Como reduzir o LDL – o famoso colesterol ruim?

Saiba que mudar a alimentação para reduzir a taxa de LDL não é algo tão difícil assim!

Para começar, é bom lembrar que o LDL (mau colesterol) está diretamente relacionado com o risco de doença cardiovascular, enquanto a HDL (bom colesterol) reduz o referido risco. Então fique atento! Altos níveis de LDL podem estreitar as artérias (aterosclerose) e aumentar o risco de doença cardíaca.

É importante adotar um programa de exercícios físicos, manter o peso ideal, não fumar e cortar ao máximo o consumo de gordura da dieta. É a grande dica para reduzir os níveis de colesterol: diminuir o consumo de gordura saturada.  Ela é a grande vilã da história.

Vamos às dicas:

Escolha alimentos ricos em fibras
O arroz e as massas integrais contêm mais fibras do que os tipos brancos. As fibras solúveis, encontradas em leguminosas, aveia, frutos oleaginosos e maçãs, também são aliadas. A escolha de alimentos ricos em fibras ajuda a reduzir o nível de colesterol do sangue.

Coma grande quantidade de frutas e hortaliças
Elas são excelentes fontes de betacaroteno e vitamina C, que ajudam a evitar a oxidação de LDL e sua deposição nas artérias do coração.

Reduza ao máximo o consumo de alimentos ricos em gordura saturada
Evite carnes gordurosas como a de porco e invista no salmão, rico em ômega 3.

O consumo de gordura trans deve ser o mínimo possível
No Brasil, todos os alimentos embalados trazem no rótulo a quantidade de gorduras trans, facilitando uma escolha mais saldável. Por isso, leia sempre os rótulos!

No lanchinho da tarde, em vez de comer um biscoito rico em gordura trans, experimente uma maçã! Rica em fibras solúveis e contém altas doses de flavonoides e antioxidantes que ajudam a reduzir o colesterol.

Mas… e o ovo? Embora ovos como alguns frutos do mar, como camarões, sejam bastante ricos em colesterol, são pobres em gordura saturada. A Fundação Britânica do coração afirma que é possível ingeri-los como parte de uma dieta equilibrada e pobre em gorduras.

E você, está de olho no seu colesterol?

Por: Lara Berruezo

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis