Conheça os 10 passos mais importantes para ser promovido no emprego

Não importa a área. Crescer profissionalmente deve ser o objetivo de qualquer profissional. Afinal, tem uma meta a alcançar é o que motiva e combate o temível comodismo, que separa um simples funcionário daqueles que, de fato, se destacam. Muito se tem falado sobre a postura ideal e a formação necessária para conquistar a vaga de emprego tão sonhada. Mas é preciso ir além. Galgar novos degraus deve ser parte de um contínuo processo.

O temor atual é de que a crise econômica que ganha força no País levará a demissões e a preocupação deve ser manter o que se tem e deixar para depois a busca por novas posições no mercado de trabalho. Mas não é bem assim. Como se diz por aí, da crise podem surgir oportunidades.

E não há segredo. Sendo proativo e seguindo alguns passos, será mais difícil encontrar um tempo ruim. A promoção pode ser um processo natural. O Diário Plus ouviu especialistas e trouxe uma lista de 10 condutas essenciais para que se construa uma carreira sólida rumo ao topo.

O consultor master e professor de MBA Rodrigo Said tem mais de 20 anos no mercado e já viu diversos exemplos de sucesso e fracasso entre colaboradores dos mais diversos tipos de empresa. Para ele, “todas essas características podem ser desenvolvidas através de conhecimentos e da prática”, afirmou, “Estar perto de pessoas que tenham essas características também é importante”, completou. Vamos a elas:

1. Diferente dos demais No mundo corporativo, os colaboradores estão cada vez mais parecidos em suas competências e comportamentos. Uma ótima forma de ser promovido é a diferenciação destas características utilizadas na prática. Mas não se trata apenas de ser diferente por ser diferente. É preciso observar a atitude dos demais, da massa, e se diferenciar deles em ocasiões como reuniões, operação, treinamentos, no horário de chagada ao trabalho, resultados, relacionamentos, na análise dos indicadores da empresa, etc.

2. Capacitação constante Outra forma de ser promovido é ter competência intelectual com formação, como especialização, MBA, Mestrado e Doutorado, como também seminários com carga horária menor que a especialização ou a pós-graduação. Por exemplo, seminários com carga horária de 80 horas. Se possível, priorizar o mestrado logo depois da graduação é o ideal. Contudo, é importante lembrar: qualquer pessoa com graduação faz uma pós. Mestrado poucos conseguem entrar e concluir. Assim, aqueles que o fazem são vistos com um deferencial pelas organizações. Se houver uma oportunidade entre dois profissionais com perfis semelhantes, certamente será escolhido o que tem melhor currículo ou capacitação.

3. Responsabilidade pelo resultado Uma ótima maneira de ser promovido é ser responsável por todos os resultados do seu trabalho. A grande maioria das pessoas atualmente não consegue assumir seus erros e fracassos. Somente os responsáveis mudam, crescem e prosperam. Esse é um comportamento importante na visão da direção e gestão de uma organização.

4. Comunicação com segurança Em uma pesquisa recente de nível mundial, foi constatado que, na comunicação, o conteúdo tem uma importância de apenas 7% na percepção das pessoas, 38% na forma de falar e 55% na adequação do assunto e na postura enérgica ao falar. Para obter uma promoção é importante comunicar de forma segura, ter um olhar firme, olhando nos olhos das pessoas, e ter uma voz de comando. Você pode ser o melhor profissional da empresa mas, se as pessoas não perceberem, de nada vai adiantar. Percepção é realidade na mente dos outros. Essa comunicação eficiente e eficaz será utilizada para vender ideias novas, para treinamento, reuniões e relacionamentos estratégicos.

5. Relacionamento interpessoal Ter um ótimo relacionamento interpessoal com todos sempre é muito importante. Conquistar aliados e amigos, somado a resultados brilhantes, certamente pode promover o profissional. A era do “quem indica” está acabando, pois assumir responsabilidade em uma indicação tem sido perigoso para quem o faz. Cada vez mais as empresas estão efetivando uma pesquisa de análise 360 graus para saber quem é o colaborador na visão de todas as pessoas, como também nas seleções. Isso tem sido fator importante na contratação. Grande parte das demissões acontecem por problemas nos relacionamentos interpessoais. Pense bem: como não promover um colaborador que é mais admirado que o próprio diretor da empresa? Casos assim acontecem, mas isso só acontecerá se o profissional um tiver ótimo relacionamento interpessoal.

6. Desafiar os líderes Esta habilidade, atitude ou comportamento cada vez menos percebida. As pessoas estão mais passivas, fugindo do que elas consideram “problemas”. Elas comunicam: “Aqui na empresa ninguém vai me escutar!”, “Aqui nada muda mesmo!”, e esquecem que os diretores e presidentes gostam e admiram quem participa com ousadia, assim como eles se comportaram para abrir o negócio. Os gestores das empresas gosta de pessoas que dão ideias e, muitas vezes, até os desafiam. Ressalte-se que essa atitude precisa ser embasada e sua ideia e opinião é o melhor para a companhia, não se tratando de um “achismo”.

7. Necessário e produtivo Quem no tempo atual não se mostra necessário ou não demonstra uma boa produtividade tem sido demitido. Por outro lado, quem se faz imprescindível pelas suas habilidades e mostra resultados nunca antes atingidos, é tido pelos gestores como alguém sem o qual eles não podem ficar. Esse está com um pé na promoção. “Tenho visto ao longo destes muitos anos casos variados de pessoas que eram consideradas quase que insubstituíveis por serem necessárias à empresa. Esta é uma boa forma de ser promovido”, ressaltou Rodrigo Said.

8. Colocar-se como “dono” da empresa Uma das formas de ser promovido é adotar uma postura de dono ou sócio da empresa. Isso inclui trabalhar mais que os demais se necessário for, envolver-se com o resultado final, estar atento ao resultado financeiro. Não adianta somente ganhar. A forma como se ganha é importante. É preciso mostrar atitudes que sejam rentáveis para a empresa, ter atitudes estratégicas e um senso de ousadia e coragem elevado. “Talvez isso possa gerar certo ciúme por parte dos outros colaboradores, mas costumo dizer que quem paga minhas contas sou eu. Sendo assim, ter uma atitude de dono do negócio é fundamental para uma promoção”, afirmou o consultor.

9. Habilidades de liderança Mesmo sem um cargo de liderança, agir como líder é uma boa forma de ser promovido na empresa. Para exercer liderança, não é preciso o “poder” de um cargo, mas somente a conquista da autoridade típica de um líder. Esta habilidade tem sido cada vez menos encontrada no mercado de trabalho gerando uma oferta maior para os que a possuem.

10. Conhecimento do todo Ter conhecimento do todo é importante para o crescimento de um negócio. Os profissionais que possuem tal visão e conseguem influenciar os demais em outros setores têm maiores chances de promoção. Nenhum setor funciona de forma isolada como se fosse uma ilha. Em uma empresa tudo funciona como corpo, uma só unidade.

Os últimos meses não têm sido fáceis para a economia. O aumento de impostos, inflação e instabilidade política tem afetado a vida de todos os brasileiros. E com as empresas não é diferente. Diariamente notícias de demissões e corte de gastos assustam os trabalhadores de todo o País. Mas a verdade é que não há motivo para pânico e, pelo contrário, é preciso ter o crescimento em mente.

Expressões como “faça do limão uma limonada” e “o copo está meio cheio e não meio vazio” são mais do que expressões de efeito utilizadas por palestrantes motivacionais. De fato, não se deixar contaminar pelas ameaças do ambiente externo, como a situação econômica atual, pode fazer a diferença para o desenvolvimento profissional.

“As pessoas que se destacam não deixam de ter a possibilidade de ser promovido. Quem tem que se preocupar é quem não se destaca” Rodrigo Said, diretor de consultoria

“A crise tem também o lado da oportunidade. Existe a possibilidade de crescimento neste período”, garante Rodrigo Said, diretor da consultoria que leva o nome dele. “As pessoas que se destacam não deixam de ter a possibilidade de ser promovido. Quem tem que se preocupar é quem não se destaca”, ressaltou.

E ele reforça: “Há grandes possibilidades (de ser promovido) sim. Mesmo a gente ouvindo falar de empresas que fecharam, ou de algum cenário que não seja tão positivo para que não se preparou”, disse.

Por isso, a assessora de carreiras da Catho, Elen Souza, ressalta que, para garantir o sucesso em momentos como este, “é preciso ter determinação, foco e persistência, sempre de forma organizada”. Para ela, um profissional aberto para novas experiências, focado no trabalho para contribuir com a empresa e que vê na crise “uma oportunidade de demonstrar suas qualificações profissionais, tem grandes chances de se tornar um forte aliado e pode, sim, obter neste cenário uma promoção”, destaca.

Segundo ela, muitas empresas estão atualmente passando por um cenário de retração. “Dessa forma, aqueles que fazem parte da equipe, muitas vezes, precisam acumular mais de uma função”, observa. “Essa necessidade de fazer malabarismo exige habilidades a mais, além de muito esforço e competência”, completa. Com isso, abre-se a oportunidade para o empregado demonstrar seu potencial e buscar “estratégias aliadas aos objetivos das empresas para reduzir os custos e superar a crise”, afirma.

Elen Souza ressalta ainda que é preciso estar aberto a novas experiências. “Mudanças fazem parte do cotidiano do mundo dos negócios. Logo, se adaptar e estar aberto a mudanças são características essenciais para que o mercado o veja como um profissional diferenciado e apto a competir com os melhores”, concluiu.

Com mais de um milhão de usuários cadastrados em busca de vagas em 95 mil empresas parceiras, a Catho se tornou um grande banco de dados, com know-how suficiente para revelar as atitudes e competências para alavancar a vida profissional. A pedido do Diário Plus, a assessora de carreiras do serviço, Elen Souza preparou com exclusividade um guia para garantir a ascensão na carreira.

Consciente ou não, ter aplicado na vida profissional as 10 condutas de um empregado digno de ser promovido garantiram uma ascensão rápida na carreira do hoje gerente comercial Denison Melo. Ele iniciou a carreira em 2007, trabalhando no segmento de móveis. A empresa era da família. Mas a suposta facilidade para se manter no cargo não o acomodou.

O foco de Denison passou a ser a formação e logo iniciou uma faculdade. “Estudando administração, mudei de segmento. Sempre estudando e trabalhando”, ressaltou Denison. De trás do balcão, ele saiu para ser vendedor numa rede de lojas de materiais de construção.

“Na dinâmica da seleção, Denison demonstrou ser totalmente diferente dos demais em todos os aspectos que foram analisados, principalmente flexibilidade, comportamento enérgico, humor, transparência e vontade”, destacou o consultor Rodrigo Said, responsável pela seleção do então candidato.

Menos de um ano depois, o vendedor se candidatou a uma vaga de trainee. “Como foi previsto, seu nível de responsabilidade foi elevado, assim como seus resultados com foco”, disse Said. Ou seja, ele foi aprovado. “Candidatei-me com 40 pessoas para três vagas e fui escolhido”, orgulha-se Denison.

Mas a rápida ascensão dele não ficou por aí. “Dos três, fui selecionado para ser gerente de uma loja”, comemorou. “Como sua produção em vendas e o perfil dele demonstraram que ele era necessário para empresa, Denison foi selecionado antes mesmo do término do seu treinamento para assumir uma filial como gestor comercial”, explicou o consultor.

Logo as propostas começaram a aparecer e, depois de algumas lojas da mesma rede, o profissional aceitou o desafio de gerenciar uma grande loja de um concorrente. “Hoje sou responsável pelos vendedores, pelas metas, pós-venda, o patrimônio da empresa e cuido de 50 a 55 funcionários diretos”, orgulha-se. Trabalho todos os dias”, acrescenta.

O sucesso dele pode ser justificado através d suas condutas e determinação, garante Rodrigo Said. “Ele recebeu capacitação da consultoria e formação em um Programa de Desenvolvimento de Líderes. Sua comunicação sempre foi sua marca mais forte, sendo percebido assim por todos que trabalhavam com ele, sempre buscando ter um bom relacionamento interpessoal aliado a sua sinceridade que era marcante ao desafiar seus gestores e líderes”, resumiu.

Outro ponto importante foi sua atitude de gestor. “Se colocar como dono da empresa fez com que o nível do seu empenho fosse rápido em promover resultados positivos”, afirmou o consultor. “As habilidades de um líder firme e estratégico fazem parte do perfil dele e o conhecimento do todo o fizeram ter uma boa carreira”, concluiu.

Denison tem consciência das características que resultaram nas promoções que teve. “A gente erra e acerta, mas é preciso ter a mente de um gestor”, opina. Para ele, no topo das ações para garantir o crescimento profissional está o cuidado com o cliente. “É preciso atender da melhor forma, fidelizar”, ressalta. O trabalho duro, claro, não pode faltar. “Era para eu entrar na empresa às 11h, mas eu sempre chegava às 9h30 para resolver todos os problemas”, disse.

E os resultados vieram. “Com isso, tive muitos retornos e elogios pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), e por email para a diretoria”, completa. “Tem que pensar com a empresa e no crescimento, e não no salário. É crescer com ela e motivar a equipe para alcançar os objetivos”, aconselha.

Aliado à garra do dia a dia, o gerente reforça a necessidade de estudar. “Estou concluindo a faculdade e depois vou fazer mestrado, tudo no seguimento do comércio”, destaca. E ele já tem planos para o futuro. “Tudo isso é para ficar afiado e ser um consultor futuramente, dando palestras e, quem sabe, ser um coach*”, revelou Denison.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis