Homenagens marcam missa de adolescente morta após estupro coletivo


A missa de 7º Dia da adolescente Danielly Rodrigues Ferreira, 17, ocorrida neste sábado (13), foi marcada por emoção e homenagens na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, em Castelo do Piauí, região norte do Estado.

A garota e mais três amigas, todas adolescentes, foram vítimas de estupro coletivo quando chegavam ao Morro do Garroto, zona rural de Castelo do Piauí, para tirar fotos na tarde do dia 27 de maio. Quatro adolescentes e um homem de 40 anos são acusados do crime. Os menores foram apreendidos e o homem está preso.

A adolescente morreu após 12 dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HUT (Hospital de Urgência de Teresina). Danielly deu entrada no hospital desacordada, com traumas na cabeça e no tórax. Ela passou por cirurgias para conter hemorragias e corrigir o traumatismo craniano, mas morreu no último dia 7.

Familiares e amigos da adolescente leram textos e distribuíram missais com a foto de Danielly para quem participou da missa.

Segundo uma amiga das jovens atacadas, Aline Raquel Alves, a igreja ficou lotada e muita gente teve de assistir a celebração do lado de fora.

"Falei com o pai de Danielly e ele disse que a missa foi bonita, teve muita gente também", contou. Aline Alves disse que no próximo dia 22 haverá a missa de 15º Dia e amigos estão preparando camisetas com a foto de Danielly. A celebração ocorrerá na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro.

Violência
Investigações da polícia apontaram que as jovens foram amarradas em árvores e espancadas, levando pontapés, pedradas e pauladas. Depois ficaram desacordadas, foram estupradas, arrastadas e jogadas de cima de um penhasco da altura de um prédio de três andares. Uma das garotas ainda continua internada no HUT (Hospital de Urgência de Teresina).

Os jovens foram ouvidos pela Justiça na 2ª Vara da Infância e da Juventude, localizada em Teresina, na última quinta-feira (11). Por envolver menores de idade, o processo corre em segredo de Justiça e os depoimentos não foram divulgados.

A sentença do julgamento dos menores só será divulgada após a Justiça ouvir os depoimentos das vítimas e de familiares, ainda sem data definida. A Justiça tem o prazo de até 45 dias a partir da data do crime --que se esgota em 10 de julho – para concluir todo o processo e definir as medidas a serem aplicadas aos acusados.

O promotor Cesário Cavalcante afirmou neste sábado (13) que já concluiu a denúncia contra Adão José de Sousa e deverá entregar o documento na próxima segunda-feira (15) à Justiça. Com a denúncia, o acusado torna-se réu na ação e será citado para se defender em até 10 dias.

"É diferente da situação dos menores. Adão de Sousa é citado para se defender com advogado ou com defensor público e tem dez dias para oferecer defesa e arrolar testemunhas", explicou o promotor.

Sousa está preso no isolamento do Presídio Carlos Gomes, localizado em Altos (região metropolitana de Teresina). Já os menores estão isolados no Ceip (Centro Educacional de Internação Provisória), na zona sudeste de Teresina.

Campanha
As adolescentes que receberam alta não voltaram para Castelo do Piauí. Segundo familiares, elas estão traumatizadas e as famílias estão se esforçando para se mudarem para outra cidade.

Amigos das quatro jovens criaram o grupo "Flores para Elas" a fim de arrecadar doações e demostrar apoio às adolescentes e suas famílias.

Durante o período em que as meninas ficaram internadas, flores foram depositadas na calçada do HUT. Além disso, um grupo capta dinheiro para ajudar financeiramente as jovens, que são de famílias carentes. Na última segunda-feira (8), foi criada uma conta no site Vakinha para facilitar as doações.

Dados contabilizados até a tarde deste sábado (13) mostram que a arrecadação atingiu o valor de R$ 22.605,00, superando a meta de juntar R$ 5.000. As doações estão abertas a qualquer pessoa até o dia 22. Para doar, basta entrar na página da campanha, fazer o cadastro e seguir as orientações do site.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Com doação de sangue, australiano pode ter salvo cerca de 2 milhões de bebês

Um australiano de 78 anos está sendo chamado de herói nacional. Tudo porque ele tem um tipo de sangue raro em seu braço direito que contém poderosos anticorpos usados na elaboração de uma vacina salvadora. Graças às frequentes doações de seu plasma, James Harrison pode ter salvo cerca de 2 milhões de recém-nascidos no país graças.

Os médicos ainda não sabem responder como James desenvolveu esses anticorpos em seu braço. Mas, tudo indica que o fato pode ter sido ocasionado pelas transfusões que ele recebeu quando se submeteu a uma operação para remover um de seus pulmões, quando tinha apenas 14 anos.

Após o procedimento cirúrgico, que salvou sua vida, o australiano decidiu retribuir ajudando as pessoas através de doações de sangue. Mesmo com medo de agulha, James doa sangue praticamente toda semana desde que tem 18 anos. No total, ele já realizou mais de 1,1 mil doações. “Você se sente bem consigo mesmo por salvar tantas vidas, é ótimo", disse James à "CNN".

Com as doações, os médicos "aproveitam" os anticorpos de James para criar a vacina Anti-D, usada no tratamento de mulheres grávidas com uma condição chamada de doença de Rhesus, que pode levar a complicações no parto.

O sangue de mulheres com essa doença ataca as células sanguíneas do bebê durante a gestação. Resumidamente, quando o sangue da mãe entra em contato com o do filho, produz anticorpos que eliminam as células sanguíneas do bebê ainda no útero, levando até a morte do bebê. A vacina anti-D impede a criação desses anticorpos na gestação.

Em seu país, onde 17% das mulheres têm risco de desenvolver essa doença, James Harrison é o único doador desses anticorpos. Sua própria filha precisou da vacina durante a gravidez do segundo filho.

Entretanto, a boa ação de James tem prazo de validade. Ele só poderá doar sangue por mais três anos, já que a idade limite na Austrália é de 81 anos. O fato vem preocupando organismos de saúde australianos e a Cruz Vermelha pede mobilização para localizar pessoas que possam substituí-lo.

Fonte: O Dia

Curta nossa página no Facebook



Confirmada 4ª morte por meningite no CE

Subiu para 16 o número de casos confirmados de meningite, neste ano, no Ceará. Do total de casos confirmados, quatro resultaram em óbito de pacientes, dentre eles o deputado estadual Wellington Landim, sepultado na última quarta-feira (10), em Brejo Santo. Outra vítima da meningite no Estado foi o aposentado Lucas Góes da Silva, 76, que foi hospitalizado em maio, no Hospital Regional do Cariri (HRC), apresentando quadro de pneumonia. O laudo que confirmou a morte do aposentado por meningite, no entanto, foi divulgado somente na última quinta-feira (12).

As ocorrências de meningite no Ceará, segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), acontecem entre os meses de janeiro e maio. Os números de casos registrados, até agora, são semelhantes aos do ano passado. Neste ano, já foram confirmados 16. Os números comprovam redução de casos confirmados em relação aos anos anteriores. O total de óbitos também teve redução de 2012 para cá. Em 2012 foram confirmados 18 óbitos; em 2013 o número caiu para oito; e, neste ano, até o momento, foram confirmados quatro.

Ontem, o Diário do Nordeste mostrou que uma criança de apenas 4 anos está internada no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, com meningite bacteriana. A criança vem sendo tratada por meio de antibióticos e corticoides.

O quadro da paciente, conforme a médica que cuida do caso, é de comprometimento, embora apresente evolução estável. A criança continua sem conseguir enxergar direito e com fortes dores de cabeça.

O aposentado Lucas Góes da Silva, que faleceu em Juazeiro do Norte, residia na cidade de Ouricuri, no vizinho Estado de Pernambuco. Periodicamente realizava sessões de hemodiálise no HRC, permanecendo hospedado na casa de uma filha, de quem, inclusive, utilizava o endereço para poder ser atendido na unidade hospitalar.

"Quando o paciente deu entrada no Hospital Regional, o quadro era de pneumonia, que acabou evoluindo para meningite, posteriormente. O caso foi notificado como sendo de Juazeiro do Norte porque há uma praxe utilizada por pessoas vindas de outros municípios no sentido de emprestarem endereços de parentes que aqui residem para conseguirem atendimento no Regional", explicou Anaile Montezuma, técnica do setor de Vigilância em Saúde do Município.

Segundo ela, a família do paciente falecido não chegou a receber nenhum tratamento por meio de quimioprofilaxia, o chamado "bloqueio", devido à demora na confirmação da doença. "O paciente faleceu no dia 5 de maio e o resultado do exame só foi repassado à Secretaria de Saúde do Município no dia 6 de junho. Ou seja, mais de um mês após a morte do paciente. A realização do "bloqueio" junto aos familiares e pessoas mais próximas ao paciente de meningite tem que acontecer em até 72 horas da confirmação da doença. É completamente impossível que se faça, agora, o tratamento dos familiares da vítima, até porquê, se houvesse alguém doente, também os sintomas já teriam se manifestado há muito tempo. A meningite é uma doença oportunista", disse a técnica.

Além do caso que resultou na morte do aposentado, outros dois casos de meningite também foram confirmados em Juazeiro do Norte. "Temos dois casos de meningite viral já confirmados. São duas pacientes, uma até já recebeu alta, que residem nos bairros Betolândia e Tiradentes. Ambas também foram atendidas no Hospital Regional, sendo que a primeira deu entrada na unidade no mês de fevereiro e a outra no início do mês de junho. Em relação a esta última paciente, devido o quadro clínico ter apresentado melhora considerável, nos últimos dias, há expectativa é de que a alta médica aconteça nas próximas horas", informou Anaile Montezuma.

A meningite é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro, fazendo com que ele deixe de funcionar normalmente. Pode ser causada por uma infecção por vírus (inclusive o da dengue) ou bactérias (que são os casos mais comuns), além de fungos e, até mesmo, doenças reumáticas. Os sintomas são: febre, dores de cabeça, vômitos, e nuca endurecida com dificuldade de dobrar o pescoço.

Mais informações
Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte
Telefone (88) 3512-2754

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa)
Telefone (85) 3101-5123

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Em entrevista amena a Jô Soares, Dilma defende ajuste fiscal e programas sociais


Em entrevista (assista AQUI) ao Programa do Jô, da Rede Globo, transmitida na madrugada deste sábado (13), a presidente Dilma Rousseff defendeu o ajuste fiscal proposto pelo governo, e sob comando do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a manutenção dos programas sociais.

"O Brasil está momentaneamente em problemas e dificuldades, não estruturalmente doente; por isso, simultaneamente ao ajuste fiscal, precisamos fazer investimentos em infraestrutura e manter os investimentos nos programas sociais", disse Dilma.

Gravada na tarde de sexta-feira no Palácio da Alvorada, em Brasília, a entrevista teve tom bem humorado, com poucas críticas e momentos descontraídos, mesmo em momentos em que o apresentador questionou a presidente sobre temas como a inflação e promessas de campanha. O tom contrasta, por exemplo, com as entrevistas apresentadas pelo Jornal Nacional, também da Globo, durante a campanha presidencial de 2014.

Em crítica à manutenção do aeroporto Santos Dumont, Dilma respondeu: "Eu vou lá tirar a pedra de gelo [que faz a função do ar condicionado]".

Campanhas e crise
No começo da entrevista, Jô Soares comentou que críticos da presidente dizem que ela não cumpre suas promessas de campanha, o que serviu para Dilma defender seu segundo mandato: "Estou entrando no sexto mês de mandato. É muito difícil dizer que não cumpri minhas promessas porque tenho ainda um mandato inteiro para cumpri-las", disse.

Frente ao cenário de crise econômica no país, Dilma Rousseff voltou a defender o pacote de ajuste fiscal que cortou cerca de R$ 79 bilhões no orçamento da União.

"O mundo está no sétimo ano da crise e tanto os Estados Unidos quanto a China não saíram da crise. Nós temos utilizado tudo o que podíamos, como o orçamento da União, que bancou redução de impostos contra cortes em empregos e salários desde 2009; esgotamos tudo o que podíamos, mas a crise durou mais que esperávamos", comentou. A presidente ainda ressaltou o efeito da seca sobre o preço da energia e alimentos, o que, somado à alta do dólar, aumentaria a inflação.

Dilma, no entanto, afirmou que o governo espera melhora na inflação até o final do ano: "As avaliações do mercado apontam para queda no índice nos próximos meses", disse, reforçando que o impacto da inflação sobre parte da população mais carente foi amenizada, segundo ela, pois as prestações do programa Minha Casa Minha vida não estão atreladas à taxa de juros, que teve sua sexta alta seguida, atingindo o maior patamar desde 2008.

Petrobras e elogios
Em determinados momentos, o apresentador, que costuma defender o governo Dilma em seus programas com outras jornalistas, apelidadas de 'meninas do Jô', trouxe temas de modo que Dilma pudesse complementar. Para introduzir o tema Petrobras, Jô criticou "pessoas desinformadas" que não sabem que a empresa já extrai petróleo do pré-sal e comentariam com ele que a empreitada não daria certo.

A presidente afirmou que já são extraídos 800 mil barris (aprox. 127 milhões de litros) de óleo por dia do pré-sal, e defendeu a estatal, que se encontra sob investigação na operação Lava Jato por ligação de diretores em um esquema bilionário de corrupção envolvendo ainda altos escalões do governo, grandes empreiteras e partidos.

"A Petrobrás não pode ser confundida com funcionários que cometeram irregularidades. Ela registrou o balanço, teve as contas aprovadas pela Comissão de Valores Mobiliários do Brasil e na equivalente à comissão nos Estados Unidos, que é a SEC. A Petrobrás está no caminho certo", disse.

Ao questionar sobre a fama de Dilma como 'pavio curto', Jô Soares comentou que os comentários poderiam ser machistas, pois, segundo ele, ninguém estranha que um presidente homem tenha pavio curto. "Sou uma mulher dura no meio de homens meigos", respondeu a presidente, sem deixar claro se havia ironia no comentário.

Entre os 'homens meigos' que a rodeiam, Dilma aproveitou para elogiar Michel Temer (PMDB), vice-presidente e atual responsável pelo diálogo entre o Planalto e o Congresso, depois de tensões entre os poderes. "Michel Temer é muito hábil, e um ótimo articulador político", disse.

Ao final, após questionar sobre o imposto sobre grandes fortunas e sobre a condução política mais voltada para o "caráter realizador" da presidente e menos para buscar reeleição, já que se encontra no segundo mandato, Jô Soares brincou, reforçando o tom bem-humorado da conversa.

"Quero agradecer imensamente à presidente Dilma Rousseff, e espero que tenha sido bom para você também, pois hoje é o Dia dos Namorados e, afinal de contas, temos de sair ambos muito satisfeitos".

"Muito satisfeitos", respondeu a presidente.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Ceará tem mais casos de dengue neste ano do que em 2014


Nos seis primeiros meses de 2015, o Ceará já tem mais casos de dengue do que todo o ano de 2014, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (12) pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). São 19.453 casos da doença neste ano e 18.243 no ano anterior. O estado registra 17 mortes por conta doença, duas a mais que na semana passada.

Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, já 32 municípios cearenses com nível epidêmico da doença: Alcântaras, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Capistrano, Catarina, Coreaú, Eusébio, Fortaleza, Hidrolândia, Horizonte, Ipu, Itaitinga, Itapiúna, Jardim, Jucás, Mauriti, Mucambo, Ocara, Pacoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, Reriutaba, São Gonçalo do Amarante, Tauá, Trairi, Umirim e Varjota.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Ceará está em situação de alerta para a ocorrência de epidemia.

Controle
Para controlar a proliferação do mosquito que transmite a dengue e a febre Chikungunya, a orientação dos especialistas é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, quartinhas, bacias, camburões e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



Idoso ex-lutador de boxe surpreende e nocauteia garotões; veja o vídeo

Os idosos normalmente são alvos mais fáceis, mas um russo mostrou que nem sempre as coisas são assim. Ele discutia com um grupo de jovens quando mostrou que a idade já um pouco avançada não seria problema.

Depois de golpear um dos garotões no peito, mal foi abordado pelo segundo deles, o idoso disparou um golpe na cara do outro e o levou a nocaute. Em seguida, o primeiro foi para cima do velhinho e acabou indo para o chão.


A curiosa cena aconteceu em frente de uma loja de bebidas na Rússia. Além de estarem bêbados, segundo o site espanhol 24 Horas, os jovens deram azar do idoso ser um ex-lutador de boxe, mostrando que continua em forma apesar da idade.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook




Google explica como vai tornar o Chrome um navegador mais eficiente

Apesar de sua grande popularidade e aceitação, o Chrome é um navegador que possui problemas evidentes. Entre aqueles que reconhecem a existência de áreas imperfeitas no software está a Google, que promete tomar medidas de forma a aumentar sua eficiência em todas as plataformas nas quais ele está disponível.

Em uma atualização publicada no Google+, o engenheiro sênior responsável pelo Chrome, Peter Kasting, explicou como ele e sua equipe estão modificando critérios do navegador que nem sempre estão evidentes aos usuários. As mudanças incluem alterações na forma como o programa renderiza páginas até a priorização de recursos a abas abertas, o que deve reduzir o uso de CPU durante o carregamento de algumas páginas.

“O time do Chrome não tem intenção de sentar sem fazer nada enquanto nossos usuários estão sofrendo”, afirma Kasting. “Você deve aguardar e nos ver fazendo melhorias constantes nessa área”, prometeu o engenheiro.

Atualmente, usuários da versão Beta do navegador tem acesso a uma ferramenta que encerra o carregamento de elementos em Flash nas páginas que são abertas. Segundo a empresa, essa decisão simples reduz drasticamente o consumo de energia em todas as plataformas — as mudanças anunciadas por Kasting devem chegar à versão de testes do sistema em 6 semanas, sendo que vai ser preciso esperar 6 semanas adicionais para elas serem adotadas na versão convencional.

Fonte: Tecmundo

Curta nossa página no Facebook



Governo do Estado forma efetivo do primeiro Batalhão de Divisas do Ceará

O Secretário da Segurança Pública, Delci Teixeira participou nesta sexta-feira (12), da solenidade de encerramento do primeiro Curso de Policiamento de Divisas (CPD). A partir de agora, 102 policiais militares estão habilitados a compor o efetivo do novo Batalhão de Divisas da PMCE, que atuará em ocorrências de combate ao tráfico de drogas, armas e ações contra bancos em localidades interioranas e de fronteiras do Estado.

O curso foi realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), que aprimorou o conhecimento técnico-profissional dos militares através de treinamentos teóricos e práticos, por um período de quatro semanas. A grade curricular de 224 horas/ aulas, contou com disciplinas de atendimento pré-hospitalar, direitos humanos, identificação e abordagem veicular, perícia básica de acidente de trânsito, tiro policial, identificação de material explosivo, armamento e equipamento, patrulha policial rural, instrução tática individual, gerenciamento de crises e treinamento físico militar.

Secretário da Segurança Pública, Delci Teixeira falou das ações que estão sendo executadas pelo Governo Camilo Santana, com o intuito de reforçar a segurança em Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Interior do Estado. Entre elas a criação do Batalhão de Divisas, a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na região do Cariri e de uma base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) em Juazeiro do Norte. Delci parabenizou os formandos e ressaltou a importância do trabalho que será realizado pelo novo efetivo.

“A partir desse momento os senhores e as senhoras estão fazendo história dentro da corporação da Polícia do Ceará. No futuro, vocês lembrarão que foi aqui, que tudo começou e dirão com orgulho, que foram os pioneiros a compor o primeiro Batalhão de Policiamento de Divisas do Estado do Ceará. Profissionais devidamente capacitados e que daqui a algum tempo, serão profundos conhecedores das nossas estradas e de todas as vias de acesso dos estados limítrofes do Ceará, responsáveis em conter a criminalidade”, enfatizou.

Estiveram presentes ainda no evento, o Diretor Geral da AESP, Coronel PM José Dutra; do Comandante Geral da PMCE, Coronel PM Giovani Pinheiro; da Secretária Executiva da AESP, Delegada Eliana Gondim e do Comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Tenente Coronel Paulo Sérgio, entre outros integrantes da segurança pública do Estado.

Novo Batalhão
O Batalhão de Divisas é uma nova Unidade operacional da Polícia Militar, criado na Gestão Camilo Santana para combater crimes de assalto a bancos, roubo de cargas e o tráfico de drogas, nas fronteiras do Estado. De acordo com o Comandante Geral da PMCE, Coronel Geovani Pinheiro, o novo grupamento integrará o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), que a partir de agora será transformado em uma Coordenadoria de Policiamento de Trânsito Rodoviário, Urbano e de Divisas.

A primeira etapa do projeto deve ser implantada em julho deste ano e atuará inicialmente em duas divisas do Estado do Ceará. A primeira base será no município de Penaforte, divisa com Pernambuco e a segunda em Limoeiro do Norte, divisa com Rio Grande do Norte.

Segundo o Comandante do BPRE, Tenente Coronel Paulo Sérgio, o projeto do Batalhão de Divisas prevê a implantação de seis Companhias, distribuídas nos municípios de Penaforte, Limoeiro do Norte, Chaval, Poranga, Parambu e Ipaumirim, que atuarão nas fronteiras do Ceará com Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Piauí.

Coordenadoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook



Assista à entrevista completa de Dilma Rousseff no Programa do Jô



Leia também: Em entrevista amena a Jô Soares, Dilma defende ajuste fiscal e programas sociais

Curta nossa página no Facebook


URCA abre inscrições para 21 vagas de Professor Efetivo do Centro de Artes

A Universidade Regional do Cariri (URCA) abre inscrições, de 29 de junho a 24 de julho, de 21 vagas para o cargo de Professor Efetivo voltadas ao Centro de Artes da Instituição. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado deste dia 11 de junho. Serão contemplados vários setores de estudos dos cursos de Artes Visuais e Teatro.

As inscrições, no valor de R$ 150,00, serão feitas exclusivamente pela internet, na página eletrônica da URCA (www.urca.br ou prograd.urca.br), devendo o candidato preencher o requerimento de inscrições com todas as informações solicitadas e gerar o documento de pagamento da taxa até o último dia do período de inscrição. O candidato deverá imprimir o documento de pagamento da taxa e realizá-lo até 24 horas após o último dia do período de inscrições.

O salário inicial para Professor Efetivo Assistente, e com mestrado, será de R$ 8.335,55. Para docente Adjunto com doutorado, será de R$ 11.793,95.

Os candidatos se submeterão às avaliações por meio de prova escrita, didática e de títulos. Caberá à Comissão Executiva do Concurso estabelecer, mediante Ordem de Serviço, o calendário de realização das provas e efetuar sua divulgação, afixando estas informações no quadro de avisos da Secretaria da Comissão Executiva do Concurso e publicando na página eletrônica da URCA (www.urca.br ou prograd.urca.br). Não serão aplicadas provas em local, datas ou horários diferentes dos predeterminados na Ordem de Serviço expedida pela Comissão Executiva do Concurso.

Professor Efetivo (Centro de Artes) - Mais informações das páginas 16 a 20 do edital.

Assessoria de Imprensa/URCA

Curta nossa página no Facebook



Dilma grava entrevista com Jô Soares no Alvorada


A presidente Dilma Rousseff gravou na tarde desta sexta-feira, 12, uma entrevista de 70 minutos com o apresentador Jô Soares. A conversa entre os dois, gravada na biblioteca do Palácio da Alvorada, será transmitida na madrugada de sábado, 13, na TV Globo.

"A produção do pré-sal é uma realidade. Estamos batendo recorde de novo na produção", disse Dilma, conforme divulgado na conta oficial da presidente no Instagram, rede social de compartilhamento de imagens.

Além de defender a Petrobras, Dilma conversou com Jô Soares sobre a situação da saúde no Brasil e os cortes orçamentários na área de educação.

Em um momento, Jô Soares perguntou para a presidente como ela "aguenta" os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que têm imposto uma série de derrotas ao governo no Congresso.

Segundo a reportagem apurou, a presidente sorriu ao ouvir a pergunta do apresentador, que chegou a afirmar que "com esses aliados o governo não precisa de oposição".

De acordo com a presidente, os cortes na área de educação preservaram o que era estratégico na pasta.

Dilma também fez uma espécie de prestação de contas do mandato, destacou a luta pela democracia e gravou uma breve fala que deverá ser exibida no "Jornal Nacional" desta sexta-feira.

O apresentador a presenteou com uma caneca.

Jô e Dilma se encontraram no dia 18 de maio no Palácio do Planalto, depois de o apresentador fazer críticas no programa às manifestações favoráveis ao impeachment da presidente.

A entrevista está marcada para ser transmitida a partir de 0h39 deste sábado, conforme a grade de programação divulgada no site da TV Globo.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



Jovem que teve castigo divulgado na internet se mata


A adolescente Izabel Laxamana, 13 anos, matou-se pulando de uma ponte em Tacoma, cidade de Washington, nos Estados Unidos. O ato de desespero aconteceu logo depois de um vídeo em que ela aparece tendo os longos cabelos cortados pelo pai --como forma de punição por um mau comportamento-- ter sido divulgado nas redes sociais, segundo reportagem publicada pelo jornal americano "Daily News".

A polícia local abriu uma investigação sobre o episódio e o pai da jovem não deverá ser responsabilizado. Os oficiais trabalham com a hipótese de bullying, já que a jovem teria postado na rede social Google Plus que odiava estar na escola, onde todos a julgavam. "A investigação está sendo frustrante, pois a única pessoa que disse ter informações sobre o caso sequer conhecia menina", disse a policial Loretta Cool ao periódico americano.

Os motivos que levaram o pai a repreender a filha dessa forma não foram divulgados à imprensa. Segundo Loretta, o vídeo não foi publicado na internet pelo pai da garota.

A menina saiu de um carro na última sexta-feira (5) e pulou de uma ponte na rodovia interestadual da cidade. Ela chegou a ser socorrida e levada para um hospital de Seattle, mas morreu no dia seguinte.

Alguns usuários das redes sociais acusam o pai de Izabel de humilhação pública e o culpam pelo suicídio. Até uma página no Facebook, intitulada "Justiça para Izabel", foi criada pedindo que o homem responda criminalmente pela morte da filha.

"Ela fez algumas escolhas erradas, mas não precisava se matar por isso," afirmou Loretta ao "Daily News". Na entrevista, a oficial da polícia reconheceu que cortar o cabelo para disciplinar a garota não foi a melhor maneira de castigá-la.

Segundo psicólogas e psicopedagogas, esse tipo de punição humilhante pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento da subjetividade do adolescente, além de causar problemas de autoestima, raiva e revolta em relação aos pais.

O vídeo original do castigo foi retirado do YouTube, no entanto, um amigo da adolescente compartilhou o material com o objetivo de desencorajar outros pais a fazerem o mesmo.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Lula diz que militante deveria dar o "dízimo" para ajudar a manter o PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã desta sexta-feira, 12, do lançamento da plataforma de doações individuais do PT, realizado no 5º Congresso da legenda em Salvador. Ele dedicou o discurso a fazer um apelo pela nova ferramenta que pode ajudar a resolver "parte dos problemas" do PT.

"Lembro que, na campanha de 1989, a gente vendia camiseta, vendia até adesivo de carro para o segundo turno. Os tempos mudaram. Acho que naquele tempo a gente fazia PT com mais intensidade que hoje", disse Lula como uma forma de incentivar a contribuição dos militantes. "Militante precisa ter a obrigação de dar uma pequena doação ao seu partido", afirmou o ex-presidente.

Lula defendeu que o partido, tenha como exemplo também as instituições religiosas. E que a legenda passe a pedir aos militantes uma espécie de "dízimo" como na Igreja Católica, ou doações em envelopes, lembrando a prática da Igreja Evangélica.

"Eu acho que é um instrumento poderoso o partido sair para a rua trabalhar. A gente aproveita e, na conversa, pede uma contribuiçãozinha", recomendou.

Lula voltou a provocar a imprensa dizendo que não vão ser outras categorias, como jornalistas, que vão contribuir com a legenda. "Não vão ser os jornalistas que estão sendo demitidos em larga escala que vão ajudar", afirmou.

O ex-presidente repetiu que o partido passa por um momento difícil e que não há "solução individual", frisando a argumentação de que o partido é vítima de uma "tentativa muito bem planejada" de criminalização. Lula voltou a comparar a situação atual ao nazismo. "É só assistir a um filme pra ver como nasceu o nazismo ou o fascismo que a gente vê como começa", disse. E falou também da presença do líder do Revoltados Online, Marcello Reis, no hotel onde ocorre o congresso - gerando revolta entre petistas. "Pode ter até desaforado que acha que pode vir pra 'avacalhar' o congresso do PT."

Para mudar a situação, Lula pediu a contribuição financeira e de militância dos presentes. Disse que já foi vendedor de camiseta e de "estrelinha" do PT e pediu dedicação. Lula passou uma mensagem também aos deputados e senadores petistas.

Fez um apelo para que os parlamentares doem um fim de semana do mês para atividades do partido, para rodar o País e ajudar o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, na tarefa de divulgação positiva. "Sei que cada companheiro tem que trabalhar sua base no fim de semana. Mas acontece que o deputado, o senador, é uma autoridade. Cada local que ele chegar vai dar uma entrevista para a rádio local, para o jornal, vai ajudar o PT a voltar a ser o que era", argumentou.

"Nós somos da paz, mas eles não deixam a gente em paz. Querem bombardear o PT todo santo dia", reclamou Lula. "Nossa resposta é não fazer jogo rasteiro deles, que querem destruir o legado que está sendo construído neste País pelo Partido dos Trabalhadores. O momento, embora complicado para o PT, acho que é de ressurgimento do nosso partido", completou.

Lula disse que o esforço vai ajudar a oxigenar, renovar o PT e encerrou pedindo para que a militância não esqueça do seu apelo: "Vamos dar ao PT a tranquilidade e o oxigênio de que ele precisa".

Durante o discurso, ex-presidente brincou com a plateia exibindo um cartão de crédito com seu nome e a bandeira do cartão do PT. Ele contou que o partido ficou dois anos negociando com o Banco do Brasil para lançar o cartão de crédito, mas que a iniciativa - que verteria taxas para o partido como forma de arrecadação a cada transação - foi vetada pela Justiça Eleitoral.

Fonte: Notícias ao Minuto (Com Estadão Conteúdo e G1)

Curta nossa página no Facebook



TCE intensificará fiscalização aos transportes escolares no interior cearense

O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) lançou, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), uma campanha que está orientando a população dos municípios cearenses sobre a segurança no transporte escolar da rede pública. A medida busca evitar irregularidades nos veículos, como a que vitimou Ana Laise, de 6 anos, na semana passada em Porteiras, Região Sul do Estado. A fiscalização será intensificada para evitar esses tipos de acidentes

Rubens Cezar Parente, diretor da 5ª Inspetoria de Controle Externo do TCE, explica que o objetivo é que os veículos se adequem e que os condutores respeitem a legislação de trânsito. Até o momento, a campanha fiscalizou os municípios de Aracati, Ipaporanga, Cruz, Viçosa do Ceará e Jardim, cujas falhas identificadas pelo órgão vão de motoristas sem qualificação para dirigir a veículos em situações de precariedade.

De acordo com o diretor, os dados são preocupantes. O relatório de três municípios está sendo finalizado, informando a situação a Secretaria de Educação, solicitando que os gestores municipais se manifestem sobre o caso. A pior situação é de Viçosa, onde cerca de 90% dos veículos não são adequados, e 100% dos motoristas não têm aptidão para conduzir.

Para tentar solucionar o problema, fiscais serão disponibilizados nos próximos meses pela Seduc em cada município, a fim de auxiliar no combate a má qualidade dos transportes escolares. Segundo a assessora técnica da secretaria, Gildete Veras, esses profissionais visitarão os locais da execução dos serviços e testarão se estão sendo feitos com qualidade. Caso sejam detectadas falhas, os fiscais irão comunicar ao órgão.

Segundo o diretor do TCE, uma auditoria operacional será realizada em agosto com trabalho de campo, buscando localizar as causas dos defeitos dos transportes e encontrar soluções para o problema.

Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



8 em cada 10 brasileiros querem redução da maioridade penal

Os casos cada vez mais frequentes de crimes envolvendo menores de idade faz com que 8 em cada 10 brasileiros apoiem a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Segundo um levantamento feito pela agência de pesquisas Hello Research, 83% dos brasileiros concordam com a redução. Do total, 70% concordam plenamente com a medida e 13% concordam em partes.

Os nordestinos são os que mais apoiam a redução, com 86% de aprovação. No Sudeste, esse percentual é de 82%. As regiões Norte e Centro-Oeste são as mais radicais: lá, 96% querem que a maioridade penal passe de 18 para 14 anos.

A pesquisa ouviu presencialmente mil pessoas com mais de 16 anos de todas as classes sociais em 70 cidades de todas as regiões do País. A margem de erro é de três pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.

A opinão popular vai ao encontro de dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE). O levantamento feito pelo órgão mostrou que de cada dez atos infracionais cometidos por adolescentes, sete têm como autor um menor com idade entre 16 e 18 anos.

Quando se trata de crimes hediondos, como homicídio qualificado, latrocínio e estupro, cometidos por adolescentes, 64,85 tiveram como ator jovens na faixa de 16 a 18 anos.

PEC da maioridade
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, que está em tramitação nem comissão na Câmara dos Deputados, quer que jovens a partir dos 16 anos passem a responder criminalmente por seus atos. A PEC deve ser votada na próxima quarta-feira.

Há também uma outra proposta em discussão pelo Congresso, essa do senador José Serra (PSDB-SP), que prevê alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a fim de aumentar o prazo de internação de quem comete crime hediondo ou é reincidente de 3 para 10 anos.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



Passiflora possui ação calmante e pode prevenir a depressão

Passiflora é um gênero botânico de cerca de 500 espécies de plantas, pertencente à família Passifloraceae. São, em sua maioria, trepadeiras, mas também há arbustos e poucas espécies são herbáceas. A passiflora é mais conhecida por seu fruto, o maracujá.

O Brasil possui um grande número de espécie de Passiflora, mas apesar de abrigar quase um terço das espécies, somente duas delas são exploradas comercialmente. São elas: P. edulis (maracujá roxo) e sua forma amarela P.edulis Sims f. flavicarpa Deg. (maracujá amarelo) e o P. alata (maracujá doce). Cerca de 90% da produção do Brasil, refere-se ao maracujá amarelo. Sendo que a espécie mais utilizada em medicamentos fitoterápicos é a passiflora alata (maracujá doce) e a passiflora incarnata (flor-da-paixão).

Nutrientes da passiflora
A passiflora possui boas quantidades de flavonoides. Eles apresentam vários efeitos biológicos e farmacológicos, incluindo atividade antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, antialérgica e vasodilatadora.

Além disso, estas substâncias inibem a peroxidação lípidica e reduzem o risco de doenças cardiovasculares, efeitos estes relacionados à sua atividade antioxidante, caracterizada pela capacidade de sequestrar radicais livres em organismos vivos.

Os alcaloides também estão presentes na passiflora, são beta-carbolinas, derivados da serotonina e do triptofano, normalmente presentes no organismo. Eles são inibidores da enzima monoaminoxidase (MAO), e apresentam ação agonista com os receptores GABA e benzodiazepínicos. São utilizados como tranquilizantes e até mesmo no auxílio ao tratamento da hipertensão.

A passiflora também conta com saparinas. Trata-se de uma substância que tem ação no sistema nervoso central, auxiliando os neurotransmissores e proporcionando sensação de relaxamento, por exemplo. A planta ainda conta com compostos fenóis e cianogênicos glicosil.

Benefícios em estudo

Ação calmante
A passiflora estimula a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar. Por isso, a planta é benéfica em casos de insônia.

Previne a depressão
A passiflora ajuda a evitar a depressão devido à sensação de bem-estar que ela proporciona. Seus componentes químicos primários, calcalóides e flavonoides agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo.

Melhora a concentração
Ao proporcionar maior sensação de bem-estar e relaxamento, a pessoa consegue alcançar maior estado de concentração.

Boa contra infecções
A passiflora possui ação antibactericida, por isso ela é uma aliada

Boa contra a doença de Parkinson 
Acredita-se que a presença dos alcaloides harmina e harmalina, possam ser eficazes contra o Mal de Parkinson, porém ainda não há detalhamento dos mecanismos.

Controla a pressão arterial
As harmalas, substâncias presentes na passiflora inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.

Quantidade recomendada
A quantidade que pode ser ingerida depende de cada caso e deve ser prescrita por um nutricionista ou um nutrólogo.

Como consumir
As partes usadas para consumo da Passiflora são suas flores, folhas e caules. Elas são utilizadas para a elaboração de chás, tinturas e cápsulas.

O chá de passiflora pode ser feito da seguinte maneira: coloque 2 colheres de chá de Passiflora seca em uma xícara de água fervente e deixe repousar durante 10 minutos. Depois coe e beba até 3 vezes por dia.

Cuidados ao consumir
Ao ingerir a passiflora não exceda a quantidade prescrita, para não alcançar efeitos indesejáveis. Ela também não deve ser usada durante a gravidez, pois possui substâncias em seu extrato que causam aumento da contração uterina. Crianças, pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a algum componente da planta e mulheres em fase de amamentação só devem fazer uso da passiflora após a recomendação médica. Ela não é recomendada para pacientes que fazem uso de outros medicamentos com efeito sedativo, hipnótico ou anti-histamínico. A passiflora é recomendada para pessoas com um nível maior de estresse, insônia e ansiedade.

Riscos do consumo em excesso
Quando consumida em excesso a passiflora pode potencializar os efeitos sedativos, aumentando o tempo de sono. Em alguns casos, também pode aumentar a ação anticoagulante, causada pelas cumarinas presentes na espécie vegetal. Além disso, podem ocorrer náuseas, vômitos, cefaleia e taquicardia.

Combinação
Combinar a passiflora com a camomila é uma opção para potencializar ainda mais seu efeitos calmante.

Por: Cátia Medeiros, nutricionista

Fonte: Minha Vida  

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Secretaria de Meio Ambiente do município realiza blitz educativa

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente 2015 , do Município do Crato, cujo tema é: “Direito de ter, dever de cuidar”, foi realizada na manhã de ontem, 11, uma blitz ambiental  com a presença de integrantes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semac) e ICMBio, visando a conscientização dos condutores sobre a importância de ter os recursos naturais, mas principalmente sobre o dever de cuidar desses recursos, evitando dispor lixo nas estradas, e evitando também acidentes e, principalmente, a poluição ao meio ambiente.

Na ocasião, foi distribuído um folder educativo e uma sacola para disposição do lixo nos automóveis.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Barbalha (CE): Dupla é presa sob acusação do desmonte de motos furtadas no Parque da Cidade


Dois jovens de 18 anos foram presos por volta das 15h30min desta quinta-feira pela polícia de Barbalha, autuados em flagrante na delegacia e vão responder por crimes de receptação. Cícero Samuel Nascimento Santos mora na Avenida José Bernardino, 863 (Bairro Alto da Alegria) e Lázaro da Silva Leite Praça reside no Sítio Riacho do Meio ambos em Barbalha.

A descoberta se deu a partir de uma das vítimas de furto de veículo no caso um jovem de 21 anos que mora na Vila Santa Teresinha. Ele teve sua moto Honda POP 100 de cor preta e placa OSU-5761, inscrição de Barbalha, furtada no último domingo e viu um rapaz - depois identificado como Cícero Samuel - pilotando uma moto com todas as características da sua pela Avenida José Bernardino. Apenas a placa diferente: HYE-0394, também de Barbalha.

Além disso,o piloto levava no braço o aro e o denunciante reconheceu ainda várias peças como sendo de sua moto quando tratou de avisar à polícia. O Sargento Sávio, o Cabo Edson e o Soldado Sousa foram lá e prenderam Cícero que já responde por crime de receptação após ser autuado no dia 6 de agosto de 2014. Através dele, a polícia chegou até Lázaro o qual revelou ter participado do furto desta moto no domingo e teria escondido algumas peças na Serra do Araripe como um chassi, partes do motor e bengalas.

A moto que estava sendo utilizada reunia peças de outra encontrada na serra praticamente a carcaça. O trabalho consistia numa espécie de fusão de veículos para confundir os proprietários o que não foi o caso do rapaz que logo percebeu partes de sua moto noutra. A polícia está se convencendo que se trata de uma quadrilha de ladrões de motos e receptadores a qual, normalmente, atua aos domingos durante o Forró da Terceira Idade no Parque da Cidade em Barbalha.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Representante da ONG pernambucana Cidadania Feminina visita SMTDS

O apito tem sido usado para chamar a atenção de toda a vizinhança quando uma mulher está sendo agredida. A vítima apita para alertar a vizinha, que ouve e apita para chamar a atenção das demais mulheres de Recife (PE), compondo assim uma rede de proteção contra a violência doméstica. Além do “apitaço”, essa rede de mulheres tem apoio do Grupo Cidadania Feminina para conter agressões tanto físicas quanto psicológica.

No município do Crato, as vítimas de violência doméstica também contam com uma rede socioassistencial de apoio. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense (CMDMC) e o Centro de Referência da Mulher (CRM) são dois importantes equipamentos que trabalham a questão da violência tanto com ações de prevenção como de acolhimento. Segundo dados do Centro de Referência da Mulher, inaugurado há quase três meses, o número de atendimentos a esse tipo de demanda já chega a 53, no Crato. Entre os tipos de violência, as mais cometidas pelos agressores são a violência física e psicológica.

A representante da ONG Pernambucana Cidadania Feminina, Rejane Pereira, esteve no Município do Crato, na manhã da quinta-feira 11. A ativista se reuniu, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, com representantes do Conselho da Mulher Cratense, Grupo das Mulheres Negras do Cariri (GRUNEC), Polícia Militar, Centro de Referência da Mulher (CRM), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro POP e Secretaria de Cultura.

O objetivo da visita foi entregar a Revista “Apitaço, mulheres enfrentando a violência”, produzida pela ONG, na qual estão registrados os “apitaços” realizados em diversos municípios do país. O Crato foi a primeira cidade a ir às ruas apitar contra a violência em novembro de 2014, e segundo a publicação, o roteiro foi iniciado aqui por ser uma cidade muito significativa para a luta do enfrentamento à violência contra a mulher. A manhã foi marcada por uma roda de conversa muito produtiva sobre a temática e os desafios enfrentados pela sociedade, e pelas políticas públicas para combater a violência doméstica.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Quem são os menores acusados de estupro coletivo no Piauí?


Um crime bárbaro que aconteceu em Castelo do Piauí, onde quatro meninas entre 15 e 17 anos foram brutalmente estupradas e mutiladas por quatro menores e um homem de 40 anos, está entre os assuntos mais comentados entre os brasileiros.

A acusação da autoria do crime recai sobre os adolescentes: B.F.O, 15 anos, G.V.S., 17 anos, I.V.I, 15 anos, e J.S.R, 16 anos. Eles são acusados de sequestrar, estuprar e tentar matar as meninas, em 27 de maio.

Diariamente manifestações exigindo punição severa e até execução sumária são alimentadas em redes sociais virtuais e também em rodas de conversa.

Segundo o site UOL, os garotos já tiveram diversos problemas de comportamento, envolvimento com drogas e passagens pela polícia.

Segundo o site apurou, os meninos não estudavam, pois tiveram vários problemas nas escolas que já frequentaram, com histórico de abandono dos estudos. São também semi-analfabetos, moram em lugares periféricos em situações de miséria, têm famílias desestruturadas, com histórias de loucuras, depressão, abusos, abandono, revolta e descontrole.

Ainda a reportagem destaca que os quatro também têm várias passagens pela polícia (com um deles com quase uma centena de conduções à delegacia local), além de serem usuários de drogas e assíduos frequentadores de lugares de venda de entorpecentes na cidade. Dois deles, inclusive, já tinham passagens pelo CEM (Centro Educacional Masculino), lugar de encarceramento de menores infratores do estado, em Teresina.

As famílias dos garotos relataram que estão com medo e duas delas já foram ameaçadas, após a grande revolta popular da cidade. Uma das famílias já tinha sido expulsa do bairro em que morava por conta das ações criminosas de um dos menores.

Os menores ainda não foram visitados por nenhum dos parentes e também não têm advogados.

Fonte: Notícias do Minuto

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Polícia apreende dupla armada com garrucha em uma moto

O comportamento suspeito de dois rapazes que trafegavam em uma Traxx de cor preta chamou a atenção dos Soldados Flávio Maia e Fabiano do Ronda do Quarteirão de Crato os quais decidiram abordar a dupla. Na cintura do garupeiro de iniciais R da S. M., de 16 anos, residente na Travessa Santana (Bairro Gizélia Pinheiro), os PMs encontraram uma espingarda artesanal tipo garrucha.

O veículo era pilotado por outro adolescente de iniciais F. E. M. P. A., de 15 anos, residente na Rua Monsenhor Tavares do mesmo bairro que é conhecido, também, como Batateiras. Os dois não souberam explicar o motivo de andarem armados e foram levados para a autuação e conseqüente ato infracional na 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Banco Central projeta aumento de 41% na energia elétrica e de 9,1% na gasolina

O Banco Central projeta que a inflação aumente no curto prazo e a tendência é continuar alta neste ano, o que exige "determinação e perseverança para impedir sua transmissão para prazos mais longos", segundo a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira (11).

Na reunião da semana passada, o BC decidiu elevar a taxa básica de juros (Selic) de 13,25% para 13,75% ao ano.

As palavras determinação e perseverança já vinham sendo utilizadas pelo presidente do BC, Alexandre Tombini, e diretores da instituição em pronunciamentos públicos.

Segundo o BC, a projeção para o conjunto de preços controlados pelo governo (como o preço da gasolina e a conta de luz, por exemplo) em 2015 passou de 11,8% para 12,7% de alta. Para o preço da gasolina, a expectativa é de reajuste de 9,1%; o gás de bujão deve subir 3%. No caso da energia elétrica, o BC espera elevação de 41%. Para a telefonia fixa, a previsão é de queda de 4,4% nas tarifas.

2016 deve ser melhor
As perspectivas para o ano que vem são melhores, segundo o BC. O banco afirma que "o cenário de convergência da inflação para 4,5% no final de 2016 tem se fortalecido".

A meta do governo é manter a inflação em 4,5%, com uma margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos (ou seja, podendo variar de 2,5% até 6,5%).

Inflação de 0,74% em maio
Ontem, foi divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que a alta dos preços no Brasil em maio foi de 0,74%, segundo dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Assim, em 12 meses, o índice subiu 8,47%, ante 8,17% até abril. É a maior taxa acumulada desde dezembro de 2003, quando o IPCA chegou a 9,3%.

Fonte: UOL (Com Reuters e Valor)

Curta nossa página no Facebook



Caririaçu (CE): Confirmado caso de meningite bacteriana

Paciente foi transferida ontem (10) para o Hospital e
Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha
Uma criança de apenas 4 anos de idade está internada desde ontem (10) em uma ala isolada do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, neste município, após ter sido diagnosticada com meningite bacteriana. A paciente, que reside com familiares no sítio Mameluco, na zona rural de Caririaçu, foi inicialmente levada para um hospital da cidade de Juazeiro do Norte, onde a doença foi confirmada por meio da realização de exames. Com o diagnóstico, sobe para 13 o número de casos confirmados de meningite, este ano, no Ceará.

Equipes do setor de epidemiologia do município de Caririaçu já realizaram o bloqueio na Creche onde a menina estuda. A região onde a família reside também está sendo visitada por agentes de saúde. Os moradores estão recebendo informações sobre a doença e os familiares da menor, bem como pessoas mais próximas com quem a criança mantinha contato frequente, já foram submetidas a tratamento por meio de quimioprofilaxia.

O quadro clínico da menor, conforme a médica Jácia Maria Neves Coelho, que acompanha o caso, é de comprometimento, embora apresente evolução estável, sem risco de morte, no momento.

A secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) lançou Nota informando que não existe mudança no padrão de ocorrência da meningite meningocócica no Ceará este ano em relação aos anos anteriores. O número de casos é semelhante ano a ano, sendo que as ocorrências acontecem entre os meses de janeiro a maio. Nos cinco primeiros meses de 2012 foram confirmados 56 casos, 23 casos em 2013 e 16 casos em 2014. Este ano,até agora, foram confirmados 15 casos. Os números comprovam redução de casos confirmados. O total de óbitos também teve redução de 2012 para cá. Em 2012 foram confirmados 18 óbitos, em 2013 o número caiu para oito e este ano, até hoje, foram confirmados três óbitos.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): AABB Comunidade realiza II Batizado de Capoeira

O Programa Integração AABB Comunidade de Crato em parceria com o Centro Cultural Pura Capoeira estará realizando no próximo sábado, 13 de junho, das 14hs às 16hs, o II Batizado de Capoeira e atualização de cordas.

O evento contará com a presença marcante do Gran-Mestre de Capoeira, José Renato Vasconcelos, do Grupo Xangô de Capoeira, considerado um dos percursores da Capoeira no Estado do Ceará, que abrilhantará o momento com sua vasta experiência.

Na ocasião, o Educador do Programa Integração AABB Comunidade de Crato, Mestre Edmilson conduzirá junto aos alunos de capoeira o momento especial de troca de cordas.

A programação do evento contará ainda com diversas apresentações, como o Maculelê do grupo de Capoeira da AABB/Crato, roda de capoeira com membros da nossa região, demonstração da Capoeira Angola, distribuição de lanches e entrega de lembrança simbólica para as autoridades presentes.

O Programa Integração AABB Comunidade e o Centro Esportivo Cultural Pura Capoeira reforça o dinamismo da Capoeira em nossa região, aproveitando para reforçar o Convite a toda sociedade caririense para prestigiar este evento de grande magnitude.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



"Brasil não pode conviver com inflação alta", afirma Dilma

A presidente Dilma Rousseff demonstrou, nesta quinta-feira (11), preocupação com alta da inflação, que em maio chegou a 0,74%, o maior índice mensal do IPCA desde 2008, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dilma afirmou que "o Brasil não pode conviver com inflação alta", mas "já está tomando todas as medidas" para estabilizar os preços. Indagada sobre a crise internacional e seus desdobramento, a presidente afirmou que a "marolinha" "virou onda".

A avaliação foi feita no início da tarde em Bruxelas, na Bélgica início desta manhã no horário de Brasília, onde a comitiva brasileira participou da Reunião de Cúpula entre a União Europeia e Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

Na quarta-feira (10), o IBGE divulgou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que indicou o aumento da inflação, puxada pelo preço da energia e por produtos alimentícios, o que elevou a taxa a 8,47% no agregado dos últimos 12 meses - o maior índice desde dezembro de 2003. Só em 2015, o alta já atingiu 5,34%. Esses dados, disse Dilma, "preocupam bastante". "A inflação é um objetivo que nós temos de derrubar, e derrubar logo. O Brasil não pode conviver com uma taxa alta de inflação."

De acordo com a presidente, as causas da alta dos preços são conjunturais. Dilma atribuiu a elevação à seca que castiga o Nordeste há três anos e atingiu o Sudeste nos últimos dois, provocando alta no preço dos alimentos. A pressão também tem contribuição, segundo ela, da "variação" dos juros americanos e do ajuste cambial, que resultou na desvalorização do real.

Entre 2012 e 2015, argumentou, o dólar passou de R$ 1,60 a R$ 3 17, o que provoca "oscilações". "A inflação deste ano é atípica. Ela é fruto de várias correções". "Nós temos certeza que a causa não é estrutural, mas conjuntural."

A presidente não associou os ajustes fiscais realizados pelo Ministério da Fazenda entre as razões do aumento dos preços. A respeito do tema, Dilma afirmou que "o Brasil está tomando todas as medidas para se fortalecer macroeconomicamente". "Houve esse movimento da inflação e estamos tomando todas as medidas para estabilizá-la."

A presidente voltou a defender as medidas adotadas pelo Ministério da Fazenda. Segundo ela, o ajuste precisa ser feito porque houve queda no crescimento, o que resulta em queda na arrecadação. "Nós fizemos de tudo: reduzimos impostos, ampliamos créditos, subsidiamos taxa de crédito. Agora esgotou nossa capacidade fiscal e temos de recompô-la e continuar", argumentou.

Marolinha
Questionada após o encontro com os primeiros-ministros da Alemanha, Angela Merkel, e da Grécia, Alexis Tsipras, sobre se as medidas indicam um momento de austeridade fiscal no Brasil, Dilma ressaltou as diferenças do País em relação à crise vivida pela Europa.

"Nós fazemos um ajuste, mas nós não temos um desequilíbrio estrutural", argumentou. A presidente ressaltou que as reservas chegam a US$ 370 bilhões e o sistema financeiro não tem bolhas. "Nós temos dinheiro sobrando para pagar a dívida", afirmou a presidente.

Dilma atribuiu ainda a recessão brasileira ao ambiente externo desfavorável que, segundo ela, também atinge emergentes como a China e prejudica a atividade mundial. "A economia internacional que estava em crise desde 2008, até hoje não se recuperou. Ela está andando de lado. Veja que, com 7% de crescimento da China, o menor em 25 anos, o crescimento do mundo ainda é 2,8%.

Indagada se a crise internacional não era apenas uma "marolinha" para o Brasil - como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em 2008 -, Dilma disse que era, mas que virou "uma onda". "Naquele momento, foi sim, senhor. Mas depois a marola se acumula e vira uma onda", justificou, lembrando a crise do banco Lehman Brothers, em 2008, nos Estados Unidos, e a crise das dívidas na Europa, iniciada em 2010. "Sabe por que ela vira onda? Porque o mar não serenou", finalizou.

Fonte: Estadão Conteúdo

Curta nossa página no Facebook



AddThis