os tucanos alegam que a chapa vencedora nas eleições do ano passado foi abastecida com dinheiro de corrupção, por meio do esquema de desvios na Petrobras desvendado pela Operação Lava Jato, além de ter incorrido em abuso do poder econômico.

Também causa preocupação ao Planalto o julgamento, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de pontos ainda não esclarecidos a respeito das contas do governo referentes a 2014. Dilma tem mais 15 dias para prestar esclarecimentos adicionais à corte de contas. Em jogo, as chamadas “pedaladas fiscais”, artifício contábil do governo para garantir a execução de programas sociais e cumprir meta de superávit (economia para o pagamento de juros da dívida pública).

Além das questões institucionais, ainda há a questão das ações do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que despachou diversos pedidos de impeachment no mesmo dia em que anunciou rompimento com o governo, como este site revelou em primeira mão em 17 de julho. Ao Congresso em Foco, no dia seguinte ao seu rompimento com o governo, o deputado admitiu apoiar uma eventual abertura de processo de impeachment contra Dilma.

Fonte: Congresso em Foco

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Município sedia capacitação do programa Primeiro Passo

O Município do Crato sediou na tarde desta quarta feira, 12, no Sest/Senat uma capacitação para monitores e instrutores do Programa Estadual Primeiro Passo/Jovem Bolsista. Participaram do momento 37 representantes de 15 municípios cearenses. Foram eles, Crato, Antonina do Norte, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Caririaçu, Cedro, Icó, Ipaumirim, Jardim, Lavras da Mangabeira, Missão Velha, Penaforte e Salitre.

O curso foi ministrado pela Sociedade Para o Bem-estar da Família- SOBEF, órgão executor do Projeto no Ceará, em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social- STDS.

A coordenadora da Área do Trabalho da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS, Geiza Feijó, esteve na organização do evento no qual avaliou como de crucial importância para o fortalecimento do Programa, assim como o aprimoramento dos profissionais envolvidos.

“Esses monitores e instrutores passarão três meses acompanhando jovens oriundos de diversas realidades sociais, na sua maioria fragilizada por conta de questões existentes em nossa sociedade contemporânea, por isso a importância da capacitação.” Ainda segundo a coordenadora, o Crato através da gestão municipal fomenta momentos como esse em busca de consolidação das políticas públicas voltadas para área do trabalho.

O Programa Primeiro Passo/Jovem Bolsista terá início no município do Crato no próximo dia 17 de agosto na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Alves de Figueiredo no Bairro Vila Alta, a partir das 18h30min.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Margarina pode aumentar sua chance de ter ataques cardíacos

Um estudo publicado no British Medical Journal pode mudar tudo que se sabe sobre dietas. Segundo cientistas, não é um regime à base de gordura saturada que provoca diabetes e problema cardíacos e, sim, um recheado de gordura trans.

A gordura saturada é encontrada em queijos e carnes, como o bacon e na manteiga. Já a trans pode ser dividida em dois tipos.

A primeira é a natural, que fica armazenada no estômago de animais. A segunda é a industrial, produzida a partir de óleos vegetais líquidos, que são transformados em gorduras sólidas com a adição de hidrogênio. Esta, geralmente, é adicionada na margarina ou em salgadinhos industrializados.

De acordo com a pesquisa, o consumo de gorduras trans está associado a um aumento de 30% no risco de uma pessoa ter ataques cardíacos. Os cientistas também descobriram que as pessoas que mantém uma dieta rica em gorduras trans têm 18% mais chance de morrer dos efeitos de uma doença cardíaca.

O estudo publicado se utilizou da metanálise para fazer a descoberta. Isso significa que os pesquisadores integraram os resultados de vários estudos para chegar a uma conclusão.

Devido à utilização desta técnica, os cientistas não puderam responder a todas as questões relacionadas ao assunto. Por exemplo, não havia dados suficientes para determinar se a gordura trans está relacionada a um aumento do risco de diabetes do tipo 2.

Além disso, como as gorduras saturadas são uma classe de compostos, alguns pesquisadores acham que algumas delas são mais saudáveis do que outras. No entanto, é difícil dizer se isso é verdade a partir desta pesquisa, pois os cientistas avaliaram o efeito do consumo de grandes quantidades de gordura saturadas.

Vai e vem de dietas
O estudo desbancou uma ideia aceita por vários médicos e nutricionistas. Ele revelou que as gorduras saturadas não estão associadas a doenças cardíacas, derrame, diabetes ou morte precoce.

A Associação Americana de Cardiologia e o Instituto Nacional de Saúde dos EUA declarou guerra contra as gorduras saturadas no início da década de 60. O alerta institucional era baseado nas pesquisas de Ancel Keys, professor da Universidade de Minnesota.

O pesquisador descobriu uma relação entre a gordura saturada e a mortalidade em sete países: Japão, Holanda, Estados Unidos, Iugoslávia, Grécia, Finlândia e Itália.

No mesmo ano, Keys foi capa da revista TIME e ditou um novo regime para os americanos. Segundo o professor, os cidadãos deveriam cortar as gorduras saturadas de suas dietas de 40% para 15% para evitar o aumento nas taxas de colesterol no sangue.

Vários médicos começaram a dizer para seus pacientes que era mais saudável comer margarina do que manteiga. Porém, aparentemente, o vilão aqui é a margarina. Ela é um dos alimentos que mais possui gorduras do tipo trans.

Nada novo de novo
A descoberta dos efeitos negativos das gorduras trans não é algo novo. Em 2006, entrou em vigor no Brasil a norma que obriga fabricantes a especificarem na embalagem a quantidade de gordura trans contida nos alimentos.

A medida, determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), animou muitos médicos. De acordo com o site do hospital Albert Einstein, este tipo de gordura eleva o colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL).

Pesquisas anteriores também descobriram que as gorduras trans podem aumentar o risco de doenças cardíacas e até afetar a memória.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



STF derrota Cunha, e Congresso julgará contas presidenciais em sessão mista

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, acaba de decidir que as contas presidenciais devem ser julgadas pelo Congresso Nacional, em reunião conjunta de deputados e de senadores.

A íntegra da decisão de Barroso está aqui.

Trata-se de uma derrota política para o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). No último dia 6.ago.2015, o peemedebista pautou e julgou, no plenário da Câmara, as contas de 3 ex-presidentes –Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Cunha queria votar as contas de ex-presidentes para que o Congresso ficasse preparado para julgar a execução orçamentária dos mandatos da presidente Dilma Rousseff. No momento, as contas dilmistas estão sendo apreciadas pelo Tribunal de Contas da União, que já sinalizou com a possibilidade de rejeição.

A atitude de Eduardo Cunha foi contestada no STF pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), que é presidente da Comissão de Orçamento do Congresso. Para ela, como a comissão é mista, composta por deputados e senadores, teria de ser o plenário do Congresso –e não o Senado e a Câmara, individualmente– que deveria julgar contas presidenciais.

Barroso concordou com entendimento apresentado pela senadora Rose de Freitas. Conforme divulgou o STF, “o julgamento das contas anuais de presidentes da República deve ocorrer em sessão conjunta do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), e não em sessões separadas de cada uma das Casas do Parlamento”.

A decisão de Barroso “é baseada nos artigos 49, IX, e 161, da Constituição, entre outros dispositivos, segundo os quais a competência para o julgamento das contas é do Congresso Nacional, a partir do parecer de uma comissão mista, votado em procedimento disciplinado pelo Regimento Comum”.

Outra justificativa de Barroso: “Se as leis orçamentárias são votadas em sessão conjunta, a verificação de seu cumprimento –que equivale ao julgamento das contas– também deve sê-lo”.

O magistrado reconheceu, entretanto, “que existe uma prática do Congresso em realizar votações separadas [de conta presidenciais] desde a vigência da Constituição de 1988”. Dessa forma, Barroso não aceitou suspender os efeitos das votações já ocorridas. Mas deixou claro que “os próximos julgamentos devem ocorrer em sessão conjunta”.

Renan empoderado
Na prática, a decisão de Barroso tranquiliza o Palácio do Planalto e empodera o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). É que o presidente do Senado é também o presidente do Congresso –e tem o poder de fazer a pauta de votação.

Renan Calheiros declarou nesta semana que não é do interesse do país neste momento colocar em votação as contas presidenciais. Ou seja, o Planalto pode respirar mais aliviado. Mesmo que o TCU venha a recomendar a rejeição das contas de Dilma Rousseff, o assunto não será pautado imediatamente para o plenário do Congresso votar.

A rejeição das contas de Dilma Rousseff tem sido uma das grandes esperanças da oposição para encaminhar um processo de impeachment contra a presidente da República. Essa possibilidade continua a existir, mas agora o caminho ficou necessariamente mais lento. Renan Calheiros se aproximou do Palácio do Planalto nas últimas semanas. A chance de o peemedebista tomar uma atitude antigoverno é mínima na atual conjuntura.

Fonte: Blog do Fernando Rodrigues/UOL

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo apresenta projetos no COMDEMA

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato realizou na ultima terça-feira, 11, a 7ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, do ano de 2015 presidida, pelo secretário Stephenson Ramalho de Lacerda, Presidente do COMDEMA.

A reunião aconteceu no auditório da CDL do Crato, e contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, através do secretário Venâncio Saraiva, que apresentou os projetos PROCRATUR e PRODECRATO. Em sua apresentação Venâncio ressaltou a importância desses encontros para reforçar os projetos e o compromisso de melhorias para o setor de turismo e desenvolvimento do município do Crato.

O evento contou com a participação dos conselheiros do COMDEMA, além de convidados especiais como a professora Dilza e Marcos Eliano da Fundetec, o presidente da CDL do Crato, José Lobo, além de representantes do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal, do ICM-Bio.

De acordo com o Secretario de Meio Ambiente, Stephenson Ramalho de Lacerda, o conselho tem como finalidade representar os ideais da sociedade nas discussões e definições da política ambiental, assim como nas questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação, reabilitação e melhoria do meio ambiente natural.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



14 de agosto

1385 - Ocorre a Batalha de Aljubarrota entre tropas portuguesas comandadas por João I de Portugal e castelhanas lideradas por João I de Castela terminando com a Crise de 1383—1385 em Portugal.
1880 - Termina a construção da Catedral de Colônia.
1980 - Lech Wałęsa (foto) lidera ataques ao estaleiro naval de Gdańsk, na Polónia.

Nasceram neste dia…
1688 - Frederico Guilherme I da Prússia (m. 1740).
1777 - Francisco I das Duas Sicílias (m. 1830).
1946 - Larry Graham, músico e compositor norte-americano.

Morreram neste dia…
1433 - Rei João I de Portugal (n.1357).
1956 - Bertolt Brecht, dramaturgo, poeta e encenador alemão (n. 1898).
1983 - Alceu Amoroso Lima, crítico literário, professor, pensador e líder católico brasileiro (n. 1893).

Fonte: Wikipédia



Pagamento de Seguro Safra movimenta economia no CE

A partir da próxima segunda-feira, 17, a economia rural do Ceará vai receber um aporte significativo. Segundo o coordenador estadual do Garantia Safra, José Arimateia Gonçalves, serão injetados no Interior do Estado cerca de R$ 9 milhões. Mas esses valores deverão se elevar no próximo mês. O montante divulgado trata-se apenas da primeira parcela do Programa emergencial aos agricultores que tiveram perda de suas safras superior a 50%. Os recursos são do Governo Federal, do Governo do Estado, prefeituras e ainda uma pequena poupança do próprio trabalhador rural.

A União participa com R$ 297, 50; o Governo do Estado com R$ 89,25; a prefeitura do Município com R$ 44,63 e o agricultor contribui com um pagamento único de R$ 14,90, totalizando R$ 446,28. O seguro é pago desde a safra 2002/2003, quando no Ceará apenas ao município de Potiretama foi atendido. Na primeira etapa deste ano 26 municípios do Ceará começarão a contar com o benefício mensal, que se estenderá até dezembro.

Inclusão
A divulgação foi feita pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) através do Diário Oficial da União, em publicação nesta quarta-feira, 13. No total, 55.923 agricultores serão beneficiados. Mas esses números deverão crescer com a inclusão de mais municípios. Dos 184, 181 se inscreveram no Garantia Safra, tendo, desse total, 171 solicitado vistoria.

Quanto ao reduzido número de municípios aptos a contar com o benefício do Programa, Arimateia Gonçalves explicou que os demais não haviam implantado os laudos e/ou não haviam quitado o pagamento de suas parcelas até as datas limite, 12 e 13 de julho, respectivamente. Entretanto, os demais estarão aptos a contar com o benefício, deste que tenham perdas superiores a 50% comprovadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a produção estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Plano Safra
Na última terça-feira, 11, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentaram no auditório da SDA, em Fortaleza, detalhes de financiamento do Plano Safra 2015-2016, lançado em junho pela presidente Dilma Rousseff. O objetivo do encontro foi detalhar o Plano Safra, que teve recorde de recursos anunciados, no total de R$28,9 bilhões e que vai atender no Ceará mais de 100 mil novos contratos num montante de cerca de R$ 685 milhões, conforme o delegado federal do MDA, Francisco Sombra.

Além de representantes de várias prefeituras como Arneiroz, Jaguaruana, Monsenhor Tabosa e São Benedito, o encontro foi marcado pelas presenças de representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco do Brasil (BB), os maiores financiadores de crédito rural na agricultura familiar. Também estiveram presente o presidente do Instituto Agropolos Bruno Eloy e o secretário de Políticas Agrícola da Fetraece José Francisco de Almeida.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Professora aumenta nota de aluno com quem tem relações sexuais

Uma professora de inglês de ensino médio no Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, foi condenada a um ano de cadeia após fazer sexo com um aluno, que de repente passou a receber notas altas. As informações são dos jornais britânicos The Mirror e Daily Mail.

Segundo os investigadores, Kalyn Thompson, de 25 anos, trabalhava há menos de um ano na escola Kellyville High School quando começou a trocar mensagens com o estudante de 17 anos. A vítima afirmou que fez sexo com a professora duas vezes, a primeira perto de um lago, e a segunda num motel.

Os policiais afirmaram ainda que o estudante foi reprovado em inglês no semestre passado, mas recentemente tem média 98 na disciplina.

Em Oklahoma, a idade de consentimento é a partir dos 16 anos. Entretanto, como Thompson é uma figura de autoridade por ser professora, ela foi punida. A professora pediu demissão do trabalho. "Isso vai persegui-la pelo resto da sua carreira", afirmou Chrissie Underwood, responsável pelo caso. "Ela provavelmente não continuará sendo professora depois disso."

Segundo informações, a mãe do garoto teria entrado em contato com a professora, após ter descoberto as mensagens. Ela teria pedido que Thompson não procurasse seu filho fora da escola.

Os funcionários da instituição só ficaram sabendo da relação após dois estudantes terem visto a professora no carro da vítima e registrado o momento com fotos.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Interior do CE registra 72 furtos por dia

A cada dia, em média, o Interior, exceto municípios da Região Metropolitana, registrou 72 furtos ou crimes violentos contra o patrimônio (CVP) no mês de julho. Em todo o Ceará foram 299 roubos e furtos por dia. Os dados foram divulgados nesta semana pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os maiores índices estão concentrados na região metropolitana, mas a população do Interior está preocupada. Enquanto as demais regiões têm mais roubos que furtos, o Interior, proporcionalmente, é quem apresenta mais esse Crime Violento Contra o Patrimônio, como são caracterizados os furtos.

Em julho, foram registrados 834 roubos e 1.423 furtos no Interior. A relação é inversa da encontrada em Fortaleza e Região Metropolitana, onde há mais roubos que furtos.

Em Quixadá, o anúncio da estatística divide atenção com o último assalto registrado na cidade, o ataque a uma loja de eletroeletrônicos em Quixadá, de onde um trio roubou 23 telefones celulares.

Alguns até acreditam que esses dados devem ser ainda maiores. Uma parcela das vítimas prefere não ir até a delegacia registrar a ocorrência.

Na avaliação do radialista Cleumio Pinto, o número de assaltos cresceu e continua constante porque agora os aparelhos portáteis de comunicação tem sido o principal alvo dos criminosos. "É moeda de troca para quem é viciado em drogas".

Estrutura e apoio
Tanto a Polícia Militar como a Polícia Civil agem e até conseguem recuperar parte dos celulares, mas muitas vítimas não colaboram. Para a delegada regional da Polícia Civil, Anna Claudia Nery, apesar do Governo do Estado se esforçar em dar um melhor aparato às forças de segurança, o número de policiais não é suficiente para garantir a segurança de toda a população. "A sociedade tem que ficar atenta e não se arriscar. Quem não toma os cuidados deve pelo menos seguir até a delegacia e registrar a ocorrência. O registro do B.O. É fundamental para o planejamento de ações ostensivas", afirma.

Acerca dos roubos frequentes de celulares, a delegada ressaltou que atualmente, a maioria acontece por encomenda. O destino é geralmente os presidiários da cadeia pública da cidade. Semanalmente, a direção da unidade penitenciária do Estado entrega na delegacia de 10 a 15 aparelhos, que são arremessados para dentro do pátio do presídio. O roubo de motocicletas vem logo em seguida.

"Áreas isoladas com várias estradas carroçáveis interligando municípios e outras localidades facilitam a fuga e a criminalidade", observa o delegado regional de Polícia Civil de Iguatu, Luiz Gonzaga. "A Polícia tem dificuldades de deslocamento, é distante das delegacias e dos destacamentos". Quem percorre as localidades rurais logo percebe essa triste realidade. Há exceções, mas na maioria dos sítios todos têm relatos, lembranças de que algum vizinho, conhecido, já foi vítima de assalto. A melhoria de renda das famílias permitiu aquisição de bens (veículos, smartphones) e a instalação de mercadinhos, lojas de confecções, perfumaria e presentes na zona rural. Isso despertou a atenção dos ladrões e assaltantes.

Cariri
Uma realidade preocupante e que se reflete em Juazeiro do Norte, a principal cidade da região do Cariri. Somente nesta terça-feira (11), dois casos foram registrados num ínterim de apenas seis horas. Crimes que, "em sua grande maioria, são cometidos com auxílio de motocicletas", conforme explicou o Major Paulo Hermann, Comandante do 2º BPM de Juazeiro do Norte. Para inibir tais práticas, a Polícia Militar tem agido em diversas frentes, uma delas, a realização de blitz, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR E SUCURSAIS

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Prefeitura inicia nos próximos dias obras importantes de infraestrutura

A Prefeitura Municipal do Crato deverá estar iniciando nos próximos dias, um dos projetos bastante reivindicados pela comunidade da localidade de Palmeira dos Vilar, que é a construção da ponte local. O Projeto, que tem parceria do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, deverá estar finalizado em quatro meses, para ser entregue à população.

Serão investidos pelo Governo do Estado 50% dos recursos, com a outra metade do Município, conforme o secretário de Obras Públicas do Crato, Tárcio Carvalho.

O secretário ainda destaca o projeto de calçamento em paralelepípedo da estrada do Campo Alegrem, nas Guaribas. Também receberá pavimentação em asfalto a Avenida Hermes Paraíba, estrada que liga o Lameiro ao Grangeiro, além dos serviços de Urbanização da Vila São Bento, dentro da infraestrutura de um projeto bem mais amplo para a comunidade, que inclui escola, creche, posto de saúde, entre outros benefícios para a comunidade.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Preço da energia elétrica no Brasil sobe (muito) mais que a inflação

Caso, ou pago a conta de luz? Nos últimos seis meses, metade da Fi­fa foi presa, um piloto suicida jogou um avião comercial contra os al­­pes franceses, o príncipe George ganhou uma irmãzinha, e a conta de luz dos moradores de São Paulo au­mentou 75% — no mesmo período, a infla­ção foi de 7,4%. A situação não é muito dife­rente da do resto do país, mas, como cada re­gião tem a própria distribuidora, não é possível fazer uma média nacional significativa.

A tarifa é calculada com base nos custos para gerar, distribuir e comercializar a energia, além dos gastos com impostos e políticas públicas. Em março, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já tinha aprovado uma “revisão extraordinária” que resultou em um aumento médio de 32% em todo o Brasil. Depois, no início de julho, a conta subiu de novo: mais 17,04% em São Paulo. Na prática, o sujeito que pagava R$ 86,99 em dezembro  passou a pagar R$ 151,94 em julho. A situação é tão crítica que a energia deve responder por 1,5% dos 9% de inflação previstos para 2015.

A culpa, segundo as distribuidoras, é da falta d’água. “O aumento se deve principalmente aos custos com compra de energia. Com a escassez, a energia gerada pelas hidrelétricas não é suficiente. Por isso, as usinas termelétricas são utilizadas com mais frequência, mas a energia gerada por elas é mais cara”, diz Rodrigo d’Elia, gerente da AES Brasil, que atende aos consumidores de várias regiões do país.

A temporada de chuvas promete amenizar a crise temporariamente, mas a tendência é que as hidrelétricas realmente comecem a perder espaço para fontes de energia mais caras. Na dúvida, é melhor preparar o bolso — e deixar umas velas e um isqueiro guardados para casos de emergência.

Fonte: Galileu

Curta nossa página no Facebook



Propaganda com Ivete Sangalo será investigada por tirar sarro dos homens

A propaganda da Bombril em que a cantora Ivete Sangalo e as humoristas Monica Iozzi e Dani Calabresa fazem piada com os homens será investigada pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). O órgão abriu ontem um processo contra a marca, após consumidores reclamarem de "discriminação de gênero" e "deboche da figura masculina".

As estrelas do comercial dizem que "toda brasileira é uma diva". Calabresa menciona os homens e Ivete completa: "Ixe, esses daí nem com todos os produtos da Bombril para ajudar na casa". E as três riem quando Calabresa diz que não dá para comparar os dois sexos porque "toda mulher é uma diva, e todo homem é 'divagar' [devagar]". Em casos anteriores envolvendo anúncios semelhantes da empresa, o Conar arquivou a denúncia.

A marca diz, em nota, que a campanha foi "desenvolvida para valorizar o protagonismo feminino". E que o vídeo "usa uma linguagem bem-humorada para ressaltar o valor da mulher na sociedade brasileira e não tem a intenção de ofender os homens ao fazer uma brincadeira com a palavra 'diva'".

Assista ao vídeo:



Fonte: Mônica Bergamo/Folha

Curta nossa página no Facebook



Risco de colapso d'água até o fim do mês em 25 cidades do CE

Nos centros urbanos de dezenas de municípios do Interior, a crise hídrica vem se agravando. Em pelo menos 25 cidades há risco de colapso no sistema de abastecimento de água até o fim deste mês e outras 13 enfrentam quadro semelhante no decorrer do segundo semestre. A alternativa encontrada pelo governo tem sido a perfuração de poços profundos nas ruas dos bairros.

As paisagens urbanas das cidades do sertão estão se modificando. Em praças, nas ruas e calçadas poços profundos são perfurados em uma ação emergencial para socorrer os moradores com abastecimento de água. Outros poços passam por limpeza e são reativados. A água oriunda do subsolo é interligada aos sistemas de tratamento e distribuição da Cagece (Estado) ou do SAAE (autarquias municipais).

No decorrer dos próximos meses, as temperaturas mais elevadas voltam a atingir o sertão. A demanda por água aumenta. A evaporação é mais intensa causando redução drástica no nível dos reservatórios, que já estão em situação crítica. "A crise atual no abastecimento de água de áreas urbanas na dimensão que enfrentamos é um fato novo, por isso estamos acelerando mais a perfuração de poços profundos", explicou o titular da Secretaria de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

A perfuração de poços profundos é a alternativa atual, considerada mais viável. Na verdade, trata-se de uma ação emergencial e desesperadora, em busca de água nas fendas de rochas, pois mais de 80% do subsolo do sertão são de embasamento cristalino, que apresenta baixa vazão e água salgada. "Procuramos água nas fissuras e essa tem sido a salvação", disse Francisco Teixeira. "O índice de perda de poço (seco) é de 30%".

Alternativas
A perspectiva para 2016 não é favorável. Caso as condições atuais permaneçam, o próximo ano deverá registrar chuvas abaixo da média, sem recarga na maioria dos reservatórios. Resultado: a situação tende a se agravar no sertão cearense. Sem água nos açudes, as adutoras são alternativas que vão se esgotar. "O governo anterior fez 700 km e vamos fazer 150 km de adutora, pois é uma solução ainda necessária e o tempo mostrou que foi viável", analisa Teixeira.

Neste ano, serão instaladas quatro Adutoras de Montagem Rápida para evitar o colapso no abastecimento das cidades de Arneiroz, Independência, Ibicuitinga e Quixeramobim. Serão investidos nessas obras cerca de R$ 49 milhões.

O foco agora serão os poços profundos. Além da perfuração, é preciso instalar centenas deles, a maioria na zona rural. As unidades aguardam instalação de equipamentos (motores e bombas) e da rede elétrica para o devido funcionamento, isto é, retirada de água do subsolo e atendimento às famílias por meio de chafarizes.

"A nossa meta é instalarmos dois mil sistemas de abastecimento por meio de poços profundos e 220 dessalinizadores", adiantou Teixeira. "Vamos fazer pregão eletrônico, ata de registro de preço e buscar parceria, adesão das prefeituras e de outros órgãos públicos".

No geral, o Ceará enfrenta o quarto ano seguido de chuvas abaixo da média. Entretanto, nas regiões dos Inhamuns, Sertões de Crateús e parte do Sertão Central já são seis anos com pluviometria irregular e reduzida. "Nessas áreas já podemos falar de seis anos seguidos de seca", observa Teixeira. "Neste ano, tivemos a menor recarga desde 1998", disse.

A perfuração de poços profundos nos centros urbanos e nas áreas rurais foi ampliada. Essa foi a solução encontrada em caráter emergencial mediante a redução do volume de água nos reservatórios. "Precisamos agir com rapidez, caso contrário cerca de 30 cidades vão entrar em colapso no abastecimento de água neste ou no próximo mês", observa o superintendente adjunto da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Wanderlei Guimarães.

Nos últimos três anos, o governo vem investindo na perfuração de poços profundos, no Interior do Ceará. Essa era uma reclamação antiga das lideranças políticas do sertão. Somente pela Sohidra, em 2011, foram perfurados 214 poços; em 2012, foram 261 e em 2013, 336. Em 2014, a quantidade aumentou para 594. "Neste ano, já perfuramos 410 e a meta até dezembro é chegarmos a 800", disse Guimarães.

A Sohidra dispõe agora de 11 máquinas perfuratrizes. O custo médio de um poço instalado é de R$ 27 mil. De acordo com dados da Superintendência, de 410 poços perfurados, 120 não apresentaram vazão suficiente. "Temos situações privilegiadas, boas, com vazão de vinte mil litros por hora", frisou Guimarães.

No momento, as cidades de Boa Viagem e Quixeramobim, na região do Sertão Central, enfrentam situação crítica. Na primeira, foram perfurados 71 poços na área urbana, e na segunda, 47. Se não fosse essa ação, nesta semana, haveria colapso no sistema de distribuição de água para as famílias.

Em Quixeramobim, o Açude Fogareiro secou e a Barragem que leva o nome da cidade está no porão. "A captação chegou a última gota", observa Teixeira. "Os poços salvaram a cidade e até o fim do ano a adutora estará concluída". Para Teixeira, a perfuração de poços profundos significa 'tirar água de pedra'.

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



AddThis