Barbalha (CE): “Já é a greve mais longa do Brasil”, afirmam sindicalistas paralisados há seis meses

Servidores municipais da área da Saúde completaram, nesta quinta-feira (22), seis meses de paralisação. De acordo com a presidente do Sindicato, Jaqueline Ferreira, “já é a greve mais longa registrada do país na área da saúde”. Em alusão à data, os servidores se reuniram em volta de um bolo decorado ironicamente com os dizerem “180 dias de greve”.

Os profissionais reivindicam reajuste salarial, concurso público, melhores condições de trabalho, além de uma lei municipal para legalizar o repasse de incentivo do Programa de Melhorias do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB), hoje repassado através de decreto.

Segundo a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbalha (Sindmub), apenas 17 médicos, todos do Programa Mais Médicos, continuam atendendo; já entre enfermeiros e dentistas apenas cinco, dos 34 continuam trabalhando. Jaqueline Ferreira, lembrou que a população mais carente tem sofrido com a falta de atendimento e ressalta que mesmo diante do apelo público o “gestor municipal Zé Leite não toma nenhuma postura, tampouco responde nossos pedidos de diálogo”.

A greve em Barbalha já atinge 120 profissionais, entre Médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O atendimento está comprometido em todos os 22 Postos de Saúde, nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Centro Materno Infantil e no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

Ao Ministério Público, o prefeito José Leite Gonçalves Cruz firmou compromisso de “abrir negociações com as categorias com a finalidade de repor as perdas inflacionária do ano de 2015”. O gestou compromete-se, ainda, a “conversar com os servidores a fim de que a greve da saúde seja encerrada”.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis