Cinco razões para abandonar o Google Chrome e migrar para o Firefox

Pelos idos de 2010, o Google Chrome começou a ganhar popularidade no Brasil e a evoluir mais rápido que os concorrentes, consequentemente, ganhando uma série de aplicativos e extensões. Mas fato é que o software cresceu de tal maneira que funciona atualmente como se fosse um sistema operacional que roda sobre seu Windows, OS X ou distribuição de Linux. Tanto é que existem os Chromebooks, que funcionam, basicamente, com uma versão estendida do navegador de internet chamado Chrome OS.

Usar o browser do Google torna-se a cada dia mais inviável para quem tem um computador com configurações básicas (ou tem um produto intermediário de dois anos atrás) e tem o hábito de abrir muitas abas de uma vez. Alternativas como o Opera e o Baidu Bowser — que, surpreendentemente, tem recursos úteis e não força instalação de programas na máquina — funcionam com o motor (engine) do Chrome. O ecossistema de extensões do Firefox pode ser menor do que o que encontramos no navegador do Google, porém, há algumas vantagens para quem opta pela solução de código aberto da Mozilla que estão listadas a seguir.

Ele é mais leve - Enquanto o Chrome cria diversos processos conforme o uso, o Firefox se mantém com um principal. Uma grande parcela da memória RAM é consumida pelo navegador do Google. Por exemplo, um internauta identificado como “extaca” compartilhou sua história com o browser em um fórum, contando que, com 15 abas abertas, o consumo de RAM de seu PC de 4 GB chegou a 95%. No Firefox isso também acontece em casos de crash, mas a frequência é menor.

Ele avisa quando vai travar - Um fato interessante sobre usar o Firefox no Windows e no Mac: ele dá sinais de que vai travar. No Chrome, tudo congela quando um plugin, por exemplo, passa por maus bocados. O Firefox, por outro lado, mostra que vai dar problema deixando todas as abas pretas por alguns segundos antes de fechar de vez. Esse ínterim é o suficiente para reiniciar o software por conta própria, após esperar alguns segundos até atingir um certo nível de estabilidade, ou, quem sabe, salvar alguma página importante, evitando a necessidade de caçá-la no histórico no caso das abas não serem reabertas corretamente.

Há boas extensões - Por mais que o Google leve vantagem quando o assunto é ecossistema de aplicativos, o Firefox também possui um bom portfólio. Talvez pelo marketing de ser uma solução open-source, o navegador da Mozilla oferece extensões melhores do que as do Chrome e a exibição delas também pode favorecer a produtividade. Um exemplo é o app do Pocket, um serviço que guarda links de páginas que você quer ler mais tarde. A lista aparece em uma pequena janela no canto superior direito do navegador. Esse mesmo serviço no Chrome precisa abrir uma nova janela para exibir o que foi previamente salvo pelo internauta. Outra opção é abrir mais uma aba, o que elevará o consumo da memória RAM do seu PC. Quando o assunto é extensão de navegador, o Opera e o Safari ainda ficam devendo.

Chat direto do navegador - O Firefox possui um recurso que permite realizar chamadas em vídeo diretamente do browser, sem precisar de uma conta nem do download de um software. A comunicação ocorre somente entre quem usa o navegador, mas isso é algo interessante e útil para a produtividade que o Chrome ainda não possui.

Ele é open-source - A Mozilla Foundation mantém o Firefox como um browser de código aberto e isso dá uma vantagem interessante na correção de bugs: agilidade. Segundo a lei de Linus Torvalds “given enough eyeballs, all bugs are shallow”. Ou seja, “ao darmos olhos suficientes, todos os bugs são triviais”, em tradução livre. Com mais pessoas testando o código, mais seguros estarão os usuários. Você pode pensar “ei, mas o Chrome é baseado no Chromium, que é open-source” e você estará correto. No entanto, a comunidade Mozilla, normalmente, é ágil (lembrando que 40% do código do seu navegador foi criado por voluntários). Um exemplo da relativa demora da liberação de correções do Chrome foi um caso ocorrido no ano passado: um problema fazia o software drenar a bateria de notebooks. Reportado em julho, o bug foi corrigido em setembro.

Ainda assim, o Google Chrome é usado por muitos. Segundo dados da StatCounter divulgados em janeiro deste ano, 51% dos internautas navegam com o software do Google.

Para os fãs inveterados do Chrome, o próprio Google mantém uma página com dicas de como lidar com o seu software. Vamos a elas:
  • Mantenha o mínimo possível de abas abertas simultaneamente — nada de colecioná-las;
  • Evite usar vários apps ao mesmo tempo;
  • Se a situação estiver anormal, tente restaurar as configurações do navegador;
  • Fique de olho na seção de extensões para conferir se nenhum foi instalada sem querer.
O Google também recomenda fechar manualmente algum processo que o Chrome tenha criado que você não esteja usando, por mais que essa dica requeria um certo conhecimento prévio. No Windows, o atalho de teclado é CTRL + SHIFT + ESC. Com o gerenciador de tarefas aberto, basta matar o processo desejado. No Mac OS X, a combinação é COMMAND + ALT OPTION + ESC. No Ubuntu… bem, se você usa Ubuntu, você deve saber o que fazer.

Fonte: Info



Crato (CE): Virgens abrem o Carnaval no Cariri

Foto: Allan Bastos
Cerca de 20 mil pessoas participaram na noite de ontem do desfile do mais tradicional bloco carnavalesco da região do Cariri. O bloco das Virgens do Crato, que há cerca de 10 anos desfila pelas principais ruas e avenidas da cidade, abriu as comemorações de Momo com muita alegria e descontração. A concentração aconteceu na Praça do Mirandão, com a banda Inimigos do Ritmo realizando o “esquenta” e colocando os participantes do bloco em alvoroço.

Um trio elétrico, animado pela batida do DJ Samuca, puxou o cordão de foliões que se deslocaram em cortejo em direção ao Centro Cultural Araripe, no Largo da RFFSA, onde um grande número de pessoas aguardava a chegada dos brincantes. A maioria dos participantes se vestiu de mulher para cair na folia. As fantasias faziam referências a personagens femininos famosos da música e do cinema. De mini saia e sapato alto, rapazes e jovens que participavam pela primeira vez da brincadeira eram auxiliados pela namorada ou esposa para se manterem equilibrados. “É difícil. Machuca o calcanhar e a gente fica sem equilíbrio. Mas, depois, o pessoal acaba pegando o jeito. Vale pela folia, pela brincadeira”, disse o estudante José Carlos Barbosa, que participa do bloco desde 2012.

Para o comerciante Neílson Gonçalves, que comandou o grupo das “piriguetes” a brincadeira é indispensável durante o período de festas. “Vale muito a pena. A gente brinca com paz, segurança, sem problema algum. E ninguém acha ruim se vestir de mulher, não”, comentou entre uma gargalhada.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Dilma pede que Lula faça menos críticas, diz jornal

Nesta semana, Lula e Dilma conversaram sobre os próximos movimentos do governo para recuperar força em Brasília. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, Dilma Rousseff teria pedido ao ex-presidente que diminuísse as críticas ao governo nos bastidores. Segundo a publicação, isso estaria impactando ainda mais na imagem da presidente.

Lula, por sua vez, aconselhou que a presidente procurasse prefeitos e governadores eleitos para fortalecer a base governista. Com o apoio dos eleitos, o governo conseguiria aprovar medidas econômicas e os estados e municípios sofreriam menos do que se a União precisasse fazer cortes.

Durante conversa de mais de duas horas, Lula também se comprometeu a ajudar na articulação do governo com o Congresso. Após o Carnaval, Lula vai se reunir com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com o líder do partido na Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e com a bancada de senadores do PT.

O ex-presidente se comprometeu ainda a tentar reaproximar o governo de movimentos historicamente aliados do PT, como sindicatos e grupos que lutam por moradias populares. No começo do mês, os sindicalistas já tinham reclamado do tratamento do governo e pedido que a presidente ouça mais os conselhos de Lula.

Nesta semana, Lula teria dito a algumas pessoas do partido que está se preparando para concorrer à Presidência em 2018 e planejou uma viagem pelo país para mobilizar as bases partidárias.

Fonte: Exame.com



Juazeiro do Norte (CE): Adolescente foi morto a tiros durante a chuva no bairro Timbaúbas

Foto: Enviada pelo Whatsapp
O adolescente Fernando Luiz Gomes Virgínio, de 17 anos, que residia na Vila Felício situada na Rua Rui Barbosa, foi morto a tiros quando passava pela Rua Tenente José Dias no bairro Timbaúbas.

Ele foi atocaiado por dois homens em uma moto os quais se aproximaram e efetuaram cinco disparos quando quatro atingiram o menor e este tombou sem vida em frente ao número 1270 daquela rua. No momento, chovia bastante e a artéria estava m tanto quanto deserta. Familiares da vítima disseram ao Soldado Aristênio que Fernando tinha algumas rixas, mas não entraram em detalhes sobre motivos. Uma equipe do SAMU esteve no local, mas apenas constatou o óbito.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Linhaça: a semente aliada do coração, diabetes e da dieta

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum) e é utilizada na culinária. Sua planta é conhecida desde 5 mil a.C., na região da Mesopotâmia. Ela é considerada um alimento funcional, trazendo benefícios para o coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer. Mas o benefício carro-chefe da linhaça é o emagrecimento, pois suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue e reduzem, por tabela, o acúmulo de gordura no corpo. E ainda é uma alternativa de cereal sem glúten.

Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada, mas elas não apresentam grandes diferenças nutricionais, a não ser um pouco mais de ácidos-graxos ômega 3 e 6 na primeira, mas são condições que podem variar de acordo com a região em que ela foi plantada, por exemplo.

A linhaça também é bastante rica em lignanas, substâncias muito semelhantes ao estrógeno e por isso chamadas de fitoestrógenos, que estão relacionadas a proteção contra o câncer de mama e à saúde dos ossos das mulheres.

As fibras são outro nutriente em destaque na linhaça. A porção recomendada dessa semente é de 10 gramas por dia, aproximadamente de uma colher de sopa. Essa quantidade contém 3,35 gramas de fibras. Como precisamos consumir até 25 gramas ao dia, ela contém 13% da quantidade diária recomendada. Veja qual porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes ela também carrega:
  • 13% de fibras
  • 13% de magnésio
  • 12% de manganês
  • 9% de fósforo
  • 6% de zinco
  • 6% de gorduras totais
  • 3% de proteínas
  • 3% de ferro
  • 2% de gorduras saturadas
  • 2% de cálcio
  • 1% de carboidratos
* Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Benefícios da linhaça
Ajuda a emagrecer
Por ser rica em fibras, o consumo da linhaça com outros alimentos cria uma barreira no bolo alimentar, que torna a liberação da glicose na corrente sanguínea muito mais lenta. Dessa forma, não há picos glicêmicos e é preciso utilizar menos insulina, hormônio responsável pelo armazenamento de gordura. Quando temos muita insulina circulando pelo corpo, rapidamente sentimos a necessidade de consumir mais alimentos que trarão glicose ao nosso organismo rapidamente, no caso alimentos como pães, bolos, biscoitos e doces, que engordam. Como se não bastasse, a simples presença da insulina em altas quantidades no nosso corpo nos faz depositar a gordura no tecido adiposo, ou seja, aumenta a "massa gorda".

Faz bem ao coração
Existem algumas controvérsias sobre isso. É um fato que o ômega 3 é uma gordura poli-insaturada que atua reduzindo os níveis do colesterol LDL (ruim) e aumentando os de HDL (colesterol bom). Porém, as frações responsáveis por isso são o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), duas frações desse ácido graxo mais encontradas nos peixes, como o salmão. As fontes vegetais de ômega 3 são ricas em ácido alfalinoleico (ALA), que segundo algumas pesquisas, não tem esse efeito. Porém, existem evidências que o nosso corpo pode converter ALA em DHA e EPA, portanto ele pode trazer sim esse benefício.

Mas o que tudo isso tem a ver com a saúde do coração? É simples! Quanto temos níveis a mais de LDL circulando pelo nosso organismo, é mais fácil que placas de gordura se depositem em nossas veias e artérias, uma condição chamada de aterosclerose. Isso atrapalha a passagem do sangue, resultando no aumento da pressão arterial e provocando infarto e até AVC.

Controla o diabetes
E também o previne! Isso ocorre devido ao mesmo mecanismo que reduz os picos de glicose, afinal, quanto mais insulina o corpo produz, mais os órgãos começam a se tornar resistentes a ela, ou seja, solicitam que mais desse hormônio seja utilizado para colocar a glicose dentro de suas células. Esse quadro se chama resistência à insulina, e conforme vai se agravando, resulta na diabetes tipo 2, quanto o hormônio produzido pelo corpo não é suficiente mais para absorver todo o açúcar no sangue. Além disso, alguns estudos mostram que o ácido alfalinoleico (ALA), um dos subtipos do ômega 3, parece capaz de reduzir as chances das pessoas terem diabetes, não se sabe bem o porquê.

Controla inflamações
Mais uma vez o ALA é nosso herói. Estudos mostram que esse nutriente é capaz de gerar reações anti-inflamatórias, combatendo inflamações que podem ser causadas por fatores como dislipidemias, obesidade, hiperglicemia, sedentarismo, tabagismo.

Além disso, a linhaça ajuda a trazer um equilíbrio nas quantidades de ômega 3 e 6. Atualmente nossa alimentação tem tido muito mais fontes do último do que do primeiro, o que tem causado maiores inflamações no organismo. Alguns especialistas acreditam que aumentando o consumo de ômega 3, consegue-se um melhor equilíbrio nesse aspecto, mas não é uma certeza.

Melhora o funcionamento do intestino
As fibras, quando consumidas com quantidades adequadas de água, melhoram o trânsito intestinal, impedindo a constipação. Além disso, a digestão das fibras gera ácidos graxos de cadeia curta, que incentivam a proliferação de bifidobactérias, parte "do bem" da microbiota intestinal (flora intestinal). Isso, além de melhorar o funcionamento do órgão, também ajuda a aumentar nossa imunidade.

Protege nosso organismo Além de ajudar as bifidobactérias, os ácidos graxos de cadeia curta provenientes da digestão das fibras, que impedem com que bactérias ruins do intestino se transportem para a corrente sanguínea, infectando assim o corpo todo.

Previne alguns tipos de câncer
Alguns estudos evidenciam a ação antitumoral da linhaça. Para as mulheres, isso ocorre devido a presença das lignanas, substâncias muito semelhantes ao estrógeno e por isso chamadas de fitoestrógenos. Muitas evidências apontam a ligação desses hormônios com o câncer de mama, e como as lignanas acabam se ligando aos receptores do estrógeno, tem uma função protetora desta doença. Como cada colher de sopa de linhaça tem cerca de 15 mg de lignanas, ela é considera o alimento mais rico nesse nutriente. É possível que o nutriente também se relaciona à prevenção do câncer de próstata, mas isso ainda está sendo investigado.

Protege a saúde dos ossos
A semelhança da lignana com o estrógeno faz com que eles compensem a menor produção desse hormônio que ocorre na menopausa. Não se sabe ao certo se ele realmente é significativo na redução de sintomas do climatério e das alterações de humor, até porque isso varia com a forma como cada organismo metaboliza esse nutriente. Porém, ela pode ter um efeito positivo na saúde óssea (já que mulheres pós-menopausa tem maiores chances de apresentarem osteoporose) e na saúde cardiovascular da mulher.

Quantidade recomendada de linhaça
O mais indicado pelos especialistas é consumir cerca de uma colher de sopa de linhaça, o que equivale a 10 gramas, pois é o suficiente para ter uma boa quantidade do ácido alfalinolênico que precisamos ao dia. Porém, dá para consumir um pouco mais, a menos que se ultrapasse a quantidade de 20 gramas ao dia. A partir daí, a alta quantidade de fibras pode trazer desconfortos.

Como consumir a linhaça
A linhaça é encontrada em quatro formas para consumo:                    

Farinha de linhaça
Pode ser adicionada a sucos, saladas, frutas e iogurtes, e por já estar triturada, o que garante uma melhor absorção de todos os seus nutrientes, além de conservar as fibras.

Grão
Ao consumir a linhaça em grãos, o ideal e mastigá-la muito bem para quebrar sua casca. Como ela é feita de celulose, não é digerida no intestino e acaba se tornando uma barreira para os nutrientes. Outra forma de garantir o consumo de seus nutrientes é triturá-la em casa, mas só é possível conservar esse alimento na geladeira por quatro dias, mais do que isso ela perde seus nutrientes essenciais. Também dá para comprar a linhaça moída industrialmente, que tem prazo de validade de um mês quando aberta a embalagem. Ou você pode batê-la diretamente com sucos, iogurtes e vitaminas.

Óleo de linhaça
Quando é prensado a frio, ele se torna uma boa opção e pode ser utilizado em preparações prontas, como temperar saladas. Porém esse óleo não pode ser aquecido nem prensado no calor, pois as altas temperaturas anulam as propriedades da linhaça. Por isso, é preciso muito cuidado ao comprar. Além disso, essa versão perde as fibras.

Suplementos
O consumo do de óleo de linhaça pode ser manipulado em cápsulas. Normalmente, por conta da manipulação e de todo processo de encapsulamento, elas acabam sendo menos efetivas do que o alimento in natura, mesmo assim seu consumo dessa forma deve ser receitado por um médico nutrólogo.

Combinando a linhaça
Linhaça + Soja 
Ambos os alimentos tem fitoestrógenos, mas eles têm ações diferentes: a primeira contém as lignanas, enquanto a segunda traz isoflavonas. Ambas atuam de forma positiva nos sintomas da menopausa, e no lugar de vê-las como concorrentes, a maioria dos especialistas incentiva a juntar o consumo de ambas ao dia a dia, para assim potencializar esse tipo de efeito. Além disso, a soja em excesso pode trazer problemas na tireoide, o que torna sua associação com a linhaça ainda mais positiva para a saúde, considerando que haverá a redução do consumo de soja se for consumida com a linhaça.

Contraindicações
Devido ao alto teor de fibras, a linhaça é contraindicada para crianças com menos de seis meses, que ainda não tem um aparelho digestório que consegue digerir de forma eficiente essas substâncias. Pessoas com intestino que funciona rapidamente podem ter desconfortos.

Riscos do consumo em excesso
Devido ao alto teor de fibras, consumir além de duas colheres de sopa de linhaça pode causar inconvenientes como competição por absorção, produção excessiva de gases, chegando até mesmo a obstrução intestinal.

Além disso, mesmo que seja fonte de gorduras consideradas saudáveis, elas são calóricas e podem causar ganho excessivo de peso.

Onde encontrar
A linhaça é vendida na maior parte dos hipermercados e lojas de produtos naturais  

Fonte: Minha Vida



Itapipoca (CE): Leite vencido estaria sendo utilizado em escolas

Denúncia de vereadores e pais revela que o estoque de leite que deveria ser usado na merenda do Ensino Público Municipal acabou sendo desperdiçado. O material foi periciado e comprovado como estragado pela Policia Civil.

A situação veio à tona, após o vereador denunciante, professor Zé Marques, receber ligação anônima pedindo que fosse até a escola conferir o que estava ocorrendo. Ao chegar ao local, o vereador encontrou várias caixas de leite vencido na pia da cantina e no lixo.

Segundo a Policia Civil, a denúncia foi encaminhada por meio do Ministério Público Estadual, referente o armazenamento de leite com validade vencida em uma escola municipal de Itapipoca.

A diretora da escola afirmou à Polícia, que a bebida estava separada dos alimentos oferecidos aos estudantes e seria descartada.

Segundo o prefeito de Itapipoca, Dagmauro Moreira, é mentirosa a denúncia dos vereadores de que leite vencido estaria sendo servido aos alunos da rede pública municipal.

Fonte: Ceará News 7



Lula teria dito a aliados que será candidato em 2018

O ex-presidente Lula (PT) não quer saber de pendurar as chuteiras. O petista teria avisado aos aliados que pretende concorrer, novamente, à Presidência da República nas eleições de 2018, quando termina o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, também do PT. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Como “futuro candidato”, Lula também disse que cumprirá uma agenda intensa pelo país, logo após o carnaval. O ex-presidente autorizou aliados a trabalhar por sua futura candidatura, desde que o movimento não seja atribuído a ele.

Outra ideia do petista, nessas viagens, é se fixar por alguns períodos em casa estado para mobilizar as bases do partido. A maratona de viagens deve começar no mês de março. “Ele ficará uma temporada nos diferentes Estados”, diz o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Além de se expor e cativar novos e velhos eleitores, as viagens do ex-presidente também terão a intenção de “estancar” as repercusões negativas da Operação Lava-Jato, desencandeada pela Polícia Federal. Com a antecipação das viagens, Lula tenta desencorajar candidaturas adversárias.

O gesto expressa sua tentativa de amortizar a crise que o PT atravessa desde a explosão do escândalo da Lava Jato, em março de 2014, e debelar disputas internas no partido. Com o recado, Lula tenta desencorajar a precipitação de outras candidaturas.

“O país está atolado numa crise. Este modelo de governança esgotou o prazo de validade e existe um terreno fértil para salvadores da pátria, corruptores e corruptíveis”, avaliou o senador Jorge Viana (AC), que esteve com Lula na quinta-feira.

Fonte: Diário de Pernambuco



‘Pedido de impeachment é desprezível’, diz Luciana Genro

Embora acuse o governo federal de cometer “uma espécie de estelionato eleitoral”, a ex-presidenciável do PSOL Luciana Genro (RS) critica a campanha travada por integrantes da oposição em defesa de um impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

“Esse pedido de impeachment, pra nós, é desprezível”, diz a presidente da Fundação Lauro Campos. “Nós não nos alinhamos com a oposição de direita. Nós queremos que o povo vá às ruas para lutar por mais direitos.”

De acordo com Luciana, os partidos que aderiram à mobilização pró-impeachment e convocaram manifestações pelo Brasil, neste domingo, também estão “comprometidos com esse mesmo modelo econômico e com todo esse escândalo de corrupção que toma conta do país, particularmente no caso de Petrobras e das grandes empreiteiras”.

Assista:



Fonte: Poder Online/iG



Ceará tem 32 casos de sarampo confirmados, segundo Sesa

O Ceará já tem 32 casos de sarampo confirmados apenas em 2015, de acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira 13) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).  Os casos foram registrados em 12 municípios, incluindo Fortaleza. Outros 68 casos são investigados, segundo a Secretaria. Desde que o surto de sarampo começou, em dezembro de 2013, já foram registrado 728 casos da doença em todo o Estado. Na semana passada, a Secretaria havia confirmado 27 casos de sarampo no Ceará.

O sarampo é uma doençs infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. É transmitido diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. De acordo com especialistas, essa forma de transmissão é responsável pela elevada contagiosidade da doença. Entre os sintomas da doença estão febre, tosse, manchas brancas na parte interna das bochechas, coriza, conjuntivite, mal-estar e perda de apetite.

De acordo com a Sesa, entre os casos conformados, 27,4% são menores de um ano de idade, dentre estes, 35,3% são menores de seis meses de idade e 65,5% têm entre seis meses e um ano de idade. O município de Massapé possui a maior incidência de casos de sarampo do 100 mil habitantes (352,4), seguido por Uruburetama (300,7). Forquilha (80,2), Martinópole (57,4), Senador Sá (56,8), Sobral (43,0) e Meruoca (42,7). A incidência no Ceará é de 8,2.

Em janeiro, representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde se reuniram em Fortaleza para discutir a quantidade de casos de sarampo no Ceará. Segundo o Ministério da Saúde, o estado pode tirar das Américas o status de área livre do vírus do sarampo caso a doença não seja contida. “É um momento de concentrarmos esforços. Crianças de 6 meses até 5 anos devem estar devidamente vacinadas”, afirmou a coordenadora nacional de imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

Vacina
A vacina é eficaz em cerca de 97% dos casos. Deve ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Exceção feita às mulheres grávidas e aos indivíduos imunodeprimidos, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância também devem tomar a vacina.

A principal forma de prevenção é a vacinação, por meio da tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano. “Se a pessoa não sabe se tomou a vacina tríplice viral, se não sabe se teve sarampo na infância e não tem nenhum comprovante de vacina, deve procurar um posto de saúde para se vacinar”, alerta Renata Dias, assessora técnica de Imunização da Secretaria de Saúde do Município (SMS).

Fonte: G1 CE



Juazeiro do Norte (CE): “Presidente” foi executado a tiros na cabeça em plena sexta-feira 13

Foto: Enviada pelo Whatsapp
Um homicídio foi registrado por volta das 15 horas desta sexta-feira 13 se constituindo no sexto do mês de fevereiro de 16º do ano em Juazeiro do Norte. Rivailton Vicente de Lima, de 39 anos, que era apelidado por “Presidente” e residia no bairro Triângulo, foi executado com cinco tiros de revólver na cabeça. O crime aconteceu na Rua Socoro Norões Mota em frente ao número 318, imediações do mercado público daquele bairro. Há cinco meses ele tinha conquistado liberdade após mais de ano preso por um crime de estupro.

Inclusive, um adolescente que teria participado desse estupro já tinha sido assassinado há quase um ano e uma irmã de “Presidente”, que esteve no local, comentou com policiais militares sobre sua imaginação de que iria ocorrer o mesmo com ele. Por coincidência, uma pessoa falou que tinha acabado de mandá-lo ir para casa e até comentado sobre dois estranhos que teriam circulado numa motocicleta pelas imediações. Além do estupro, ele respondia por um crime de porte ilegal de arma de fogo.

No dia 21 de setembro de 2013 “Presidente” tinha sido preso juntamente com Damião Danilo de Lima Santos, de 16 anos, apelidado por “Pela Porco” e também morador do Triângulo. No final da madrugada daquele dia os dois teriam estuprado uma menor de 16 anos em um matagal na Rua Francisco Monteiro daquele bairro. Eles perseguiram a garota e amarraram a mesma arrastando-a para dentro do mato. Uma pessoa ouviu gritos de “socorro” e, ao se aproximar, reconheceu “Pela Porco” quando os dois correram.

A adolescente foi abandonada nua, desacordada e ferida a socos e pedradas no rosto. Enquanto isso, a polícia era acionada e duas viaturas do Ronda do Quarteirão estiveram no local do crime  saindo em diligências. Uma testemunha viu o menor tomando um ônibus da Viação São Francisco o qual foi perseguido e interceptado perto do Hospital de Fraturas, culminando com a apreensão de “Pela Porco”. Rivailton foi preso em casa quando já estava dormindo.

Por outro lado, no dia 29 de março de 2014, no interior do imóvel número 160 da Rua Antonio Adil da Nóbrega (Triângulo), “Pela Porco” foi morto enquanto almoçava em uma rede. O menor foi surpreendido com cinco tiros igualmente na cabeça na casa onde residia com sua avó que não se encontrava no momento do crime. Ele era usuário de drogas e respondia ainda por furtos e lesão corporal. Na casa, havia uma escada que dava para muros vizinhos que seria para uma fuga emergente quando necessário, pois já tinha sido vítima de vários atentados à bala.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Pode uma banana te matar? Uma não, mas 480, sim

Médicos sempre alertam que “a dosagem faz o veneno”, significando que qualquer coisa — na dosagem certa — pode te matar. Então vamos ver quanto é necessário destas cinco comidas e itens comuns (e normalmente benignos) para matar alguém. Já pensou em comer 480 bananas? Não coma.

Seria virtualmente impossível comer uma dose letal mediana de potássio (pouco mais de meio quilo), mas o elemento é muito mais mortal quando inserido diretamente na corrente sanguínea, quando um súbito influxo surpreende o corpo. Sabemos disso muito bem porque em injeções letais, o químico que faz o coração parar de bater é o cloreto de potássio.

179 espressos
Uma dose moderada de cafeína durante às manhãs vai muito bem, obrigada. Uma dose alta de cafeína causa intoxicação por cafeína, e a pior parte de beber café exageradamente: inquietação, ansiedade, insônia, estômago irritado, coração agitado. Agora eleve isso ao extremo e a cafeína pode estimular o sistema nervoso de tal forma que cause arritmia cardíaca — palpitação, batimento irregular e até convulsão.

Como o potássio, o sódio é um eletrólito que regula o fluxo de água das nossas células. Quando se tem muito sódio no fluido intersticial que banha nossas células, a água escapa delas por osmose para restaurar o equilíbrio, o que faz com que as células encolham. O mais óbvio sintoma da hipernatremia, ou o excesso de sódio no sangue, é neurológico: pouca capacidade de resposta, letargia e fraqueza. Em altíssimas quantidades, o sódio pode causar convulsões ou induzir ao coma.

17 garrafas de água
Pois é, até água em excesso pode matar. Intoxicação por água é o oposto da intoxicação por sal. Quando se tem muita água e pouco sal no fluido intersticial, as células começam a reter água e inflam como balões. As pequeninas células do cérebro não têm espaço para inflar dentro do crânio, e isso pode causar uma lesão cerebral fatal.

Fonte: Gizmodo



Crato (CE): Secretaria de Cultura do município dá continuidade às reuniões de mobilização para o CEUs

Após uma série de reuniões nas comunidades dos bairros Mirandão, Conjunto Conviver e Vila Lobo, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizou na última terça-feira, 10, na sede da Secretaria de Educação do Crato, mais um encontro para discutir sobre a mobilização para o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU ), a primeira reunião que juntou integrantes de bairros onde foram promovidos os outros encontros.

A reunião contou com a presença de líderes comunitários, entre eles, da Associação dos Moradores do Mirandão, do Conjunto Conviver e da Vila Lobo, e da Associação dos Skatistas.  Na ocasião, foi debatido o conceito de gestão compartilhada. O modelo de gestão a ser implantado no equipamento visa a criação de um grupo gestor tripartite, constituído por 1/3 do poder público, 1/3 da sociedade civil organizada, e 1/3 da sociedade civil não organizada. Esse núcleo vai ser eleito durante o processo de mobilização social, no qual também vão ser definidas forma de gestão e as diretrizes e o regulamento do próprio equipamento.

Os moradores destacaram a importância do equipamento em contribuir com a educação de famílias e com o fortalecimento do vínculo familiar, pelo viés da cultura e do esporte.

Assessoria de Imprensa/PMC



Governo desmente boato sobre confisco da poupança

O Ministério da Fazenda, através de sua assessoria de imprensa, liberou hoje, 13, comunicado em que desmente boatos acerca de uma suposta ação confiscatória por parte do governo federal.

De acordo com o comunicado, "não procedem as informações que estariam circulando pela mídia social de que haveria risco de confisco da poupança ou de outras aplicações financeiras".

Além disso, acrescenta a nota "tais informações são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência e a  valorização do aumento da taxa de poupança de nossa sociedade, promovida pelo governo, através do Ministério da Fazenda".

A preocupação da população brasileira com o tema confisco remete ao governo de Fernando Collor de Melo, em março de 1990, quando houve a retenção de parte dos recursos dos poupadores.

Fonte: Diário do Nordeste



600 agentes do Detran e PRE atuarão no carnaval realizando fiscalizações

A fiscalização do trânsito durante o período do Carnaval deste ano, de 13 a 17 próximos, nas rodovias estaduais e nas praias mais frequentadas do litoral cearense, contará com 600 agentes do DETRAN e Polícia Rodoviária Estadual PRE, além de 109 viaturas, 57 motos e 17 guinchos (reboques). Nesse período, serão realizadas 155 operações, com o uso de bafômetros (ao todo são 170 etilômetros) para realização de exame com base na Lei Seca. A ênfase da fiscalização durante o dia na capital será no Porto das Dunas.

Das 155 operações, 64 serão nas praias, onde há concentração de banhistas, para coibir a circulação de veículos de duas ou mais rodas); 40 operações nas regiões do Estado (Cariri, Serão Central, Centro-Sul, Vale do Jaguaribe, Serras -Guaramiranga e Ibiapaba – e Zona Norte); 18 operações nos municípios litorâneos (Leste, Fortaleza a Aracati; e Oeste  Fortaleza a Jericoacoara), 18 operações nas áreas de saída de Fortaleza (postos da PRE) e 15 operações em Fortaleza e Região Metropolitana.

O lançamento da operação acontecerá às 18 horas de sexta-feira (dia 13) no Posto de Fiscalização da PRE em Aquiraz (antes do viaduto de acesso ao Iguape). Haverá também operações nos outros postos fixos da PRE na CE 085 (Caucaia), CE 060 (Maracanaú) e CE 065 (Maranguape) que são as rodovias de saída da Capital para as outras regiões do Estado. A fiscalização permanecerá até a meia-noite de terça-feira (dia 17).

O DETRAN recomenda aos motoristas que façam antecipadamente a revisão do veículo, verificando o sistema de freios, de iluminação, bateria, estado dos pneus, regularidade da documentação (CRLV  licenciamento, seguro DPVAT, IPVA e CNH); usar o capacete (o motociclista e o passageiro também); respeitar o limite de velocidade; não ultrapassar em faixa contínua, redobrar os cuidados e manter a prudência na direção. Além disso, não ingerir bebida alcoólica.

Assessoria de Imprensa e Comunicação/Detran-CE



Crato (CE): Prefeito Ronaldo se reúne com diretoria do Crato Esporte Clube e acerta parceria

O prefeito Ronaldo Gomes de Mattos se reuniu com representantes da diretoria do Crato Esporte Clube com o intuito de discutir uma parceria da prefeitura com o representante cratense no futebol profissional cearense.

Na pauta, a retomada da parceria entre o poder público e o Crato Esporte Clube, visando a participação da equipe no Campeonato Cearense da segunda divisão.

No encontro ficou  acertado o apoio financeiro do poder público municipal em forma de convênio, e outras parcerias, como, disponibilidade do estádio Mirandão para treinos e jogos, disponibilidade da parte interna do estádio Mirandão para venda de publicidade revertida para o clube e o  apoio de outras secretarias municipais durante a realização do campeonato.

Após o encontro, ficou fechado que brevemente será realizado outro encontro, quando as pendências existentes serão sanadas e o contador do Crato Esporte Clube, juntamente com  o representante do setor de contabilidade do município estarão presentes para acertos de detalhes para, de acordo com a lei, a parceria ser finalizada e a equipe cratense poder receber o apoio financeiro que será estabelecido.

O Prefeito do Crato reafirmou a sua vontade de apoiar a equipe em outras momentos e disse ser um grade desportista e torcedor do futebol cratense. Ronaldo convocou os torcedores para juntos torcerem pela volta do Azulão da Princesa à primeira divisão e convocou todos os cratenses para assistirem aos jogos no Mirandão.

Além do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos participaram da reunião o secretário de Esporte, KK Queiroz, o  administrador do estádio  Mirandão, Maurício Costa, o  " Bá", o presidente do Crato Esporte Clube,  Hermano Teles, o vice-presidente do time, Eduardo Júnior e  outros diretores, na noite da última  quarta-feira, 11 de fevereiro, em um Hotel da cidade.

Assessoria de Imprensa/PMC



Dez curiosidades sobre a vagina podem mudar a sua vida

Se você que está lendo esta reportagem é uma mulher, provavelmente, se identificará com pelo menos alguns dos itens listados abaixo. Se é homem, o texto pode ajudá-lo a entender melhor a sua parceira. O assunto? A vagina.

Para começar, é preciso diferenciar vagina de vulva. A vulva compreende toda a genitália feminina, incluindo a vagina, que é apenas o canal interno da vulva. Mas até os médicos se referem ao conjunto como vagina.

O inglês Jamie McCartney criou, em 2011, o "Great Wall of Vagina" (grande mural da vagina, em tradução livre), que traz 400 órgãos esculpidos de gesso, formando um conjunto de dez painéis, justamente para mostrar que, assim como o pênis, cada vagina tem formato, tamanho (pelo menos externo) e aparência diferentes.

"Muitas mulheres se preocupam com o aspecto do seu órgão genital e o comparam. Pensei que quando elas vissem todas aquelas vaginas no mural se sentiriam mais seguras. É a arte com um propósito social, além de ser um espetáculo surpreendente, claro", afirma o artista.

Jamie, que disse conhecer apenas cerca de dez das 400 que serviram como voluntárias para o projeto, contou que teve como objetivo "libertar as mulheres da ansiedade e dúvida sobre a estranheza de seu corpo". E deu resultado: "Várias me mandaram e-mails falando que meu trabalho mudou suas vidas, que a autoestima aumentou. Isso é incrível".

A seguir, listamos dez curiosidades. Confira:

1. Tamanho: a vagina é elástica e, segundo Flávia Fairbanks, membro da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), o tamanho muda de acordo com a idade. "Na fase adulta, tem de 7 cm a 8 cm de comprimento, em repouso. Durante a relação sexual, essa medida pode chegar a 12 cm de comprimento e 3 cm de largura", afirma. Flávia explica que a cavidade vaginal atinge o máximo de dilatação durante o trabalho de parto: 10 cm.

2. A vagina "fala": marcas ou manchas na calcinha, mau cheiro e coceira podem ser sinais de alguma doença. O corrimento, porém, nem sempre é um problema: quando é inodoro, trata-se de um mecanismo natural de defesa da mulher. "Quanto ao sexo, dor durante a penetração ou dificuldade de lubrificação podem denunciar uma disfunção sexual que precisa de tratamento", explica a terapeuta sexual Paula Napolitano.

3. Ruídos: você já se constrangeu durante o sexo por causa de algum barulho na hora da penetração (parecido com gases)? "É normal. Com o movimento sexual, pode haver a entrada de ar na vagina", afirma Carolina Ambrogini, ginecologista, sexóloga e coordenadora do Projeto Afrodite da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

4. Depilação não faz mal: de acordo com as ginecologistas Flávia Fairbanks e Carolina Ambrogini, os pelos servem como proteção contra atrito e entrada de corpos estranhos na vagina. Porém, não há mal nenhum em depilá-los. "Para as mais sensíveis, deixá-los é mais confortável, por conta do atrito, mas nada é proibido ou prejudicial", diz Carolina.

5. Plásticas: algumas mulheres se incomodam com o tamanho dos lábios genitais e buscam na cirurgia plástica a saída para se sentirem mais confortáveis com seu corpo. Segundo Luiz Carlos Ishida, cirurgião plástico e membro da SBP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), a procura por esse tipo de intervenção aumentou. "Em 2010, realizávamos cerca de quatro operações dessas por ano. Hoje, não passamos uma semana sem fazer".

6. O poderoso clitóris: muitas mulheres chegam ao orgasmo apenas com o estímulo do clitóris, que está localizado na parte exterior da vulva. Segundo Paulo Tessarioli, psicólogo especialista em sexualidade humana, o órgão tem cerca de oito mil terminações nervosas e, por isso, é tão sensível. "Esse detalhe da anatomia feminina é muito curioso, já que a mulher tem um órgão destinado exclusivamente ao prazer", afirma.

7. Tamanho não é documento: se formos levar em consideração a possibilidade de prazer feminino, a afirmação de que o tamanho do pênis não importa procede. "Os cinco primeiros centímetros da vagina são os mais ricos em terminações nervosas e, por isso, dizer que o pênis maior dá mais prazer é um mito", explica a terapeuta sexual Paula Napolitano. Além disso, a vulva pode ser explorada por inteiro.

8. Transpiração e ventilação: muitas mulheres se incomodam com o suor vaginal, mas, de acordo com Flávia Fairbanks, por ter grande quantidade de glândulas sudoríparas, a transpiração é natural. "Algumas mulheres relatam que é a região do corpo onde mais suam", conta. Ela explica que, como é um órgão fechado e, por isso, quente e úmido, é favorável à proliferação de fungos e bactérias. "Por isso, quanto mais ventilado for, menores as chances de infecções. Dormir sem calcinha ou usar peças 100% algodão é altamente recomendado".

9. "Autolimpeza": segundo a médica Flávia Fairbanks, o corrimento inodoro e esbranquiçado é o responsável por eliminar toxinas, bactérias e células mortas vaginais. Justamente por isso, não é preciso lavar o canal vaginal. "Usar água e sabonete com pH neutro na região externa já é suficiente para manter a higiene", diz.

10. Ginástica vaginal: o pompoarismo é um treinamento da musculatura vaginal que aumenta o prazer sexual do casal durante a penetração. Além disso, a vagina é composta por músculos e precisa ser exercitada, assim como o resto do corpo, segundo a terapeuta sexual Paula Napolitano. "Faz parte do bem-estar e do autoconhecimento feminino. Exercícios como os de contração e relaxamento ajudam a fortalecer a musculatura e deixam a vagina mais sensível. São muito indicados para problemas que podem surgir com a idade, como a flacidez genital e a incontinência urinária".

Fonte: UOL



Kit impeachment é vendido por R$ 175 na internet

Grupo Revoltados Online já fatura com discussão sobre impeachment da presidente Dilma Rousseff
A discussão a respeito de um impeachment da presidente da Dilma Rousseff (PT) já virou oportunidade de negócio para o grupo Revoltados Online.

Camisetas e adesivos com estampas de “Impeachment Já” e “Fora Dilma” estão sendo comercializados na loja virtual Prolart. O kit com uma camiseta polo masculina de “Impeachment Já”, um boné e cinco adesivos “Fora Dilma” custa R$ 175. Se quiserem apenas a camiseta polo, tanto a masculina quanto a feminina saem por R$ 99,99.

Já as camisetas “Fora Dilma – Leve o PT junto com você” e “Fraude – Impeachment já” custam R$ 50 cada uma.

Quem também tenta surfar na má fase da presidente Dilma é a marca Sergio K, que vende camisetas onde se lê “A culpa não é minha, eu votei no Aécio” por R$ 99. A loja também afirma que os consumidores que gastarem mais de R$ 1.000 ganham uma peça de brinde.

Fonte: Terra



Crato (CE): SME faz entrega de novas carteiras às escolas municipais

A secretaria de educação do Crato está concluindo a substituição de 5.750 de conjuntos de novas carteiras para as escolas municipais. As carteiras foram adquiridas pelo município, com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A Secretaria está fazendo a entrega, até que sejam contempladas todas as escolas do município da zona urbana e rural.

O secretario pedagógico Ronaldo Bacurau acompanhado do coordenador de almoxarifado da secretaria de educação, Cicero José, estiveram na Escola 8 de Março fazendo a entrega de 195 carteiras que irão atender 330 crianças. A escola atende o fundamental I, do 1º ao 5º ano e desenvolve o Projeto Nota 10, o Eixo do Leitor, desenvolvido por professores e funcionários, além do Programa Mais Educação, que atende 100 alunos.

Durante a entrega, a diretora Chyrly Dayana e a coordenadora pedagógica Andrea Fernandes realizavam a semana pedagógica com os professores. A diretora acrescenta que esse momento é muito estimulante, pois a preparação para o inicio das aulas com um novo ambiente de trabalho vai oferecer melhorias para os alunos e consequentemente irá melhorar o rendimento escolar.

As aulas para o ano letivo de 2015 terão inicio no próximo dia 19 de fevereiro. O secretario de educação Robério Alves ressalta que a equipe da pasta está trabalhando intensamente para dar início ao ano letivo. Neste sentido,  o secretário destaca que o papel da administração é direcionar a política educacional e dar condições de trabalho, além de oferecer melhorias nas instalações físicas para as escolas do município.

No ano de 2014, a secretaria entregou o fardamento escolar a todos os alunos da rede de ensino, cerca de 19.500, da zona urbana e rural, desde a educação infantil, sendo beneficiados com o fardamento, cujo kit é composto de calça, camisa, short, tênis e meia.

Assessoria de Imprensa/PMC



Barbalha (CE): Jovem é preso com pistola e sob a acusação de crimes de receptação e agiotagem

A delação feita por um adolescente levou a Polícia de Barbalha a prender o jovem Maciel Vieira dos Santos Nonato que mora no bairro Cirolandia naquele município por volta das 15h30min desta quinta-feira. Em poder dele, a polícia encontrou uma arma de fogo, várias mercadorias roubadas e mais sete cartões do programa Bolsa Família do Governo Federal.

A polícia já vinha investigando os passos do acusado, mas a operação ganhou contornos com a apreensão de um menor com várias passagens pela delegacia pela prática de furtos e roubos. O adolescente foi direto na denúncia de que Maciel era o mentor dos crimes que cometia. Com isso, militares do Serviço de Inteligência da 2*Cia do 2º BPM e os Soldados Evilasio, Roberto, Leite e Azevedo da Força Tática de Apoio foram até a residência do jovem.

De cara, a operação comandada pelo Capitão L. Rodrigues encontrou com o mesmo uma pistola calibre 380 e produtos de roubos e furtos como forno microondas, uma impressora, aparelhos DVD, tablets, notebooks, roupas de grife, botijões de gás, ferramentas utilizadas na área da construção civil como furadeiras e makitas, DVDs piratas e uma TV LCD.

Além disso, os PMs apreenderam no imóvel sete cartões do Bolsa Família quando Maciel confessou que praticava crime de agiotagem. Para o Comandante da Companhia de Barbalha, deve se constituir num dos maiores receptadores, principalmente de sons automotivos, computadores e celulares na região. Ele foi trazido para a autuação em flagrante na Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Lava Jato: Ex-gerente da Petrobras afirma receber propina desde o governo FHC

Em depoimento prestado à Polícia Federal no dia 21 de novembro de 2014, o ex-gerente-executivo de Serviços da Petrobras Pedro Barusco diz ter recebido propinas em troca da aprovação de contratos desde 1997 ou 1998. Ou seja, ainda durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O depoimento prestado sob o acordo de delação premiada tornou-se público nesta quinta-feira 5.

O primeiro pagamento de propina que Barusco afirma ter participado diz respeito a dois contratos firmados com a empresa holandesa SBM, em 1997 ou 1998. Em novembro de 2014, a SBM fechou um acordo com o Ministério Público da Holanda e aceitou pagar 240 milhões de dólares como punição por pagamentos de propina ocorridos entre 2007 e 2011 no Brasil, na Guiné Equatorial e em Angola. O recém-revelado depoimento de Barusco, no entanto, revela que a prática de pagamento de propinas na estatal começou ao menos dez anos antes.

Barusco explica que foi envolvido no esquema porque os contratos exigiam sua participação técnica, uma vez que ele era o coordenador da área técnica e ocupava o cargo de Gerente de Tecnologia de Instalações no âmbito da Diretoria de Exploração e Produção. Após a formalização do primeiro contrato, o pagamento de propinas virou rotina uma vez que "esses contratos eram de longa duração e, desse modo, o pagamento das propinas também perdurou por longos anos", afirma. Barusco foi gerente de Tecnologia de Instalações, entre 1995 e 2003, de onde saiu para assumir o cargo de Gerente Executivo de Engenharia.

O depoimento do ex-gerente também desmente a versão defendida por empresas e construtoras de que o pagamento de propinas era algo necessário para que elas vencessem os contratos. Segundo ele, o pagamento de propina era "uma iniciativa que surgiu de ambos os lados e se tornou sistemática a partir do segundo contrato da FPSO (plataforma de petróleo) firmado entre a SBM e a Petrobras no ano 2000". Apenas com os contratos entre a Petrobras e a SBM, Barusco afirma ter recebido aproximadamente US$ 22 milhões, entre 1997 ou 1998 e 2010. Esse valor era transferido para dois diferentes bancos internacionais até terminar no Banco Safra, situado na Suíça, em 2003.

Em outro contrato firmado com entre a Transpetro e a empresa Progress, que tinha o mesmo representante que a SBM, entre 1997 e 1998, também houve pagamento de propina. Em 2007, outro contrato entre a SBM e a Petrobras para o fornecimento de uma plataforma de petróleo, a P57, no valor de 1,2 bilhão de reais, Barusco afirma ter recebido 1% de propina sobre o valor do contrato.

Repasses para o PT
Segundo ele, as propinas representavam de 1 a 2% do valor total de contratos de grandes obras e era dividida entre ele, Renato Duque, diretor de Serviços da Petrobras, e João Vaccari Neto, tesoureiro do PT. A estrutura do esquema revelada por Barusco consistia em repassar metade do valor das propinas para o PT e dividir a outra metade entre Barusco e Duque. Em seu depoimento, Barusco estima que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, recebeu de 2003 a 2013, algo em torno de 150 milhões a 200 milhões de dólares. De acordo com o ex-gerente, o ex-diretor Renato Duque pediu US$ 300 mil "a título de reforço de campanha" durante as eleições de 2010, provavelmente atendendo ao pedido do tesoureiro do PT.

Entre fevereiro de 2003 e março de 2011, período em que os presidentes da república eram Lula e Dilma, respectivamente, "houve pagamento de propinas em favor de Duque e em favor de João Vaccari Neto, em nome do PT", afirma Barusco. Ele estima que neste período foram firmados aproximadamente 90 contratos de obras de grande porte entre a Petrobras e empresas coligadas e diversas construtoras, a maioria integrante de cartel.

Divisão de propinas
Indagado pela Polícia Federal (PF) sobre a sistemática divisão das propinas a partir de tais contratos, Barusco disse que quando os contratos envolviam a Diretoria de Abastecimento, o percentual cobrado de propina normalmente era de 2%, sendo 1% para Paulo Roberto Costa, 0,5% para o tesoureiro do PT João Vaccari Neto e 0,5% para Renato Duque.

Quando os contratos envolviam a Diretoria de Gás e Energia, inicialmente dirigida por Ildo Sauer e depois por Maria das Graças Foster, o percentual de propina variava entre 1% e 2%. Metade dos recursos provenientes da propina era repassada ao tesoureiro do PT, enquanto a outra metade ficava com Barusco e Renato Duque. Apesar do acordo, Barusco afirma que às vezes as propinas caíam integralmente nas mãos do Partido dos Trabalhadores.

Sauer e Graça Foster, diz Barusco, não tinham conhecimento do esquema. Ele afirmou à PF que "não tinha espaço para conversar essas coisas com Ildo Sauer e com Graça Foster".

Os mesmos percentuais de recebimento e divisão propina eram aplicados na Diretoria de Exploração e Produção. Já na Diretoria de Serviços, as propinas eram de 2%, sendo 1% destinado ao PT e o outro 1% dividido entre Barusco e Renato Duque.

Os cerca de 90 contratos de obras de grande porte, firmados entre 2003 e 2013, renderam a Barusco algo em torno de 40 milhões e 50 milhões de dólares, sendo 90% deste valor depositado nas 20 contas mantidas em seu nome e no nome de empresas situadas em paraísos fiscais. Os outros 10% eram recebidos em espécie no Brasil.

O valor recebido em dinheiro por Barusco foi pago por intermédio de operadores das construtoras Toyo, Camargo Correia, Galvão Engenharia, EIT, Contreiras, UTC, MPE, OAS, Mendes Junior, Andrade Gutierrez, Schain, Carioca e Bueno Engenharia.

Em nota oficial, o PT declara que "o partido recebe apenas doações legais e que são declaradas à Justiça Eleitoral. As novas declarações de um ex-gerente da Petrobras, divulgadas hoje, seguem a mesma linha de outras feitas em processos de 'delação premiada' e que têm como principal característica a tentativa de envolver o partido em acusações, mas não apresentam provas ou sequer indícios de irregularidades e, portanto, não merecem crédito. Os acusadores serão obrigados a responder na Justiça pelas mentiras proferidas contra o PT".

Já o advogado de Vaccari Neto "reitera que o Partido dos Trabalhadores – PT, não tem caixa dois, nem conta no exterior, que não recebe doações em dinheiro e somente recebe contribuições legais ao partido, em absoluta conformidade com a Lei, sempre prestando as respectivas contas às autoridades competentes.

Sua defesa registra ainda, que o Sr. Vaccari permanece à disposição das autoridades, para prestar todos e quaisquer esclarecimentos, e que sua condução coercitiva, desta data, entendeu-se desnecessária, pois bastaria intimá-lo, que o Sr. Vaccari comparece e presta todas as informações solicitadas, colaborando com as investigações da operação “Lava Jato”, como sempre o fez."

Fonte: Carta Capital



Crato (CE): Prefeito Ronaldo decreta ponto facultativo nos dias do Carnaval

O prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, no uso de suas atribuições decretou ponto facultativo na Prefeitura Municipal e nos seus diversos órgãos, por alusão às comemorações do Carnaval. O ponto facultativo se dá por conta da municipalidade  ter como uma das prioridades a de reestruturar a cidade, e investir em atrativos para que o Crato volte a ter importância regional, estadual e nacional.

Hoje, sexta-feira, 13, o ponto facultativo começa ao meio-dia, por conta do tradicional Desfile das Virgens, evento que dá abertura ao Carnaval no interior do Ceará. Na quarta-feira de cinzas, 18, o ponto facultativo  vai até 12 horas, funcionando a prefeitura normalmente a partir desse horário.
Excetuam-se do ponto facultativo os servidores municipais lotados em serviços essenciais, como o fornecimento regular de água e esgoto, atendimento médico-hospitalar de urgência e o Departamento Municipal de Trânsito.

Assessoria de Imprensa/PMC



Crato (CE): Secretaria de Saúde realiza ação educativa preventiva de combate a leishmaniose

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio dos setores da Estratégia de Saúde da Família e Epidemiologia realizam amanhã, 13,  pela manhã na Organização Não Governamental ONG Beatos, no Belmonte, um momento educativo de prevenção e combate a Leishmaniose.

Na ocasião será proferida palestra para a comunidade do bairro com o Dr. Walter Esmeraldo, clínico geral que irá disponibilizar informações sobre a doença. Formas de prevenção, combate e tratamento, bem como estará a postos para dúvidas e questionamentos dos presentes.

De acordo com a Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Kênia Figueiredo, a preocupação da equipe de profissionais que desenvolvem essas ações é conseguir chegar ao maior número de pessoas possível para que a comunidade fique informada e consequentemente mais forte para se prevenir e combater a leishmaniose.

A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo. A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos.

As fontes de infecção das leishmanioses são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico.

Assessoria de Imprensa/PMC



TCU decide não bloquear bens de Graça Foster

O TCU (Tribunal de Contas da União) manteve ontem a decisão de deixar a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, fora da lista de ex-diretores da empresa que ficarão com os bens bloqueados para ressarcir prejuízos apontados pelo órgão de controle na compra da refinaria de Pasadena (EUA).

Em agosto do ano passado, os ministros analisaram um recurso da Petrobras em relação ao processo da compra de Pasadena que pedia para que não fossem bloqueados os bens de 12 ex-diretores responsabilizados pelos prejuízos de quase R$ 2 bilhões na compra da refinaria.

Dos oito ministros que tinham direito a voto, cinco já haviam votado em agosto por estender a Graça Foster o bloqueio de bens que sofreram a maioria dos outros diretores responsabilizados pelo caso --entre eles, o ex-presidente José Sérgio Gabrielli.

Mas, antes de terminar a votação em agosto, o ministro Aroldo Cedraz pediu vista do processo e só o devolveu ao relator no fim do ano passado. Ele apresentou uma posição divergente da de outros dois ministros que estavam votando em agosto. Para ele, não há elementos para bloquear os bens.

Os argumentos de Cedraz, contudo, não foram suficientes para mudar os votos dos outros ministros. Eles mantiveram a decisão de agosto passado de não bloquear os bens de Foster.

Estão com bens bloqueados José Sérgio Gabrielli, Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa, Almir Barbassa, Renato Duque, Guilherme Estrella, Ildo Sauer, Luiz Carlos Moreira da Silva, Gustavo Tardin Barbosa e Alberto da Fonseca Guimarães.

Fonte: O Povo (com agências)



UFC: Anderson Silva testa positivo para novo exame antidoping

Oito dias depois de ser flagrado no exame antidoping pelo uso dos anabolizantes drostanolona e androsterona, Anderson Silva voltou a testar positivo para substâncias proibidas. O resultado do exame antidoping feito pelo lutador no dia 31 de janeiro, data de sua vitória sobre Nick Diaz no UFC 183, em Las Vegas, nos Estados Unidos, deu positivo. O exame ainda não foi oficialmente divulgado pela Comissão Atlética de Nevada, mas seu resultado foi antecipado pelo site especializado "MMA Junkie". As substâncias encontradas no exame não foram divulgadas.

Este é o segundo resultado positivo em três exames realizados por Anderson Silva. O primeiro aconteceu no dia 9 de janeiro, quando Anderson foi flagrado pela primeira vez no antidoping. Em outro exame, feito em 19 de janeiro, não foram encontradas substâncias proibidas no sangue do lutador brasileiro.

Com o novo resultado positivo, Anderson deve ser suspenso por um período entre nove meses e dois anos. Isso pode até abreviar o fim de sua carreira, já que o Spider tem 39 anos e havia revelado após a luta contra Nick Diaz que a família lhe pedira para se aposentar. Logo após a divulgação do primeiro caso de doping, Anderson disse que iria se pronunciar "no momento exato".

O Spider também foi afastado do reality show TUF Brasil 4, do qual seria um dos treinadores. Ele foi substituído pelo amigo Rodrigo Minotauro. O afastamento do programa, veiculado pela TV Globo, foi um pedido da Comissão Atlética de Nevada (EUA).

Depoimento na terça
Anderson poderá pedir a contraprova desse novo exame até o dia 3 de março, mas o novo resultado positivo praticamente sepulta as suas chances de ser absolvido. Quando o primeiro teste deu positivo, Anderson pediu que a contraprova do seu exame fosse feita em outro laboratório que não o Sports Medicine Research & Testin Laboratory (SMRTL), onde foi feito o teste do lutador. Mas a solicitação foi negada porque isso não atendia aos padrões determinados pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

Na próxima terça-feira, Anderson será ouvido pela comissão de Nevada. Esta será a primeira etapa do julgamento do lutador. A tendência é que o Spider peca a bolsa da luta de cerca de US$ 800 mil (R$ 2,295 milhões) e tenha o resultado do combate alterado de vitória para "sem resultado", pois o seu adversário também foi flagrado no exame antidoping, mas pelo uso de maconha.

Fonte: O Globo



AddThis