Crato (CE): Ministério da Cultura e UFCA abrem terça-feira (1) formação para Gestores de Cultura

O Curso de Formação para Gestores e Conselheiros Municipais de Cultura das Regiões do Cariri e Centro-sul do Ceará, realizado pela Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com a Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC), começa na próxima terça-feira, 1º. O curso formará 160 gestores de cultura e durará cerca de cinco meses.

A solenidade de abertura será realizada no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, no Crato, às 18h30min, com a presença do Secretário de Articulação Institucional do MinC, Vinícius Wu, do Pró-Reitor de Cultura, Ivânio Azevedo Jr., e do Secretário de Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio. Os 160 participantes do curso são oriundos de 33 municípios das regiões Cariri e Centro-sul do Ceará, entre secretários de cultura, artistas, produtores culturais, dentre outros, e de instituições parceiras, como Sesc, Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, Escola Violeta Arraes e ainda técnicos e estudantes da UFCA.

Com a realização do curso, espera-se a criação de um fórum permanente de gestão cultural que vai potencializar as ações desenvolvidas nos municípios, possibilitando a integração dos agentes culturais. Segundo João Dumont, coordenador técnico do Curso, o grande legado desta formação é a valorização e o desenvolvimento das atividades culturais nos municípios contemplados. João acredita ainda que o Curso vai fazer uma reparação histórica em benefício dos que fazem a cultura na região, sobretudo os mestres, os artistas e a comunidade.

Confira abaixo a programação completa do I Encontro Presencial do Curso, com o tema “Políticas Culturais para o Cenário Contemporâneo”:

1° de setembro – terça-feira
9h – recepção e credenciamento
14h – Aula 1: EAD e utilização da Plataforma, com Hanna Menezes (DTI-UFCA) e Dorys
Moreira (IFCE)
18h30 – Solenidade de abertura
19h – Aula 2: Palestra “Cultura como direito e cidadania cultural”, com Humberto Cunha (Unifor)

2 de setembro – quarta-feira
10h – Aula 3: “Introdução às Políticas Públicas”, com Lia Calabre (Fundação Casa de Rui
14h – Aula 4: “Política Cultural Comparada”, com Lia Calabre (Fundação Casa de Rui Barbosa)
20h -  Programação artística

3 de setembro – quinta-feira
8h – Aula 5: “Política Cultural no Brasil – perspectiva Histórica”, com Alexandre Barbalho
14h – Aula 6: “Política Cultural local, territorial, setorial e regional”, com Alexandre Barbalho

Assessoria de Comunicação/UFCA

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis