Tire 7 dúvidas sobre a inscrição no Sisu

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não zerou a prova de redação pode, até a próxima quinta-feira (22), se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de cursos. Durante os três dias, o estudante tem a possibilidade de alterar suas preferências. 

Veja 7 dicas para quem vai tentar uma vaga na universidade

1- Seleção de candidatos priorizará primeira opção 
Caso a nota do candidato possibilite a classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

2- Candidato selecionado na 2ª opção pode participar da lista de espera 
O candidato que for selecionado em sua primeira opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Já o candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção.

Por exemplo, se um estudante tiver colocado o curso de Medicina como primeira opção, mas tenha sido convocado para sua segunda opção, que era Direito, ainda pode participar da lista de espera. Caso tenha vaga para Medicina, o aluno poderá fazer matrícula e a sua matrícula em Direito será automaticamente cancelada. 

Os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções também podem participar da lista de espera, na primeira opção que escolheu. 

3-  É possível pesos diferentes para as notas do Enem
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2014. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2014, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota, que será informada ao candidato.

4- Nota de corte é calculada diariamente 
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

5- Vagas somente para cursos presenciais
Neste processo seletivo somente serão ofertadas vagas para cursos presenciais, não havendo seleção para cursos à distância. 

6- Políticas afirmativas
Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

7-  Nota da redação está dentre os critérios de desempate 
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:
  • Maior nota obtida na redação;
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis