Tomar muito café dá gastrite? Veja mitos e verdades sobre a doença

1- Mascar chiclete dá gastrite
MITO. Os especialistas ouvidos foram unânimes ao afirmar que o ato de mascar chicletes não está relacionado ao desenvolvimento de inflamações na mucosa do estômago. "A pessoa pode ter outros problemas de saúde relacionados à ingestão do açúcar. Mas, não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da gastrite", disse Ramiro Mascarenhas, presidente da Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva).

2- Ficar sem comer dá gastrite
PARCIALMENTE VERDADE. Se alimentar em períodos espaçados pode se refletir no estômago. "Quando o alimento chega ao estômago depois de um longo tempo sem se alimentar, a quantidade de suco gástrico aumenta. Isso pode gerar dor e desconforto", explica Rogério Alves, gastroenterologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Já Ramiro Mascarenhas, presidente da Sobed, afirma que apesar de fazer mal para o organismo como um todo, não significa que esse hábito vá causar uma gastrite. "A pessoa sente mais aquela dor típica de quem está com fome", diz.

3- Estresse causa gastrite
MITO. Na verdade, o estresse está mais relacionado ao refluxo, que é quando o ácido do estômago sobe para o esôfago em vez de seguir o caminho da digestão. Muitos dos sintomas do refluxo podem ser confundidos com gastrite. "Além disso, todo mundo tem um órgão de choque no organismo. Tem gente que tem queda de cabelo quando se estressa e tem gente que tem dor no estomago", afirma Rogério Alves, gastroenterologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

4- Tomar café pode causar gastrite 
VERDADE. Assim como o cigarro, o álcool e a pimenta, o café pode, sim, gerar uma irritação na mucosa do estômago. "É uma gastrite leve que pode passar ou pode aumentar, isso vai depender de vários fatores e dos mecanismos de defesa do estômago da pessoa", explica Matheus Azevedo, gastroenterologista do Hospital 9 de Julho.

5- Comer muita fritura causa gastrite
PARCIALMENTE VERDADE. Alimentos ricos em gordura exigem mais do organismo para serem digeridos e, por isso, tendem passar mais tempo no estômago. "A sensação de empachamento pode ser confundida com gastrite, mas, na verdade, a pessoa só tem uma dieta inadequada", diz Ramiro Mascarenhas, presidente da Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva). Para Rogério Alves, gastroenterologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, esse alimentos tanto podem piorar o quadro de quem já sofre de gastrite como pode desencadear o problema. "É ideal sempre comer uma comida mais leve", afirma.

6- Gastrite pode evoluir para úlcera
MITO. É a infecção pelo H-pylori ou a ingestão de analgésicos que podem levar ao desenvolvimento de uma úlcera, não uma gastrite. "Existe uma associação entre as duas, mas a gastrite não é a causa da úlcera, é a bactéria, no caso de infecção pelo H-pylori", explica Ramiro Mascarenhas, presidente da Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva).

7- Remédios podem causar gastrite 
VERDADE. "Anti-inflamatórios interagem com substâncias presentes na mucosa do estômago, diminuindo a sua presença, o que pode causar inflamação e até úlcera", afirma Rogério Alves, gastroenterologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

8- Tomar leite alivia dor no estômago
VERDADE. Segundo Rogério Alves, gastroenterologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, o leite é alcalino e por isso neutraliza momentaneamente a acidez no estômago, responsável pela sensação de desconforto. Mas, segundo o gastroenterologista do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho, Matheus Azevedo, a ingestão não é aconselhada. "O leite é gorduroso e, por isso, tende a exigir ainda mais do estômago para ser digerido. Leite não é tratamento. Quem tem uma dor persistente no estômago precisa procurar um especialista", afirma.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis