Câncer de mama tem cura? Especialista responde

Todo o câncer de mama é tratável, mas nem todos são curáveis. A depender da fase em que o tumor foi diagnosticado (o que chamamos de estadiamento) o médico ou médica utilizará estratégias diferentes para melhor tratar o paciente. A depender do estadiamento, o foco do tratamento oncológico poderá ser com intuito curativo ou paliativo.

O tratamento com intuito curativo: se aplica quando os tumores estão localizados na mama e até mesmo com metástase axilar (metástase regional), mas que não atingiram outros órgãos (metástase sistêmica).

Nesta circunstância o foco é curar o paciente, e o médico utilizará o tratamento oncológico máximo. Cirurgia é o tratamento principal, no entanto, quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia são os tratamentos utilizados a depender do grau de necessidade e da indicação médica (nem todos os pacientes vão precisar de todas as modalidades acima mencionadas de tratamento).

Já o tratamento com intuito paliativo: é a estratégia utilizada para os pacientes que apresentam doença metastática sistêmica (espalhamento pelo sangue das células tumorais originadas da mama para outros órgãos com: ossos, pulmão, pleura, fígado, etc.).

Nesta fase dificilmente a doença poderá ser curada efetivamente, mas poderá ser muito bem controlada. Fator muito importante neste tópico é o volume de doença que o paciente tem, ou seja, o grau de contaminação dos órgãos envolvidos (o que chamamos de carga tumoral). Como exemplo citamos: o número de nódulos metastáticos presentes, o tamanho destes nódulos, o número de locais acometidos (fígado isolado; fígado + pulmão; fígado + pulmão + osso) e a condição clínica do paciente. Quanto menor a carga tumoral melhor será o controle deste paciente. Nestes casos, o foco primordial do tratamento é aumentar a sobrevida, reduzir os sintomas (dor, falta de ar, perda de apetite, perda de peso) e melhora/preservar a qualidade de vida dos pacientes.

Ou seja, mesmo para os pacientes com doença em fase metastática sistêmica temos tratamento a oferecer. O foco aqui é cronificar a doença permitindo que a paciente viva o maior tempo e da melhor forma possível.

Quando um câncer está curado?
Este assunto é bastante controverso. Antes havia a ideia do "número mágico" de 5 anos após o tratamento, o que, muitas vezes, esta relacionado com término da hormonioterapia (que em geral dura 5 anos). É verdade que a maioria das recidivas ocorre nos cinco primeiros anos após o tratamento, mas nos dias de hoje entendemos que o tumor de mama pode apresentar recidivas tardias (após cinco ou mesmo 10 anos do tratamento inicial) na dependência do tipo biológico do tumor.

Logo, este número de cinco anos já não pode ser aplicado nos dias de hoje de forma rigorosa, necessitando sim um controle médico periódico por toda a vida, ao menos uma vez ao ano após este período de cinco anos. Reforçamos que este controle médico anual já é o mínimo que uma mulher após os 40 anos de idade necessita realizar com o mastologista/cirurgião oncologista (mesmo sem diagnóstico prévio de câncer) conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica.

Bem, mas as pacientes não precisam viver com o fantasma da possibilidade de recidiva pela vida toda, uma vez que esse medo impedirá o pleno objetivo do tratamento médico que é que os pacientes vivam bem. O nosso entendimento atual é que o paciente deve se sentir curado logo após o término do tratamento cirúrgico e término da quimioterapia/radioterapia, uma vez que não mais exista evidência de doença. Ou seja, o paciente deve tão logo quanto possível aproveitar toda a plenitude de sua vida já na fase pós-tratamento, e não esperar os 5 anos para começar a aproveitar a vida novamente. Mas deve sempre manter um estreito controle médico.

Caso o tumor retorne algum dia (recidiva), a depender se esta recidiva ocorreu na mama, na axila ou em algum outro órgão, o tratamento seria reiniciado valendo as estratégias de tratamento comentadas no inicio do texto.

O câncer de mama, assim como todos os demais tumores, terá sua maior chance de cura quanto mais precocemente for diagnosticado, ou seja, quanto menor for o tamanho do nódulo mamário no momento do diagnóstico, associado a ausência de metástase nos gânglios da axila e ausência de metástase nos demais órgãos.

Outro critério cada mais vez em destaque é o subtipo do câncer de mama. Nem todos os tumores de mama são iguais. Existem tumorais mais agressivos e tumores menos agressivos, é o que chamamos de comportamento biológico do tumor. Para tumores de comportamento biológico menos agressivo as chances de cura serão maiores, e para aqueles de comportamento biológico mais agressivo as chances de cura serão menores.

Evitando a recidiva
Os principais cuidados para o tumor não voltar (recidiva) consistem em, primordialmente, realizar o tratamento médico correto e adequado (cirurgia, quimioterapia e/ou hormonioterapia, radioterapia, etc) na dependência da indicação médica. Ou seja, é o grau de adesão do paciente ao tratamento oncológico. A paciente não deve abandonar o tratamento no meio, deve se envolver com o tratamento e seguir as recomendações médicas.

Os principais fatores relacionados à redução do risco de recorrência tumoral, associado a realização do tratamento oncológico acima mencionados são:
  • Controle adequado de peso, uma vez que pacientes com obesidade apresentam mais recidivas que pacientes magras;
  • Prática de atividade física regular;
  • Alimentação adequada;
  • Hábitos saudáveis de vida;
  • Não utilização de anticoncepcional oral ou de terapia de reposição hormonal;
  • Redução ou parada do consumo de bebida alcoólica;
  • Redução ou parada do tabagismo.
Chamamos aqui a atenção para a gravidez. A gravidez já foi tida anteriormente como um fator que piorava a sobrevida das pacientes que tiveram câncer de mama, mas hoje em dia já é vista como algo possível e sem piora na sobrevida das pacientes. Para aquelas pacientes que desejam fortemente engravidar após o tratamento do câncer de mama, será necessária uma conversa muito específica com seu médico ou médica para entender o risco primário da doença voltar (baseado no estadiamento inicial) e a suspensão da hormonioterapia para aquelas que estão utilizando esta modalidade de tratamento. Para isso, será necessária uma avaliação multidisciplinar envolvendo mastologia/cirurgião oncologista, oncologista clínico e ginecologista/obstetra.

Em resumo, todas as pacientes são tratáveis e este tratamento irá depender da fase em que o tumor foi diagnosticado. O tratamento sempre terá o objetivo de cuidar bem do ser humano e ofertar a ele o melhor método disponível para que possa ser efetivamente curado, ou para aqueles casos em que a cura não seja possível, que ele possa viver com dignidade e com qualidade de vida pelo maior tempo possível.

Por: Dr. Wesley Pereira Andrade, mastologista - CRM 122593/SP

Fonte: Minha Vida

Rede de Afiliados PreçoDe



Cid Gomes anuncia consulta pública para a criação do 'Enem online'

O ministro da Educação, Cid Gomes, anunciou nesta sexta-feira (30) que vai abrir uma consulta pública nos próximos dias para debater a construção de um formato de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) online. No último dia 13, ele já havia anunciado que pretende reformatar o exame do MEC para que a prova não seja mais realizada em um único fim de semana por ano, mas "toda hora, todo dia".

De acordo com o ministro, a ideia é que o banco de dados que contém as questões usadas nas provas do Enem seja expandido ao ponto de ter um número de itens suficiente para que várias provas sejam criadas seguindo a mesma metodologia de avaliação do exame.

"Imagina se o Ministério da Educação tiver, e isso sem nenhum cuidado com sigilo, oito mil quesitos de cada um dos temas, listados, colocados a julgamento público para que todos possam contestar. Se eu tiver esse banco de dados, ele pode ficar aberto ao público. Isso é fonte de estudo", explicou Gomes, destacando que será necessário abranger todos os temas e suas subdivisões, graduados em perguntas fáceis, médias e mais complexas. Além disso, o conjunto de itens de cada prova terá que aferir o mesmo conhecimento dos alunos.

Mais questões, menos fraude
Segundo o ministro, o pré-requisito para que o MEC concretize o 'Enem online' é continuar expandindo o banco de questões. Ele não afirmou quantas questões atualmente já existem no banco, mas diz que o objetivo é que ele chegue a 32 mil questões, incluindo oito mil questões de cada uma das quatros provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática).

"Se a pessoa for capaz de decorar sem aprender oito mil questões de cada área, 32 mil quesitos no total, a pessoa é um gênio", exemplificou Gomes, ressaltando que esse formato ajudaria inclusive a minimizar a possibilidade de fraudes no exame, já que não existiria mais a necessidade de vazamento de questões de uma prova específica.

Logo após a definição do banco de dados com as perguntas, o ministro diz que será necessário definir os locais de aplicação do exame, para que não haja o risco de terceiros realizarem a prova para o candidato. "O terminal do computador vai recolher uma pergunta do banco de dados de cada um dos temas, mas sempre uma pergunta diferente. Um estudante está aqui fazendo uma prova e o que está do lado estará fazendo uma prova totalmente diferente. Claro que a gente tem que ter estruturas seguras, pois a pessoa pode levar um outro", afirmou o ministro.

Infraestrutura
Após a consulta pública para a criação do banco, será preciso orçar uma infraestrutura que seja capaz de disponibilizar a provas para os estudantes que estão concluindo o ensino médio dentro de um período específico do ano. Os demais candidatos que quiserem testar conhecimento, poderão realizar a prova em qualquer período.

O modelo de aplicação das provas objetivas sugerido pelo ministro se assemelha ao SAT, o exame de admissão para as universidades dos Estados Unidos.

Para a aplicação da prova de redação, o ministro destacou que será preciso criar mecanismos diferentes, já que a mesma precisa ser corrigida.

De acordo com Gomes, tudo que será feito na sua gestão à frente do Ministério da Educação será colocado em discussão para posteriormente ser aberta uma consulta pública, o que, segundo ele, dará transparência aos processos. A abertura da consulta pública sobre a proposta será feita em fevereiro. Serão aceitas propostas de questões e quesitos para acréscimo ao banco de itens. "Tenho que ter o envio de quesitos, depois tenho que validar esses quesitos", explicou ele.

"O Enem é um processo irreversível, mas que no início teve muito antagonismo na sua implementação. De alguma forma ele feriu muitos interesses. O Enem é a forma mais democrática, mais racional, mais humana que a gente pode oferecer a nossa juventude que conclui o terceiro ano do ensino médio", acrescentou o ministro.

Fonte: G1 

Rede de Afiliados PreçoDe



Aumento de impostos sobre combustíveis começa a valer neste domingo (1)

A partir deste domingo (1º) começa a valer o decreto do governo federal que altera as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina e o óleo diesel. O aumento dos dois tributos corresponderá a R$ 0,22 por litro da gasolina e R$ 0,15 por litro do diesel, segundo o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina e o óleo diesel aumentará no dia 1º de maio, quando poderá haver a redução do PIS e da Cofins. As medidas fazem parte do aumento de tributos anunciado na semana passada pelo governo, que espera obter R$ 12,2 bilhões com a arrecadação.

A Petrobras informou que irá repassar o aumento dos tributos para o preço dos principais derivados do petróleo nas refinarias. A elevação preço para o consumidor nos postos de combustíveis irá depender da decisão de cada estabelecimento, e deve ocorrer à medida em que os estoques atuais forem renovados.

Fonte: Agência Brasil

Rede de Afiliados PreçoDe



Estado iniciou 20 obras para refinaria descartada

O governo estadual realizou 20 ações em prol da instalação da refinaria da Petrobras no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), segundo aponta levantamento feito pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). A posição do Estado é de ainda "brigar" pela unidade de refino, mas considera que, no caso de esta, de fato, não vir a ser concretizada, todas as obras já empreendidas com vistas à Premium II "podem ser utilizadas por outros empreendimentos, que tenham o mesmo porte".

A Seinfra afirma ainda que estudos e pesquisas a este respeito já estão sendo iniciados. O valor total realmente gasto com essas ações ainda não foi quantificado. Conforme a secretaria, o montante de recursos já pagos está sendo atualizado, projeto por projeto, até para se ter um valor fechado, através do qual o governo possa vir a cobrar por parte da estatal.

A Petrobras já se comprometeu, conforme dito no documento de suas demonstrações contábeis, a adotar as providências necessárias para mitigar o impacto do cancelamento do projeto para os governos estaduais e municipais.

Investimentos
Dos 20 projetos, seis deles estão ligados à expansão do Porto do Pecém, a maior parte relacionada às obras já em execução no terminal portuário, que passa por sua segunda expansão. A construção da ponte de acesso do terminal e da ampliação do quebra-mar estão diretamente ligados à refinaria. Também houve gastos na elaboração da terceira expansão do porto, que ainda seria licitada.

Além destes, há as desapropriações em toda a área da refinaria, que somava quase dois mil hectares, mais precisamente, 1.954 hectares, além de áreas para a instalação de linhas de transmissão, faixa de dutos e oleodutos e para o desvio da CE-085, que, em seu traçado original, passava por dentro da área escolhida pela Petrobras para abrigar a refinaria.

Despesas
Também estão incluídos os dispêndios com o convênio para a construção da Reserva Indígena Taba dos Anacé, cujas obras se encontram em execução. E deverão ser concluídas - pelo menos este é o posicionamento atual,- conforme garantiu o governo do Estado, por meio da Seinfra. Esta e quaisquer outras obras em andamento.

"Acerca dos questionamentos sobre o andamento das obras no Complexo Industrial e Portuário do Pecém - CIPP, que tenham relação com a instalação, pela Petrobras, da Refinaria Premium II, a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) afirma que todas elas seguem dentro do cronograma normal estipulado para elas, não havendo nenhum indício de paralisação das mesmas".

"A Secretaria, junto com outros órgãos do Governo precisa de uma análise mais profunda sobre o anúncio de que a estatal suspenderia a instalação do empreendimento no Ceará, para que medidas mais concretas sejam tomadas. A Seinfra lembra que outras ações estão em andamento, mas essas dizem respeito à Petrobras, por isso, apenas a estatal pode se pronunciar a respeito das mesmas", acrescentou.

O governador Camilo Santana ontem reiterou que buscará alternativas para dar continuidade ao projeto da refinaria.

SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Rede de Afiliados PreçoDe



Por causa de corrupção, Petrobrás tem todas as notas de crédito rebaixadas

A Petrobrás, por causa de "preocupações sobre investigações de corrupção", teve "todos os ratings" de avaliação de risco rebaixados pela agência Moody's - informa nota publicada no site da agência. Foi o terceiro rebaixamento da empresa em quatro meses, desta vez, abrangendo, diz a Moody's, todos os fatores de confiança aos investidores.

A Moody's também levou em consideração "pressões de liquidez que possam resultar de atrasos na entrega de demonstrações financeiras auditadas".

A empresa está envolvida em denúncias de corrupção, investigadas pela Operação Lava Jato. Por causa disso, após alguns adiamentos, divulgou apenas nesta semana seu balanço contábil, mas sem condições de levar em consideração supostos desvios de seus diretores.

Entre os itens mais relevantes rebaixados, estão a a dívida não garantida da empresa, que sofreu rebaixamento de de Baa2 para Baa3, e a avaliação básica de crédito, de ba1 para ba2.

A Moody's manteve os ratings da Petrobrás sob revisão para um possível novo rebaixamento.

Até o momento, a Petrobrás não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: Estadão

Rede de Afiliados PreçoDe



Prefeituras gastarão com Carnaval, 60% a menos em 2015

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concluiu a operação especial de fiscalização nas prefeituras do Ceará que teve por objetivo analisar o ordenamento de despesas, licitações e contratações de bandas e serviços de estrutura para festividades carnavalescas. De acordo com o órgão, 19 cidades vão promover o Carnaval. O investimento total será de R$ 9,3 milhões. Essa quantia é inferior 60,42% do que foi gasto em 2014, quando foram registradas despesas de R$ 23,5 milhões.

Conforme o levantamento do TCM, 29 municípios não vão realizar festejos com aplicação de recursos públicos e tentar atrair a iniciativa privada. Quatro dos que foram fiscalizados ainda não decidiram sobre a realização do Carnaval: Ipu, Itapipoca, Maracanaú e Pindoretama. O órgão acompanhou 52 municípios e fiscalizou 47 com a presença de técnicos nas cidades.

O rigor da fiscalização do TCM, a crise financeira que as prefeituras vêm atravessando e o agravamento do quadro de estiagem impulsionaram os gestores a desistirem da realização do Carnaval. Na região Centro-Sul, a Prefeitura de Acopiara, que em 2014 promoveu seis dias de folia, inovando com o Caldo da Ressaca, servido em uma panela gigante, foi uma delas. A gestão ainda tentou transferir a festa para a iniciativa privada, mas não houve interessados.

A Prefeitura de Várzea Alegre anunciou que haverá Carnaval, mas realizado com recursos privados. Depois da presença de fiscais do TCM, o prefeito Vanderlei Freira desistiu de promover o evento e até mesmo de conceder verbas de apoio para o desfile das tradicionais escolas de samba - Unidos do Roçado de Dentro e Mocidade Independente do Sanharol. Os festejos foram transferidos para a iniciativa privada.

A autorização para a cessão de espaço público para a exploração da festa de Carnaval veio nesta semana em apertada votação na Câmara de Vereadores. Por seis a cinco, os vereadores da bancada de situação aprovaram a proposta. Dessa forma, haverá festejos no Parque Cívico São Raimundo Nonato, instalação de camarotes, arquibancadas, iluminação e som para os shows e desfiles das agremiações carnavalescas. Todo o investimento será de empresários. Está prevista a cobrança de uma taxa de R$ 5,00 para o acesso dos foliões às apresentações das bandas.

O balanço do TCM concluído na quinta-feira mostra que 19 municípios devem realizar festividades com recursos públicos: Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Camocim, Carnaubal, Cascavel, Fortim, Granja, Horizonte, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Pacoti, Palhano, Paraipaba, Paracuru, São Benedito, São Gonçalo do Amarante e Tianguá.

Os dados do TCM apontam também que 29 municípios não irão realizar festividades: Acopiara, Aracoiaba, Baturité, Barbalha, Beberibe, Bela Cruz, Caucaia, Coreaú, Crato, Eusébio, Guaramiranga, Iguatu, Itarema, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Mauriti, Massapê, Moraújo, Mulungu, Orós, Pacajus, Palmácia, Russas, São Luis do Curu, Sobral, Trairi, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Segundo o TCM, Icapuí, que se encontrava no rol dos indefinidos, lançou edital para a realização de festividades no valor de R$ 327.637,57. Granja retificou o edital alterando o valor estimado de R$ 360 mil para R$ 440.900,00. Cascavel disponibilizou seus dois editais passando o valor inicialmente informado de R$ 400 mil para R$ 511.143,59.

Lanches
Já Aracati disponibilizou a licitação relativa ao fornecimento de lanches e refeições na quantia de R$ 165.400,00, agregando ao valor de R$ 1.880.300,00, passando assim para R$ 2.045.700,00. Por sua vez, Pacoti alterou o valor inicialmente divulgado de R$ 100 mil para R$ 123.666,77.

O presidente do TCM, Francisco Aguiar, voltou a lembrar o cenário de dificuldades econômicas que os municípios atravessam, o quadro de estiagem e a necessidade de priorizar a aplicação de recursos públicos em atendimento às necessidades da população. "Não se justifica uma cidade em crise promover Carnaval. A população entende se houver essa decisão". Aguiar lembrou que os prefeitos reclamam da queda de arrecadação, dos repasses das verbas do governo federal e do estadual.

Mais informações
Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)
Fone: (85) 3218-1305

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Rede de Afiliados PreçoDe



Processo contra Camilo é arquivado no TRE

Na última sessão presidida pela desembargadora Iracema do Vale, realizada ontem, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) rejeitaram por unanimidade um recurso interposto pela Procuradoria Regional Eleitoral contra o arquivamento de uma ação que solicitava a cassação do diploma do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela e do deputado estadual reeleito e atual secretário das Cidades, Ivo Gomes.

Ontem, a desembargadora Iracema do Vale se despediu da presidência do Tribunal Regional Eleitoral, já que toma posse hoje como presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará em solenidade prevista para 16h. O governador Camilo Santana confirmou a presença no ato. A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, também deve participar.

Durante a última sessão como presidente, Iracema do Vale fez um discurso de despedida e também ouviu homenagens dos servidores e juízes. "Gosto de gente, do abraço, do contato e espero realizar no TJ o que fiz aqui no TRE", frisou.

Quanto à ação arquivada, ainda no dia 18 de dezembro do ano passado o procurador Rômulo Conrado ajuizou com acusações de que se teria utilizado a máquina pública para beneficiar as candidaturas de Camilo Santana e Izolda Cela. No processo, a Procuradoria alegou que a titular da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação em Senador Pompeu, Erenice dos Santos, teria se aproveitado do poder hierárquico para pressionar os demais servidores a se envolver na campanha em defesa dos candidatos citados.

A inclusão de Ivo Gomes como réu ocorreu devido às acusações de que a Secretaria Municipal de Educação, órgão em que ele atuou como secretário, também foi utilizada para beneficiar as candidaturas de Camilo Santana e Izolda Cela.

"De fato, verifica-se forte empenho de Coordenadores de CREDEs (Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação) em organizar reuniões e mobilizar pessoas da área educacional - inclusive alunos da rede estadual - com o propósito de pedir votos para Camilo e Izolda, entregar material de campanha dos referidos candidatos e "persuadir" (ou melhor pressionar) servidores e terceirizados (e até mesmo alunos) a votar neles e a declarar seu apoio às suas candidaturas", destaca o texto da ação ajuizada.

O relator do processo, desembargador Abelardo Benevides, em decisão monocrática ainda no dia 6 de janeiro, julgou como improcedente ao argumentar que não constatou elementos suficientes para confirmar a prática da conduta vedada e ainda justificou que a participação dos servidores na campanha eleitoral dos candidatos citados ocorreu fora do horário de trabalho.

"Eu arquivei monocraticamente, porque uma diretora de escola não pode fazer campanha, mas num sábado ou domingo, ela pode, como qualquer cidadão. Infelizmente, não é lá muito ético, mas não é ilegal. O cidadão fora do horário de trabalho dele pode se manifestar, salvo algumas pessoas não têm esse direito. Os juízes, por exemplo, não podem", explicou o desembargador Abelardo Benevides.

Unânime
Na última segunda-feira, no entanto, a Procuradoria Regional Eleitoral recorreu com um agravo regimental, obrigando o desembargador a submeter ao Pleno a decisão democrática. De forma unânime, os juízes concordaram com o argumento de Abelardo Benevides, acompanhando o voto do relator.

Além desse processo, o procurador regional eleitoral aguarda a apreciação de outras duas ações ajuizadas por ele em que também solicita a imposição de sanções que podem resultar na cassação de diploma devido a denúncias de captação ilícita de sufrágio durante as eleições.

No lugar de Iracema do Vale, quem já assume hoje o cargo de presidente do TRE é o desembargador Abelardo Benevides em solenidade prevista para iniciar às 9h. "Nós vamos empreender um trabalho de continuidade, prosseguindo com as atividades da Justiça Eleitoral. Evidentemente que cada um tem as suas características, o seu perfil, acrescentando uma coisa ali e outra aqui, mas com o propósito de melhorar cada vez mais a atuação", promete o novo presidente do órgão.

O desembargador Abelardo Benevides também assegurou o compromisso com a agilidade nos julgamentos sem comprometer a cautela necessária. "Nós continuaremos trabalhando permanentemente, dando respostas no menor tempo possível, sem atropelos", garantiu.

Fonte: Diário do Nordeste

Rede de Afiliados PreçoDe



As sete coisas mais estranhas proibidas em cinemas

Uma das maiores batalhas do ser humano no mundo atual é o compartilhamento livre de informações, e isso se torna difícil porque muitos órgãos, institutos, estados e países censuram os produtores de conteúdo. Contudo, às vezes coisas simples como a cor amarela ou algumas salsichas são censuradas por aí. Calma, você já vai entender o porquê.

Cinemas pelo mundo costumam cortar várias ideias de diretores e roteiristas. As principais alegações são de que os filmes ou imagens poderiam causar problemas maiores — como se todas as pessoas que assistem ao Rambo fossem metralhar seus inimigos sem dó.

No meio dessas restrições, você também encontra algumas realmente ridículas. Abaixo, está uma compilação das mais estranhas. Confira.

1. China proíbe viagens no tempo
Em 2011, a China fez um movimento que chateou os fãs de “De Volta para o Futuro”. Ela anunciou diversas restrições para filmes e programas televisivos; entre elas estavam a viagem no tempo. O país alega que isso abriria possibilidade para televisionar "mitos, monstros e plots estranhos, que usam táticas absurdas e até promovem feudalismo, superstição, fatalismo e reencarnação".

Outras restrições no país incluem temas que fazem parte de muitos filmes por aí, como "uso de drogas, apostas, suicídio, abuso sexual e prostituição".

2. Nunchakus, shurikens e linguiças
Quem não gosta das porradas sensacionais nos filmes de Bruce Lee? O Reino Unido, e ainda deixou claro com o banimento de armas que aparecem nos filmes do ágil lutador.

Quando “Operação Dragão” chegou aos cinemas em 1973, o BBFC (British Board of Film Classification) proibiu a exibição da película por causa de violência e armas como nunchakus e shurikens. Na época, o órgão temia que as pessoas comprassem essas armas brancas com facilidade por causa do "hype" — então a melhor maneira para eles foi impedir a veiculação do filme.

A história fica mais absurda em 1991. O BBFC cortou uma cena de Tartarugas Ninjas em que um dos personagens segura uma corda de linguiças e imita o movimento de nunchakus. Só faltavam proibir a exibição de salsichas agora, não?

A restrição absurda foi revogada totalmente em 1999.

3. Claire Danes fora das Filipinas
Claire Danes é uma atriz norte-americana mais conhecida por aqui pela participação em “Homeland”. Uma declaração dada por ela nos anos 90 pegou mal, tão mal que seus filmes e programas foram proibidos em um país.

A atriz estava em Manila, nas Filipinas, gravando cenas para Brokedown Palace. Após o término, ela voltou aos EUA e cedeu uma entrevista em que a perguntaram como foi a experiência. As respostas não foram agradáveis: "É uma cidade estranha e medonha", disse Danes. Não percebendo o desconforto que essa frase causou, a atriz continuou: "Ela cheirava a baratas. Tinha ratos em todos os lugares e não havia sistema de esgoto; além das pessoas, que não tinham nada — sem braços, sem pernas e sem olhos".

Danes pegou pesado, e a sua declaração enfureceu o público e as autoridades locais. Na época, o presidente filipino Joseph Estrada baniu a atriz de voltar ao país e também proibiu seus filmes de serem exibidos nos cinemas locais. Alguns tempo depois, Danes pediu desculpas por suas frases, mas provavelmente já era tarde demais.

4. Adeus, amarelo e vermelho
O espectro de cores que conseguimos enxergar, dependendo do ponto de vista, é bem vasto. Contudo, duas cores não passaram no crivo de Myanmar (ou Birmânia) e são proibidas de aparecerem em filmes. São elas amarelo e vermelho.

Não há qualquer razão para isso, e até agora, ninguém sabe o motivo da proibição. Mas ela funciona. Tanto que o filme “The Simpsons”, lançado em 2007, não foi exibido no país por causa da cor amarela predominante.

5. Na Coreia do Norte não teve fim do mundo
Em 2009, o filme 2012 foi lançado no "hype" sobre o fim do mundo. Acontece que no mesmo ano era o centenário do nascimento de Kim-II-sung, líder norte-coreano que morreu em 1994 e ainda é lembrado como "Líder Eterno". Então, o comandante da época, Kim Jong-il, proibiu o filme e disse que em 2012 eles "abririam os grandes portais e se tornariam uma superpotência".

6. A Vida de Brian
Um dos melhores clássicos da comédia no mundo é “A Vida de Brian”, do Monty Python. Puro humor, o filme não agradou a comunidade católica de Aberystwyth, no País de Gales, que baniu a película por blasfêmia na época de seu lançamento.

Contudo, em 2009, a proibição foi retirada, e o filme foi veiculado nos cinemas locais. O mais engraçado é que a ação partiu da prefeita da cidade, Sue Jones-Davis. Sue participou do filme fazendo o papel da namorada de Brian, Judith Iscariot.

7. A pior censura de todas
A Arábia Saudita talvez tenha a pior forma de censura de todas — se é possível medir. Salas de cinemas públicos foram proibidas desde os anos 80, acabando com a forma de arte na região.

Para tentar contornar isso, alguns diretores e produtores de conteúdo utilizam o YouTube para lançar seus vídeos.

Fonte: Mega Curioso (Via Mashable)

Rede de Afiliados PreçoDe



Começa a distribuição de sementes do Projeto Hora de Plantar

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) iniciou a distribuição de sementes e mudas do Projeto Hora de Plantar. Segundo o coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA, Itamar Lemos, a distribuição vai começar pela Região do Cariri. Os escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) fazem a distribuição das sementes. "Até o fim desta semana todos os escritórios do Cariri receberão as sementes e farão a distribuição para os agricultores", afirmou.

Até o fim desta semana, todos os armazéns regionais de sementes do Ceará farão a distribuição para os escritórios locais da Ematerce em todas as regiões e a previsão é que ao fim de fevereiro todos os agricultores já tenham recebido as sementes.

Em 2015, o Hora de Plantar está investindo mais de R$ 19 milhões, atendendo a mais de 132 mil agricultores familiares. A previsão é distribuir mais de 3,5 mil toneladas de sementes destacando milho, feijão, sorgo, algodão, caju anão-precoce, gergelim, além de manivas de mandioca e palma forrageira e mudas de cajueiro anão-preococe. "Recebemos as demandas dos municípios, por meio da Ematerce, dos sindicatos rurais e das prefeituras", reforçou o coordenador. O Estado distribui a semente e, no fim do plantio, os agricultores pagam a metade do valor das sementes recebidas.

Itamar Lemos destaca também a nova alternativa do Hora de Plantar: a distribuição de essências florestais, nativas e exóticas, em consonância com o Plano ABC - Agricultura de Baixo Carbono, contribuindo para o reflorestamento de áreas desmatadas, a melhoria na recomposição das matas ciliares, redução da desertificação e favorecer os agricultores familiares no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Serão distribuídas 26.000 mudas de essências nativas e 79.140 mudas de essências exóticas.

O Hora de Plantar, desde o início de 2007, atendeu em média 138 mil agricultores familiares por ano, distribuindo 31 mil toneladas de sementes somente de milho, mamona e feijão. Desde 2007 foram investidos no programa R$ 118 milhões, somente com recursos do Estado.

Ainda pelo Projeto Hora de Plantar, o Estado distribuiu 19,5 milhões de raquetes de palma forrageira, atendendo a mais de 2 mil agricultores com investimento de mais de R$ 3 milhões. Além disso, foram distribuídas, manivas de mandioca, palma-forrageira e mudas de cajueiro anão-precoce. O lançamento será no próximo dia 4, em Campos Sales, pela manhã.

Fonte: Diário do Nordeste

Rede de Afiliados PreçoDe



Roberto Carlos fala sobre polêmica envolvendo Tim Maia

Após polêmica sobre cena cortada na minissérie global que retrata a vida e carreira do cantor Tim Maia, Roberto Carlos se pronuncia afirmando que sempre teve respeito pelo colega de profissão.

O “rei” comentou em entrevista nesta semana que muita coisa revelada no filme do diretor Mauro Lima, lançado em 2014 sobre Tim, ele não sabia porque não viu acontecer. “Aquele negócio de jogar o dinheiro, eu nunca soube disso. Eu sempre tive o maior respeito pelo Tim, e não teria admitido que ninguém fizesse aquilo com ele”, declarou.

A cena a que Roberto se refere retrata um momento em que Tim Maia procura pela ajuda do amigo, mas é recebido com desdém. O filme mostra Roberto Carlos orientando um de seus seguranças a dar dinheiro à Tim Maia. O homem então amassa as notas e as joga no chão, ao oferecê-las ao cantor.

Na minissérie exibida pela Rede Globo, baseada no filme de Mauro Lima, a cena não foi ao ar. A emissora optou por colocar um depoimento de Roberto falando sobre o “síndico”, em que alega inclusive ter ajudado no início da carreia de Tim Maia.

O corte incomodou muitos fãs e telespectadores que haviam conferido a versão do filme. Nas redes sociais, houve muita reclamação sobre a forma como a relação dos dois cantores, que conviveram durante a juventude no Rio de Janeiro, foi abordada na TV.

Fonte: O Povo



Aluno de 14 anos consegue na Justiça direito de fazer curso de medicina

O juiz titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabaiana (SE), Alberto Romeu Gouveia Leite, concedeu nesta quarta-feira (28), em caráter liminar, o direito de José Victor Menezes Teles, 14, de fazer o teste de certificação de conclusão do ensino médio pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) de Sergipe.

O menino fez a prova, obteve os pontos necessários e, agora, tem o ensino médio completo.

José Victor passou em medicina na UFS (Universidade Federal de Sergipe), mas não poderia se matricular sem essa certificação. Ele foi aprovado com base em sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado).

O certificado, por sua vez, poderia ser concedido pela secretaria estadual de Educação que, por lei, não estava impedida. Apenas jovens com mais de 18 anos, com pontuação de 450 e que não tenham zero na redação, podem pedir um certificação pelo Enem.

Para o magistrado, negar a oportunidade a José Victor teria "efeitos prejudiciais" na vida estudantil e até profissional do adolescente. Caso a secretaria não acatasse a decisão, a Justiça lhe cobraria multa diária de R$ 500.

A assessoria de comunicação da SEED informou que o órgão não recorrerá da decisão.

"Estou muito feliz pela dedicação dele. Todo mérito é dele", disse José Mendonça, pai do garoto.

Fonte: UOL



Vai beijar muito no Carnaval? Veja os riscos para a sua saúde

Beijar faz tão parte da festa de Carnaval quanto o samba, o axé, o frevo e as marchinhas. Além de liberar endorfina -- hormônio que dá sensação de prazer e bem-estar --, um beijo "bem dado" pode até queimar, em média, 12 calorias. Mesmo com tantos benefícios, beijar também tem suas "desvantagens", se é que podemos falar assim... É que algumas doenças são transmitidas justamente pela boca e saliva, portanto, as chances de quem beija muito - e muitas pessoas diferentes - ser infectado é maior. Por outro lado, nenhuma dessas doenças é grave.

A mais comum delas é a mononucleose -- que também é conhecida como doença do beijo -- e é causada pelo vírus Epstein-Baar que se aloja na região da amígdala. Os principais sintomas da doença, segundo a infectologista Eliane Tiemi Iokote, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, podem ser confundidos com o de uma virose qualquer, pois são febre alta, dor de garganta, de cabeça, dores musculares e ínguas.

Celso Granato, infectologista do Fleury Medicina e Saúde, conta ainda que algumas pessoas infectadas podem apresentar vermelhidão pelo corpo, semelhante ao que ocorre no sarampo e na rubéola, e icterícia (cor amarela da pele e do branco dos olhos).

"A mononucleose não é uma doença que dura apenas dois ou três dias, às vezes, o paciente pode sentir os sintomas por até três semanas, fica "derrubado", mais cansado, e precisa descansar, pois o vírus também se aloja em algumas células do fígado e do baço, que é considerado um órgão frágil. Se a pessoa melhora um pouco e já quer praticar atividade física, por exemplo, ela pode bater o corpo em algum lugar e romper o baço", diz Granato.

O infectologista afirma que esse rompimento é raro, mas que é por conta disso que é necessário pelo menos 15 dias para poder voltar às atividades normais, como trabalhar.

Como ainda não existe uma vacina para impedir a contaminação deste vírus, a única opção para os pacientes é tratar os sintomas, ou seja, se o paciente está com dor no corpo, tomará um analgésico e assim por diante. "Este vírus se 'desativa' sozinho, pois a partir do momento que o corpo o adquire, ele nunca mais sai do organismo. As vezes seguintes que o vírus for ativado, os sintomas serão mais brandos", afirma.

Granato reconhece que deixar de beijar não é uma opção, mas diminuir a quantidade de parceiros pode ser uma boa maneira de terminar o Carnaval sem ficar contaminado. "Quando o folião reduz o número de parceiros, estatisticamente a chance de se pegar o vírus da mononucleose é menor. Outra opção é fazer um exame de sangue para descobrir se já teve este vírus, pois caso já tenha tido, não é possível ser contaminado novamente", afirma.

Herpes
Já a herpes simples, outra doença que pode ser transmitida pelo beijo, pode ter os sintomas visíveis. Veja se o(a) parceiro(a) está com uma lesão ativa (bolhas pequenas e doloridas na região dos lábios). Dessa forma, fica mais simples evitar o contágio, mesmo que ele/ela seja um(a) gato(a), a recomendação é deixar para lá e buscar outro (a) na folia.

Infelizmente esta atitude não garante que você não será contaminado pelo vírus -- que é da mesma família da mononucleose, pois segundo os infectologistas ouvidos pelo UOL, a transmissão ocorre mesmo quando o "portador" não está com nenhuma lesão aparente.

A maioria das pessoas já teve contato com o vírus, mesmo que ele nunca tenha se manifestado. "Mais de 96% das pessoas tem sorologia positiva para herpes, pois em algum momento já teve contato com o vírus, no entanto, não se sabe o porquê às vezes ele se manifesta em algumas pessoas e não em outras", diz Ricardo Cantarim Inacio, infectologista do Hospital Santa Cruz de São Paulo.

Segundo o infectologista Granato, existem certas situações que fazem o vírus ser reativado. "Uma delas é tomar muito Sol, que faz com que o organismo reaja e reative esse vírus, a menstruação, devido aos ciclos hormonais durante este período, e o estresse. É por isso que muitas noivas que tem o vírus do herpes simples acabam tendo as feridas próximo da data do evento", diz.

O principal sintoma da doença é a lesão nos lábios, mas também é possível ter dores no local e um pouco de febre. O tratamento é simples: uma pomada ou um comprimido receitado pelo médico, que faz o diagnóstico clinicamente -- não é necessário fazer nenhum tipo de exame, basta que o profissional observe a ferida.

Situações mais raras
Existem algumas outras doenças que também podem ser transmitidas pela saliva, mas em situações mais excepcionais, dentre elas a sífilis, uma DST (Doença Sexualmente Transmissível). "Uma pessoa portadora da bactéria pode ter uma lesão na boca não dolorosa e eliminar a bactéria pela região. Caso ela beije algum parceiro, ele pode ficar infectado. Claro que essa situação é mais rara do que a mononucleose e a herpes, mas também pode acontecer", diz Granato.

As primeiras lesões na pessoa que foi contaminada aparecem entre três e quatro dias e o tratamento é feito com altas doses de penicilina em qualquer hospital.

Uma outra doença que também pode ser transmitida pela boca é a gripe, mas para isso é preciso que a pessoa que você beijou esteja incubando a doença para que ela possa ser transmissível. "A questão da sazonalidade dessa doença também diminui as chances de ela ser transmitida durante o Carnaval. É que normalmente a incidência da gripe começa no fim de maio até setembro",  afirma Iokote.

Fonte: UOL



Preço da gasolina dispara nas cidades do Interior do CE

O preço do litro da gasolina disparou no Interior do Ceará e a comum varia entre R$ 2,99 e R$ 3,69. O valor é bem superior ao cobrado na Capital. O preço médio praticado por R$ 3,13 coloca o Estado na décima posição entre as mais caras do País. As regiões do Cariri cearense e o Sertão Central são as que apresentam valor mais elevado. Os consumidores estão assustados e já esperam novo reajuste previsto para os próximos dias. Além do preço elevado, eles também reclamam da qualidade do produto.

Cariri lidera
Nas principais cidades do Cariri (Crato e Juazeiro do Norte) o preço do litro da gasolina comum varia entre R$ 3,22 e R$ 3,69. É o mais alto no Interior, segundo levantamento realizado pelo Diário do Nordeste. Em Brejo Santo, o litro do produto, em média, é vendido por R$ 3,12 e em Jati por R$ 2,99.

Os proprietários de veículos automotores nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte estão descontentes e reclamam do que chamam de abuso cometido por proprietários de postos de combustíveis. "É preciso pesquisar, comparar, procurar o melhor preço e ter preocupação com a procedência do produto", disse o mototaxista, Paulo Moreira. "De um modo geral, a gasolina aqui em Crato é uma das mais caras", enfatizou.

Na região Centro-Sul, a cidade de Várzea Alegre lidera com o preço mais caro do litro da gasolina comum, que era de R$ 3,25 e passou para R$ 3,35, um reajuste pouco acima de 3%. O litro da gasolina aditivada custava R$ 3,29 e passou para R$ 3,39.

Sem variação
Na cidade de Iguatu, o maior centro urbano da região, o preço praticado nas bombas é praticamente o mesmo, com variação de apenas um centavo para mais ou para menos. Em média, o litro da gasolina comum custa R$ 3,19. Apenas um posto mantém o preço de R$ 2,99. Nas cidades de Acopiara e Mombaça, o preço do litro da gasolina comum está igual em R$ 3,09.

O representante comercial, Jairo Gomes, disse temer novos reajustes no preço do combustível em razão da crise enfrentada pela Petrobras. "O governo precisa arrecadar mais e o meu temor é que a gasolina volte a subir e o reajuste do salário não acompanha a inflação real", disse. "Pelo visto, 2015 será um ano de aumento", acrescentou.

Profissionais
Com o litro de gasolina comum chegando a R$3,40, o preço do produto no município de Sobral, na região Norte do Ceará, tem preocupado principalmente profissionais que trabalham com automóveis. O taxista Airton Neri lembra que há uma semana a gasolina já havia aumentado, e agora passa por um novo reajuste. "Os taxistas trabalham por tabela no município, chego a encher o tanque quatro ou cinco vezes num mês. Qualquer aumento já dá pra sentir no bolso. Da última vez, minha despesa com combustível aumentou em R$300,00", destacou.

Distância
Na pequena cidade de Irapuan Pinheiro, localizada no Sertão Central, o litro da gasolina comum está a venda pelo valor de R$ 3,45. De acordo com as informações do gerente de um posto de combustível, Gedson Pinheiro, o difícil acesso ao centro urbano encarece o produto.

"Temos de levar em conta a distância", frisou. Esse mesmo argumento ele usou para explicar que, com o reajuste no preço do produto, não há queda nas vendas. "Não compensa um dono de carro ou moto percorrer 35 quilômetros para a cidade mais perto por causa de uma diferença de cinco centavos", observou Pinheiro.

Em Lavras da Mangabeira, a gerente de posto de combustível, Joana Raquel de Queiroz disse que o preço atual se mantém desde novembro passado, mas lembrou que há expectativa de reajuste nos próximos dias. Na cidade, o preço do litro da gasolina comum tem variação entre R$ 3,22 a R$ 3,28.

No Vale do Jaguaribe o preço da gasolina também tem gerado insatisfações por parte de motoristas, mas a maioria dos postos mantém o valor praticado em dezembro passado, em média de R$ 3,27. Na cidade de Russas, há preço inferior de R$ 3,17.

Liberdade
O assessor do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos), Antonio José da Costa, disse que não tem conhecimento de preços praticados atualmente pelos postos de combustíveis no Interior do Ceará e que não sabe quando ocorrerá reajuste no preço do produto. "Vamos nos reunir na próxima segunda-feira, fazer uma avaliação, pesquisa e nos informar sobre possível reajuste", disse. Costa lembrou que "o mercado é livre" e os empresários têm, portanto, liberdade de mudança nos preços praticados.

Preço da Gasolina comum

Crato - 3,69
Juazeiro do Norte - 3,69
Deputado Irapuan Pinheiro - 3,45
Sobral - 3,40
Milhã - 3,39
Mombaça 3,33
Viçosa do Ceará - 3,30
Parambu - 3,29
Várzea Alegre - 3,25
Crateús 3,24
Lavras da Mangabeira - 3,28
Iguatu - 3,19
Russas - 3,17
Brejo Santo -3,12
Jati - 2,69

Mais informações
Sindicato dos Postos de Combustíveis do Estado do Ceará (Sindipostos)
Fortaleza
Telefone: (85) 3244-1147

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR E SUCURSAIS

Fonte: Diário do Nordeste

Rede de Afiliados PreçoDe



Aberta consulta pública para regulamentar o Marco Civil da web

O governo federal abriu nesta quarta-feira uma consulta pública para tratar da regulamentação do Marco Civil da Internet, sancionado em abril de 2014. Para participar, os interessados podem fazer suas sugestões em página criada pelo Ministério da Justiça até o dia 27 de fevereiro. O argumento é que as sugestões servirão de base a decreto presidencial que vai tratar da regulamentação.

Aprovada pelo Congresso em 2014, o Marco Civil estabelece direitos e deveres de usuários, governo, empresas e provedores que atuam na internet brasileira. Ainda há questões pendentes, contudo, que carecem de regulação.

São três os eixos abertos para consulta pública: como as empresas preservarão a privacidade dos usuários, de que modo e por quanto tempo empresas guardarão os registros de conexão à rede ou de acesso a determinado serviço on-line e, finalmente, a questão da neutralidade de rede, que prevê que provedores de banda larga não podem privilegiar ou prejudicar o trânsito de dados na rede em razão de origem, destino ou conteúdo. Nesse último tópico, o da neutralidade, resta definir quais são as situações de exceção.

Os participantes da consulta pública podem ainda fazer outras sugestões genéricas. Empresas e instituições também podem participar da discussão.

Consulta sobre dados pessoais
O governo também disponibilizou hoje um segundo site para debater a fundo a proteção de dados pessoais. A ideia é que essa nova consulta baseie um futuro projeto de lei a ser discutido no Congresso. Alguns dos temas tratados serão sigilo, vazamento de dados, dados sensíveis, uso compartilhado de dados pessoais e transferência internacional de dados.

Fonte: Veja

Rede de Afiliados PreçoDe



Demissão em massa paralisa obra do Cinturão das Águas no Cariri

A demissão de trabalhadores que atuam na construção do Cinturão das Águas colocou em cheque a capacidade de dar uma resposta para a demanda hídrica, dentre as ações estratégicas do Governo do Estado para o enfrentamento da seca por mais um ano. A avaliação é do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem (Sintepav), no Ceará, ao comentar o desligamento de cerca de quatro mil trabalhadores, nos trechos dos Lotes de 1 a 5 na região.

Os canteiros de obra dos municípios de Missão Velha, Brejo Santo, Barbalha e Crato estão totalmente parados. Enquanto isso, a Casa Civil distribuiu ontem uma nota afirmando, não apenas que as obras não terão o cronograma comprometido, como há um trabalho continuado nas áreas que foram supostamente afetadas. O representante da sub sede do Sintepav em Juazeiro do Norte, Evandro Pinheiro, conta que a situação é dramática na obra, pois os quatro mil trabalhadores que foram demitidos no último dia 12 de janeiro não receberam salários atrasados e nem as empresas estão acertando os direitos trabalhistas.

Adesão  
Evandro Pinheiro diz que a demissão no lote de Missão Velha foi de 100% e a empresa responsável, que é de São Paulo, não está cumprindo com as obrigações trabalhistas. “Muitos estão sem saber o que fazer. Eles têm casas alugadas, despesas e não sabem como vai ficar a situação”, lamenta Evandro, acrescentando que o Sintepav está entrando com uma ação na Justiça do Trabalho para garantir os direitos trabalhistas dos empregados demitidos.

Segundo o sindicalista, a situação já vinha de forma irregular desde o mês de novembro de 2014 por conta dos atrasos nos salários, inclusive com algumas paralisações parciais em alguns trechos. Com a demissão em massa, a obra parou.

Cerca de 2,5 mil trabalhadores prestavam serviço por subcontratação e foram dispensados sem aviso prévio. Outros que são contratados diretamente pela empresa ganhadora da licitação também foram demitidos, mas já cumpriam o aviso desde dezembro.

Negociação
O Sintepav afirma que já vinha tentando uma negociação, mas sempre havendo um jogo de “empurra- empurra” entre as empresas que reclamam de falta de repasses e o Governo que nega que não esteja repassando os recursos. O único trecho que continua em atividade, segundo o Sintepav, é o Lote 5, que é responsável pela construção dos túneis e está distribuído em vários municípios. A obra toda envolve a construção de 10 túneis. O maior deles em extensão é Veneza, no distrito de Jamacaru, em Missão Velha.

A obra
O Cinturão das Águas é uma obra do Governo do Estado que irá captar água da barragem de Jati, do projeto da Transposição do Rio São Francisco, e distribuir para as regiões mais afetadas pelas secas do Ceará. Logo após o anúncio do prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) para o início da quadra chuvosa no Ceará, especialmente nos meses de fevereiro, março e abril, o governador Camilo Santana pontuou esse empreendimento como “estratégico” para o a oferta hídrica no Estado, a exemplo dos que espera do Projeto de Transposição do Rio São Francisco.

Estão previstos para serem investidos até a conclusão do trecho, cerca de R$ 1,8 bilhão. A meta é que em janeiro de 2016 já estejam sendo redistribuídas as águas na região.
Apenas neste trecho de quase 150 quilômetros, estavam atuando 2.700 trabalhadores e mais de 800 máquinas. A obra em todos os trechos está orçada em cerca de R$ 9 bilhões com tempo estimado de 10 anos para conclusão, podendo chegar ao dobro deste período.

As obras do Cinturão das Águas, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foram lançadas em julho de 2013. Para fazer os 149 quilômetros iniciais, foram assinados contratos com empreiteiras no valor de R$ 1,638 bilhão.

Previsão
A atenção com o cronograma do Cinturão das Águas está associada às obras da transposição do São Francisco, uma vez que sua tomada de água ocorrerá a partir da Barragem Jati, onde passa o Eixo Norte da transposição. A previsão é que as águas da transposição cheguem ao Ceará até o ano de 2016.

De acordo com a Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado, “a primeira etapa da obra do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) tem 150 quilômetros de extensão na Região Cariri. Essa primeira etapa é divida em cinco trechos, que não sofreram paralisação e seguem com atividades dentro do cronograma”. Segundo o órgão, “hoje, temos 25% da construção concluída, com previsão de entrega em 2016. O investimento total é de R$1,5 bilhão, sendo R$1,1 bilhão do Governo Federal e 400 milhões como contrapartida do Governo do Estado. No entanto, a gestão de recursos humanos de cada consórcio de responsabilidade de cada empresa”.

Consórcio
Por fim, a explicação oficial ressalta que “cada um desses trechos é executado por um consórcio com três empresas: Lotes 1 e 4 : PB Construções, Construtora Passarelli e Servengui; Lote 2: SA Paulista (líder do consórcio); Lote 3: Marquise (líder do consórcio) e Lote 5: Tuniolo e Busnelo (líder do consórcio)”.

Mais informações
Sintepav
Subsede Juazeiro
Rua Maria da Saúde Pinheiro, 40, Vila Real
Fone: (88) 3512-6308

MIRELLY MORAIS
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste

Rede de Afiliados PreçoDe



Aos 14, aluno de escola pública passa em medicina em universidade federal

Conquistar uma vaga numa faculdade de medicina já é uma vitória a qualquer vestibulando. E o se candidato em questão não tiver sequer terminado o ensino médio na escola pública? José Victor Menezes Teles, 14, obteve nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) suficiente para ser calouro do curso de medicina da UFS (Universidade Federal de Sergipe) esta semana.

O garoto de corpo franzino é aluno do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana (SE), a 52 km da capital, Aracaju. Ele conta que sempre gostou de ler, estudar e apontou os pais, ambos professores da língua portuguesa na rede pública, como principais motivadores. "Eles sempre acreditaram no meu potencial. Sempre me incentivaram e eu sempre corri atrás de meus objetivos", disse.

Segundo o garoto, ele se dedicava a 5 horas de estudos por dia, fora o tempo da escola. Para treinar, usou a estratégia recomendada por dez entre dez professores: fazer provas anteriores. Se ele percebia dificuldades, como foi o caso de assuntos de química e física, buscava reforço.  "Durante as férias fiz cursinho aqui em Itabaiana e Aracaju", lembrou.

José Victor se diz um aficionado usuário de internet e a utilizou como uma ferramenta importante nos estudos. "A internet me ajudou muito através das vídeoaulas, nas consultas, nas dúvidas", disse o garoto, lembrando ainda que a rede mundial de computadores também lhe servia como fonte de lazer.

Não é muito novo?
Afiado nas respostas, o itabaianense respondeu sem titubear que seus 14 anos não lhe atrapalhariam no desempenho no curso superior. "Não se mede a capacidade pela idade. Estou sim preparado para cursar medicina. Era meu sonho e estou perto", respondeu o adolescente, mais velho entre quatro irmãos.

Agora, ele aguarda uma decisão judicial para poder comemorar a vitória. O garoto, apesar da pontuação no Enem, não concluiu o ensino médio -- exigência da UFS para se matricular. "Não se coloca limite de idade para ingressar na Universidade Federal de Sergipe", afirmou o diretor do departamento de administração acadêmica da UFS, professor Antônio Edilson do Nascimento.

Já a secretaria estadual de Educação não pode lhe conceder o certificado de conclusão do ensino médio por causa da sua idade. Apenas jovens com mais de 18 anos, com pontuação de 450 e que não tenham zero na redação, podem pedir um certificação.

Os pais de José Victor entraram na Justiça pedindo para que a Secretaria de Estado da Educação conceda ao filho o direito de realizar a prova de proficiência e, portanto, um certificado que lhe ateste o ensino médio.

"Entramos com o mandado na Justiça. Meu filho teve média no Enem e merece essa oportunidade. É um menino que gosta de correr atrás das coisas. Com certeza ele pode fazer esse curso [medicina]. Tem maturidade", disse o pai de José Victor, José Mendonça, conhecido na cidade como "Professor Tostão".

O desempenho de José Victor no Enem não foi uma surpresa para o pai que contou, orgulhoso, outro feito do garoto. "Ano passado ele ganhou uma bolsa por ser medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas", destacou.

José Victor obteve 751,16 pontos na prova e 960 na redação.

Fonte: UOL



Ministério Público vai pedir esclarecimentos sobre valor investido na Refinaria

O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) vai enviar um ofício ao Governo do Estado, cobrando esclarecimentos sobre os investimentos feitos pelo Estado para receber a refinaria Premium II, projeto cujo financiamento foi cancelado ontem, pela Petrobras.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o MP-CE acrescentou que o objetivo é verificar se existia, ou não, contrato firmado entre o Estado e a Petrobras e identificar se o governo usará a infratestrutura  atual com outro objetivo e se pedirá ressarcimento à estatal.

A assessoria de imprensa do Governo do Estado informou, por telefone, que o governo só vai se pronunciar quando for notificado, oficialmente, pelo MP-CE. A reportagem tentou, também, contato com o ministro Cid Gomes, então governador durante os investimentos feitos para a refinaria, mas ainda não obteve resposta.

Confira na íntegra a nota enviada pelo MP-CE:

"O Ministério Público do Estado do Ceará, através das Promotorias de Defesa do Patrimônio Público, enviará  na próxima semana um ofício ao Governo do Estado do Ceará solicitando esclarecimentos sobre o valor investido pelo Estado para receber a Refinaria Premium II. O objetivo do MPCE é identificar se havia um contrato entre Governo e Petrobras e se, por conta desse compromisso, o Governo realizou os investimentos em infraestrutura ou se não havia nenhum contrato e, no caso, houve antecipação por parte do Governo, o que possivelmente caracterizaria um caso de improbidade administrativa. Nas duas situações, o MPCE quer, também, identificar se o Governo usará a infraestrutura atual com algum outro objetivo e se pedirá ressarcimento à Petrobras."

Fonte: Diário do Nordeste



'Gordinha', jovem recebe apoio por participar de concurso de beleza

Solteira, com idade entre 14 e 20 anos, sem filhos. Ao ouvir o anúncio no rádio, a agricultora Cristina Borges Vöss, 34, não teve dúvida: a filha Vanessa, 14, preenchia todos os requisitos para se candidatar ao Garota Verão 2015, concurso de beleza realizado no Rio Grande do Sul.

A reação da menina, de início, não foi a mesma. "Ela disse: 'Não vou participar. Eu sou meio gordinha e, geralmente, [o concurso] é para pessoas altas, magras'", conta Cristina, que mesmo assim fez a inscrição da filha.

Com olhos azuis, 1,61 m de altura e 70 kg, Vanessa Braga não só desfilou de biquíni com mais dez garotas como arrancou aplausos do público em uma das seletivas na sua cidade, Canguçu (a 272 km de Porto Alegre).

A história de Vanessa remete à personagem Olive, do filme "Pequena Miss Sunshine", que ganhou duas estatuetas do Oscar em 2007.

Longe dos padrões estéticos convencionais, Olive viaja com a família para participar de um concurso.

A gaúcha Vanessa não venceu o desfile de Canguçu, mas ganhou a internet. No mundo virtual do Facebook, ela foi "a eleita" do público.

A imagem angariou 12 mil "curtidas" e 1.400 comentários, a maioria de apoio.

Na lateral de uma piscina que serviu de passarela, Vanessa destoou das outras jovens: era a única com cabelo preso em rabo de cavalo. E, confiante, arriscou até um fio dental no biquíni verde.

A segurança veio do público. "Estava com vergonha, mas começaram a me aplaudir, a dizer: 'Vai, você consegue!", 'Você é muito bonita', e então eu desfilei."

Um ano atrás, a menina perdeu cinco quilos num regime. Mas não gostou do resultado e "quis voltar a ser a Vanessa de verdade".

A repercussão rendeu reportagens de jornais e sites, das quais Vanessa só ouviu falar. Sem internet em casa, a filha de agricultores não tem Facebook.

Mas, ao contrário da vitoriosa em Canguçu, Vanessa voou longe. Literalmente: na tarde desta terça (27), acompanhada da mãe, pegou um avião para participar de um programa de TV no Rio.

Para quem a elegeu vencedora, a garota de 14 anos deixa a lição que aprendeu na passarela: "Acho que a gente não deve ter vergonha do nosso corpo".

Fonte: Folha.com



Barbalha (CE): Veículo da penitenciária atropela e mata ciclista

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado perto de meia noite nesta quarta-feira na Avenida Leão Sampaio, em frente a Ford Caminhões, no município de Barbalha. O industriário Moisés Melo dos Santos, de 37 anos, que residia no Sítio Estrela, guiava sua bicicleta quando foi colhido por um veículo Van de cor branca e placas OSU-3514, inscrição do Ceará, pertencente à frota oficial do estado.

O Agente Prisional, Almir Oliveira do Nascimento, de 30 anos, residente no Sítio Cruzinha no Distrito do Arajara em Barbalha, disse que dirigia o veículo utilizado nos serviços de apoio ao sistema penitenciário quando se deparou com o ciclista caído na rodovia estadual que liga os municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha. Segundo acrescentou, o mesmo foi abalroado por um carro que não soube mencionar as características e, como vinha logo atrás, atropelou Moisés.

A vítima morreu no local enquanto o funcionário buscava socorro. A polícia foi avisada e o Sargento Luiz esteve no local juntamente com os Soldados Soares e Germano a exemplo de militares da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) nas pessoas do Cabo Gilson e o Soldado Sousa. Eles acionaram o rabecão que trouxe o corpo para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Polícia de São Paulo detecta furto de água em gráfica de Valdemiro Santiago

A polícia de São Paulo encontrou na manhã desta quarta-feira (28) um esquema de furto de água na rede da Sabesp em uma gráfica que pertence a Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Foi preso em flagrante o administrador da empresa, Jorge Alves Lisboa.

O sistema encontrado funcionava com uma espécie de "ponte safena" da tubulação. Com uma adaptação, a água era coletada sem que passasse pelo hidrômetro.

Com isso, segundo o delegado Jan Plzak, a gráfica, na região do Brás (centro), reduziu a conta à tarifa mínima: R$ 71,94 (água e esgoto).

Pela estimativa da polícia, baseada em informação de funcionários da Sabesp, a conta da gráfica –com cerca de 100 profissionais e máquinas refrigeradas– deveria ser de cerca de R$ 3.400.

Os policiais foram acionados por técnicos da Sabesp que investigam fraudes.

Segundo a polícia, a fraude acontecia havia pelo menos seis meses –serão investigadas informações de que ela já existia havia quatro anos.

De acordo com a polícia, a investigação também irá apurar a responsabilidade de Santiago e da mulher dele, Francileia de Castro Gomes de Oliveira, sócia da gráfica.

"Se ele sabia que estava acontecendo e não fez nada para evitar, ou se ele mandou fazer, vai ser responsabilizado. Vai ser indiciado da mesma maneira como coautor", disse o delegado Plzak.

A polícia afirma que o administrador da gráfica negou saber da fraude porque estaria no cargo há seis meses. Ele foi liberado após pagamento de fiança de R$ 7.880.

A Folha tentou, mas não conseguiu contato com Rodrigo Braga, advogado da Igreja Mundial do Poder de Deus que esteve na polícia para acompanhar o caso.

Fonte: Folha.com



AddThis