Morre garota de 17 anos vítima de estupro coletivo

Com a voz embargada, o comerciante Jorge Feitosa, 51, busca entender o que aconteceu com sua filha de 17 anos, Danielly Rodrigues Feitosa, no último dia 27.

A jovem saiu com três amigas para passear nos arredores de Castelo do Piauí, localizada a 190 km de Teresina, e acabou amarrada, surrada, estuprada, apedrejada e arremessada de um penhasco de dez metros.

Resistiu por dez dias até morrer, no domingo (7), de hemorragia interna. Duas amigas dela ainda estão internadas, sem risco de morte, e a terceira está em casa. As quatro garotas da cidade piauiense de 18 mil habitantes foram vítimas de um estupro coletivo, com requintes de crueldade, seguido de tentativa de homicídio.

As sobreviventes apontaram cinco suspeitos —quatro têm entre 15 e 17 anos e o quinto é um adulto de 41 anos. A brutalidade do crime causou choque, protestos e comoção nos moradores da cidade. Na segunda-feira, escolas e prédios públicos mantiveram as portas fechadas, em sinal de luto.

"Sabe o que é pior? Daqui a dois, três meses, as próprias autoridades vão se esquecer disso. Nós é que não esquecemos. Nunca vamos esquecer. Minha filha, Deus já levou", disse Feitosa à Folha.

As quatro meninas —uma de 15, outra de 16 e duas de 17 anos— faziam fotos da paisagem da cidade quando foram abordadas pelos criminosos, em uma área afastada do centro.

Foi quando começou a tortura. Amarradas, foram seguidamente estupradas. Apanharam com socos e pedradas, foram estranguladas e, por fim, arremessadas penhasco abaixo. Os criminosos ainda atiraram várias pedras nas garotas. Elas foram encontradas desacordadas, seminuas e cobertas de hematomas e sangue.

Encaminhadas à capital, estavam em uma condição que chocou os médicos do hospital. Uma delas tinha esmagamento no crânio e perdeu massa encefálica. Outra sofreu fraturas no punho e no tornozelo. Danielly foi atendida com esmagamento de face, fratura na mandíbula e vários edemas no tórax. As pedradas no tórax, ao que tudo indica, foram determinantes para a morte dela.

120 passagens
Dois dos três menores suspeitos pelo crime somam, juntos, mais de 120 ocorrências na delegacia e no Conselho Tutelar de Castelo do Piauí. O de maior currículo tem 17 anos e começou a furtar aos 8 anos. Chegou a ser internado em uma casa de recuperação, mas fugiu. O conselho tutelar da cidade recorreu ao Ministério Público para levá-lo à capital, mas não houve tempo.

"Todos são bem conhecidos na cidade e todos são de famílias absolutamente desestruturadas. Pais separados, alcoólatras, usuários de drogas", diz o conselheiro tutelar Francisco Lima. "Os furtos eram quase diários."

Três dos quatro menores confessaram o crime, e outro nega participação. O homem, Adão José Sousa, 41, também nega. À polícia, os menores afirmaram que agiram sob efeito de drogas —teriam consumido crack e maconha.

Todos têm passagem pela polícia e estão apreendidos.

O pai de Danielly, que sonhava em ser médica, diz ser favorável à redução da maioridade penal. "Mas vai mudar alguma coisa? Minha filha já se foi", afirma.

Ele espera, agora, que a polícia devolva o celular da filha, que contém as últimas fotos tiradas por ela. "Confio apenas na justiça de Deus. Pode demorar, mas não falha. Só Ele sabe o que essas meninas sofreram."

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis