Erros que você comete ao lavar a louça e nem imagina

Lavar a louça é uma daquelas atividades que aprendemos no dia a dia e que se tornam um hábito. Por ser bastante simples, dificilmente paramos para pensar em um método adequado e apenas repetimos as ações. Contudo, a maioria das pessoas comete alguns erros ao lavar a louça que poderiam ser evitados com cuidados simples.

Excesso de detergente 
De acordo com a personal organizer Ingrid Lisboa, um dos principais equívocos acontece na hora de colocar o detergente na esponja. “A sujeira precisa de um tempo para se soltar, mas a pressa faz com que as pessoas queiram lavar de uma vez. Então enchem a esponja de detergente e acabam gastando produto e força à toa”, explica.

A função do detergente é tornar a gordura molhável e fazer com que ela se desprenda com mais facilidade. Para evitar desperdício, a dica é dissolver algumas gotas do produto em um recipiente com água, jogar sobre a louça e deixar de molho por alguns minutinhos. É o tempo de guardar as travessas na geladeira e arrumar a mesa.

Depois utilize a mesma solução para lavar de fato os utensílios. Sim, colocar detergente diretamente na esponja é um erro que apenas desperdiça produto e água, já que a quantidade de espuma formada precisa de bastante enxague para sair completamente.

Bucha 
A bucha também merece atenção, principalmente na hora da compra, já que as buchas mais usadas (metade amarela macia, metade verde áspera) podem danificar a louça. “Aquela parte áspera é uma tentação, mas risca muitas coisas, como acrílico, plástico, teflon e vidro delicado. Como a parte amarela não limpa bem, a dica é investir em uma bucha antirrisco, que custa um pouquinho a mais, mas vale a pena”, indica a profissional.

Para evitar a proliferação de bactérias, é preciso trocar o utensílio toda semana. “Panos de pia e bucha são os itens mais contaminados da cozinha, pois lidam diretamente com restos de alimentos. É preciso trocar semanalmente”, ressalta Ingrid.

Secar 
Na hora de secar a louça, o ideal é deixar que ela escorra naturalmente por alguns minutos para tirar o excesso de água e só então partir a secagem manual. Os panos de pratos não podem ser do tipo que solta pelo e não é preciso secar a parte interna dos copos.

Fonte: iTodas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis