Abertas inscrições para programa de intercâmbio em 20 países com bolsa de 5 mil euros

Estão abertas, até 11 de setembro, as inscrições para a 6ª edição do Programa de Bolsas Fórmula Santander, que oferece 100 bolsas de estudo a alunos de graduação e pós-graduação para intercâmbio em universidades de outros países. As inscrições devem ser feitas na página do programa.

A iniciativa promove o intercâmbio acadêmico e cultural, com objetivo de incrementar a formação dos universitários por meio de uma experiência fora do Brasil. Podem participar estudantes de 47 universidades brasileiras, incluindo a UFC. Os contemplados vão usufruir das bolsas em uma das 1.200 instituições conveniadas ao programa, espalhadas por 20 países. As bolsas serão entregues durante o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que ocorre nos dias 13, 14 e 15 de novembro, em São Paulo.

As bolsas têm valor equivalente a 5 mil euros por aluno, que devem ser utilizadas como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.

O período de usufruto das bolsas é de até um semestre, com viagem a ser programada entre janeiro e dezembro de 2016. Mais informações no site do Santander Universidades.

Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Mulher fica cega depois de consumir 28 latas de energético por dia

A norte-irlandesa Lena Lupari possui 26 anos, tem três filhos pequenos, está desempregada e recentemente perdeu a visão por conta de uma rara condição conhecida como Hipertensão Intracraniana Idiopática (HII). É caracterizada por um aumento na pressão dentro do crânio, que pode ser súbita ou gradual. O motivo para que ela desenvolvesse a doença foi o fato de consumir diariamente 28 latas do energético Red Bull.

A ingestão de sete litros da bebida por dia, o equivalente a mais de 3 mil calorias, fez com que ela ganhasse tanto peso que o seu cérebro inchou, segunda a reportagem do site Daily Mail Online (DMO), e isso desencadeou a HII. Ela contou que costumava ter dores de cabeça e enxaquecas constantes pelos últimos cinco anos, mas ignorou o significado disso e só contornava a situação tomando analgésicos.

Em junho passado, seu organismo desistiu de mandar sinais de aviso e ela teve um colapso. Quando acordou, já não enxergava mais nada e sentia tanta dor de cabeça que não conseguia sequer levantar da cama. Ela foi hospitalizada por seis dias e os médicos disseram que ela precisava perder pelo menos 45 quilos para manter os sintomas da doença sob controle. Desde então, a mulher cortou completamente o energético de sua dieta e já perdeu mais de 12 quilos.

Sem tempo
Como tem três filhos pequenos para cuidar, sendo que um deles possui necessidades especiais, ela alegava não ter tempo de sobra para trabalhar ou fazer mais nada. Ela contou que dos quase R$ 9,5 mil que recebe mensalmente do governo, gastava cerca de R$ 2,4 mil por mês apenas com a bebida. Além disso, costumava fazer apenas uma refeição por dia, normalmente um lanche ou alguma massa pré-pronta.

Ela agora espera que o sistema nacional de saúde (NHS, na sigla em inglês) a ajude a perder o resto do peso que precisa para que possa evitar outros tratamentos médicos. Segundo Lena, ela não quer passar por uma cirurgia bariátrica ou algo semelhante, por isso o NHS deveria oferecer algum tipo de ajuda que a motivasse a perder peso.

Hipertensão Intracraniana Idiopática
O termo idiopático, quando usado na medicina, significa que não há uma causa conhecida para o surgimento de determinada doença. É o caso da HII, mas sabe-se que costuma afetar mais mulheres na casa dos 20 anos que consomem excesso de alguns medicamentos, especialmente anticoncepcionais. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça intensas e alterações visuais devidas ao inchaço dos nervos ópticos.

Uma lata de Red Bull tem em média 80 mg de cafeína, que é o mesmo que uma xícara de café comum, mas também possui o equivalente a sete colheres de açúcar. Seu consumo em excesso pode desencadear ataques cardíacos e derrames e aumenta as chances de a pessoa desenvolver glaucoma. O consumo máximo indicado do energético diariamente são cinco latas.

Fonte: Mega Curioso (Via Daily Mail)

Curta nossa página no Facebook



Senai/CE oferta programação de cursos gratuitos à distância

Através do Núcleo de Educação à Distância (NEAD), o Senai/CE oferece cursos gratuitos a distância sobre temas transversais – que desenvolvem capacidades para a iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem já está trabalhando, para a atualização das competências profissionais. São 13 cursos de competências transversais nas diversas áreas tecnológicas:

1. Empreendedorismo
2. Segurança do Trabalho
3. Legislação Trabalhista
4. Propriedade Intelectual
5. Educação Ambiental
6. Tecnologia da Informação e Comunicação
7. Lógica de Programação
8. Noções Básicas de Mecânica Automotiva
9. Fundamentos de Logística
10. Consumo Consciente de Energia
11. Desenho Arquitetônico
12. Finanças Pessoais
13. Metrologia

Os cursos são totalmente online, com carga horária de 14h. Com exceção do curso Propriedade Intelectual, os demais cursos já podem ser acessados e realizados por equipamentos mobile: tablets e smartphones. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook



PT sonda, mas Lula recusa virar ministro de Dilma

Nos últimos dias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi sondado por líderes petistas e representantes do governo sobre a possibilidade de ocupar uma vaga no Ministério da presidente Dilma Rousseff.

Até agora, no entanto, ele tem se mostrado refratário à ideia, dizendo que prefere passar os próximos meses viajando pelo Brasil para fazer a "defesa da democracia" e de uma agenda nacional de educação.

Segundo aliados, o caminho natural de Lula seria o Ministério das Relações Exteriores. Integrantes do governo, no entanto, também citam as pastas da Defesa e da Casa Civil entre as possibilidades.

Pelo menos dois ministros do governo Dilma, além de parlamentares e dirigentes petistas, sondaram Lula nos últimos dias. O titular da Defesa, Jaques Wagner, foi um dos que conversaram ontem com o ex-presidente sobre o assunto.

A pressão mais forte vem de setores do PT, em especial a bancada do partido na Câmara, que vê em Lula um reforço de peso na articulação política do governo. Para tentar convencê-lo, argumentam que no Ministério o petista passaria a ter direito à prerrogativa de foro na Justiça e sairia do raio de ação da Operação Lava Jato.

Embora os integrantes da força-tarefa afirmem que o ex-presidente não é nem sequer investigado, aliados avaliam que Lula é o alvo real da operação e deve se proteger.

Pessoas próximas ao petista dizem que ocupar uma pasta "é a última coisa que ele quer neste momento" e ressaltam que até agora Dilma não manifestou abertamente o desejo de tê-lo no Ministério.

Pessoas contrárias à ideia alegam que uma nomeação de Lula decretaria o fim do governo Dilma, já que o ex-presidente é quem exerceria o poder.

Abraço
Ontem, cerca de 400 pessoas foram até a sede do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, para um ato em solidariedade ao ex-presidente. Na semana passada, o local foi alvo de uma bomba caseira. O caso foi tratado pelo PT como um "ataque político".

Entre os participantes estavam os ministros da Comunicação Social, Edinho Silva, da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e Jaques Wagner, além de dirigentes petistas, sindicalistas, lideranças de movimentos sociais, ex-colaboradores, parentes e admiradores em geral.

Em clima de festa, eles entoaram gritos como "pode tremer, aqui é a infantaria do PT" e deram um abraço simbólico no instituto. "A oposição irresponsável tem alimentado estes grupos fascistoides", disse o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Enquanto o ato ainda ocorria, Lula fez duas reuniões políticas. Uma com Wagner, o preferido de Lula para ocupar a Casa Civil numa possível reforma ministerial, e outra com Edinho e Mercadante, que deixou o local irritado e evitando a imprensa.

Líderes petistas se mostraram refratários à possibilidade de o partido perder espaço no governo para o PMDB. "O PT já tem muito pouco espaço no Ministério", disse o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Fonte: Estadão Conteúdo

Curta nossa página no Facebook



Dengue já registra 41 mortes neste ano no CE

Faltando ainda quatro meses para o fim do ano, o Ceará já registra quase a mesma quantidade de óbitos por dengue que a contabilizada em todo o ano passado. Segundo o boletim divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), já são 41 mortes no Estado em 2015, enquanto, ao longo de 2014, 53 pessoas faleceram devido à doença. Do total de vítimas fatais, 18 são de Fortaleza, município que soma mais da metade dos casos do Estado.

Desde o último levantamento do órgão, publicado no dia 31 de julho, foram constatados sete óbitos a mais. Ainda existem 31 mortes com suspeita de dengue em investigação. Além da Capital, outras 15 cidades contabilizaram óbitos. Dentre elas, sobressaem-se Maracanaú, Beberibe e Caucaia, com três mortes cada, e Aracati e Limoeiro do Norte, com duas mortes cada.

De acordo com a Sesa, a média de idade das vítimas é de 25 anos, variando entre pessoas de 1 mês a 85 anos de idade. O boletim ainda informa que abril e maio foram os meses com mais registros de casos e óbitos. Somente em maio, 14.655 cearenses receberam diagnóstico positivo para a doença.

De janeiro até agora, a Secretaria confirmou 39.930 ocorrências de dengue em 158 municípios, equivalente a 87% das cidades do Estado. Destes, 563 foram de dengue com sinais de alarme e 88 de dengue grave. Os primeiros sete meses do ano já foram responsáveis por 39.922 casos. Em relação ao ano passado, quando, em igual período, 14.055 registros haviam sido contabilizados, o aumento foi de 184%, aproximadamente.

Alta incidência
Como um todo, o Ceará possui, hoje, incidência de 428,33 casos para cada 100 mil habitantes, considerada alta pelo Ministério da Saúde. Um total de 55 municípios encontra-se em situação crítica, com incidência acima de 300 por 100 mil habitantes.

Conforme Anastácio Queiroz, epidemiologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas, uma das possíveis justificativas para o alto número de casos seria o prolongamento do período de chuvas no Estado neste ano. "Nos anos anteriores, nessa altura, já se iniciava uma queda, porque as chuvas já tinham parado. Mas, neste ano, choveu por mais tempo e, por mais que tenha sido pouco, foi suficiente para acumular nos locais inadequados. Um pote de margarina, um pneu, uma casca de ovo, em qualquer lugar que esteja, acumula água", destaca.

Sobre os registros, Queiroz afirma que o número pode e deve ser ainda maior, uma vez que muitos casos são subnotificados. Segundo ele, a dengue, em especial a do tipo grave, pode apresentar sintomas adversos, que simulam outras as doenças. Sem a investigação necessária, muitos pacientes chegam a óbito sem que haja a identificação correta do agravo.

"Muitas vezes, o médico faz diagnóstico de uma síndrome, mas, atrás dela, está a dengue. Não é necessariamente uma falta de capacitação. Quando a doença aparece de uma outra maneira, isso pode passar despercebido. A dengue é uma infecção que parece de diagnóstico fácil, mas nem sempre está tão claro", afirma o médico.

Investigação
Além de ações mais amplas de prevenção por parte do poder público e uma maior sensibilização da população, Queiroz defende uma investigação minuciosa dos óbitos por dengue. Conforme o epidemiologista, não é possível definir, com exatidão, as causas da elevada quantidade de mortes. Por isso, ele diz ser necessário averiguar quais foram as condições de atendimento das vítimas, a origem dos sintomas, o histórico dos pacientes, dentre outros fatores.

"Seria ideal que houvesse um detalhamento desde o início da doença até o momento do óbito, para que pudéssemos saber se houve falha no sistema de saúde, se houve falha de percepção da família, se algo poderia ter sido feito para salvar aquela pessoa. Perguntas deviam ser respondidas para que outros óbitos não ocorressem", observa o epidemiologista.

VANESSA MADEIRA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): Exposição ‘Carros Antigos’ será aberta neste domingo (9)

A partir do próximo domingo, Dia dos Pais, o Cariri Garden Shopping oferta um presente para os admiradores de máquinas antigas. Os veículos são de encher os olhos de tanto zelo. Uma exposição de carros antigos prossegue até o dia 16 de agosto, na Praça de Eventos. O público poderá apreciar os veículos lustrosos e todos em perfeito funcionamento, numa verdadeira aula sobre a história do automóvel.

Com entrada gratuita, serão expostos 10 automóveis. Esse mês, com a promoção voltada para o Dia dos Pais, o gerente de marketing do shopping, João Saliba, estima que haverá um crescimento no fluxo de clientes de pelo menos 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Com a exposição, a expectativa se torna maior.

Em busca do detalhe, para admirar a originalidade, as pessoas não deixam de se encantar com os veículos, que fazem parte do Clube do Automóvel Cariri Siqueira Campos. A exposição reunirá no espaço os mais ávidos colecionadores. Com os carros super preservados, os organizadores esperam um grande público durante o período de realização da exposição. A entidade atualmente conta com cerca de 80 associados e cerca de 100 veículos cadastrados, com mais de 35 anos de uso e oitenta por cento de originalidade, distribuídos em municípios do Cariri e Centro-sul.

O evento será realizado por meio de parceria entre o Clube do Automóvel e o Cariri Garden Shopping. Entre os veículos a serem expostos estão um Aero Wyllis 1968, um M P Lafer 1972 Branco, um M P Lafer 1974 Amarelo, uma Rural Wyllis  1972, um Ford Custoline 1955, Dodge Kingsway 1952, Kombi Luxo 1975, Caminhonete Chevrolet 1959, Caminhonete Chevrolet 1963, além de um Fusca Conversível 1975.

A exposição acontece pelo terceiro ano consecutivo no Cariri Garden Shopping, e tem a finalidade de valorizar culturalmente a cidade e apoiar as ações que acontecem na região.

O Clube do Automóvel Antigo Siqueira Campos tem como presidente, Diogenaldo Dourado dos Santos. A homenagem da entidade foi feita ao pernambucano Siqueira Campos, por ter sido ele o proprietário do primeiro carro que chegou ao Cariri, um velho Ford – T, em 29 de setembro de 1919. O veículo foi adquirido em Recife, no estado pernambucano. Isso depois de 26 anos do primeiro carro chegar ao Brasil, um Peugeot 3, de 1893, comprado por Henrique Dumont, irmão de Alberto Santos Dumont.

O primeiro clube do automóvel foi fundado em Crato, no ano de 2007. A solenidade de fundação do clube foi na Praça da Sé da cidade, com a exposição de 17 carros antigos, de vários proprietários.  A Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) realiza exposições e vários trabalhos na preservação da história dos carros antigos, desde 1987. É a entidade máxima do antigomobilismo e já coleciona conquistas, como a Placa Preta e o Calendário Anual de Eventos.

Serviço:
Exposição 'Carros Antigos'
Data: 9 a 16 de agosto de 2015
Local: Praça de Eventos do Cariri Garden Shopping
Quantidade de veículos: 10 carros antigos serão expostos ao público
Entrada gratuita

Clube do Automóvel Cariri Siqueira Campos
Rua José Carvalho, 296 – Centro
Crato – CE
(88) 99965-3139
Presidente: Ítalo Bezerra Filho
E-mail: luizgarciaadv@yahoo.com.br
Diretor Adm.: Antonio Luiz Ramos G. de Oliveira

Assessoria de Imprensa/Cariri Garden Shopping



Várzea Alegre (CE): 40 crianças passam mal após ingerir lanche

Alunos de uma escola particular, situada no município de Várzea Alegre, a 273,27 Km de Fortaleza, passaram mal durante o horário do lanche. De acordo com informações da coordenação da escola, cerca de 40 crianças, de 3 a 10 anos, tiveram dores de barriga, náuseas e vômitos.

A professora Sueli Siebra, coordenadora pedagógica da escola, disse que a direção está tomando todas as providências, inclusive prestando apoio aos alunos e pais. "Não sabemos ainda o que ocorreu. Nosso lanche e água são de consumo diário das crianças", relatou a profissional.

A escola começou a colher amostras de água e de comida vendidas na cantina e por um ambulante. Foi solicitado ao setor de Vigilância Sanitária do município uma análise de água da região. O colégio suspendeu as aulas de hoje, quando a escola passará uma dedetização.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Falso olheiro é preso por abusar sexualmente de menores no CE

Um falso olheiro de futebol foi preso na tarde desta sexta-feira (7) em Fortaleza suspeito de abusar sexualmente de menores no Ceará e no Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Civil, o suspeito, de 34 anos, foi preso em flagrante em um shopping do Bairro São Gerardo, após denúncia da mãe de uma das das vítimas.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o falso olheiro usava o Facebook para recrutar garotos com interesse em jogar em clubes de futebol. Ao encontrá-los, ele ameaçava matar os familiares das vítimas e abusava sexualmente deles.

O suspeito tinha mandado aberto por tentativa de estupro e exploração sexual de menores pela polícia do Rio Grande do Norte, local para onde costumava levar as vítimas. O homem foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente, em Fortaleza.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



Em 2016 Ceará pode ter seca tão severa quanto a de 1998, diz Funceme

O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, afirmou, na manhã de ontem, em entrevista ao colunista do jornal Diário do Nordeste, José Maria Melo, que as condições meteorológicas do próximo ano podem ser semelhantes às sentidas em 1998, ano em que o Nordeste foi atingido por uma das maiores secas da história, registrando apenas 270 milímetros de precipitações.

"O aquecimento do Oceano Pacífico tem persistido em alta, o que afeta diretamente o El Niño. E essa tendência de aquecimento acende a nossa luz vermelha, de alerta, porque vemos que o movimento está muito parecido com o de 1997, e já existem alguns comunicados de institutos como a Nasa (Agência Espacial Americana), por exemplo, apontando que esse El Niño pode superar o de 1997, que gerou, em 1998, uma seca extrema aqui no Ceará", explicou Eduardo Martins. Para ele, ainda é cedo para dar uma previsão concreta, mas as projeções mostram que a situação das chuvas pode ficar bastante complicada no Estado.

Segundo Eduardo, o relatório com o diagnóstico final só deve ser finalizado no mês de outubro, mas já é preciso compartilhar a preocupação com a população para que todos se conscientizem quanto à utilização da água, que deve ser escassa no próximo ano. "As secretarias e os órgãos do Governo já estão implementando medidas com esse cenário mais pessimista. Se não acontecer (e o El Niño for embora), ótimo, mas pelo menos nós nos mobilizamos e fomos atrás de soluções já pensando em 2016. Vamos procurar perfurar poços e construir adutoras definitivas, por exemplo", disse.

A temperatura elevada do Pacífico é fator que pode influenciar no surgimento do El Niño. A superfície da água, que acaba evaporando, vai para a atmosfera e o vapor que desce no Nordeste brasileiro dificulta a formação das nuvens. Durante o mês de julho, a Funceme chegou a observar temperaturas que variaram entre 4 e 4,5 graus Celsius acima da média em áreas do leste do oceano Pacífico equatorial, junto à América do Sul.

Fenômenos
Com base nisso, o órgão estima, por enquanto, uma probabilidade de 90% de atuação do El Niño durante o período da pré-estação chuvosa, que compreende os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Conforme a Funceme, as demais condições oceânicas do Pacífico apontam uma probabilidade de 5% de ocorrer o La Niña, fenômeno que ocorre quando as temperaturas estão abaixo da média, e de 10% de condições neutras, quando as temperaturas estão na média. Em ambos os casos, segundo explica o meteorologista da Funceme, Leandro Valente, as condições para o surgimento de chuvas seriam boas.

Ele esclarece que o fator determinante para a qualidade de chuva são as temperaturas dos oceanos Atlântico Norte e Sul, com base na Zona de Convergência Intertropical, principal fenômeno causador de precipitações no Estado. O meteorologista ressalta que as temperaturas do Atlântico têm uma variabilidade grande ao longo do ano e, em janeiro, é quando a situação está melhor definida. "Por isso, o primeiro prognóstico é sempre em janeiro, pois a gente já consegue ter uma previsão melhor de como a Zona de Convergência vai se comportar durante a quadra".

Chuvas registradas no 1º semestre fica 30,5% abaixo
As chuvas registradas entre janeiro e julho de 2015 não foram suficientes para alcançar a média histórica do período, estimada em 759,1 milímetros. Com o registrado de 527,1 mm, as precipitações ficaram 30,5 % abaixo do parâmetro, conforme dados da Funceme. O volume dos sete meses, no entanto, foi o mais alto dos últimos quatro anos, um aumento de quase 38% em relação a 2012.

De fevereiro a maio, choveu apenas 424,6 mm no Estado, quando o esperado era de 607,4 mm, tendo como base a climatologia histórica (1980-2009). A estimativa de chuvas ainda neste ano, segundo as médias históricas mensais, é de 4,9 mm (agosto), 2,3 mm (setembro), 3,1 mm (outubro), 6,3 mm (novembro) e 29,2 mm (dezembro).

LIA GIRÃO/RENATO BEZERRA
REPÓRTERES

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Para estancar crise política, petistas cogitam Lula como ministro

Com o agravamento da crise política, passou a ser avaliada no Palácio do Planalto a possibilidade de nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um cargo de ministro do governo Dilma Rousseff.

Essa tese já é defendida por alguns interlocutores de Dilma e do próprio Lula. O temor é que isso teria um efeito colateral: Dilma teria o seu poder presidencial completamente esvaziado.

Mas, para petistas, isso poderia garantir a governabilidade mínima para os próximos anos, por causa da capacidade de articulação política do ex-presidente. Ele tem mais trânsito com o Congresso e poderia fazer uma blindagem do governo.

Nesse cenário, os dois cargos considerados mais apropriados para Lula, avaliam petistas, são os ministérios das Relações Exteriores e o da Defesa. Isso porque comandam carreiras de Estado que seriam mais apropriadas para um ex-presidente.

Caso passe a integrar o primeiro escalão, Lula também ganhará foro privilegiado – alguns petistas temem que o ex-presidente vire alvo da investigação da Operação Lava Jato.

Fonte: Blog do Camarotti/G1

Curta nossa página no Facebook



Governo do Ceará lança o 'Pacto por um Ceará Pacífico'

Principal programa do Governo do Estado para reduzir os índices de criminalidade, o "Pacto por um Ceará Pacífico" foi lançado nesta sexta-feira (7) com 11 linhas de ações intersetoriais, em áreas como Justiça, emprego e renda, saúde, entre outros. O decreto que institui o programa e os termos de adesão dos parceiros foram assinados durante o evento. Os novos carros do Ronda do Quarteirão também foram exibidos no evento.

Uma das ações será uma mensagem que determina que 2% das vagas de cada obra pública ou serviço público sejam destinadas a ex-presidiários. As vagas serão destinadas aos presos em regime semiaberto, aberto, em livramento condicional e para egressos do sistema penitenciário. A determinação é válida para contratos com mais de 49 trabalhadores. Contratos que tenham entre seis e 49 funcionários terão que contar com pelo menos um cumpridor de pena ou egresso. As vagas deverão ser destinadas durante toda a vigência do contrato. (veja abaixo a lista de ações)

O programa começa no Bairro Vicente Pinzon. Em seguida, sem data definida, será implantado nos bairros Praia de Iracema na Praia de Iracema, Genibaú, Guajeru e Bom Jardim. Em seguida, o programa deve se estender pelo interior, começando por Sobral e Juazeiro do Norte. O Vicente Pinzon tem 45.518 habitantes e pertence à area integrada de segurança 3, onde foram registrados 109 assassinatos neste ano.

Um comitê permanente vai acompanhar o programa, com reuniões mensais. Será composto pelos parceiros na iniciativa, como prefeitos, representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça do Ceará, Assembléia legislativa e de outros órgãos.

Pacto federal
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, afirmou que o Ceará é o primeiro estado a aderir a um pacto federal pela segurança que pretende diminuir o número de homicídios no país em 5% dentro de um ano.  Ele afirmou que a  proposta cearense vai ser levada para outros estados na tentativa de alcançar a meta estipulada pelo governo federal.

Veja as ações do ''Ceará Pacífico'':

1 - Mensagem de Lei que garante cota de empregabilidade para pessoas egressas do sistema prisional em obras públicas: determina que 2% das vagas de cada obra pública ou serviço público sejam destinadas a egressos do sistema penitenciário.

2 - Termo de Cooperação entre Governo do Estado/Sejus e Tribunal de Justiça para implantação da Audiência de Custódia em Fortaleza: o projeto estabelece um prazo de 24 horas para que presos em flagrante sejam apresentados a um magistrado que vai decidir ou não pelo encarceramento do acusado. A medida deve reduzir a entrada de presos provisórios no sistema penitenciário cearense, diminuindo o número de pessoas que passam meses atrás das grades à espera de um primeiro encontro com o juiz de seu processo.

3 - Termo de Cooperação envolvendo Sejus e Defensoria Pública para realização de mutirão penitenciário: intensifica o atendimento jurídico e gratuito aos internos do sistema penitenciário do interior do Estado naqueles municípios em que não há defensor público designado.

4 - Convênio da Sejus e Ministério Público para a implantação de Núcleos de Mediação Comunitária: garante a instalação, manutenção, funcionamento e cessão de pessoal aos núcleos de mediação comunitária do Ministério Público. Os núcleos de mediação são espaços de pacificação social e fortalecimento dos vínculos comunitários. Por meio do convênio, estará garantida a capacitação dos profissionais que atuam nesses núcleos, a sensibilização da comunidade para o assunto e a elaboração de estatísticas para subsidiar estudos e diagnósticos sobre o tema.

5 - Acordo de Cooperação entre Governo do Estado, Ministério Público do Trabalho e Tribunal de Justiça para contratação de egressos e de presos em regime de semiliberdade: contribui para a ressocialização dos apenados que cumprem pena em regimes semiaberto, aberto e egressos do sistema penitenciário. O acordo faz parte do projeto Reconstruir, já desenvolvido pelo Tribunal de Justiça, e prevê a inserção, inicialmente, de 20 apenados nas empresas que prestam serviços de asseio e conservação para as instituições envolvidas.

6 - Convênio para ampliação de estágio profissionalizante entre secretarias da Educação e da Saúde: inicialmente, a ação chegará aos estudantes das Escolas Estaduais de Educação Profissional Ângela Linhares, na Praia do Futuro, e José Maria de Medeiros, no Papicu, integrantes da área do Vicente Pinzon. A medida, no entanto, é destinada ao Ceará que conta com 110 Escolas Estaduais de Educação Profissional, responsáveis pela matrícula de mais de 40 mil alunos.

7 - Termo de Cooperação envolvendo Sejus e Sesa para descentralizar recursos da saúde prisional: medida visa ampliar e reforçar as ações de prevenção e promoção da saúde nas 14 grandes unidades prisionais do Estado e nas 139 cadeias públicas. Os repasses são feitos pela Sesa e aplicados pela Sejus, conforme o acordado no Termo de Cooperação.

8 - Termo de Compromisso entre Fiec, Fecomércio, Marquise e M. Dias Branco para investimentos diversos.

9 - Acordo de Cooperação para a implementação do projeto Centro Seguro entre SSPDS e CDL:a operação teve início no dia 16 de julho de 2015 com a implementação da primeira fase, que tem como objetivo coibir as ocorrências criminais na região central de Fortaleza. A Polícia Militar conta com um esquema especial de patrulhas volantes que estarão diariamente nas vias do Centro da cidade. A Operação não tem prazo para acabar e será implementada por etapas, até que os principais cruzamentos do Centro estejam ocupados com Policias Militares. Atualmente a Polícia está presente em 20 cruzamentos do Centro. O policiamento é feito em viaturas, em motos, a pé, de bicicleta, com cavalos e por meio de videomonitoramento.

10 - Acordo de Cooperação envolvendo Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas, municípios do Interior e Ministério da Justiça para implantação dos projetos "Jogo Elos", "#Tamo Junto" e "Fortalecendo Famílias”: os programas serão implantados em Sobral, Camocim, Caucaia, Aracati, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Tianguá, Quixeramobim e Iguatu. O "Jogo Elos" é voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas no 1° e 2º anos do ensino Fundamental I. O "#Tamo Junto" é um programa de prevenção ao uso de drogas realizado em escolas, voltado para adolescentes entre 10 e 14 anos de idade matriculados na 7º série e 8º ano do ensino fundamental II. E o “Fortalecendo Famílias” é um programa de prevenção ao uso e abuso de drogas, voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. Objetivo é reduzir os fatores de risco para essa população, construindo e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

11 - Posse dos 300 integrantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social: através do Decreto número 25.293, do ano de 1998, foram criados os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDSs), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com o objetivo de colaborar na avaliação e procurar soluções para os problemas relacionados à segurança da população. Atualmente os Conselhos Comunitários de Defesa Social estão presentes em todos os bairros de Fortaleza e na Região Metropolitana.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



'PT não precisa ser salvo', afirma Lula nas redes sociais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou na quinta-feira, 6, que tenha dito que "nem melhora da economia salva o PT", conforme publicado pelo jornal "O Estado de S. Paulo" na quinta-feira.

A reação do petista foi registrada em uma publicação feita por ele em sua conta no Facebook na tarde de quinta-feira. Lula escreveu que "o PT não precisa ser salvo porque tem força para superar as atuais dificuldades, como superou no passado".

Reportagem do jornal, publicada na edição de quinta-feira, relatou reunião do ex-presidente com deputados estaduais e dirigentes petistas, em São Paulo. Segundo presentes, o ex-presidente teria comparado os efeitos do escândalo do mensalão sobre o governo, em 2005, com as repercussões da Operação Lava Jato na gestão Dilma.

Durante a reunião, Lula teria avaliado que, enquanto em 2005, o bom desempenho da economia ajudou o PT a superar a tempestade e vencer a eleição do ano seguinte, agora, os efeitos da operação da Polícia Federal não poderiam ser suplantados nem por uma repentina e milagrosa melhora da economia sob o governo Dilma Rousseff.

Conforme o cenário projetado pelo ex-presidente, a diferença seria que, desta vez, existem indícios de enriquecimento pessoal dos envolvidos nos desvios da Petrobras, ao contrário do que ocorreu no mensalão, cujo objetivo, segundo os relatos, seria financiar o "projeto político" do PT.

Fonte: Estadão Conteúdo

Curta nossa página no Facebook



Prefeituras querem cobrar mais IPTU

A fim de compensar perdas nas receitas municipais, os prefeitos cearenses estão se mobilizando para incrementar a cobrança do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU). O tributo não é arrecadado pela maioria das cidades, quer por não haver uma cultura para o pagamento, quer pela limitação dos recursos que não compensariam os esforços dos gestores em torno de um incremento de campanha obrigatória.

A iniciativa foi reforçada, ontem, pela Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), um dia após a derrota no Senado Federal de dispositivo que permitiria às prefeituras reajuste das alíquotas. A maioria dos senadores foi contrária à aprovação do projeto-de-lei 277, de 2014, que em seu bojo determina mudança na política de responsabilidade fiscal, o que permitiria o aumento da cobrança venal dos imóveis.

A matéria foi discutida e votada pela Comissão Especial para o Aprimoramento do Pacto Federativo, que tem como relator o senador Fernando Bezerra. O entendimento era que aumento de tributos penalizaria ainda mais o contribuinte, num cenário de crise econômica nacional.

O prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, que estava até ontem no exercício da presidência da Aprece, disse que a derrota, na verdade, é mais uma penalidade sofrida pelas prefeituras, que ainda ontem deverão arcar com mais despesas na folha de pagamento, como é o caso dos procuradores municipais, que chegarão a receber até 90% do salário de um procurador nacional, o que somaria cerca de R$ 25 mil. O salário de Evanildo fica em torno dos R$ 15 mil.

Paradoxo
Para o prefeito, a contradição do Congresso Nacional desaponta os gestores, mas não inibem na determinação de expandir suas receitas. Com isso, o IPTU, na sua opinião, tem um caráter importante na soma de valores que o município deve dispor para investimentos.

"Os municípios estão fragilizados, diante dessa crise. Mas podemos ainda cobrar o imposto e fazer com que maior parcela da população das cidades sejam movidas a contribuírem", disse Evanildo. A ideia é disseminar campanhas, como construção de avenidas, estradas e outros equipamentos, de modo que a sociedade seja motivada a participar com maior interesse pela coleta do tributo.

O economista Irineu Carvalho também reconhece que os prefeitos estão sensíveis a essa questão e já se mobilizam para realizar um levantamento dos imóveis, rendas dos proprietários e estipular valores para uma cobrança devida e pertinente à legislação em vigor.

Segundo Irineu, a coleta tem um caráter pedagógico, por incita o contribuinte a pagar um tributo que é cobrado em todo o País. Além disso, tem um valor econômico relevante pois as receitas podem ser destinadas para ações de investimentos e coerente com a atribuição do gestor. "Se ele cobra, terá a obrigação de dar uma boa destinação para esses recursos", disse.

Desmotivação
Para Irineu Carvalho, houve durante muito tempo uma relutância dos prefeitos em incrementar a arrecadação com o IPTU, por considerar que os valores são incipientes. Na verdade, no conjunto das receitas correntes líquidas (que incluem o Fundeb, SUS e outros) os impostos municipais não somam 5%.

De acordo com o economista, o fato crucial é que o atual modelo econômico não tem mostrado eficiência e é chegado o momento de se discutir o pacto federativo e, sobretudo, os instrumentos vigentes para que os gestores possam melhor exercer suas atribuições constitucionais.

'Tem sentido a Aprece se engajar nesse campanha de conscientização e que se faça um debate para um tributo justo", afirmou Irineu. Atualmente, somente cerca de quatro cidades isentam os cidadãos do imposto e a maioria não exerce uma cobrança mais efetiva.

O prefeito de Piquet Carneiro e atual presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, também manifestou o desapontamento com a posição tomada pelo Senado, uma vez que se esperava medidas que aliviasse o sufoco econômico vivido pelas prefeituras na atualidade.

No entanto, Expedito José reforça que muitos prefeitos estão tomando consciência de aumentar suas receitas não apenas com o IPTU, mas ainda com o Imposto Sobre Serviços (ISS), como também o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI), Em Piquet Carneiro, por exemplo, ele passou a intensificar a cobrança do IPTU, gerando uma renda complementar de R$ 90 mil ao ano, quando antes era de R$ 6 mil.

Conforme o gestor, são receitas que poderão ter um volume maior, a partir de que as prefeituras passem a fazer um mapeamento de seus imóveis e envolvam os cidadãos nessa luta, apesar dos aspectos negativos da crise. "Isso é algo a ser feito com muita serenidade e, sobretudo, muita eficiência", disse.

Mais informações
Aprece
Rua Maria Tomásia, 230
Aldeota
Fortaleza
Telefone: (85) 4006-4000

MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Prazo para recadastramento de Guarda Civil é prorrogado

Com o intuito de padronizar a guarda municipal e reconhecer a função do guarda em exercício, o recadastramento de guarda civil se estende por mais uma semana no Crato. A importância do recadastramento decorre de acompanhar o desenvolvimento da guarda civil para melhor prestação de serviços a população.

Todos os guardas municipais que estiverem em exercício devem comparecer a sede no Quartel da Guarda Civil na Rua Araripe nº 128, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 16h30. Apresentando todos os documentos necessários para o êxito do recadastramento: 2 Fotos 3x4, Informar Tipo Sanguíneo e apresentar  Xerox do CPF, RG, Habilitação, Comprovante de residência, ficha financeira, certificado escolar, certificados de cursos de qualificação, certidões negativas do fórum da comarca de Crato e  dois números de telefone para contato.

A decisão segue como suporte com a vinda do secretário de segurança pública Vladimir Carvalho. "Só vem a somar na nossa gestão, para que trabalhemos em conjunto com as forças de segurança: Polícia Militar, Ronda do Quarteirão, Raio, Polícia Federal e Polícia Civil, a fim de atender melhor a população" afirma Márcio Bento, comandante da guarda municipal do Crato.

Ter conhecimento melhor dos guardas que fazem parte da instituição é o principal objetivo do recadastramento, para o andamento do trabalho e a integração real da função do agente em suas aptidões no atendimento da demanda populacional.

Assessoria de Imprensa/PMC 

Curta nossa página no Facebook



Ministros pedem que Dilma reconheça erros publicamente para conter crise

Instados pela presidente Dilma Rousseff a encontrar alternativas para conter a crise política até o dia 16, quando protestos contra o governo estão convocados em todo o país, três ministros ouvidos pela Folha defenderam que a petista faça uma declaração pública reconhecendo erros cometidos durante sua gestão.

O pedido da presidente foi feito durante reunião de emergência convocada por ela com ministros do PT. O diagnóstico é que, se nada for feito antes dos protestos, há risco de a situação tornar-se irreversível. Não há, no entanto, consenso sobre o que fazer.

As soluções debatidas no governo implicam custos. Uma das alternativas citadas foi a de diminuir o tamanho da Esplanada. Mas reduzir cargos também significa diminuir o poder de barganha que o governo tem para negociar com os partidos políticos apoio no Congresso.

Segundo relatos de quem participou do encontro, ministros não falaram abertamente sobre o risco de um pedido de impeachment, mas, nos bastidores, nenhum deles descarta o cenário.

Nesta quinta, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), limpou a área regimentalmente para a apreciação das contas de 2014 de Dilma, que deverão ser rejeitadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Diante desse cenário, considerado "sombrio" por vários integrantes do governo, Dilma convocou uma nova reunião, provavelmente no domingo (9).

A reunião de Dilma com os ministros ocorreu um dia depois de o vice-presidente Michel Temer (PMDB) admitir a gravidade da crise publicamente e manter o apelo por um esforço conjunto contra o agravamento dos problemas.

Além disso, pesquisa Datafolha publicada nesta quinta (6) mostra que Dilma é a presidente mais impopular desde o início da avaliação, em 1990: apenas 8% dos ouvidos aprovam o seu governo.

Na madrugada desta quinta (6), para completar, o governo sofreu derrota acachapante na Câmara. Até o PT votou em favor de uma "pauta bomba" que prevê aumento de gastos com servidores.

Antes do encontro com os ministros, a presidente recebeu Temer, que na quarta (5) telefonara a ela antes de dar a declaração pública dizendo que alguém precisaria reunificar a todos. No telefonema, ele disse que iria pedir "união de todos". Dilma assentiu. Para ministros, a fala acabou "passando do ponto".

Na reunião desta quinta, Temer reiterou a Dilma que seu objetivo era o de transferir responsabilidade da crise para o Congresso. O comando do PMDB e os demais líderes aliados já avisaram o governo que as bancadas estão incontroláveis na Câmara.

A aposta, por isso, deverá se concentrar na tentativa de aproximação com o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), que se encontrou com Dilma nesta quinta. Ele e Cunha culpam o governo pelo que chamam de influência sobre o Ministério Público, que os investiga na Lava Jato.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Lucro da Petrobras cai 89% e fica em R$ 531 milhões no 2º trimestre

A Petrobras encerrou o segundo trimestre deste ano com lucro líquido de R$ 531 milhões, queda de 89,3% em relação aos R$ 4,96 bilhões de igual período do ano passado, informou a empresa na noite desta quinta-feira.

O balanço da estatal continua sofrendo o impacto do menor preço do barril de petróleo, que desvaloriza seu principal produto, e também da venda menor de combustíveis, em função da piora da economia.

A desvalorização do real continua a influenciar o resultado, já que encarece a dívida da empresa, tomada em sua maior parte em moeda estrangeira.

O resultado da empresa teve também impacto da baixa de investimentos em ativos que foram postergados ou que saíram do plano de negócios da empresas no valor de R$ 1,3 bilhão.

Entre os projetos está a suspensão da construção de uma fabrica de fertilizantes em Uberaba (MG), chamada UFN III, que está até o momento 30% concluída.

A companhia também reconheceu uma despesa de R$ 1,6 bilhões referente a dívidas de IOF com a Receita Federal. A empresa fez ainda uma provisão de R$ 2,6 bilhões para outros três casos semelhantes. A despesa se refere a incidência de IOF em transações da companhia com suas controladas no exterior.

A soma de fatores levou a empresa a acumular, no primeiro semestre do ano, lucro bruto de R$ 5,8 bilhões, queda de 43% em relação aos R$ 10,3 bilhões dos seis primeiros meses de 2014.

A despeito do resultado menor, Bendine afirmou estar satisfeito com o balanço. "Estamos muito satisfeitos, não obstante que o número final não mostre a grandiosidade da companhia. Mas estamos satisfeitos porque o resultado operacional está dentro das nossas expectativas"

O Ebitda ajustado do semestre foi de R$ 41,3 bilhões, um aumento de 35% em relação ao 1º semestre do ano anterior.

A Petrobras informou ainda que recebeu R$ 157 milhões referentes a valores repatriados na Operação Lava Jato.

Receita
Com a queda do preço do petróleo, a receita líquida da Petrobras no segundo trimestre foi de R$ 79,9 bilhões, queda de 2,7% em relação aos R$ 82,2 bilhões de igual período de 2014.

A menor produção e também uma menor venda de combustíveis teve impacto na receita.

No semestre, a receita ficou em R$ 154,2 bilhões bilhões, queda de 6% em relação a primeira metade de 2014, quando foi de R$ 163,8 milhões.

Dívida
A dívida líquida da empresa caiu de R$ 332,45 bilhões no primeiro trimestre para R$ 323,9 bilhões nos três meses seguintes. A empresa fez no período captações na China e também com bancos estatais em abril.

Histórico
É o segundo resultado trimestral apresentado pela nova diretoria, comandada desde fevereiro por Aldemir Bendine. O impacto da corrupção e dos desvios investigados pela operação Lava Jato ficou restrito aos balanços dos últimos trimestres do ano passado e não foi contabilizado no resultado divulgado nesta quinta.

Em final de abril, a Petrobras divulgou ter tido prejuízo de R$ 21,7 bilhões no ano de 2014, decorrente da baixa em ativos nos valores de R$ 6,2 bilhões atribuídos a perdas com corrupção, de R$ 44,6 bilhões em perdas de valor de ativos mal avaliados e R$ 2,7 bilhões pela desistência da construção de duas refinarias, no Maranhão e no Ceará.

Esses valores diferem do que a diretoria anterior, comandada por Graça Foster, havia sugerido como sendo o real impacto dos desvios no balanço da empresa. Graça Foster deixou a empresa com cinco diretores, depois do desgaste causado pela divulgação do cálculo de perdas em valores dos ativos na empresa, de R$ 88,6 bilhões, relativos a corrupção e perda em valores de projetos. O número acabou não sendo usado.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Prefeitura faz limpeza do Cemitério Nossa Senhora da Piedade

A Secretaria de Serviços Públicos do Crato está realizando, mais uma vez, a limpeza do Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade. O secretário de Serviços Públicos - Antônio de Mano afirmou que a limpeza do local é feita sempre que preciso. No entanto, disse o secretário, esta semana os trabalhos serão intensificados por conta do Dia dos Pais, que transcorrerá no próximo domingo, dia 9  de agosto.

"O objetivo é deixar o Cemitério o mais limpo possível, para receber as famílias, principalmente os filhos que querem homenagear seus pais já falecidos", enfatizou Antônio de Mano.

O secretário ressaltou que o Prefeito Ronaldo Gome de Matos sempre o orientou para juntamente com os garis e servidores da limpeza pública, dedicar um cuidado especial com o cemitério.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Mulher sofre mais que homem com término de relacionamento, diz estudo

Diante do fim de um relacionamento romântico, as mulheres tendem a sofrer mais do que os homens. Esta foi a conclusão de um estudo que ouviu 5.705 pessoas de 96 países. O objetivo da pesquisa, desenvolvida pela Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos, e pela University College London, no Reino Unido, era medir o quanto de dor física e emocional as pessoas sentem após um término.

Os voluntários tinham que dar uma nota de 0 a 10 para o sofrimento que costumam experimentar após um término, 0 correspondendo a nenhuma dor e 10 correspondendo a uma dor insuportável. Enquanto as mulheres deram uma nota média de 6,84 para seu sofrimento emocional, os homens atribuíram uma nota de 6,58.

Em termos de dor física experimentada após um término, as mulheres também "ganham": elas deram a nota média de 4,21 para esse tipo de sofrimento, enquanto os homens deram a nota média de 3,75.

O líder do estudo e pesquisador da Universidade de Binghamton, Craig Morris, diz que essa diferença se deve ao fato de que uma mulher investe mais em um relacionamento do que um homem. "Um breve encontro romântico podia levar a 9 meses de gravidez seguidos de muitos anos de lactação para uma mulher ancestral, enquanto o homem poderia 'deixar a cena' literalmente alguns minutos depois do encontro, sem nenhum investimento biológico adicional", diz.

"É este 'risco' de maior investimento biológico que, ao longo da evolução, fez as mulheres mais exigentes para escolher um companheiro de alta qualidade. Por isso, a perda de um relacionamento com um companheiro de alta qualidade 'dói' mais para uma mulher", conclui.

Apesar disso, segundo os pesquisadores, as mulheres tendem a se recuperar mais completamente e sair da situação mais fortes emocionalmente do que os homens, que podem nunca se recuperar de forma plena."Os homens provavelmente sentem a perda profundamente e por um longo período de tempo, enquanto eles se dão conta que precisam começar a competir de novo para substituir o que perderam - ou ainda pior, chegarem à conclusão que a perda é insubstituível", diz o pesquisador.

Os autores do estudo, que foi publicado nesta quinta-feira (6) na revista "Evolutionary Behavioral Sciences", dizem que o término de um relacionamento é um tema importante para se pesquisar, já que o evento pode levar a grande sofrimento e comportamento autodestrutivo. A ideia é que os estudos levem a soluções para mitigar os riscos psicológicos envolvidos nessas situações.

Fonte: Bem Estar/G1

Curta nossa página no Facebook



STF reconhece competência de guardas municipais para aplicar multas de trânsito

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em sessão nesta quinta-feira (6), que as guardas municipais têm competência para fiscalizar o trânsito, lavrar auto de infração de trânsito e impor multas. A votação foi de seis votos a favor e cinco contra.

Em maio, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, em sessão sob protestos, o projeto de Lei Complementar 13/2015, enviado pelo prefeito Roberto Cláudio, que estende a fiscalização de trânsito na Capital à Guarda Municipal.

Seguindo divergência, aberta pelo ministro Luís Roberto Barroso, o STF entendeu que o poder de polícia de trânsito pode ser exercido pelo município, por delegação, pois o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) estabeleceu que esta competência é comum aos órgãos federados.

A decisão do STF foi dada em ação que envolve Belo Horizonte, mas será válida para qualquer outro município em quem a guarda esteja impedida de multar pela justiça.

O julgamento começou em maio, mas empate em quatro votos para cada corrente, a votação foi suspensa para aguardar os votos dos ministros ausentes. A discussão foi retomada esta tarde com os votos do ministro Edson Fachin e Gilmar Mendes, que acompanharam a divergência, e da ministra Cármen Lúcia, acompanhando o relator.

O recurso tem repercussão geral e a decisão servirá de base para a resolução de pelo menos 24 processos sobrestados em outras instâncias.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Secretaria de Saúde do município contribui na redução de atendimento em emergência de hospital

Lucimilton Macêdo, secretário de Saúde do Crato
O Secretário de Saúde do Crato, Lucimilton Macêdo, informou na tarde da quinta-feira, 6 de agosto, que no mês de julho os atendimentos na emergência do Hospital São Francisco, foram reduzidos em 14%, o que corresponde a mais de mil atendimentos.

De acordo com Lucimilton, a emergência serve de termômetro para medir o funcionamento nos postos de saúde de um município. “Quando há uma eficiência nos atendimentos dos postos de saúde, há uma diminuição nos atendimentos na emergência de um hospital”, ressaltou o secretário.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Após ereção de 48 horas, homem pode ter seu pênis amputado

Sem ter a sua identidade revelada, um homem de 23 anos virou notícia após ter sido  hospitalizado em razão de uma 'maratona de relações íntimas' com sua namorada na praia de Salerno, ao sul da Itália.

Devido a uma ereção que durou cerca de 48 horas, o moço decidiu aproveitar enquanto pudesse e teve uma condição chamada de Priapismo, que precisa ser tratada rapidamente para evitar danos permanentes e costuma afetar homens que tomam Viagra.

Em busca de restabelecer um recorde com o maior números de vezes que conseguiria ter relações com a sua namorada no menor intervalo de tempo, ele foi levado ao hospital por sua mãe.

Segundo o site "DailyStar", após cirurgia nesta quarta-feira (5), o médico responsável pelo seu tratamento afirmou que ainda é cedo para dizer se o pênis voltará ao normal ou será, de fato, amputado.

Foto meramente ilustrativa

Fonte: Rede TV!

Curta nossa página no Facebook



Nova Honda CG 160 é lançada com preço a partir de R$ 7.990

Após revelar o lançamento da Honda CG 160 2016, que substitui a CG 150, a moto mais vendida do Brasil, a fabricante anunciou nesta quinta-feira (6) os preços da moto. A nova geração da CG custará a partir de R$ 7.990, no modelo Fan, e R$ 9.290, na Titan. A previsão é chegar às lojas na segunda quinzena de agosto.

Com o novo motor maior, que havia feito a estreia na NXR 160 Bros, e as alterações no visual, a moto acabou ficando mais cara em cerca de R$ 600.

Antes, a CG 150 Fan partia de R$ 7.357, em sua versão única ESDi - agora chamará apenas CG 160 Fan, deixando de lado as rodas raiadas por de liga-leve.

Enquanto a Titan começava em R$ 8.113, na versão e ESD, e chegava a R$ 8.639, na EX. Para a CG 160 Titan, a ESD não será mais vendida, ficando unicamente com a opção top de linha EX.

A expectativa é atingir 200 mil unidades emplacadas da Fan e 150 mil da Titan quando completar 1 ano de vendas. De acordo com a empresa, a versão de entrada, a CG 150 Start continuará sendo vendida.

Veja os preços da CG 160 2016:
  • CG 160 Fan: R$ 7.990
  • CG 160 Titan EX: R$ 9.290
O que muda?
O modelo 2016 da CG é a 9ª geração da família e recebeu o novo motor de 1 cilindro e 162,7 cc de cilindrada, que trouxe mais potência e torque comparado com a 8ª, que foi apresentada em 2013.

Com injeção eletrônica e sistema flex, o monocilíndrico rende 15,1 cavalos de potência máxima a 8.000 rpm e 1,54 de torque a 6.000 rpm.

Na CG 150, o motor de 1 cilindro e 149,2 cc rende 14,3 cavalos de potência a 8.500 rpm e 1,45 kgfm a 6.500. Como já fazia o modelo 150, a Honda CG 160 terá como principal rival a Yamaha Fazer 150.

Visual foi modificado
Apesar de manter a identidade do modelo anterior, houveram mudanças nas carenagens frontais, semi-carenagens laterais, defletores e assentos. O tanque também foi alterado, com linhas mais altas na parte superior e a inclusão de uma tampa mais esportiva.

Ainda há diferenciação visual entre a Fan e a Titan, com a segunda recebendo diferenças nos defletores laterais, suporte de placa na rabeta, protetores e ponteiras de escape, além de pedal de freio e pedaleiras.

Ainda sobre o modelo top de linha Titan, este possui pneu traseiro de perfil mais largo e perfil mais baixo. O chassi segue o mesmo da geração anterior, mas recebeu reforço para adotar o novo motor.

Na traseira, possuem amortecedores duplos e mola, com 106 mm. Os freios das duas versões possuem disco dianteiro simples de 240 mm; e tambor traseiro, com 130 mm. O sistema CBS (Combined Brake System) equipa apenas o modelo CG 160 Titan.

Cores
A CG 160 Fan 2016 será disponível nas cores vermelha, cinza e preta, enquanto a CG 160 Titan terá opções vermelha, branca e preta. De acordo com a empresa, a garantia é de 3 anos e sem limite de km.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Secretaria de Cultura anuncia data para eleição do Conselho Municipal de Cultura

Escola Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.
Local onde será realizada a eleição do Conselho
Municipal de Cultura.
Com a finalidade de traçar planos de culturais e incentivar a participação coletiva de artistas na política cultural do Crato, a Secretaria de Cultura, realizará no dia 23 de agosto na escola Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, a eleição do Conselho Municipal de Cultura. A iniciativa da eleição surge da necessidade de ampliar os horizontes da cultura e traçar ações para apontar o destino cultural da cidade.

O objetivo é mapear os pontos de culturas da região e identificar os agentes culturais dentro da cartografia sociocultural do município. “Esse é o momento das pessoas virem enquanto artistas, se apropriarem e elegerem os seus representantes no Conselho Municipal de Cultura.” afirma João do Crato, artista e coordenador da Célula de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Cultura, sobre a importância da participação coletiva das pessoas que compõe com cenário cultural da região, na discussão e sugestão de ações culturais.

A partir da realização do Conselho Municipal de Cultura e a aplicação de planos na política cultural do município, decorre o Fundo Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura (CPF da Cultura). Ambos no fomento de ações que a Secretaria de Cultura, enquanto gestão cultural pretende realizar e acompanhar os andamentos dos agentes culturais.

Atualmente a Secretaria realiza diversas atividades e tem uma vasta programação cultural de apoio as iniciativas culturais atuando conjuntamente com organizações, instituições, como Universidade Federal do Cariri e Centro Cultural Banco do Nordeste.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



AddThis