Crato (CE): Demutran alerta para mudanças no trânsito

De acordo com as informações repassadas ao blog Eventos Kariri pelo agente de Trânsito Edilson Marques (Demutran), o trânsito da cidade do Crato sofre algumas alterações por conta de interdições e obras de recuperação em ruas e avenidas, consequências das últimas chuvas ocorridas no Município.

Uma dessas mudanças acontece na Avenida José Alves de Figueiredo, localizada às margens do Canal do Rio Grangeiro. A partir da ponte da Prefeitura, o sentido em direção aos bairros Pimenta e Sossego muda de lado. Agora passa a ser do lado esquerdo. Quem quiser ir para os bairros Pimenta, Sossego, Caixa D'água, Lameiro ou Grangeiro pela Avenida José Alves de Figueiredo, passa na ponte da Prefeitura e em seguida pega a esquerda, onde antes era contramão até sair na ponte que dá acesso à Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Edilson explicou que a mudança é em razão dos serviços de recuperação em alguns pontos da área, entre a Escola Círculo Operário até a ponte que dá acesso a Ladeira da Integração.  Sem previsão de liberação.

Outra mudança no trânsito, neste momento se dá na Avenida Maildes de Siqueira, no setor que começa em frente ao Corpo de Bombeiros até o cruzamento com a Avenida Duque de Caxias. Ali está interditado para restauração de um boeiro que afundou, em frente ao muro do Parque de Exposição e Cemitério Público.  A previsão é que em 15 a 20 dias a pista esteja liberada.

O agente de trânsito afirmou que nos dois pontos, o Demutran colocará guardas para orientar os transeuntes, além de cones na extensão da pista.

Fonte: Eventos Kariri

Curta nossa página no Facebook



Dilma teria classificado proposta de terceirização como "absurda", afirma Renan

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse a interlocutores que Dilma Rousseff classificou como "absurda" a proposta da terceirização que foi aprovada na Câmara dos Deputados, na quarta-feira (22).

O diálogo, segundo aliados que ouviram o relato de Renan disseram à reportagem, foi travado quando a presidente telefonou para Calheiros na quarta à noite.

A Folha procurou o Palácio do Planalto para uma posição oficial nesta sexta-feira (24), mas não recebeu retorno até o fechamento da reportagem.

Para explicar o projeto a Calheiros, o deputado federal Paulinho da Força (SD-SP) se reuniu com o presidente do Senado nesta quinta-feira (23).

Durante a conversa, segundo Paulinho disse à Folha, o presidente do Senado contou ter recebido um telefonema de Dilma Rousseff pedindo "calma" ao Senado na análise do projeto de terceirização.

"Renan disse que a Dilma ligou e pediu para gente discutir com detalhes e com muita calma no Senado", relatou.

Procurada pela reportagem, a assessoria do senador disse que Dilma não pediu "calma alguma". Quando abordou o assunto, Calheiros disse à presidente que "no Senado o projeto teria um ritmo diferente".

Liderada por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a votação da terceirização foi concluída na Câmara dos Deputados na quarta-feira. Agora ela precisa ser votada pelo Senado.

O entrave sobre o projeto ameaça paralisar o Congresso. Nesta quinta, irritado com o colega, Cunha ameaçou segurar projetos do Senado na Câmara caso a terceirização não seja aprovada.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Caririaçu (CE): Investigação deve apontar origem dos medicamentos

A descoberta de grande quantidade de medicamentos vencidos enterrados nas imediações do lixão deste município deve resultar na abertura de um processo de investigação interna pela Secretaria de Saúde de Caririaçu. Um laudo técnico elaborado pelo setor de Vigilância Sanitária do Município será encaminhado no início da próxima semana para o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com cópias para a Superintendência da Polícia Federal em Juazeiro do Norte (PF), responsável pelas investigações que objetivam conhecer a origem dos medicamentos e, posteriormente, os motivos pelos quais os mesmos não foram distribuídos junto à população carente e o porquê de terem sido enterrados.

O documento elaborado pela Vigilância Sanitária deverá apontar os números dos lotes dos mais de 200 tipos de medicamentos descobertos, facilitando, desta maneira, o conhecimento dos laboratórios produtores e, consequentemente, facilitando as investigações em relação ao processo de aquisição dos produtos. Todos os medicamentos encontrados apresentavam data de validade referente aos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011. Conforme a Secretaria de Saúde de Caririaçu, estima-se que a quantidade de fármacos encontrados esteja próxima a uma tonelada.

O carregamento foi encontrado no último sábado (18), por uma equipe de trabalhadores responsável pela realização de obras na entrada da cidade. Os produtos foram localizados após um equipamento fazer um corte em uma barreira para retirada de terra. Ao se deparar com os remédios, o operador do veículo acionou o prefeito de Caririaçu, João Marcos, que entrou em contato com a Polícia Federal de Juazeiro do Norte. Uma equipe da PF foi deslocada para a região a fim de avaliar o caso e a quantidade de material encontrado.

"A descoberta dessa quantidade de medicamento enterrado em Caririaçu pegou todos de surpresa. Remédios com datas de vencimento dos anos de 2008 a 2011, de diversos tipos, que poderiam ter sido utilizados no tratamento de pacientes aqui do nosso município. Foi determinada uma apuração aprofundada pelo setor de saúde do município e total colaboração junto à Polícia Federal para que, caso comprovada irregularidade, haja punição dos envolvidos. Também estamos encaminhando um pedido para que o Ministério Público do Ceará participe das investigações e enviaremos, até a próxima segunda-feira (27), uma solicitação para a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, onde apontamos a necessidade da abertura de inquérito pela Polícia Civil", informou o prefeito de Caririaçu, João Marcos.

Segundo ele, durante toda a semana, técnicos de diversos departamentos do setor da saúde do município estiveram reunidos para debater quais as ações que serão desenvolvidas para auxiliar nas investigações. "Estamos aguardando o relatório da Vigilância Sanitária. Como trata-se, também, de um crime ambiental, um trabalho interno está sendo realizado e, após a conclusão dos levantamentos técnicos, remeteremos os documentos aos órgãos de investigação solicitando as providencias".

O coordenador do setor de Vigilância Sanitária do Município, Jose Ailton da Cruz Neves, observou que ainda não há comprovação de que os medicamentos pertençam a Caririaçu. No entanto, o relatório, quando concluído, deverá apresentar dados para garantir que a origem dos fármacos seja conhecida.

"O documento apresentará todas as informações em torno da quantidade de medicamento retirada do local, bem como número de lotes e nome de fabricantes. Esses dados, na nossa visão, favorecerão as investigações e garantirão as condições necessárias para sabermos se estes remédios foram adquiridos pelo município, quando isso aconteceu e de que programas fariam parte", informou.

Crime ambiental
Conforme José Ailton há, ainda, preocupação da Prefeitura em relação aos crimes ambientais praticados contra o município. "Não há dúvidas de que um crime ambiental foi praticado. Por este motivo, também, é que vamos encaminhar uma cópia do relatório ao Ministério Público solicitando a participação do órgão nas investigações".

A secretária de Saúde de Caririaçu, Giancarla Queiroz, ressaltou também ter solicitado que a Vigilância Sanitária estabeleça no relatório informações sobre a forma de como é feito o trabalho de coleta de seringas e agulhas nas unidades de saúde do município. Os materiais também teriam sido encontrados em quantidade nas imediações do lixão do município.

"Todo o material hospitalar é recolhido por uma empresa especializada neste tipo de serviço e, posteriormente, levado para incineração. Nós solicitamos esse levantamento para que também possamos esclarecer a sociedade de que o material encontrado não é de responsabilidade desta Secretária", concluiu.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Barbalha (CE): Polícia prende acusado de roubos

Policiais de Barbalha prenderam nesta sexta-feira um jovem acusado de vir praticando roubos de aparelhos celulares. Na terra dos Verdes Canaviais, os PMs recolheram Luan Emanuel do Nascimento Gonzaga, de 23 anos, residente na Rua Maria do Socorro Landim no bairro Cirolândia.

O mesmo foi perseguido após tentar escapar do cerco policial, mas terminou preso diante da acusação que vinha roubando celulares e tinha acabado de tomar um deles nas imediações da Secretaria de Obras. Na sequência das averiguações e baseada em denúncias anônimas, a polícia fechou mais uma “boca de fumo” no bairro Alto da Alegria naquela cidade. Luan tinha sido preso pela última vez na noite do dia 24 de novembro após roubar o celular de um rapaz de 26 anos no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Demontier Tenório 

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



PF quer ouvir PMDB sobre suposto envolvimento de Cunha na Lava Jato

A Polícia Federal encaminhou ao ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de autorização de coleta e mais duas testemunhas a fim de esclarecer pontos na investigação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

No documento encaminhado ao STF no dia 15 de abril, o delegado da Polícia Federal Thiago Machado Delabary esclarece ao ministro o andamento das diligências referentes ao inquérito do qual Cunha é alvo, e pede a extensão de prazo de 60 dias. É pedido ainda que sejam ouvidos o advogado Francisco José Reis, e o presidente do PMDB no Rio, Jorge Picciani, pai do líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani. Um endereço atribuído a Reis, que é ex-assessor de Jorge Picciani, é apontado como um dos destinos de entrega de dinheiro proveniente do esquema de corrupção apurado na Lava Jato.

A solicitação feita pela PF ainda não foi deferida por Zavascki. Diante de um desentendimento entre a polícia e a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a condução das investigações da Lava Jato, os pedidos de extensão de prazo feitos pela PF foram indeferidos pelo STF e as oitivas marcadas para os dias 16 e 17 de abril foram suspensas. A prorrogação de prazo deve ser atendida pelo ministro relator do Supremo na próxima semana. A PGR encaminhou entre segunda e quarta-feira desta semana pedidos de prorrogação de prazo ao STF para cumprimento das diligências.

De acordo com a PF, entre os pedidos de diligências solicitados no inquérito que tem Cunha como alvo foi realizada a oitiva da ex-deputada federal Solange Pereira de Almeida, hoje prefeita da cidade de Rio Bonito (RJ). Solange abriu, em julho de 2011, dois requerimentos junto à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, pedindo auditorias no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Ministério das Minas e Energia para apurar a relação da Petrobras com a empresa Mitsui.

A Procuradoria suspeita que as representações feitas por Solange tenham sido arquitetadas por Cunha, com base em depoimento do doleiro Alberto Youssef. De acordo com o delator, o presidente da Câmara seria um dos beneficiários das propinas vindas do esquema envolvendo contrato de aluguel de um navio-plataforma das empresas Samsung e Mitsui. Ele teria encomendado os pedidos de auditoria dos contratos após o pagamento de propina ter sido suspenso. Cunha tem negado qualquer favorecimento no esquema.

Em depoimento prestado na prefeitura de Rio Bonito em 18 de março, Solange diz que "não se lembra" das motivações que a fizeram assinar os requerimentos apresentados à Comissão, dizendo ainda que o tema de tal requerimento envolvendo a Petrobras "não se inseria em suas pautas de atuação parlamentar; que suas pautas principais eram a saúde pública, havendo fundado a frente parlamentar em defesa dos hospitais universitários".

A prefeita diz ainda ter uma boa relação com Cunha, mas nega que o presidente da Câmara tenha pedido que ela formulasse o requerimento sobre a Petrobras.

Fonte: UOL (Com Estadão Conteúdo)

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Prefeitura desenvolve força-tarefa para recuperar áreas afetadas pelas chuvas

A Administração Municipal do Crato desenvolve uma força-tarefa com o objetivo de recuperar todas as áreas afetadas pelas últimas chuvas que caíram no Município, principalmente a da noite da última quarta-feira e madrugada de quinta-feira.

Segundo informações colhidas pelos pluviômetros da cidade, no Lameiro choveu 162 milímetros. O Canal do Rio Grangeiro voltou a transbordar, invadindo casas, estabelecimentos comerciais, causando bastante prejuízos. Um dos setores em obra e que está concentrando um bom número de operários e serviço de máquina é na Avenida Maildes de Siqueira, ao lado do Parque de Exposição, em frente ao Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade.

O secretário de Obras, Tácio Luís de Carvalho, informou que naquele local, uma das paredes do bueiro tombou e parte da laje cedeu. No momento está sendo realizado um serviço de recuperação do boeiro, explicou o secretário, solicitando a paciência da população, uma vez que por conta da obra, a Avenida Maildes de Siqueira deverá ficar interditada, pelos próximos 15 dias, no trecho que começa em frente ao Corpo de Bombeiros  até o cruzamento com Avenida Duque de Caxias, próximo ao INSS.

O prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos esteve no local e afirmou que a Administração Pública e a população devem ficar sempre em estado de alerta, sobretudo no período da quadra invernosa, até porque o Crato é uma cidade de relevo acidentado. Ele observou ainda que existem serviços antigos que não foram construídos dentro de uma perspectiva de 50 ou 60 anos de crescimento da cidade e hoje requer que sejam refeitos completamente, ressaltou o Prefeito, se referindo ao bueiro que corta a Avenida Maildes de Siqueira, que não tem estrutura para comportar um volume d'água tão significativo. "Não cabe mais remendo. Tem de ser feito outro e maior”, disse Ronaldo.

Sobre o Canal do Rio Grangeiro que corta a cidade e quando acontecem grandes chuvas causa transtornos à população, o Prefeito defende o seu aprofundamento. Ele afirmou que o Município não tem condições financeiras de bancar o projeto, mas em Brasília existem recursos financeiros e temos que ir em busca, juntamente com os deputados bem votados no Crato, no sentido de que tenhamos o apoio necessário para elaborar e executar o projeto, resolvendo definitivamente o problema.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



'O PT tem que errar menos', diz Lula em evento do partido

O ex-presidente Lula defendeu nesta sexta-feira (24) que o PT seja mais cuidadoso e erre menos ao representar a classe trabalhadora.

"Nós temos que ter mais cuidado e o PT tem que errar menos", disse Lula. O partido tem sido alvo de críticas nas manifestações antigoverno que levaram milhares de pessoas de diversas cidades do Brasil às ruas em março e abril.

"O PT não pode fazer aquilo que ele criticava nos outros, tem que ser exemplo", acrescentou o ex-presidente. Diversos políticos petistas são acusados de integrar o esquema de corrupção instalado na Petrobras.

Um dos problemas apontados por Lula e pelos dirigentes do partido são as doações de empresas privadas, em particular de grandes empreiteiras que costumeiramente participam de licitações e fazem contribuições a diversos partidos. O ex-presidente elogiou a decisão do partido que vetou doações de empresas privadas a diretórios petistas.

"Vai ser mais difícil [sem doação de empresas], mas quem sabe a gente não reconquista alguma coisa que a gente tinha perdido: o direito de andar com a cabeça erguida neste pais".

O presidente do PT, Rui Falcão, fez mea-culpa e disse que há erros na trajetória, mas acrescentou que o PT pune quem erra. "Isso não é feito pelos outros partidos", afirmou.

Lava Jato
A Operação Lava Jato, que investiga o escândalo de corrupção na Petrobras, foi brevemente criticada por Lula no evento.

"O que não pode, é prender a Cunhada do Vaccari [João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT], achando que ela cometeu um crime, e no dia seguinte só soltar, sabe? Nem pediram desculpas", criticou.

O ministério público afirma que Marice Corrêa Lima fez depósitos não identificados na conta da irmã, mulher de Vaccari. A defesa de Marice, no entanto, argumentou que os depósitos, registrados em um vídeo, foram feitos pela própria irmã.

Veto à terceirização
O projeto que libera as empresas a terceirizar qualquer parcela de suas atividades também foi alvo de críticas de petistas. Rui Falcão chamou o projeto da terceirização de "odioso" e antecipou que o PT pedirá à presidente Dilma Rousseff que vete o projeto caso ele passe no Senado.

Antes disso, Vagner Freitas, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), havia prometido convocar uma greve para demonstrar apoio ao eventual veto presidencial.

Lula, Falcão e Vagner Freitas participaram do Congresso das Direções Zonais da cidade de São Paulo. Também estavam presentes o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; o presidente do diretório estadual do PT, Emídio de Souza; o presidente do diretório municipal, Paulo Fiorilo; o deputado estadual José Américo (SP), atual secretário de Comunicação da sigla; e os secretários municipais Alexandre Padilha (Relações Governamentais) e Eduardo Suplicy (Direitos Humanos).

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Irregularidades no transporte escolar persistem no Ceará

A Justiça Federal determinou a indisponibilidade dos bens do prefeito de Paramoti, Samuel Boyadjian, para assegurar o ressarcimento de R$ 1,16 milhão aos cofres públicos. A decisão atende pedido do Ministério Público Federal (MPF). O gestor é acusado de praticar irregularidades na aplicação de verbas oriundas do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) do município.

De acordo com ação de improbidade administrativa ajuizada pelo procurador da República Alessander Sales, a Prefeitura de Paramoti contratou empresa de transporte escolar no valor de R$ 1,16 milhão, para a condução dos alunos. Entretanto, o serviço era realizado de forma precária e incompatível com o preço pago. Além disso, era feito por intermédio de veículos pertencentes aos moradores do próprio município.

O MPF constatou que o transporte de alunos era, também, realizado em desrespeito à legislação de trânsito, com extintores de incêndio vencidos, sem cintos de segurança e com carrocerias improvisadas. As investigações ainda apontaram que a empresa vencedora da licitação não é proprietária de nenhum dos veículos que operam o transporte escolar no município.

Trecho da ação de improbidade, esclarece que o serviço de transporte escolar é realizado por meio de subcontratações de terceiros, moradores de Paramoti, que são responsáveis pela manutenção dos veículos e pelos custos dos combustíveis. "A subcontratação irregular resultou em perda patrimonial e fraude do procedimento licitatório", detalha a ação.

A decisão judicial, da 34ª Vara da Justiça Federal, busca assegurar o integral ressarcimento do valor empregado de forma irregular na contratação do serviço de transporte escolar.

O advogado da Prefeitura de Paramoti, Celso Monteiro, afirmou que o prefeito Samuel Boyadjian agiu dentro da estrita legalidade e que vai apresentar defesa no decorrer da instrução do processo, mostrando que o serviço foi cumprido e que o contrato com a empresa foi rescindido em 2013, logo após relatório do Tribunal de Contas da União.

"A administração municipal é descentralizada e a contratação da empresa foi feita dentro da legalidade, pela secretaria de Educação", esclareceu Monteiro. "Além do mais, não foram liberados o valor total do contrato, mas R$ 800 mil. O Ministério Público não alegou desvio de dinheiro, valor acima de preços de mercado e nem apontou prejuízo. O prefeito é inocente, vamos provar isso e ingressar com medida para o desbloqueio dos seus bens".

Precariedade
A prestação de serviço de transporte escolar ainda é precária na maioria dos municípios do Interior do Ceará. Apesar dos esforços do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal ainda há centenas de carros tipo pau de arara realizando a condução diária de alunos do ensino fundamental e médio no sertão cearense. Poucas são as Prefeituras que eliminaram esse tipo de transporte escolar.

Na cidade de Icó, na região Centro-Sul do Estado, dois alunos caíram pela porta de um ônibus de transporte escolar do programa "Caminho da Escola", que faz a rota que atende à localidade de GH2, no Perímetro Irrigado Icó - Lima Campos. Os acidentes ocorreram em dias diferentes, com duas crianças. Felizmente, não houve ferimentos graves.

O secretário de Educação de Icó, Márcio Greyk Gonçalves Silvestre, confirmou que o veículo apresenta defeito na porta. "Fui a Fortaleza e pessoalmente tentei comprar a peça da porta que está com defeito, mas não encontrei", contou. "Fizemos uma adaptação e avisamos aos alunos que evitem viajar próximo ao motorista e à porta, mas os estudantes não obedeceram".

Márcio Greyk Silvestre reafirmou que o motorista avisa aos alunos para ficarem nas cadeiras e evitarem aproximação da porta. "Infelizmente, os alunos teimam", frisou. "Não temos outro ônibus para a substituição". De acordo com a Secretaria de Educação de Icó, cerca de 2.300 alunos são transportados diariamente em 145 veículos. "Mais de 90% são carros fechados e apenas os veículos que fazem a rota da região da serra são camionetas e caminhões", esclareceu Márcio Greyk Silvestre. "Naquela área não dá certo o uso de ônibus".

No último dia 22, pela manhã, um morador da cidade de Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará, flagrou 12 alunos em cima de uma carroceria de um Fiat Fiorino, na Vila Aroeira, na rodovia CE-060, saída para a cidade de Mombaça.

A secretária de Educação de Acopiara, Luíza Aurélia Costa, informou que o município não tem veículo Fiorino contratado para o transporte de alunos. "Creio que deva ser uma carona", disse. "Vamos analisar o caso, mas não há esse tipo de carro fazendo o transporte escolar regular". Em Acopiara, cerca de seis mil alunos utilizam o serviço que é feito por 100 veículos, mas a maioria dos carros contratados ainda é tipo pau de arara. "Há um esforço para ampliar a frota de carros fechados, mas não há empresa com oferta desse tipo de veículo", completou.

Mais informações
Prefeitura de Paramoti
Fone: (85) 3320-1338

Secretaria de Educação de Acopiara
Fone: (88) 3565-1956

Secretaria de Educação de Icó
Fone: (88) 3561-2268

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): SMTDS fazendo parceria com as comunidades

O Feriado de Tiradentes foi de muita ação para os servidores da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato(SMTDS). Durante toda a manhã da terça-feira, 21, a secretaria esteve representada por diversos equipamentos da assistência social, como CRAS, CREAS, CRM, Centro Pop, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Proteção Básica e Proteção Social Especial, na Ação Social Amigos do Bairro, realizada pela comunidade do bairro São Miguel. O evento já acontece há 3 anos e é coordenado por uma igreja evangélica.

A Praça Antônio Leite Tavares, conhecida como Praça do Detran, foi o palco para a realização de vários serviços, como aferição de pressão, teste de glicemia e IMC, corte de cabelo, aplicação de flúor,  orientação de higiene bucal, orientação sobre prevenção de acidentes domésticos, recreação infantil e distribuição de lanche.

Técnicos e coordenadores da SMTDS estiveram presentes divulgando os serviços oferecidos pela Secretaria com o objetivo de aproximar a comunidade do trabalho desenvolvido pela secretaria.

O pastor Ronaldo Cruz, organizador da ação, disse que “a parceria com a SMTDS é de fundamental importância, pois com isso vemos o poder público atuando bem próximo a comunidade. Os servidores da secretaria pensaram além dos muros da instituição e vieram para uma praça pública e desta forma os cidadãos se sentem mais próximos da gestão, quebrando paradigmas, fazendo dos servidores empreendedores sociais, afirmou”.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



13 dicas para acelerar o Google Chrome no seu PC

Faz algum tempo que a Google adotou uma prática de ciclos curtos de desenvolvimento do seu navegador. A ideia da companhia com isso é promover melhorias constantes ao browser e, consequentemente, uma navegação mais veloz e agradável.

Contudo, não é só com modificações que um navegador pode se tornar mais rápido. Às vezes, bastam algumas configurações para que ele ofereça maior velocidade de exploração da web, e com o Chrome não é diferente.

Se você está achando que o browser da Gigante das Buscas anda meio lento no seu computador, confira as dicas a seguir para otimizá-lo e voltar a navegar pela internet sem engasgos ou travamentos.

O básico

1. Atualize o sistema e os drivers do PC
Obviamente, o Google Chrome usufrui dos componentes de hardware do computador e de recursos do sistema operacional para funcionar. Portanto, é bem importante que tanto o SO quanto os drives da sua máquina estejam sempre atualizados. Geralmente, as plataformas contam com funcionalidades que, mediante autorização prévia, as atualizam automaticamente. Por sua vez, para manter os drivers do seu PC “em dia” sugerimos o Driver Booster ou o Slim Drivers.

2. Atualize o navegador
Aliás, manter o próprio navegador atualizado é de suma importância para que você esteja utilizando o máximo do seu potencial. No Google Chrome, você pode conferir se existe algum update da seguinte maneira:
  • Acesse o menu “Personalizar e controlar o Google Chrome” (ícone com três listras na horizontal no canto superior direito da janela);
  • Selecione a opção “Sobre o Google Chrome”;
  • Uma nova aba deve ser aberta informando a atual edição do browser e iniciando a transferência da atualização, se necessário.
3. Remova temas
Uma das características do Google Chrome é a possibilidade de você personalizá-lo com uma enorme variedade de temas. Isso pode até fazer com que o visual do navegador fique mais descolado, mas esses elementos adicionais acabam consumindo mais memória do programa e isso pode afetar seu desempenho. Portanto, o ideal é que o tema-padrão do browser seja mantido. Para tanto:
  • Acesse o menu “Personalizar e controlar o Google Chrome”;
  • Selecione a opção “Configurações”;
  • Na seção “Aparência”, clique no botão “Redefinir para o tema padrão”.
4. Desative extensões e plugins
O navegador da Gigante das Buscas também é conhecido por oferecer um repositório enorme de extensões e plugins que prometem melhorar sua performance ou disponibilizar novas funções ao software. Porém, o uso descuidado e sem limites desses complementos também podem atrapalhar a sua navegação. Assim, é indicado que você desative todo e qualquer conteúdo que não esteja sendo utilizado com frequência, o que pode ser feito assim:
  • Acesse o menu “Personalizar e controlar o Google Chrome”;
  • Posicione o cursor do mouse sobre “Mais ferramentas” e acesse o item “Extensões”;
  • Clique no botão “Remover do Chrome” com ícone de uma lixeira referente ao complemento indesejado para excluí-lo.
5. Limpe os dados de navegação
Realizar limpezas periódicas no navegador é mais uma prática saudável para evitar que ele acumule muitos arquivos desnecessários, os quais servirão apenas para atrasar a busca por informações. Siga estes passos para fazer uma faxina no browser:
  • Acesse o menu “Personalizar e controlar o Google Chrome”;
  • Clique em “Histórico”;
  • Pressione o botão “Limpar dados de navegação”;
  • Determine o período a partir do qual a limpeza será efetuada;
  • Selecione os tipos de conteúdos que quer eliminar. Aqui, é sugerido que sejam apagados pelo menos os itens “Histórico de navegação”, “Histórico de download”, “Cookies e outros dados de site e de plug-in” e “Imagens e arquivos armazenados em cache”. Contudo, certifique-se que não precisará desses conteúdos, pois eles serão excluídos permanentemente;
  • Para executar a limpeza, clique em “Limpar dados de navegação”.
6. Encerre recursos de “aceleração”
Na tentativa de acelerar alguns processos, o Chrome busca mecanismos alternativos para explorar o potencial do hardware do PC. Porém, quando essas funções não estão realmente sendo usadas, elas acabam consumindo desses componentes necessariamente. Para evitar isso:
  • Acesse o menu “Personalizar e controlar o Google Chrome”;
  • Clique em “Configurações” e selecione a opção “Mostrar configurações avançadas” na parte inferior da tela;
  • Na seção “Sistema”, desmarque a caixa de seleção referente a “Usar aceleração de hardware quando disponível”;
  • Em seguida, na área “Privacidade” desmarque a opção “Recursos de pré-chamada para carregar páginas mais rapidamente”.
7. Mate processos pesados
A última dica básica fica por conta do encerramento de processos pesados e que não estão em uso. Ao longo da nossa navegação, o navegador vai mantendo determinadas tarefas em andamento e é comum esquecermos páginas carregadas em meio às diversas abas que abrimos. Ou seja, estamos ocupando a memória RAM desnecessariamente. O procedimento para eliminar processos do Chrome é o seguinte:

Acesse o menu “Personalizar e controlar o Google Chrome”;
Posicione o cursor do mouse sobre “Mais ferramentas” e selecione a opção “Gerenciador de tarefas”;
Na janela apresentada, selecione a atividade a ser eliminada e pressione o botão “Encerrar processo”.

Passos avançados

A partir de agora, vamos tratar de técnicas experimentais, mas que podem promover uma significativa melhora de desempenho do Google Chrome. Esses recursos ainda em teste podem ser acessados ao se digitar chrome://flags na Omnibox, a barra de endereço do browser da Gigante das Buscas.

Para encontrar as opções mencionadas adiante com mais facilidade, use o campo de pesquisa do próprio navegador. Após acessar o repositório citado acima, acesse o menu “Personalizar e controlar o Google Chrome” e clique em “Buscar”. No campo exibido no canto superior direito do programa, digite parte ou todo o nome dos recursos que serão indicados.

Atenção!
É válido ressaltar que os elementos que serão apresentados neste tópico, em teoria, ainda estão em desenvolvimento. Isso significa que eles podem ocasionar falhas de operação do navegador e incompatibilidades com complementos do browser, bem como com outros softwares instalados no computador. Portanto, sugerimos que você siga os passos seguintes apenas se sabe o que está fazendo e está familiarizado com configurações avançadas do Chrome. Execute as ações abaixo por sua conta e risco.

8. Liberando mais memória RAM para o Chrome usar
Altere o elemento “Máxima divisão da imagem para a área de interesse” para “512”.

9. Acelerando renderização de imagens
Deixe a opção “Número de threads de varredura” em “4”.

10. Aumentando velocidade de loading das páginas
Em “Ativar SPDY/4”, clique no link “Ativar”.

11. Exibindo elementos opacos para ganhar desempenho
Procure por “Ativar recursos experimentais de canvas” e pressione a opção “Ativar” referente a esse elemento.

12. Agilizando reconhecimento de touchscreen
Busque o recurso “Ativar eventos de toque” e selecione a opção “Ativada”.

13. Fechando abas e janelas mais rápido
O recurso “Ativar fechamento rápido de guias/janelas” deve ser acionado por meio do link “Ativar”.

Para que qualquer uma dessas alterações entre em operação, você deve reiniciar o navegador. Além disso, vale salientar que o mais indicado é executar uma de cada vez e testar se o seu acionamento não ocasionou comportamentos inesperados do browser. Dessa forma, fica mais fácil identificar uma configuração que possivelmente não está colaborando com o aumento de desempenho do browser no seu caso.

Fonte: Tecmundo

Curta nossa página no Facebook



Acusado de uma série de estupros em Juazeiro e Crato foi preso

A polícia de Crato prendeu na manhã desta sexta-feira (24), o jovem Sergio Jácome Silveira Moura que já estava sendo procurado diante da acusação de uma série de estupros nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato. Ele já tinha recebido o epíteto de "Estuprador do Gol Branco" e até foi reconhecido na Delegacia de Polícia Civil por algumas de suas vítimas.

Segundo estas, o mesmo trafegava em um veículo Gol de cor branca e placas HVJ-5425, inscrição de Fortaleza e se aproximava com uma faca obrigando que a pessoa – normalmente uma adolescente – adentrasse o carro. As redes sociais e grupos de WhatsApp ajudaram na disseminação das características do suspeito e do próprio veículo quando um policial à paisana desconfiou ao ver Sérgio Jacome estacionar o veículo e adentrar o Mercadinhos São Luiz de Crato.

Com a posterior publicação de sua imagem, vítimas passaram a ligar para a Delegacia acusando-o por meio do reconhecimento. A última delas foi uma menor de 17 anos a qual esteve com seus pais na Delegacia de Juazeiro dizendo que, no início da noite de ontem, terminou abordada por um homem moreno e gordo que se aproximou em um Gol branco. Nessa abordagem no bairro São José, conforme acrescentou, ele estava armado com um revólver e a obrigou a entrar no veículo quando foi estuprada.

Inclusive, esta garota que era virgem e procedia de um cursinho a qual foi levada pela polícia até a Delegacia e fez o reconhecimento. Existem informações ainda não confirmadas de que Sérgio Jacome cumpre pena em regime semi aberto por conta do mesmo crime, o que está sendo averiguado. Em Juazeiro, desde o dia 13 de abril, o mesmo já teria estuprado três mulheres.  O raio de ação do acusado se dava entre os bairros São José e Frei Damião em Juazeiro e o Sítio Santa Rosa em Crato.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Prefeitura realiza obras de pavimentação e urbanização em distritos e área urbana

A Prefeitura Municipal do Crato, através das secretarias da Cidade e de Obras Públicas, contando com as parcerias dos governos Federal e Estadual, está executando diversos serviços nas zonas urbanas e rural, incluindo pavimentação, urbanização e edificação. O Secretário de Obras do Município, Tácio Luis de Carvalho, destaca algumas realizações em benefício das comunidades.

Continuam os serviços de pavimentação na estrada que dá acesso ao Vale do Amanhecer, em uma extensão de 1,5km por 6,5 m de largura, iniciando no asfalto até a comunidade do Vale. Já foi concluída também a pavimentação da estrada do Baixio do Muquém e do Baixio das Palmeiras.

Será reiniciada a obra de pavimentação das ruas do Distrito de Ponta da Serra (Sede), ruas da Palmeirinha dos Vilar, Palmeirinha dos Britos.  Já no mês de junho outras ruas e comunidades serão contempladas com pavimentação de vias, em pedra tosca. Para isso, a Prefeitura está aguardando a liberação de recursos da Caixa Econômica Federal, informou o secretário.

O secretário Tácio Luís de Carvalho ressaltou o projeto de urbanização que contempla as avenidas Brigadeiro José Macedo, Alan Kardec e a Rua Antônio Leite Sarava, iniciando na Avenida Teodorico Teles, indo até o Restaurante Veio do Caldo.  Serão construídas calçadas, pavimentação e arborização em torno das avenidas. Ainda será construída uma praça, no local onde funcionava uma lavanderia popular, na Avenida Brigadeiro José Macedo, próximo a termoelétrica.  Esta obra está sendo realizada pelo Município em parceria com o Governo do Estado.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Rachel Sheherazade 'bufa' no ar e leva bronca; veja

A apresentadora Rachel Sheherazade teve um momento de fúria nesta sexta-feira (24), depois de receber uma bronca por ter feito uma careta durante a exibição do "SBT Brasil" de quinta.

Na noite anterior, o telejornal exibiu uma matéria feita pela repórter Simone Queiroz, que retrava os bailes funks. Um trabalho, como de costume, muito bem finalizado por esta experiente jornalista. Até aí, tudo normal. O problema aconteceu exatamente quando voltou para o estúdio e Rachel, numa forma de reprovação, reagiu com uma careta.

O fato fez por merecer uma tomada de posição da direção de jornalismo, que convocou a apresentadora para uma conversa no começo da tarde desta sexta-feira.

Imediatamente após ser chamada atenção, ao sair da sala, Rachel falou, a quem quisesse ouvir, em alto e bom som: "Então vocês vão censurar a minha expressão facial também? Já sei com quem tenho que falar!".


Fonte: Coluna do Flávio Ricco/UOL

Curta nossa página no Facebook



Centec abre processo seletivo para professor

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) recebe, até o dia 26 de abril, as inscrições para um novo processo seletivo.

Esta oportunidade visa formar um banco de Professores para o Eixo Profissional do Ensino Médio Integrado (EMI), para atuar junto às Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), nos cursos de Enfermagem, Secretariado e Inglês para Turismo.

Os convocados irão trabalhar em jornadas semanais de 10 ou 20 horas, com remuneração de R$ 17,42 por hora-aula. Para concorrer, é preciso ter formação superior na área de interesse.

As oportunidades estão divididas entre os municípios: Juazeiro, Milagres, Itapipoca, Camocim, Reriutaba, Pacajus, Cascavel, Russas, Crateús, Senador Pompeu, Santa Quitéria, Boa viagem, Fortaleza e Pedra Branca.

A inscrição pode ser realizada pelo site www.recrutamentovirtual.com.br. A taxa é de R$ 25,00, que deve ser quitada através de depósito identificado pela agência descrita no edital.

Os candidatos serão avaliados por análise curricular, entrevista e exames médicos, cuja primeira etapa é prevista para ocorrer entre os dias 27 a 29 de abril.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Prefeito Ronaldo assina pacote de obras que irá beneficiar diversas localidades

O Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, assinou com o Governo Federal um pacote de obras, além do Minha Casa Minha Vida, já em execução no Município.

Em fase de licitação, a obra de saneamento básico na cidade, é o segundo maior empreendimento público dentro do município do Crato, depois do Minha Casa Minha Vida. São cerca de R$ 80 milhões que atraíram grandes empresas de Fortaleza e São Paulo para participar do processo, que, no momento, se encontra na fase de visitas técnicas. O secretário da Cidade, José Muniz, acredita que no dia 10 de junho já se tenha conhecimento da empresa ganhadora que imediatamente receberá a ordem de serviço para iniciar a obra.

Também em fase de licitação a pavimentação e urbanização da Avenida Hermes Parayba, que liga o Lameiro ao Grangeiro, além da Pavimentação da estrada que liga a Batateira ao Distrito de Campo Alegre, no Sítio Guaribas, e a construção de dois CRAS, um na Vilalta e outro na Batateira.

Serão ainda construídas duas quadras, uma na comunidade do Gesso e a outra na comunidade do Sítio Cachoeira dos Gonçalves, no Distrito de Dom Quintino.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Lula divulga vídeo incentivando atividade física e faz sucesso entre internautas

O ex-presidente Lula (PT) divulgou um novo vídeo em seu perfil na rede social Facebook. Diferentemente de postagens anteriores, dessa vez Lula não tratava de política, mas sobre sua rotina de exercícios físicos. “Estou preocupado com a sua saúde”, diz o grão-petista. As atividades são intercaladas com mensagens de incentivo à prática de atividades físicas.

O presidente fala que agora pratica uma hora de corrida quase que diariamente, com uma velocidade média de 10km/h. “Eu sei que parece pouco, mas para um velhinho como eu está de bom tamanho”, diz. Ele pede que os espectadores “criem coragem” e dediquem-se a exercícios. “Pode ser sete horas, oitos horas, nove horas... A hora que você puder“, comenta.


Os professores que supervisionam a atividade física de Lula apontam a evolução do ex-presidente. “O senhor não conseguia andar sem aquela segurança da passada. Hoje não. A gente percebe que até a corrida do senhor é diferente”, comenta um deles. Já Lula destaca a perda de peso e o ganho de mobilidade.

Entre os internautas, o vídeo está fazendo sucesso. Muito apoiadores brincam  que Lula está se preparando para subir a rampa do Planalto correndo em 2018. Outros comparam o petista a Léo Stronda, músico e fisiculturista amador que faz sucesso nas redes com suas dicas de musculação e é também é conhecido pelo seu bordão “vem, monstro!”.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook



"Jornal da Globo" começa praticamente às 2h e William Waack ironiza atraso

O "Jornal da Globo" demorou aproximadamente meia hora para entrar no ar na madrugada desta sexta-feira (24). Previsto para começar à 1h25, logo após a estreia da nova temporada de "Na Moral", o programa começou a ser exibido praticamente às 2h. No encerramento do noticiário, William Waack não deixou passar batido o atraso.

"Mais notícias você vê logo mais no "Hora Um", que começa daqui a pouco. A Monalisa deve estar chegando", disse Waack referindo-se a jornalista Monalisa Perrone, que apresenta o programa "Hora um" às 5h.

No Twitter, algumas pessoas perceberam a insatisfação do apresentador com o horário de exibição do "Jornal da Globo". "William Waack revoltadíssimo com o horário do Jornal da Globo. Percebi no encerramento", disse um internauta. "William Waack dando uma cornetada de leve no horário que acabou o jornal", comentou outro.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Dilma vai vetar terceirizações, aposta o líder do governo

Aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (22), o Projeto de Lei que legaliza a terceirização de todas as atividades de uma empresa (4330/04) está agora nas mãos de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, onde o projeto será apreciado. Por lá, a bancada patronal é três vezes maior do que a trabalhista, mas, ao contrário do correligionário e presidente da Câmara Eduardo Cunha (RJ), Calheiros vai apoiar a derrubada do dispositivo que permite terceirizar as atividades-fim de uma companhia e ainda pretende evitar que a proposta seja votada ainda este ano.

A aposta é do líder do governo e do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que em entrevista a CartaCapital vislumbra uma nova conjuntura política quando o texto finalmente for à votação. “Esse processo no Senado vai tomar um tempo suficiente para o fortalecimento de uma mobilização dos trabalhadores contra a medida.” Se mesmo assim Cunha vencer a queda de braço, Dilma veta o texto, acredita o parlamentar. "Ela não vai ficar impermeável ao movimento de opinião pública".

Leia a entrevista completa:

CartaCapital: O que o senhor achou da aprovação do PL 4330/04 pela Câmara dos Deputados?
Humberto Costa: Foi uma derrota importante para os trabalhadores. Mesmo assim, foi positivo que o resultado final tenha sido equilibrado, disputado. Acredito que no Senado teremos condições maiores de melhorar o projeto.

CC: O que o senhor vai tentar alterar?
HC: É preciso acabar com a possibilidade de terceirizar as atividades finais de uma empresa e impedir, definitivamente, que essa proposta chegue ao setor público.

CC: E como o senhor espera que a proposta tramite no Senado?
HC: O Senado não vai ter o açodamento de pegar um projeto 11 anos parado e de uma hora para outra fazer uma votação a toque de caixa. O Senado vai querer discutir, ouvir a sociedade, as entidades empresariais e sindicais. Esse processo vai tomar um tempo suficiente para o fortalecimento de uma mobilização popular contra a medida.

CC: Assustou a forma com que esse projeto foi resgatado, discutido e votado na Câmara?
HC: A oposição aproveitou uma maioria ocasional na Câmara para fazer esse projeto andar rápido depois das eleições. Essa motivação não existe no Senado.

CC: E a mobilização popular contra o projeto?
HC: Até aqui, as manifestações não expressaram o nível de rejeição da sociedade a essa proposta. Onde se vai há preocupações, insatisfações. O sentimento contrário é maior do que indicaram as mobilizações até aqui. Acredito que há uma tendência dessa mobilização crescer. Vamos ter o 1º de Maio [Dia do Trabalho] e seguramente a principal bandeira será a luta contra as terceirizações.

CC: Ao contrário do presidente da Câmara, o presidente do Senado (Renan Calheiros) é contrário ao projeto. Isso ajuda em que medida?
HC: Ajuda bastante. Quem faz a pauta é o presidente do Senado. Ele tem força política para conduzir os líderes partidários a tramitar essa matéria com ou sem urgência. Ele tem o controle sobre o momento em que isso pode ser votado, e ele não vai colocar o projeto para votação em regime de urgência. Por isso, ele terá de passar por várias comissões, o que toma um tempo importante. Não vejo o projeto aprovado ainda este ano.

CC: Cunha vem dizendo que, mesmo se o Senado alterar o texto, a Câmara derruba. O que o senhor acha disso?
HC: O peso da opinião pública será cada vez mais maior, o que pode mudar a posição da Câmara daqui para frente. Acredito que até que o projeto retorne para a Câmara, a opinião dos parlamentares será outra. A presidenta também tem o poder de veto.

CC: A Dilma veta se o Eduardo Cunha de fato derrubar as alterações do Senado?
HC: Eu acredito que ela veta sim. Ela não vai ficar impermeável ao movimento da opinião pública.

CC: E se não vetar, ela perde o que sobrou do apoio popular?
HC: Depois que o projeto for votado no Senado, ele volta para a Câmara. Ninguém tem garantia de que vão mexer em nossas alterações. Só depois disso tudo é que vamos assistir à decisão dela.

CC: A presidenta não está muito calada sobre esse assunto?
HC: Ela está construindo uma opinião mais firme sobre essa questão. Já sei que ela discorda da terceirização do serviço público.

CC: O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) avalia que os partidos de esquerda deixaram de apostar em candidaturas ligadas aos movimentos sociais, inclusive sindical e, por isso, a bancada trabalhista no Congresso perdeu 34 parlamentares. O senhor concorda?
HC: Não acredito nisso. Houve um processo de derrota política que atingiu diversos setores.

CC: Embora o PT seja contrário às terceirizações, a aprovação desse projeto não pode manchar a imagem de um partido trabalhista no poder?
HC: Pelo contrário. Quem está segurando a posição sobre isso? 100% do PT votou contra a terceirização, e pode esperar o mesmo no Senado.

Fonte: Carta Capital

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Prefeitura lança edital para contratação de servidores temporários

A Prefeitura Municipal do Crato através das secretarias municipais de Obras Públicas e Cidade torna pública a abertura de inscrições para a realização de Processo Seletivo Simplificado para suprir possíveis carências temporárias de pessoal.

As inscrições serão efetuadas dias 28 e 29 de abril, das 8h às 16h na sede da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Secretaria Municipal da Cidade, situadas na Rua José Carvalho nº 346, no centro da cidade.

Para a Secretaria da Cidade são ofertadas vagas para engenheiro civil, tecnólogo em construção civil, assistente social, técnico em agrimensura, técnico em desenho da construção e técnico em eletrotécnica, com vencimentos que variam de R$ 1.548,37 a R$ 3.000,00.

Para a Secretaria de Obras Públicas são ofertadas vagas para engenheiro  civil e tecnólogo em construção civil – edifícios, com salários que varias de R$ 1.832,50 à R$ 3.000,00.

Todas as vagas terão carga horária de 40 horas semanais.

São requisitos necessários para se inscrever na seleção:
  • Ser brasileiro nato, naturalizado, ou cidadão português a quem for conferida igualdade, nas condições previstas no art. 12, inciso II, § 1º da Constituição Federal.
  • Comprovação de quitação com as obrigações eleitorais;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Possuir a qualificação mínima exigida para o exercício da função a que o candidato pleiteou.
Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Antonina do Norte (CE): Jovem é morta pelo seu ex-marido a golpes de faca

Um conflito supostamente movido pela separação resultou no assassinato da jovem Daiana Roseno de Sousa, de 27 anos, morta com três facadas pelo seu ex-companheiro Gerard Julian da Silva Bitran, de 28 anos. O crime aconteceu por volta das 14h30min desta quinta-feira na residência dela situada às margens da rodovia estadual CE-373 vizinha ao Fórum de Antonina do Norte. A vítima foi lesionada com dois golpes de faca no peito esquerdo e mais um no pescoço, sendo socorrida ao hospital local onde faleceu.

A mãe de Daiana ia chegando ao imóvel quando viu Gerard se desfazendo da arma e correndo até adentrar um veículo provavelmente um Celta de cor escura com motorista ao volante, a fim de empreender fuga. A jovem ainda pediu socorro à sua genitora dizendo que Gerard havia furado-a. Ela tinha dois filhos com o mesmo, estavam separados e este mora na Rua Nelito Mendes, 920 no centro de Antonina do Norte. A polícia agiu rápido e o acusado não foi muito longe, sendo preso em flagrante às 19h30min no município de Tarrafas por PMs do Destacamento local.

Nos últimos 10 anos apenas uma mulher foi assassinada em Antonina, cujo crime se deu no dia 9 de fevereiro de 2009 tendo como vítima Jaqueline Ferreira de Oliveira, então com 25 anos. Segundo informações na época, ela teria sido morta afogada em um açude no Sítio Cachoeira pelo seu ex-esposo Antonio Ermano Arraes Filho, de 30 anos, com quem tinha duas filhas. Ele chegou a ser preso e negou que tivesse matado sua ex-mulher.

Já o último homicídio em Antonina do Norte e único do ano passado aconteceu no dia 12 de março quando Raimundo Nonato de Lima, de 26 anos, foi lesionado com 12 facadas no peito e ainda estrangulado. Ele residia na Rua José Linard de Lima, 174 (Bairro Serraria 2) e foi encontrado no km 3 da CE-373 um pouco após o fórum na saída para o município de Iguatu, cujo homicídio jamais foi esclarecido.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Funai: 220 vagas autorizadas para concurso

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou, nesta quarta (22), a realização de concurso público para o preenchimento de 220 vagas para a Fundação Nacional do Índio (Funai). Embora a assessoria da presidência tenha antecipado que o concurso seria para o cargo de agente, a autorização, traz 208 oportunidades para indigenista especializado, sete para engenheiro e cinco para engenheiro agrônomo.

De acordo com a autorização do MPOG, o órgão tem um prazo de seis meses para a publicação do edital, ou seja, até 22 de outubro. Segundo informações do setor de gestão de pessoas da Funai, ainda será definido para quais estados serão destinadas as vagas.

Detentor da maior parte das vagas, o cargo de indigenista é voltado para atividades de promoção e defesa dos direitos assegurados pela legislação brasileira às populações indígenas.

Para concorrer a indigenista é exigido nível superior em qualquer área e para os demais, formação específica. A remuneração inicial para os cargos é de R$ 6.346,02.

No último certame da Funai, realizado em 2010, foram oferecidas 200 vagas para indigenistas, para os estados de Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Amapá, Pará, Goiás, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, regiões Sul e Sudeste do pais, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, região nordeste, em geral, e Brasília.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Chuvas causam estragos e inúmeros prejuízos

As chuvas caídas durante toda a madrugada de ontem voltaram a ocasionar prejuízos em diversos bairros deste município. Populares que residem nas proximidades do canal do Rio Granjeiro tiveram suas casas invadidas pelas águas do canal que, novamente, não suportou o volume de água ocasionado pelos 162 milímetros de precipitações registradas no município.

As ruas do Centro da cidade ficaram cobertas por uma grossa camada de lama e grande parte dos comerciantes que atuam no Mercado Central contabilizaram prejuízos devido à perda de produtos que acabaram sendo levados pela correnteza.

Pela manhã, cerca de 50 funcionários, ligados à Secretaria de Serviços Públicos, foram deslocados às áreas atingidas para o início da operação de limpeza. Maquinas pesadas e veículos do tipo caçamba também foram direcionados para apoiar o trabalho de limpeza e desobstrução das vias públicas.

Durante grande parte do dia houve falta de abastecimento de água em algumas regiões próximas ao Centro da cidade. Por conta da força das águas, canos da rede de distribuição acabaram estourados, impedindo que o abastecimento acontecesse de forma normal. Funcionários da Sociedade Anônima de Água e Esgoto de Crato (Saaec) passaram a maior parte da manhã de ontem tentando solucionar os problemas gerados pela falta de abastecimento.

"Aqui tá tudo sujo e eu não tenho condição de limpar minha casa por que está faltando água. Perdi várias peças de roupas das minhas clientes. Vou ficar no prejuízo e nem sei quando é que vou conseguir colocar minha casa em ordem", queixou-se a costureira Goreth Gonçalves, que há dois anos reside na Avenida José Alves de Figueiredo, localizada às margens do canal.

Restaurador de móveis, Francisco Alexandre Sales passou parte da manhã de ontem retirando do interior de sua oficina materiais que ficaram completamente encharcados com a água que invadiu o local. "Já é a segunda vez que acontece. Se chover aqui é perdido. Vai tudo embora mesmo. Ainda bem que o prejuízo é pouco. Desta vez não perdi muita coisa", comentou.

Trânsito
Na maioria das ruas e avenidas do centro comercial da cidade o trânsito ficou lento ou não houve condição temporária para trafegabilidade. Diversas estradas vicinais também apresentaram condições desfavoráveis para o tráfego de veículos, sobretudo os de pequeno porte.

"Assim que houve condição de iniciarmos as primeiras verificações em torno dos prejuízos ocasionados pela chuva começamos a mapear, em conjunto com as secretarias de Serviços Públicos e de Obras, as áreas mais atingidas e, logo nas primeiras horas do dia, demos início ao trabalho de limpeza, desobstrução e recuperação dos pontos atingidos", informou o secretário municipal de Cidade, José Muniz.

Segundo ele, devido ao volume das chuvas que caíram por quase cinco horas ininterruptas, era esperado um volume de estragos muito maior do que o encontrado. "As águas do canal transbordaram fazendo com que as regiões mais próximas ao canal ficassem alagadas. Por volta das duas horas da manhã, no entanto, já havia como nos deslocarmos por pontos do Centro da cidade. Embora tenha ficado muita lama e muita sujeira, além de problemas relacionados à quebra de canos e buracos que foram abertos pela força das águas, não há registro de desabamentos ou de pessoas desabrigadas por conta das chuvas. Particularmente, acreditava que os problemas seriam muito maiores do que os que encontramos durante o trabalho de mapeamento. Apenas um pequeno trecho do canal, próximo ao Mercado Central, não aguentou e acabou cedendo", disse.

Conforme José Muniz, o município está buscando recursos junto ao Governo Federal para dar início à construção de um projeto de macro e micro drenagem da cidade. O secretário explicou que, somente na elaboração do projeto, serão gastos cerca de R$ 1 milhão.

"Esse valor refere-se, apenas, a elaboração do projeto. A construção da rede de Macro e Micro Drenagem da cidade de Crato deverá ficar orçada em torno de R$ 100 milhões. O projeto é de extrema importância para que tenhamos um fim não só nos problemas verificados no canal do Rio Granjeiro, bem como em todas as áreas criticas da cidade", concluiu.

Outros municípios
Além de Crato, outros municípios da região do Cariri também registraram chuvas acima dos 100 milímetros. Em Barbalha a chuva de cerca de 159 milímetros também ocasionou estragos. Um trecho da Rodovia Leão Sampaio, que liga o município a Juazeiro do Norte, cedeu fazendo com que um buraco de grande proporção surgisse no local. Na perimetral, ruas ficaram alagadas e em algumas residências foi registrado acúmulo de lama e lixo na manhã de ontem. De madrugada, as águas invadiram os corredores do Hospital São Vicente fazendo com que os funcionários da unidade tivessem muito trabalho para limpar a sujeira que ali ficou depositada. Os bairros Cirolândia e Nossa Senhora de Fátima também foram atingidos pela força das águas pluviais. Ruas ficaram alagadas e residências acabaram sendo invadidas pela correnteza.

Já em Juazeiro do Norte, moradores do bairro São José precisaram ter paciência para poder sair de casa na manhã de ontem. Quase todas as ruas do bairros estavam tomadas por lama e sujeira. Em muitas delas, inclusive, crateras se formaram por conta da forte enxurrada verificada na localidade. O bairro Lagoa Seca voltou a registrar pontos de alagamentos e na Avenida Castelo Branco, na altura do bairro Novo Juazeiro, uma lagoa se formou de fronte à Igreja do Menino Jesus de Praga, dificultando o trafego de veículos.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que uma força-tarefa foi criada para identificar os pontos de maior urgência e que a limpeza de ruas e avenidas foi iniciada nas primeiras horas do dia de ontem.

Choveu em todas as regiões do Ceará nas últimas 24 horas, no período compreendido entre as 7 horas de quarta-feira (22) até 7 horas de ontem. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, foram registradas precipitações em 124 municípios, conforme atualização no site da Fundação realizada às 12h20. As maiores precipitações aconteceram na região do Cariri. Além dos 162 milímetros do Crato, Barbalha registrou 159 mm; Missão velha, 133 mm e Juazeiro, 106 mm.

Para hoje, a previsão é de que teremos, "nebulosidade variável ao longo do dia, com chuvas isoladas em algumas áreas de todas as regiões do Ceará". Para este sábado, teremos "chuvas isoladas no centro-norte do Estado. Céu parcialmente nublado no restante do Ceará".

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



AddThis